Ilha dos Frades: um paraíso imperdível na Baía de Todos os Santos

Por
Atualizado em 27.04.21

A Ilha dos Frades é um dos locais mais visitados pelos baianos. O lugar é formado por diversas praias e belezas naturais que deixam qualquer pessoa admirada. Além disso, esse é o destino ideal para fazer um passeio de barco, tirar fotos incríveis e relaxar nas águas tranquilas da Baía de Todos os Santos. Confira tudo sobre esse paraíso:

Continua após o anúncio

Como chegar à Ilha dos Frades

Esse é certamente um dos locais mais espetaculares na Bahia e fica bem pertinho de Salvador. A melhor parte é que existem muitos caminhos para chegar. Porém, o acesso é feito apenas pelo mar, então se prepare para passar alguns minutinhos num barco rumo à Ilha dos Frades. Veja, a seguir, os principais locais de onde você poderá partir.

  1. Saindo de Salvador: essa é a maneira mais rápida e comum de chegar na Ilha dos Frades. Dessa forma, o visitante terá de ir ao terminal náutico, no bairro do Comércio, e pegar uma lancha, que custa entre R$ 40 e R$ 70 por pessoa.
  2. Saindo de Madre de Deus: outra possibilidade é ir até a cidade de Madre de Deus, que fica a 63 km de Salvador, e se dirigir até o cais. De lá, você verá várias lanchas que vão em direção às praias da Ilha dos Frades.

História da Ilha dos Frades

A ilha dos Frades possui esse nome porque, na época da colonização, dois frades foram assassinados por índios tupinambás. Além disso, esse local foi um importante ponto de chegada e circulação de escravos do Recôncavo Baiano. Com o passar do tempo, a região se tornou uma importante APA (Área de Proteção Ambiental).

O que fazer na Ilha dos Frades

A Ilha dos Frades fica bem no centro da Baía de Todos os Santos e é cercada de água por todos os lados. Ou seja, as principais atrações que você encontrará são as praias, além de igrejinhas que guardam histórias de um período remoto. Mas, sem dúvidas, a charmosa ilha deixará o visitante fascinado e ele acabará voltando muitas outras vezes.

1. Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe

Assim como acontece com outras praias da Ilha dos Frades, o acesso para essa praia é feito de barco, só que por Paramana. O local possui infraestrutura com bares e restaurantes que servem comidas deliciosas e fica localizado ao sul da Ilha. Além disso, o local é lindo, possui águas muito limpas e o ambiente é bem seguro.

2. Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe

A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe possui uma pequena capela, com o mesmo nome da praia. A igreja foi construída no século 17 pelos jesuítas e fica localizada na parte mais alta da região, perto de um vilarejo de pescadores que moram no local. A construção pode ser simples, mas ainda é bem conservada e atrai muitos visitantes que gostam de tirar fotos.

3. Praia de Loreto

A praia de Loreto é uma das mais apaixonantes dessa ilha e por esse motivo, uma das mais visitadas. O local possui uma linda igrejinha, que por ser tão fotografada pela sua beleza, virou quase um cartão postal. Mas vale salientar que nessa praia não há barracas, apenas um píer para desembarque. Ou seja, leve os seus alimentos para passar o dia.

4. Píer de Loreto

O Píer de Loreto é muito bem conservado e é o ponto onde muitas pessoas vão para tirar fotos e contemplar a beleza do local. Sendo assim, quando estiver na praia de Loreto, não deixe de fazer uma pausa para aproveitar esse lugar lindo.

5. Praia de Paramana

A Praia de Paramana é, sem dúvidas, a mais acessível dessa lista de pontos turísticos na Ilha dos Frades. O local é o ponto de chegada de famílias que estão em Madre de Deus e desejam passar uma tarde divertida. O local possui infraestrutura com restaurantes e pousadas, atendendo as expectativas de quem gosta de locais mais movimentados.

6. Praia da Viração

Enfim, a Praia da Viração é um daqueles lugares únicos, que nos enche o coração. O local possui águas verdinhas e limpas, ondas brandas e muita tranquilidade. Porém, leve algo para comer, pois não há qualquer infraestrutura, ou seja, esse é um local apenas para mergulho.

O visitante ainda tem como opção conhecer as ilhas vizinhas e desbravar outros cantinhos imperdíveis, como Bom Jesus dos Passos, Madre de Deus, entre outros locais. Além disso, não deixe de experimentar as delícias servidas nos restaurantes locais, pois o sabor é de dar água na boca.

Hotéis e pousadas na Ilha dos Frades

A ilha dos Frades é perfeita para um bate-volta e um passeio de barco no domingo. Porém, se você deseja passar mais tempo desfrutando das praias nas redondezas, hospede-se numa das pousadas simples localizadas pela região.

  • Pousada Vitória Madre – $: essa pousada fica localizada a 5 km das praias da Ilha dos Frades. O local é simples, mas é bem organizado, limpo e atende às expectativas dos hóspedes que vão para conhecer a região.
  • Pousada Ilha dos Frades – $$: já essa opção fica na Praia de Paramana, bem no centro mais movimentado da Ilha. Sua estrutura é simples, mas o local proporciona comodidades e tranquilidade para o hóspede, além de apoio para os passeios.
  • Pousada Colonial Chile – $$$: porém, se você for sair de Salvador, indicamos essa hospedagem, que fica localizada no mesmo bairro de onde saem as lanchas para a Ilha dos Frades. O local possui café da manhã, balcão de turismo e recepção 24 horas.

Caso você não encontre uma hospedagem na Ilha, que tal se hospedar em Salvador ou em Madre de Deus? Certamente você encontrará boas opções, com preços razoáveis e comodidades confortáveis.

15 fotos incríveis da Ilha dos Frades para se encantar

Se você ainda está na dúvida se Ilha dos Frades será o seu próximo destino de férias, vamos te dar alguns motivos para você querer entrar num barco agora mesmo. Confira os cenários de tirar o fôlego desse lugar.

1. Andar pelas areias da Ilha dos Frades

2. É mesmo um grande privilégio

3. O local é sossegado e traz paz

4. As águas calmas e tranquilas

5. E não há a agitação das cidades

6. Esse é um dos locais mais lindos

7. De toda a Bahia

8. E certamente você vai ficar maravilhado

9. Com cada praia e piscina natural

10. Entre outras atrações desse lugar

11. Você vai passear de barco

12. Contemplar a natureza

13. E dar um mergulho refrescante

14. Nesse paraíso baiano

15. Que nos enche de felicidade

Ficou encantado com essas fotos, não foi? Então, após conhecer a Ilha dos Frades, desbrave também os encantos de Madre de Deus, que fica bem pertinho.