Madre de Deus: descubra ilhas perfeitas na Baía de Todos os Santos

Escrito por Liz Santana

Madre de Deus é um dos principais destinos de veraneio dos soteropolitanos. Suas praias de águas calmas e quentes agradam pessoas de todas as idades, que vão em busca dos passeios de barco pelas ilhas e de outras atrações. Então, se você está procurando um lugar para ir com a família, conheça mais um pouco desse local incrível.

Continua após o anúncio

Onde fica Madre de Deus

A cidade fica localizada na região do Recôncavo Baiano, a 81 km de Salvador. Inicialmente ela foi ocupada por índios tupinambás e em seguida por jesuítas que deram ao local o nome de Madre de Deus. Por fim, hoje ela é considerada o principal ponto de partida para quem deseja conhecer as várias ilhas que existem no seu entorno.

O que fazer em Madre de Deus

Madre de Deus possui diversas atrações, sobretudo passeios de barco para regiões ao redor. As ilhas e praias costumam ser visitadas durante todo o ano por turistas do mundo inteiro. Aliás, vale salientar que o município está localizado numa ilha, entre os municípios de São Francisco do Conde e Candeias. Então, descubra alguns passeios incríveis.

1. Praia de Madre de Deus

A Ilha de Madre de Deus é divida em bairros, como Suape, Cação, Centro, entre outros. O local possui uma ótima infraestrutura, com bares, restaurantes e pousadas e os seus habitantes sobrevivem da pesca e do turismo. A praia é bem tranquila, sem ondas e perfeita para levar crianças. Durante o verão, ela costuma ficar lotada, mas você poderá andar mais adiante e encontrar uma área um pouco mais reservada.

2. Praia de Ponta de Nossa Senhora dos Frades

A praia fica localizada na região norte da famosa Ilha dos Frades, pertinho de Madre de Deus. O local possui uma longa faixa de areia e é uma das mais buscadas pelos turistas que buscam tranquilidade e águas mornas e cristalinas. Aliás, o local também é perfeito para praticar esportes náuticos e pescar. Por fim, o turista se sentirá muito confortável, pois existem restaurantes e barracas de praia na região.

3. Igreja Matriz de Nossa Senhora de Madre de Deus

Essa igreja em Madre de Deus foi construída pelos Jesuítas, no ano de 1670. Ela fica numa área alta da ilha, de frente para um mirante, onde é possível ter uma visão privilegiada das ilhas de Bom Jesus dos Passos, Maria da Guarda e do município de São Francisco do Conde. Portanto, esse é o local ideal para quem deseja tirar fotos maravilhosas.

4. Praia de Paramana

Paramana é uma das praias mais visitadas da Ilha dos Frades. Seja pela sua proximidade com Madre de Deus, como pela sua rica beleza natural, o local recebe turistas que vão em busca de passeios divertidos e águas calmas. E por falar nisso, a região é repleta de piscinas naturais, perfeitas para crianças brincarem na maré baixa. Para chegar, é preciso pegar um barco que sai do porto da cidade.

5. Ilha de Bom Jesus dos Passos

Quer outra dica de passeio tranquilo? Então conheça Bom Jesus dos Passos. O local é formado por ruas de paralelepípedo, além de possuir casinhas coloridas e águas transparentes, que oscilam entre os tons de azul e verde. Portanto, esse é o local ideal para descansar, caminhar pelas areias e principalmente, comer bem, pois a culinária local costuma ser riquíssima. Então, se tiver tempo, dê um pulo nessa praia.

Continua após o anúncio

6. Praia de Cação

A Praia de Cação fica após a ponte de Madre de Deus e é ideal para levar crianças, especialmente quando a maré está mais baixa. As areias são mais duras e escuras, porém o banho de mar costuma ser bastante relaxante, sobretudo porque as águas são bem morninhas. Por ser ainda pouco conhecido, as praias estão quase sempre vazias e limpas.

7. Ilha dos Frades

Por fim, a Ilha dos Frades engloba boa parte das praias que mencionamos aqui. Ela está localizada a 5 km de Madre de Deus e só pode ser acessada de barco. Geralmente é cobrada uma taxa de R$10 para se ter acesso a ela. Por fim, você poderá passar o dia, tirar fotos incríveis pela orla, bem como aproveitar as delícias dos pratos feitos nos restaurantes da região.

Certamente você irá se apaixonar pela cidade. Porém, evite visitá-la no período de alta estação, pois as praias e ilhas costumam ficar bem cheias. Além disso, os hotéis e casas de veraneio ficam superlotados em períodos de festas, como carnaval. Então provavelmente você não encontrará um local para se hospedar.

Hotéis e pousadas em Madre de Deus

Madre de Deus possui muitas opções de hospedagem, com valores que se encaixam na maioria dos bolsos. A maior parte costuma ser bem simples e agrada a todos os tipos de visitantes que vão conhecer a cidade ou fazer um tour pelas ilhas. Por isso, confira as opções que você verá quando chegar ao local.

  • Pousada Encantos de Madre – $: a pousada possui um ambiente familiar e tem um bom custo-benefício. Além disso, as acomodações são bastante aconchegantes e ela está bem localizada.
  • Pousada Central Madre – $$: essa opção fica perto de bares e restaurantes e é considerada bastante confortável. Por fim, ela também possui um ótimo custo-benefício.
  • Pousada Vitória – $$$: a hospedagem disponibiliza café da manhã para os seu clientes, além de guia turístico para ilhas ao redor por um custo.
  • Pousada Litorânea – $$$$: a Pousada Litorânea fica a 100 metros da beira mar e possui quartos com ar condicionado e chuveiro quente. Além disso, essa é uma das mais buscadas da região.
  • Pousada Bella Madre – $$$$$: a Bella Madre é a opção mais luxuosa dessa lista de pousadas em Madre de Deus. Ela possui piscina infantil e adulto, além de estacionamento e bar.

Vale salientar que você poderá ficar tanto na cidade, como também se hospedar nas poucas opções de pousadas que existe em Paramana e nas outras ilhas. Aliás, outra opção é verificar se há algum morador local alugando sua casa. Assim, você poderá ficar mais confortável e ter mais privacidade com a sua família.

6 curiosidades sobre Madre de Deus

Tem dúvidas do porquê a cidade se chama assim? Ou sobre sua população e outras curiosidades? Se você é daquelas pessoas que quer saber tudo sobre o local para onde vai viajar, descubra aqui algumas curiosidades sobre Madre de Deus e sinta-se um pouquinho mais próximo dela.

  • O nome da cidade tem três significados. O primeiro refere-se a Maria, mãe de Jesus, o segundo ao grupo musical Madredeus e o terceiro ao navio indiano capturado por ingleses em 1592.
  • Quem nasce em Madre de Deus é Madre-deusense.
  • O município possui 21.093 habitantes, de acordo com o último censo. O local ainda possui 3 km de praias e área urbana.
  • A cidade compõe o arquipélago da Baía de Todos os Santos.
  • Os índios que habitavam a cidade foram colonizados pelos jesuítas, que deu ao local o nome de Ilha de Madre de Deus.
  • A cidade organiza anualmente o Festival Madre Verão, que reúne bandas e cantores importantes de todo o Brasil. Além disso, acontecem também competições de esportes.

A cidade possui uma série de particularidades sobre seu povo. Portanto, pode ser bastante interessante que você procure um guia turístico local para te ajudar a saber um pouco mais sobre ela. Além de se enriquecer mais culturalmente, você ainda irá estimular o turismo local.

10 fotos encantadoras de Madre de Deus

Quem busca diversão e um destino maravilhoso para tirar belas fotos, sem dúvidas vai se apaixonar por Madre de Deus. Por isso, confira algumas das imagens mais lindas para te deixar com água na boca. Aliás, aproveite para se inspirar e quem sabe tirar suas fotos nas próximas férias de verão.

1. Está buscando novas praias

2. Perto de Salvador?

3. Então conheça Madre de Deus

4. A região é encantadora

5. E cheia de ilhas lindíssimas

6. Que você poderá passar o dia

7. Ou o final de semana

8. Descansando ou aproveitando o sol

9. Certamente você irá amar

10. As surpresas desse destino!

Após conhecer as ilhas mais lindas perto de Madre de Deus, retorne à capital para conhecê-la mais um pouco. Aproveite e descubra o que fazer em Salvador, quando estiver passeando por lá.