25 restaurantes em Salvador que precisam estar no seu tour gastronômico

Escrito por Nicole Dias

Praias maravilhosas, monumentos cheios de história, um dos carnavais mais conhecidos do mundo inteiro e, claro, uma alegria que contagia. Salvador é uma terra repleta de sotaques, cores e, como não poderia faltar, sabores. Se depois de passear muito pela capital da Bahia bater aquela fome, não faltam locais legais para conhecer.

Dos points mais sofisticados aos simples e baratinhos, passando por aqueles que servem uma autêntica, arretada e picante comida baiana, confira 25 restaurantes em Salvador para todos os gostos e bolsos. Alerta: esse post abrirá o seu apetite!

Restaurantes em Salvador para jantar romântico

Seja para fazer um pedido de namoro, celebrar um aniversário de casamento ou mesmo sair da rotina: alguns locais são propícios para o romance. Confira boas opções para conhecer com seu amor em Salvador.

1. Restaurante Lafayette

Uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos acompanha os casais apaixonados no Restaurante Lafayette. O local, especializado em gastronomia mediterrânea, conta com as criações do talentoso chef Gabriel Rodrigues. A comida é muito elogiada, das entradas à sobremesa, assim como os drinks. Experimente as caipiroscas de jabuticaba ou de morango. São imperdíveis.

Localização: Avenida Lafayete Coutinho, 1010 – Comércio.

2. Pelô Bistrô

Um pôr do sol de cair o queixo, um jardim tropical e gastronomia requintada que combina delícias francesas com baianas. Essa é a proposta do Restaurante Pelô Bistrô, que fica no Hotel Casa do Amarelindo. Tudo é impecável por lá, do atendimento e ambiente até a comida. Escolha um drink e curta o final do dia no bar panorâmico com seu amor. Certamente ficará na memória.

Localização: Rua das Portas do Carmo, 6 – Pelourinho.

3. Amado

Para momentos de romance com seu amor, que tal uma refeição no Amado? Com nome sugestivo, o local é conhecido por seus pratos gostosos e pela vista perfeita. O chef Edinho Engel é o responsável por trazer o melhor da cozinha contemporânea ao cardápio, que oferece frutos do mar, aves e carnes, massas, risotos e pratos regionais. A carta de vinhos possui mais de 220 rótulos nacionais e internacionais.

Localização: Avenida Lafayete Coutinho, 660 – Comércio.

4. Casa di Vina

O endereço onde Vinicius de Moraes e Gessy Gesse viveram sua história de amor só pode ser um bom local para uma refeição, não é mesmo? O Casa di Vina Restaurante é exatamente isso: um recanto de poesia, gastronomia e paixão. A comida mediterrânea e baiana conta histórias, enquanto pratos elaborados pela própria Gessy Gesse enchem os olhos e conquistam paladares.

Localização: Rua Flamengo, 44 – Farol de Itapuã.

5. Alfredo

Atendimento primoroso, mais de 50 rótulos de vinho à disposição, cardápio com diferentes opções de pastas, risotos e carnes, tudo isso em um ambiente elegante. Como não se encantar? O restaurante Alfredo conta com criações originais de alto nível e seleciona sempre os melhores ingredientes. O resultado pode ser percebido a cada garfada. Na dúvida, escolha uma das sugestões do chef.

Localização: Avenida Oceânica, 1545 – Barra.

Agora é com você: capriche no visual e nas declarações de amor. Seu jantar (ou almoço) tem tudo para ser inesquecível!

Restaurantes baratos em Salvador

Mesmo em uma cidade altamente turística como Salvador, comer bem não significa gastar muito. Confira opções com preços honestos e comida gostosa na capital da Bahia.

6. Aconchego da Zuzu

Para quem gosta de um lugar sem frescuras, trabalhado na simplicidade e no alto astral, eis a pedida: Aconchego da Zuzu, aconchegante como o próprio nome sugere. É um lugar para se reunir com amigos, curtir um suco de frutas ou cerveja gelada e se deliciar com o que vem da cozinha: moqueca de siri catado e camarão, uma feijoada famosa, pititinga frita e muito mais. Aos finais de semana há música ao vivo.

Localização: Rua Quintino Bocayuva, 18 – Garcia.

7. Rango Vegan

No charmoso bairro Santo Antônio Além do Carmo está esse restaurante 100% vegano, que ainda valoriza a economia solidária e a agroecologia. Com ambiente agradável e preço que cabe no bolso, a casa oferece gostosuras como bolinho de feijão preto, quiabada com abóbora, panqueca verde e dhall de lentilha, tudo sem um único ingrediente animal. Vale conferir os cursos e oficinas que ocorrem no local também – a divulgação rola nas redes sociais do Rango Vegan.

Localização: Rua do Passo, 62 – Santo Antônio Além do Carmo.

8. O Cravinho

Durante sua visita ao Pelourinho, não deixe de dar uma passada no Cravinho. Embora a comida servida seja gostosa e barata, são as cachaças o destaque. Experimente uma dose por R$4,00 e compre algumas cachacinhas aromáticas para levar de lembrança. É possível criar suas próprias combinações! Entre os pratos, os visitantes costumam elogiar a moela, o camarão empanado na tapioca e o caldo de sururu.

Localização: Terreiro de Jesus, 3 – Pelourinho.

9. Cazolla Gastrô

Comparada a outras hamburguerias da região, a Cazolla oferece ótimos valores e, claro, opções cheias de sabor em seu menu. A carne é suculenta e é servida no ponto escolhido pelo freguês. A simpatia do atendimento é um dos pontos altos. O hambúrguer com chutney de pera é uma explosão de sabores. Embora o ambiente costume ser cheio, vale a pena esperar.

Localização: Avenida Paulo VI, 1878 – Pituba.

10. Ristorante Di Lucca

Pequeno no tamanho, grande no custo-benefício. Com duas unidades em Salvador, o Di Lucca oferece massas artesanais e diversos tipos de molho, com porções bem servidas. O espaço normalmente fica lotado no horário do almoço, então a dica é chegar cedo para garantir lugar. A parmegiana faz sucesso por lá. Os pratos executivos também são a aposta certeira para uma refeição completa e por menos de R$25,00.

Localização: Rua Minas Gerais, 339 – Pituba e Rua Belo Horizonte, 138 – Barra.

Vale lembrar que a comida de rua em Salvador também é uma experiência que vale a pena – e não custa muito. Não deixe de provar o acarajé vendido pelas praças e calçadas.

Restaurantes sofisticados em Salvador

Para marcar uma viagem especial, uma refeição especial. Abaixo, cinco restaurantes de Salvador que são referência em elegância e requinte.

11. Tereza Paim

Toda a sofisticação dos sabores tipicamente brasileiros em um espaço lindamente planejado. O restaurante da chef Tereza Paim vai muito além de uma boa mesa. É um recanto de história, de cultura, de cardápio autoral com os melhores ingredientes que a Bahia tem a oferecer. Cada salão do estabelecimento conta com uma temática, do artístico Salão Bel Borba ao charmoso Espaço Barroco.

Localização: Rua Odilon Santos, 45 – Rio Vermelho.

12. A Casa Vidal

Um casal formado por uma baiana e um espanhol é responsável por apresentar uma comida contemporânea, com um toque da Espanha e reverência à Bahia. O resultado, claro, é absolutamente único. No menu o destaque fica por conta das diversas propostas com frutos do mar. Vale provar o risoto com camarão, lula, mexilhões e polvo ou o Bacalhau do Porto com purê de couve-flor.

Localização: Rua Afonso Celso, 294 – Barra.

13. Salvador Dali

Tenha um jantar excelente tendo o mar como companhia. Isso mesmo. O Restaurante Salvador Dali, que já conta com décadas de história na capital baiana, fica em uma localização diferenciada, praticamente dentro do oceano. O sotaque da Bahia se faz presente nas criações que são servidas, que misturam inspirações da França e da Tailândia. O Camarão Gaeng Kiew é uma delícia.

Localização: Rua Borges dos Reis, 11 – Rio Vermelho.

14. Restaurante Larriquerrí

Poucas coisas têm o poder de nos trazer tantas lembranças como a comida faz. Essa é a ideia do Larriquerrí: unir memórias afetivas com uma incrível experiência gastronômica. Com clima intimista e muito aconchego, a casa costuma estar lotada, então fazer reserva com antecedência é fundamental. O atendimento feito de forma atenciosa, muitas vezes pelos próprios proprietários, é um dos (vários) pontos altos.

Localização: Praça Alexandre Fernandes, 26 – Garcia.

15. Villa Bahia

Com chefia do chef Guto Lago, que conta com 5 anos de experiência europeia na bagagem, o Villa Bahia tem como premissas criatividade, técnica e excelência. O estabelecimento fica no Hotel de Charme Villa Bahia, localizado no Pelourinho. De segunda a sexta há um menu executivo que muda semanalmente. À noite, o menu à la carte aposta em gastronomia contemporânea com um toque francês.

Localização: Largo do Cruzeiro de São Francisco, 16 – Pelourinho.

Se você conta com um paladar exigente, certamente descobrirá que a capital da Bahia tem muito a oferecer quando o assunto é gastronomia.

Restaurantes tradicionais em Salvador

Não dá para visitar a Bahia sem experimentar seus pratos típicos. Saia do lugar comum e prepare-se para apaixonar por uma culinária afetiva e cheia de sabores.

16. Dona Mariquita

Quem quer desfrutar de toda a riqueza das comidas regionais da Bahia, ficará satisfeito no Dona Mariquita. O local pretende fazer um resgate das iguarias servidas na rua, em feiras livres. Com ingredientes originais e influências indígenas, africanas e sertanejas, o menu é um encontro de cultura com perfumes e sabores cheios de história.

Localização: Rua do Meio, 178 – Rio Vermelho.

17. Sorriso da Dadá

O restaurante se chama Sorriso da Dadá, e é a vitalidade da própria Aldaci Dadá dos Santos um dos pontos altos do local. Chef de cozinha, apaixonada pelos temperos e seus aromas, Dadá apresenta pratos feitos com amor e uma alegria contagiante. E a fama de Dadá vai muito além da Bahia: ela já foi convidada no MasterChef, deu entrevista a Jô Soares e lançou livros.

Localização: Rua Frei Vicente, 5 – Pelourinho.

18. Donana

Especializado na tradicional comida Baiana e já vencedor de prêmios como A Melhor Moqueca de Salvador, o Donana apresenta a arte culinária de Ana Raimunda Silva Santos, a Dona Ana. O local é simples e aconchegante, ideal para um almoço descontraído entre amigos. Existem três unidades da casa: Donana Brotas, Praia do Forte e Villas do Atlântico, sendo o primeiro o mais antigo. O cardápio é dividido em opções especiais, grelhados, do mar, da terra e tira gostos.

Localização: Centro Comercial do Conjunto dos Comerciários – Avenida Teixeira Barros, s/n – Brotas.

19. Coliseu Restaurante & Cultura

Muito mais do que um local para experimentar a gastronomia no coração do Pelourinho, o Coliseu encanta os turistas e visitantes com espetáculos folclóricos de segunda a sábado. O jantar é servido das 19h às 20h30, enquanto as apresentações têm início às 20h30 e duração de uma hora. O cardápio de pratos principais conta com moqueca de peixe, bobó de camarão, rabada com legumes, feijoada e outros quitutes.

Localização: Largo do Cruzeiro do São Francisco, 9 a 13 – Pelourinho.

20. Porto do Moreira

Tradicional na cidade, o Porto do Moreira guarda características do tempo de sua fundação – são mais de 70 anos de trajetória. O restaurante luso-baiano alia bom atendimento a custo-benefício justo. A comida caseira é saborosa e bem temperada. A casa já foi mencionada em obras de Jorge Amado, que costumava ser frequentador. Vá até lá para ter uma experiência baiana de raiz.

Localização: Largo do Mocambinho, 488 – Carlos Gomes.

Difícil mesmo é optar por apenas um entre os cinco. Se tiver possibilidade, visite todos!

Restaurantes de cozinha internacional

Itália, Japão, México – muitos países de encontram na Bahia. Confira lugares legais em Salvador para experimentar uma comidinha diferente e internacional.

21. Isola dei Sapori Cucina Italiana

A apaixonante culinária italiana é a estrela do Isola dei Sapori, que ainda oferece atendimento gentil, boa localização e uma vista apaixonante para o mar do Rio Vermelho. Com ingredientes de qualidade, os pratos são muito bem servidos e saborosos. Destaque para os canelones da mama com recheio de carne, molho bechamel e tomate. De dar água na boca.

Localização: Rua Guedes Cabral, 123 – Rio Vermelho.

22. Tijuana Mex Bar

A alegria, o tempero e a descontração do México encontra toda a simpatia de Salvador. E dá muito certo! O local é fiel ao seu lema “Mi casa su casa!” e oferece um lugar agradável e familiar. O ponto alto do cardápio são os pratos que combinam receitas mexicanas com a culinária do Nordeste: Burrito Oxente, Fajita de Carne do Sol e Coalhadita são algumas das invenções.

Localização: Rua Minas Gerais, 271 – Pituba e Shopping Cidade – Itaigara.

23. Soho

Com conceito contemporâneo, o Soho é um restaurante japonês que agrada tanto pelo sabor quanto pelas experiências que proporciona. Ao sentar na varanda, por exemplo, o visitante é brindado com uma bela vista da cidade e do Elevador Lacerda. A comida é muito elogiada, as sobremesas são imperdíveis e a carta de vinhos é ampla.

Localização: Avenida Lafayete Coutinho, 1010 – Comércio e Rua Rubens Guelli, 135 – Itaigara (no Shopping Paseo Itaigara).

24. Shanti Restaurante

Com uma decoração de encher os olhos, o Shanti faz uma verdadeira volta ao mundo gastronômica. Cada dia da semana conta com uma especialidade: tailandesa, peruana, marroquina, africana, chinesa, mediterrânea, indiana… É um local para ir sem pressa e despertar todos os sentidos.

Localização: Rua João Gomes, 10 – Rio Vermelho.

25. Chez Bernard

Um pulinho na França sem sequer precisar tirar os pés de Salvador. Localizado no bairro Aflitos, o Chez Bernard não brinca em serviço: tem todo o charme de um bistrô e gostosuras da culinária francesa, como confit de canard au vin rouge e steak au poivre vert. O estabelecimento costuma fazer promoções sazonais, como o Festival da Lagosta e o Festival de Canard, com preços especiais por pessoa.

Localização: Rua Gamboa de Cima, 11 – Aflitos.

Seu tour está apenas começando. Não deixe de conferir esses 15 pontos turísticos legais em Salvador, a capital cultural do Brasil, do Farol da Barra até a belíssima Igreja de São Francisco.

PARA VOCÊ