Dos bares às trilhas, Macacos (MG) oferece o melhor do turismo mineiro

Por
Em 29.09.22

São Sebastião das Águas Claras, popularmente conhecido como Macacos, é um vilarejo de Minas Gerais. O destino promete agradar diversos públicos com seus rios e montanhas. Por isso, se você está em busca de tranquilidade ou tem apreço por esportes ao ar livre, considere visitar esse refúgio natural.

Publicidade

Onde fica Macacos

Situado na região metropolitana de Belo Horizonte, em Nova Lima, o vilarejo de Macacos é uma das 16 cidades do circuito do ouro de Minas Gerais. O destino fica a 25 km da capital mineira e possui acesso facilitado.

Como chegar

Para quem sai de Belo Horizonte, a rodovia 356, sentido BR 040, é a principal via de acesso. Em seguida, acompanhe as placas até encontrar o acesso à BR 539, que leva ao município de São Sebastião das Águas Claras. O trajeto é asfaltado e bem sinalizado.

Macacos oferece a tranquilidade de cidade interiorana e a comodidade de estar próximo à capital. Seja para um passeio de final de semana ou para férias prolongadas, vale a pena conhecer o vilarejo.

A história de Macacos

A história de Macacos está relacionada com o garimpo em Minas Gerais. Em meados do século XVIII, com a descoberta de ouro na região, muitos trabalhadores foram em busca de riquezas e começaram o processo de povoamento. No entanto, com o passar do tempo, houve a escassez do ouro e a agricultura se tornou o principal meio de sobrevivência.

A origem do nome “Macacos” é rodeada de causos. O mais popular está relacionado à febre do ouro: os bandeirantes portugueses, furiosos com o contrabando de minério, apelidaram pejorativamente a vila de “região dos macacos”. Oficialmente, o nome do vilarejo é São Sebastião das Águas Claras, porém o apelido pegou e persiste até hoje.

O que fazer em Macacos

Além da agricultura, o turismo se tornou uma forte fonte de renda da cidade. Então, apesar de ser um vilarejo pequeno, a infraestrutura é ótima. O destino é ponto de encontro de trilheiros e motociclistas. Entre as atrações, destacam-se as atividades radicais, mas também há opções para quem busca calmaria:

Publicidade

1. Aproveite a cachoeira dos Macacos

A cachoeira dos Macacos é parada obrigatória. Para chegar ao destino, é preciso fazer uma trilha relativamente longa. O caminho é descomplicado, marcado principalmente pelas copas das árvores e sons de água correndo. Com aproximadamente dois metros de altura, temperatura agradável e muitas aves nas redondezas, essa é a cachoeira mais famosa da cidade. Você também pode visitar outras, como a da Ponte, dos Mendes, Central e do Dantês.

2. Capela de São Sebastião

A Capela de São Sebastião está localizada no centro da cidade. Um cartão postal e patrimônio histórico datado do final do século XVIII. O prédio se encontra em boas condições, preservando aspectos da arquitetura da época. Aproveite sua estadia na região para passar uma tardinha nesse espaço aconchegante.

3. Pratique Motocross

Por causa da sua vegetação natural, Macacos é o lugar ideal para quem gosta de motocross. Há vários encontros e competições na região. Você pode fazer uma trilha pela mata ou prestigiar os esportistas.

4. O ciclismo também é uma alternativa

O ciclismo é outra modalidade esportiva muito famosa em Macacos. Aproveite o terreno plano e o clima fresco para pedalar durante a manhã ou ao anoitecer. Chame os amigos e organize um trajeto para conhecer a cidade. As estradas de terra passam por paisagens belíssimas.

5. Que tal um acampamento?

Se você gosta de acampar, já pode separar a barraca! A região de Macacos é muito indicada para essa prática. O clima ameno oferece uma experiência agradável. Não esqueça de levar repelente.

Acampar é uma opção ótima. No entanto, se você prefere dormir em uma cama quentinha, com conforto, saiba que Macacos possui boas hospedagens. Conheça algumas no próximo tópico.

Onde se hospedar

As pousadas estão entre os principais atrativos de Macacos. No local, você encontrará opções diversificadas com ótimo custo-benefício. Algumas oferecem experiências diferenciadas, contato com a natureza e muito luxo. Escolha a que mais combina com seu perfil de viajante:

  • Pousada Evolução – $: bastante popular, a Pousada Evolução encanta turistas com sua aparente simplicidade. Com quartos amplos e bem arejados, o local equilibra boas instalações (como a piscina, bar e serviço de quarto gratuito) com clima sereno e familiar. Além disso, a pousada possui Wi-Fi e estacionamento gratuito.
  • Econtainer Suítes Macacos – $$$: uma opção mais cara, porém com ótimo custo-benefício. A Pousada Econtainer Suítes Macacos possui um maravilhoso espaço de recreação, com jardins, piscina ao ar livre e churrasqueira. Os quartos são bem equipados com frigobar, mesas de trabalho e televisores.
  • Pousada do Rodrigo – $$: com serviços de qualidade e decoração tradicional, essa hospedagem é uma das mais famosas da cidade. O espaço possui uma sauna compartilhada, piscina e bar.

Comece sua busca a partir das opções apresentadas! Não esqueça de fazer a sua reserva com antecedência para evitar possíveis imprevistos.

Bares e restaurantes em Macacos

A gastronomia de Macacos também merece destaque. Com restaurantes e bares famosos na região, o vilarejo é um verdadeiro paraíso culinário. Aproveite as dicas para organizar seu roteiro e experimentar os pratos típicos:

Publicidade

  • Sítio Bar – $$: aliando hotelaria e alimentação, o Sítio Bar oferece uma experiência completa. Especializado em comida brasileira, o bar é ideal para receber grupo de pessoas e conta com um parque infantil. Além dos tradicionais petiscos, o local serve refeições completas, com destaque para o menu noturno.
  • Benedito Gastro Bar – $$$: com cardápio especial, assinado pelo chefe Benedito, o Gastro Bar possui um toque sofisticado perfeito para ocasiões especiais. O espaço é amplo, aberto e moderno. Em algumas noites, há música ao vivo.
  • Genoveva Restaurante Bar – $$: o Genoveva é indicado para todos que buscam uma experiência gastronômica. Entre os principais pratos, estão lanches, massas e caldos. A culinária é refinada, com um toque de comida caseira e uma grande diversidade de sabores.

Os restaurantes e bares de Macacos são famosos na região. Em julho, acontece o festival de inverno, com pratos típicos e chefes renomados. Não deixe de fechar a noite com um ótimo passeio gastrônomico.

10 fotos encantadoras para inspirar seus momentos em Macacos

Descubra as belezas de Macacos em 10 registros incríveis. As montanhas, a vegetação e as cachoeiras oferecem lindos cenários para você fotografar suas férias:

1. Macacos é o vilarejo da tranquilidade

2. Com uma biodiversidade riquíssima

3. Marcada pela mata atlântica

4. Aproveite para fazer trilhas

5. Visitar diversas cachoeiras

6. E conhecer a Capela de São Sebastião

7. O destino é ideal para quem gosta de aventura

8. E para quem deseja um passeio tranquilo

9. Você pode levar as crianças, os amigos e a família

10. São Sebastião das Águas Claras é um verdadeiro refúgio!

Macacos é o vilarejo que ganha um lugarzinho especial na sua lista de destinos favoritos. Aproveite sua estadia para descansar, apreciar novos sabores e conhecer a cultura local.

Um pouquinho sobre Macacos para se aprofundar

Confira uma seleção de vídeos com dicas e informações sobre Macacos. Além das trilhas, cachoeiras e gastronomia, você pode incluir destinos próximos no seu roteiro:

Conheça São Sebastião das Águas Claras

Nesse vídeo, você encontrará muitas informações e detalhes sobre a cidade de Macacos. Além disso, o apresentador indica um roteiro com os principais pontos turísticos do vilarejo.

Macacos e o Topo do Mundo

Acompanhe um bate e volta de Macacos até o Topo do Mundo, outro município da região. A viajante indica atrações e dá sua opinião sobre o passeio. Assista ao vídeo e anote as dicas.

Passeio radical em Macacos

Galos, borboletas, estrada de terra e um doce maravilhoso! Nesse vídeo, você verá essas e outras belezas de Macacos. Em um passeio de moto, a viajante explora o vilarejo, visita uma cachoeira e dá várias dicas interessantes.

Após conhecer Macacos, vale estender a viagem e fazer um tour pelo interior mineiro. Então, saiba mais sobre o turismo em Minas Gerais. Boa viagem!