Ribeirão Claro: a cidade do café e das trilhas no norte do Paraná

Por                                
Em 09.12.20

Ribeirão Claro é uma cidade com a história marcada pelo café e foi povoada justamente por famílias que buscavam uma vida melhor junto às produções cafeeiras. Atualmente, esse destino tem um crescente aumento turístico ano a ano, por conta de seus balneários, fazendas, cachoeiras, resorts, entre outras atrações. A seguir, saiba mais sobre a cidade e o que fazer por lá!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Ribeirão Claro

Ribeirão Claro fica no norte do estado do Paraná, fazendo divisa com Chavantes, cidade paulista. Partindo de São Paulo de carro, a viagem demora em torno de 5h30 (402,4 km) via BR-374. De avião, é necessário aterrissar no aeroporto de Londrina e seguir de carro ou de ônibus pela BR-369 – são 2h56 de viagem (187,4 km).

O que fazer em Ribeirão Claro

Conheça as principais atrações de Ribeirão Claro, para você relaxar, entrar em contato com a natureza e conhecer mais da história da cidade:

1. Represa Chavantes

A grande atração de Ribeirão Claro pode ser vista de diversos cantos da cidade e chama a atenção por sua imensidão azul já de longe. É muito procurada nos dias quentes e também para quem gosta de pescar. Diversas pousadas de Ribeirão oferecem passeios até o local – principalmente em áreas mais reservadas, que exigem autorização de acesso, mas há outras margens mais movimentadas que também podem ser incluídas no roteiro.

2. Morro do Gavião

Em frente à represa, fica o Morro do Gavião, a 850 metros acima do nível do mar. A atração fica dentro de uma propriedade particular, a Fazenda São João, portanto é necessário pagar uma pequena taxa para acessar o local, que é muito procurado para a prática de esportes radicais como rapel, escalada e voo livre. O passeio também é válido para quem deseja caminhar e contemplar a linda vista do entorno.

3. Fazenda Monte Bello

A Fazenda Monte Bello faz parte da Rota do Café e chama a atenção de turistas que procuram imersão na natureza e atividades históricas. Os visitantes poderão curtir um café rural logo no começo do passeio, feito com produtos naturais e artesanais, e depois gastar toda a energia em uma trilha ecológica de 4h. O fim do dia é marcado pela caminhada nas antigas instalações do local, com o guia da casa ensinando todo o processo do café, do cultivo à colheita.

4. Rampa Pedra do Índio

A Rampa Pedra do Índio é o destino perfeito para os amantes de esportes radicais. Muitos praticam voo livre, trilhas, canoagem, escalada e rapel no local. A atração fica a 9 km da cidade e oferece uma das vistas mais lindas da represa de Chavantes e região. Se você gosta de acampar, fica a dica: na Pedra do Índio, tem área de camping bastante segura.

5. Fazenda Pinhalzinho

A Fazenda Pinhalzinho também tinha uma plantação de café no passado, oferecendo um ambiente rústico em suas instalações, que também funcionam como pousada. Por lá, você poderá apreciar o laboratório de degustação e classificação do café, com orientações profissionais em um teste cego. Legal, né? O visitante ainda conta com uma oficina de cerâmica e pode fabricar sua própria peça durante o curso.

6. Ponte Pênsil Alves Lima

A única ponte pênsil no Brasil revestida de madeira fica em Ribeirão Claro e foi tombada pelo patrimônio histórico, em âmbito estadual, duas vezes. Ela funciona somente como passagem para pedestres, ligando Ribeirão Claro a Chavantes, e pode ser visitada tanto por cima como por baixo, em um passeio de canoa ou de caiaque pelo Rio Paranapanema.

7. Santuário de São Vicente de Pallotti

O Santuário de São Vicente de Pallotti faz parte da Rota do Rosário e é muito visitado pelos amantes de turismo religioso. A igreja é a única no mundo dedicada a esse santo e possui estrutura moderna e bastante espaçosa, para comportar todos os inúmeros peregrinos que passam por ali. Aproveite para conferir a agenda do templo e visitar o local durante a sua atividade preferida.

Em Ribeirão Claro, você encontrará diversos estabelecimentos que oferecem atividades para todas as idades, como a Pousada Ruvina – com tirolesa, trilhas e cânions -, o Balneário da Cachoeira – onde você poderá visitar o Véu da Noiva – e o charmoso centro da cidade.

Onde se hospedar em Ribeirão Claro

Ribeirão Claro possui opções de hospedagens para todos os gostos – dos mochileiros aos viajantes que não abrem mão do luxo. Confira as sugestões a seguir:

  • Camping e Pousada Ruvina – $: conte com a pensão completa (café, almoço e jantar) por preço justo nesse estabelecimento ideal para quem tem espírito de mochileiro. Há quartos simples com camas e espaço para acampamento: tudo bastante acolhedor.
  • Pousada Fazenda Pinhalzinho – $$: possui café da manhã continental incluso na diária, além de piscina, lounge, jardim e wi-fi gratuito.
  • Tayayá Resort – $$$$$: o estabelecimento 4 estrelas conta com piscina aberta e coberta, quartos elegantes com ar-condicionado e TV a cabo, atividades variadas e área de lazer completa – tudo com a melhor vista da cidade.

Agora, é só decidir qual tipo de hospedagem mais se encaixa em suas exigências e orçamento e começar a planejar sua viagem!

10 fotos encantadoras de Ribeirão Claro para aguçar a sua vontade de viajar

Os registros a seguir mostram as belezas que Ribeirão Claro te reserva e que deixarão a sua viagem ainda mais inesquecível. Confira:

1. Que tal um passeio de lancha pela Represa Chavantes?

2. Ou curtir esta vista preciosa do ponto mais alto da cidade?

3. Em Ribeirão Claro, cada dia amanhece lindo

4. E você pode apreciá-lo de diferentes pontos

5. Aquele clima de cidade do campo paira nas fazendas

6. E construções históricas poderão ser contempladas

7. Em Ribeirão Claro, você se desconectará da correria da rotina

8. E poderá se aventurar em atividades que você tanto deseja

9. Além de recarregar as energias em lugares incríveis

10. E respirar o ar puro que suas férias merecem!

Difícil será não voltar de Ribeirão Claro com o coração apaixonado por tantas belezas que os olhos registrarão ao vivo durante a sua viagem!

Um pouquinho de Ribeirão Claro registrado em videos sensacionais

Conheça mais de Ribeirão Claro nos videos a seguir. Eles te mostrarão tudo o que a cidade te reserva em todos os ângulos que você possa imaginar!

Vista aérea de Ribeirão Claro

Conheça os pontos turísticos principais de Ribeirão Claro nesses registros aéreos que são de tirar o fôlego. Aprecie a beleza natural da Represa de Chavantes, do Morro do Gavião, entre outras atrações imperdíveis.

Conhecendo o Morro do Gavião

Quer se aventurar nas inúmeras opções de esportes radicais no Morro do Gavião? Nesse vídeo, você acompanha registros da subida até o topo e confere a vista incrível do morro, além de dicas sobre a estrutura do local.

Ribeirão Claro em um dia

Nesse diário de viagem, você confere 3 atrações que poderá conhecer em um único dia: a Ponte Pênsil, o Véu da Noiva e o Recanto da Cascata. Aproveite para anotar todas as dicas e enriquecer o seu passeio!

Curtiu este roteiro de Ribeirão Claro e ficou com vontade de conhecer novas cachoeiras paranaenses? Então fique de olho também neste guia sobre a Cachoeira da Mariquinha, com dicas para curtir a atração ao máximo!