8 atrações imperdíveis em Itatiaia, a cidade das trilhas no Rio de Janeiro

Por                                
Em 02.07.21

Itatiaia RJ é um excelente lugar para quem deseja escapar do burburinho da metrópole para se divertir e relaxar em meio às belas paisagens. Contemplado por suntuosas montanhas, cachoeiras e espaços para trilhas, o município fluminense também oferece opções de lazer no distrito de Penedo, uma charmosa colônia finlandesa. Elabore já um roteiro nesse delicioso atrativo. Bom passeio!

Publicidade

Onde fica Itatiaia RJ

Itatiaia fica na Serra da Mantiqueira, na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais e perto de São Paulo. A cidade está localizada a 178 km da capital carioca.

Como chegar

Para chegar à Itatiaia RJ, saindo da cidade do Rio de Janeiro, é preciso conduzir pela BR-116 até a saída 317. Desse ponto, basta prestar atenção às placas e guiar até o centro do município. Não tem erro.

Os principais atrativos estão situados no Parque Nacional de Itatiaia RJ, cuja portaria de acesso fica a cerca de 5 km da região central da cidade. No próximo tópico você vai saber quais atividades incluir no seu roteiro de viagem para esse point do ecoturismo no Rio de Janeiro.

O que fazer em Itatiaia nos seus dias de lazer

Aí estão oito atrações turísticas que você precisa conhecer quando viajar para Itatiaia RJ. Prepare-se para vivenciar momentos especiais em cada um dos lugares abaixo!

1. Parque Nacional de Itatiaia

O Parque Nacional de Itatiaia é um dos melhores destinos para montanhismo do Brasil. Com 30 mil hectares em área de grandiosa biodiversidade, o local tem trilhas bem sinalizadas e de diferentes intensidades, poços de águas claras, cachoeiras e abriga o Pico das Agulhas Negras, que com 2790 metros é o quinto mais alto do Brasil. Na parte baixa, o parque abre das 8h às 17h e na alta das 7h às 17h. O ingresso custa R$ 34.

2. Pico do Penedinho

Com 600 metros, o Pico do Penedinho é um mirante de onde é possível observar Itatiaia RJ, Penedo, a cidade vizinha Resende e as matas preservadas que embelezam a região. A trilha de acesso é de intensidade leve e dura cerca de 15 minutos. O acesso é gratuito, mas como o pico fica em propriedade particular, é necessário pedir autorização antes da visita.

Publicidade

3. Poço das Esmeraldas

O Poço das Esmeradas fica na Serrinha do Alambari, em área pertencente à Resende, a 18 km do centro de Itatiaia. Emoldurado por cachoeiras pequenas, bela área verde e pedras por onde passam pequenas corredeiras, o local é acessado por uma trilha simples e tem área para camping e infraestrutura de alimentação e banheiros. Imagina só passar o dia de sol nessas águas claras!

4. Cachoeira Itaporani

Localizada a 4 km, do Centro de Visitantes, a Cachoeira Itaporani é um dos mais belos atrativos naturais do Parque Nacional de Itatiaia. Sem dúvidas, vai ser uma maravilha escutar o barulho dos pássaros e mergulhar nas águas esverdeadas das três cascatas que compõe esse recanto de encher os olhos.

5. Cachoeira Véu de Noiva

O trajeto até a Cachoeira Véu de Noiva passa por subidas, um pequeno túnel, trechos estreitos e pedras na água, as quais solicitam maior cuidado na caminhada. Você vai morrer de amores pelas mostras naturais vistas durante trilha e a imponente cascata de 40 metros de altura, a maior do parque. Embora a água seja gelada, é tão límpida que é impossível não querer tomar banho. Imperdível!

6. Lago Azul

Nomeado assim em razão do reflexo provocado pela luz solar em suas águas, o Lago Azul é um convidativo poço do Parque Nacional de Itatiaia. Com quiosques e churrasqueiras, a atração tornou-se um gracioso ponto de encontro e confraternização e fica a apenas 15 minutos do Centro de Visitantes, mas cuidado, tá? Apesar da distância ser curta, os 120 degraus da trilha exigem atenção, principalmente em dias de chuva.

7. Museu Finlandês Dona Eva

Sabia que o passeio para Itatiaia também oferece opção cultural? Vale visitar o Museu Finlandês Dona Eva, um espaço que tem no acervo mais de 1000 peças, do início do século XX, trazidas da Finlândia. Há coleção de bonecas, peças de madeira, fotografias, trajes típicos do país, entre outros itens. Ótima oportunidade para entender um pouco sobre as influências escandinavas nesse pedaço do Rio de Janeiro.

8. Pequena Finlândia

A Pequena Finlândia é um famoso shopping ao ar livre de Penedo. Réplica de uma vila finlandesa, a atração é disputada por amantes de fotografia em razão dos guarda-chuvas coloridos que decoram o teto e também encanta com suas charmosíssimas casas coloridas que funcionam como cafeterias, restaurantes, lojas de chocolate e muito mais. Dica: se você viajar no Natal, não deixe de conhecer a adorável Casa do Papai Noel.

Viu como é impossível a agenda ficar vazia em Itatiaia RJ? Agora, dá uma olhada nas recomendações destacadas abaixo para você curtir ainda mais esse privilegiado destino fluminense.

Dicas e informações importantes para aproveitar melhor sua viagem

Antes de arrumar as malas e seguir viagem de carro ou ônibus, confira 6 sugestões que serão úteis em cada momento.

  • Planeje a viagem com calma: há atividades incríveis em Itatiaia e certamente você vai querer conhecer maior parte delas, certo? Então, para ajudar na organização do roteiro, elabore a agenda com antecedência, sem pressa.
  • Descanse bastante antes da diversão: é uma ótima ideia dormir cedo antes da caminhada nas matas, do banho de cachoeira e da escalada nas montanhas. Do mesmo modo, alimente-se bem, afinal, é imprescindível garantir energia e disposição para os passeios.
  • Contrate um guia: para ter tranquilidade e segurança, realize as trilhas com o acompanhamento de guias da região.
  • Utilize calçados para trilhas: use tênis especiais nas caminhadas, pois eles proporcionam conforto e segurança.
  • Leve roupas de frio: a temperatura média anual em Itatiaia é de 20 °C e durante o inverno os termômetros registram menos de 0 °C com frequência. Sendo assim, não se esqueça de adicionar à sua bagagem camisas de manga longa, calças, meias e até luvas.
  • Preserve o paraíso: Itatiaia é apaixonante pelo clima agradável e por sua esplêndida natureza. É claro que você também pode contribuir com a preservação, por isso, não jogue o lixo nas matas, nem nas cachoeiras, ok?

E aí, já pensou sobre qual é o melhor dia da viagem? Em seguida, você vai guardar boas ideias sobre hospedagens na região.

Publicidade

Onde se hospedar

Destacamos três estabelecimentos bem recomendados e que estão localizados próximos dos melhores pontos turísticos. Faça a sua escolha!

  • Pousada da Iza – $: aconchegante, pet friendly e com quartos confortáveis, essa pousada é a indicação certa para a turma cuja prioridade é o bom custo-benefício.
  • Pousada Ypê Amarelo – $$: gosta de jogar futebol? A Pousada Ypê Amarelo conta com campo, piscina, estacionamento gratuito e fica a apenas 5 km do Parque Estadual de Itatiaia.
  • Rancho São Carlos – $$$: os casais amam esse rancho com jardim, churrasqueira e área para trilha. Hospedagem nota 10 para hóspedes se sentirem imersos à atmosfera aprazível de Itatiaia.

Você não vai se arrepender se reservar as diárias em uma das opções acima. De qualquer forma, há mais hotéis pousadas e ranchos na região que são igualmente adoráveis, o que significa que vai ser fácil escolher um lugar que atenda à sua preferência.

15 fotos encantadoras de Itatiaia para antecipar o passeio

Veja e repasse aos amigos e familiares esses registros fotográficos arrasadores da principal região montanhosa do Rio de Janeiro.

1. Um paraíso natural do Rio de Janeiro

2. Lugar perfeito para diversão e relaxamento

3. As trilhas no Parque Nacional de Itatiaia são imperdíveis

4. Parada certa para viajantes com trailer ou motorhome

5. Vale ir ao distrito de Penedo e conhecer a Pequena Finlândia

6. Um destino aconchegante e fotogênico

7. É onde fica a charmosíssima Casa do Papai Noel

8. Escalar o Pico das Agulhas Negras é uma aventura e tanto!

9. Afinal, está entre os picos mais altos do Brasil

10. Aceita um cafezinho para esquentar do frio?

11. Já providenciou uma boa máquina fotográfica?

12. Com vocês, as rotas do paraíso!

13. Desbrave esse admirável trecho do Rio de Janeiro

14. E você voltará para casa com lembranças definitivas

15. Boa viagem!

Com certeza a sua viagem vai ser repleta de surpresas positivas e emoções! Quer mais uma dica de viagem no Rio de Janeiro? Agora mesmo! Inclua na sua agenda uma visita a Visconde de Mauá, mais um destino exuberante do interior fluminense.