Visite Jaguariaíva, a cidade paranaense dos cânions e cachoeiras

Por                                
Em 21.04.21

Cânions exuberantes, quedas d’águas, áreas propícias paras trilhas e muitas mostras naturais de tirar o fôlego encantam cada visitante em Jaguariaíva. Está na expectativa por momentos de diversão e apreciação da natureza? Então, confira dicas bem interessantes dessa cidade que fica na rota do ecoturismo no Paraná.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Jaguariaíva

Jaguariaíva está localizada a 238 km de Curitiba e fica na região dos Campos Gerais do Paraná.

Como chegar

Para chegar ao município a partir da capital do Paraná, é preciso guiar pela BR-376 e depois de Ponta Grossa, seguir pela PR-151 até o destino.

Agora, chegou o momento de conhecer as principais atrações desse lugar repleto de belezas. Portanto, elabore um roteiro bem bacana, pois vai valer a pena viajar para Jaguariaíva.

O que fazer em Jaguariaíva para você se divertir bastante

Logo abaixo estão listados os pontos turísticos que você precisa conhecer no seu passeio pela cidade. Acompanhe!

1. Parque Municipal Lago Azul

O Parque Municipal Lago Azul é um deslumbrante destino turístico de Jaguariaíva e conta com cachoeiras e lindas piscinas naturais. Vale fazer a trilha de leve intensidade na mata preservada para tomar banho na Cachoeira Lago Azul e praticar rapel na imponente Véu de Noiva, uma cascata com cerca de 40 metros de altura.

2. Parque Estadual do Cerrado

Com flora e fauna exuberantes, o Parque Estadual do Cerrado é um referencial em pesquisas e tem valiosa importância turística na região. Por lá, a Cachoeira do Ribeirão Santo Antônio e o visual da área verde e das corredeiras do rio Jaguariaíva estão entre os atrativos imperdíveis.

3. Cânion do rio Jaguariaíva

Considerado o oitavo maior cânion do mundo em extensão, o cânion do rio Jaguariaíva tem 10 km de uma ponta a outra e seus paredões de arenito chegam a 80 metros. Aqui está um lugar incrível para a prática de rafting, caiaque e, claro, onde você irá tirar fotos inspiradoras.

4. Palacete do Conde Francisco Matarazzo

O Palacete do Conde Francisco Matarazzo foi construído em 1924 com o objetivo de ser residência de passagem de um prestigiado empresário da região. Hoje, o local, que é envolto em lendas urbanas e tem grande relevância histórica para o município, é aberto ao público e oferece exposições itinerantes e permanentes.

5. Parque Linear do Rio Capivari

Um dos principais cartões postais de Jaguariaíva, o Parque Linear do Rio Capivari é um projeto ambiental realizado com o intuito de recuperar o rio. O Cachoeirão, enorme queda d’água a qual pode ser contemplada de um mirante, é a grande atração do parque.

E aí, gostou dos alternativas de lazer apresentadas acima? Com certeza você vai morrer de amores por Jaguariaíva, por isso, continue a leitura e dá uma olhadas nas recomendações para os seus passeios.

Dicas e informação importante para aproveitar melhor sua viagem.

Veja como se divertir em Jaguariaíva da melhor maneira possível e sem passar perrengues.

  • Acordar cedo: é uma boa ideia levantar cedinho e tomar um café da manhã reforçado logo após os primeiros raios solares. Assim, você poderá curtir o clima fresco nas trilhas e aproveitar sua programação por mais tempo.
  • Usar roupas leves e calçados adequados: utilize um calçado próprio para trilhas e roupas confortáveis e frescas. É fundamental sentir conforto e bem-estar em todos os momentos.
  • Beber bastante água: aliás, por falar em bem-estar, não deixe de se hidratar durante as suas andanças pelos parques de Jaguariaíva. Coloque duas ou três garrafinhas de água na mochila antes das caminhadas, ok?
  • Trilha guiada: para curtir as cachoeiras, os cânions e caminhar na mata com o máximo de segurança, vale a pena fazer as trilhas com o auxílio de um guia.
  • Não deixe lixo pelo caminho: junte as garrafas de água, saquinhos de biscoito e embalagens de sanduíche após o uso e jogue no lixo, certo? Preservar as belezas de Jaguariaíva é um compromisso de todos.
  • Leve uma boa máquina fotográfica: vale providenciar uma máquina profissional, pois a região é muito fotogênica. Caso não tenha uma, não se preocupe, pode usar a câmera do seu celular.

A região de Jaguariaíva conta com boas hospedagens, por isso, dá uma olhada nessas opções que selecionamos para você passar um dia ou mais dias com o máximo de conforto.

Onde se hospedar

Listamos três estabelecimentos espetaculares no município paranaense os quais vão te proporcionar comodidade durante os seus dias na cidade. Veja só:

  • Chakras Pousada e Camping – $$: quartos com ar condicionado, jardim e um terraço ao ar livre primoroso são alguns dos mimos desse excelente estabelecimento que também se destaca pelos preços camaradas das diárias.
  • Pousada San Juan Business Jaguariaíva – $$$: a pousada tem salão de jogos, duas piscinas e um elogiadíssimo café da manhã. Ótima escolha!
  • Hotel Dom Thomaz – $$$: por fim, indicamos um hotel com recepção 24 horas, wi-fi gratuito e café da manhã de alto nível.

Após destacar os pontos turísticos e as hospedagens, apresentamos em seguida 10 imagens das áreas mais bonitas de Jaguariaíva. Vale como inspiração para as fotos que você irá tirar, né?

10 fotos encantadoras de Jaguariaíva para você antecipar a viagem

Fique com esses registros escolhidos com carinho dos mais ilustres trechos naturais de Jaguariaíva e convide já os seus melhores amigos e familiares para um passeio fora de série.

1. Um lugar especial para a contemplação da natureza

2. Que tal tirar uma foto assim na Cachoeira Véu de Noiva?

3. Se você gosta de ciclismo, pode vir!

4. As cachoeiras mais bonitas do Paraná

5. Coloque o protetor solar na mala, heim

6. As trilhas são espetaculares

7. Desbrave o Parque Estadual do Cerrado

8. E flagre mostras encantadoras da flora

9. Cruze as estradas do Paraná e encontre Jaguariaíva

10. Você vai amar esse destino paradisíaco

Se você aprovou as maravilhas de Jaguariaíva e pretende realizar outro passeio em meio à natureza, recomendamos um tour pelas principais praias do Paraná. Imperdível!