7 passeios incríveis nas montanhas de Guapimirim – Rio de Janeiro

Por                                
Em 19.06.21

Deseja fazer trilhas em áreas com belíssima natureza, tomar banho em cachoeiras, nadar em poços de águas transparentes e muito mais? Conheça Guapimirim, um dos melhores destinos de ecoturismo do Rio de Janeiro, e você vai querer colocar a atração na sua lista de viagem. Portanto, confira boas informações e um roteiro com os melhores atrativos desse paraíso.

Publicidade

Onde fica Guapimirim

Guapimirim fica na região metropolitana do Rio de Janeiro, entre a Baixada Fluminense e a Região Serrana, e está situado a 70 km da capital carioca, a 32 km de Teresópolis e a 45 km de Cachoeiras do Macacu.

Como chegar

A BR-116 é a principal via que liga Rio de Janeiro, Teresópolis e Cachoeiras do Macacu até Guapimirim. Caso o destino inicial seja a cidade de São Paulo, deve-se conduzir pela BR-116 e a BR-493. A distância entre as cidades é de 458 km.

Como ir do Rio para Guapimirim

Para chegar à Guapimirim da cidade do Rio de Janeiro é preciso seguir pela Av. Brasil até a Rod Washington Luís e depois guia pela BR-116 até o destino.

Já está na expectativa pelos momentos de relaxamento e contemplação da natureza? Veja só o que te espera nesse pedaço do Rio de Janeiro cercado por paisagens de tirar o fôlego.

O que fazer em Guapimirim nos dias do passeio

Aí estão as melhores atrações turísticas de Guapimirim. Prepare-se para aproveitar como nunca em cenários surpreendentes!

1. Parque Nacional da Serra dos Orgãos

O Parque Nacional da Serra dos Orgãos fica em área de conservação que abrange Guapimirim, Magé, Teresópolis e Petrópolis. Com 20.000 hectares, o parque tem 130 km de trilhas, áreas para campings e um complexo montanhoso impressionante. A visita pode ser feita o ano inteiro, pois o clima é sempre ameno, e no inverno, os esportistas que gostam de frio podem aproveitar temperaturas abaixo de 0°C nos cumes.

2. Poço Verde

Considerado um dos maiores cartões postais de Guapimirim, o Poço do Verde encanta cada visitante com as águas esverdedas contornadas por pedras, a queda d’água e a fotogênica gruta. Com início no Centro de Visitantes, a trilha é leve, bem sinalizada e pode ser feita em apenas 20 minutos. O horário da visita vai das 08h às 17h e o ingresso custa R$ 19.

3. Dedo de Deus

Entre os mais famosos monumentos naturais do Rio de Janeiro, o Dedo de Deus divide espaço com Corcovado, Pão de Açuçar e Pedra da Gávea. Sendo assim, eis um atrativo que não pode ficar de fora do seu roteiro. Dica: o Mirante do Soberbo é o lugar de onde se tem a melhor vista desse pico em formato de dedo apontado para o céu.

4. Cachoeira da Concórdia

Descoberta há pouco tempo, a Cachoeira da Concórdia é um aconchegante recanto que merece constar na sua programação. Sem dúvidas, é uma maravilha mergulhar nas águas refrescantes, em um dia ensolarado, sentindo a deliciosa atmosfera natural do entorno. Para chegar à trilha, siga até a Estrada do Limoeiro e entre no acesso com a placa do condomínio Alpha II. Ao todo, a caminhada dura cerca de 20 minutos.

5. Cachoeira do Escorrega

A Cachoeira do Escorrega, cujo nome verdadeiro é Poço do Padre, serviu de locação para produções televisivas de sucesso como Presença de Anita e Uga Uga. Não é exagero dizer que é a mais divertida queda d’água de Guapimirim, pois uma das pedras possui inclinação perfeita para visitantes escorregarem até a piscina natural. E a trilha, que fica a 10 minutos do Sítio Berro d’Água, é de leve intensidade e pode ser concluída em menos de 5 minutos.

6. Véu de Noiva do Garrafão

Localizada aos pés do Dedo de Deus, a Véu de Noiva do Garrafão tem 32 metros de altura e fica ao longo do rio Iconha. Além de ser boa para banhos, a atração é muito procurada por entusiastas de rapel. A caminhada até lá tem 3 km, é a principal trilha de acesso ao Morro do Açu e dura cerca de 40 minutos.

7. Capela Nossa Senhora da Conceição do Soberbo

Gupimirim não para de surpreender. No meio de tantas belezas, você também poderá visitar uma pequenina capela, construída em 1713, que fica na sede do Parque Nacional da Serra dos Orgões do município. Há relatos históricos de que lá ocorreram os primeiros batismos da corte portuguesa e de membros da família real. Não tem como deixar de fora do roteiro um atrativo com tamanha relevância, né?

Gostou das indicações? Agora dá uma olhada nessa recomendações bem interessantes que serão úteis em cada minuto do passeio.

Dicas e informação importante para aproveitar melhor sua viagem

Em todas as viagens é sempre bom evitar contratempos, concorda? Então, antes de fazer as malas, leia com atenção as informações e orientações destacadas abaixo.

  • Passeios guiados: para a sua segurança, as trilhas pela mata sempre serão realizadas com o auxílio de um guia.
  • Utilize bons tênis: leve calçados novos e preparados para caminhadas em regiões acidentadas. É fundamental garantir o conforto e evitar acidentes, não é?
  • Inclua na mala roupas de frio: ainda que seja prudente privilegiar roupas leves para os passeios em dias de sol, não se esqueça de levar casacos e calças, pois em regiões montanhosas a temperatura esfria bastante, mesmo quando não é inverno.
  • Providencie uma boa máquina fotográgica: Guapimirim é bela por todos os ângulos, portanto, é uma boa ideia ter em mãos uma máquina fotográfica profissional. Caso não seja possível, não se preocupe, você conseguirá lindos registros com o seu celular.
  • Acorde cedo: não é uma boa ideia perder tempo. Então, para curtir ao máximo, programe-se para levantar da cama cedinho, tomar um banho, saborear aquele café da manhã reforçado e aproveitar o seu dia.

Dica extra: faça a reserva em uma hospedagem de qualidade. Quer ideias? É para já! Confira três estabelecimentos incríveis para se hospedar!

Onde se hospedar

Comodidade, conforto e boa localização são qualidades importantes em uma boa pousada, não é mesmo? Então, pode ter certeza de que você vai gostar das opções abaixo:

  • Pousada Nascente Pequena – $: piscina, parquinho para a criançada, quartos confortáveis e ótimo custo-benefício. Opção nota 10 se a ideia for economizar na estadia.
  • Pousada Berro D’Água – $$$: aqui cada hóspede irá desfrutar de restaurante, lounge compartilhado e muito sossego. Vale cada centavo investido.
  • Pousada das Orquídeas20 – $$$$: muito elogiada por casais, essa pousada dispõe de sauna e até área para trilhas.

Os três estabelecimentos acima estão imersos à deslumbrante natureza de Guapimirim. Dessa forma, não tenha dúvidas, seja qual for a sua escolha, será acertada. E para que a vontade de viajar aumente ainda mais, confira imagens impactantes das paisagens que emolduram esse trecho do Rio do Janeiro.

12 fotos encantadoras de Guapimirim para você sonhar com a viagem

Quer convencer seus amigos e familiares a viajar para Guapimirim? Então, apresente ao pessoal estas 12 imagens e, certamente, você encontrará companhia para o passeio em pouco tempo. Vai ser moleza!

1. As mais belas paisagens naturais do Rio de Janeiro, você encontra em Guapimirim

2. Com vocês, a Cachoeira do Véu de Noiva do Garrafão

3. Gosta de atividades físicas na natureza?

4. Então, vem para Guapimirim e cidades próximas!

5. Esse destino é apaixonante por todos os ângulos

6. Imagina só, passar o dia de sol no Poço Verde?

7. É aquele passeio que traz felicidade e paz de espírito

8. O Dedo de Deus é outra paisagem admirável

9. Faça as trilhas do Parque Nacional da Serra dos Orgãos

10. Como seria morar em lugar assim?

11. Em contato com a natureza o dia inteiro…

12. A sua próxima parada precisa ser Guapimirim

Agora, fique com três vídeos inspiradores e informações sobre os principais destinos turísticos de Guapimirim

Um pouquinho sobre Guapimirim para conhecer melhor o destino

Assista até o fim a esses três registros feitos por quem amou as cachoeiras, trilhas e toda a magia natural desse destino do Rio de Janeiro. Ah, e se você quer gravar os seus próprios vídeos, aqui estão boas fontes de inspiração.

1. A trilha do Poço Verde

O casal trilheiro mostra como a trilha do Poço Verde é leve e conta com excelente sinalização em todos os trechos. Além de dicas, há belos flagrantes das águas transparentes, formações rochosas e de toda a área verde do local.

2. Um dia de sol na Cachoeira do Escorrega

Lembra da Cachoeira mais divertida de Guapimirim? Esse vídeo mostra a descida na pedra escorregadia e toda a beleza de mais um atrativo imperdível.

3. Informações e imagens da trilha do Escalavrado

Essa é para os fortes, heim! O Escalavrado é uma das mais belas formações rochosas da Serra dos Orgãos e o vídeo a seguir mostra que a trilha até o cume não é das mais simples. Veja como há subidas íngremes e obstáculos que exigem fôlego e atenção. De todo modo, no fim da aventura o visual recompensa qualquer esforço.

Depois de curtir os atrativos de Guapimirim, é uma sábia decisão seguir estrada até Teresópolis para conferir mais paisagens de encher os olhos e conhecer a gastronomia local nos recomendadíssimos restaurantes da cidade. Essa parte do Rio de Janeiro é apaixonante!