10 atrações na Serra dos Alves para apreciar as montanhas de Minas

Por                                
Em 08.06.21

Se você ama natureza, trilhas ecológicas e quer conhecer cachoeiras imperdíveis em Minas Gerais, saiba que você precisa visitar a Serra dos Alves. Esse destino é cercado de muito sossego, belezas naturais assim como passeios incríveis. Além disso, é ideal para quem curte uma boa aventura. Animou em conhecer? Então confira o guia a seguir com mais detalhes desse paraíso!

Publicidade

Onde fica a Serra dos Alves

A Serra dos Alves está localizada no distrito de Senhora do Carmo, no município mineiro de Itabira. Ela fica a 45 km do centro da cidade e está a 102 km da capital Belo Horizonte.

Como chegar

Para chegar até lá, a melhor forma é iniciar o trajeto partindo do centro de Belo Horizonte. De carro, o acesso é pela BR-381, em uma viagem que dura cerca de 3 horas. Se preferir, você ainda pode chegar de ônibus, também saindo da capital. A empresa responsável pelo trajeto é a Saritur. As passagens custam em média R$45 (ida) e R$40 (volta).

Vale lembrar, que após chegar em Itabira, é preciso se deslocar até o distrito de Senhora do Carmo, que fica a 30 km da cidade. Sendo assim, é importante contratar o passeio com agências de turismo locais ou alugar um carro.

Seja qual for a sua maneira de chegar até a Serra dos Alves, não deixe de aproveitar cada momento da sua viagem. Afinal, o interior de Minas guarda muitas belezas naturais e históricas. Aproveite muito a sua aventura do início ao fim.

O que fazer na Serra dos Alves

Cachoeiras, cânions e trilhas ecológicas: não faltam opções de passeios para você curtir na Serra dos Alves. Essa região possui uma série de atrações naturais que encantam os visitantes e também garante os melhores programas. A seguir, confira uma lista daqueles que não podem faltar em seu roteiro por lá:

1. Cachoeira dos Marques

A Cachoeira dos Marques é uma das principais atrações da Serra dos Alves e, por isso, abre o roteiro. Essa queda d’água possui 3 metros de altura e está localizada em meio a grandes paredões rochosos. O local também conta com piscinas naturais que garantem um banho bem relaxante. Por fim, para chegar até ela é preciso fazer uma trilha ecológica de nível fácil, de cerca de 3 km.

Publicidade

2. Cânion dos Marques

O Cânion dos Marques está localizado logo abaixo da Cachoeira dos Marques e também possui muitas belezas naturais. Os paredões de rocha revelam muito sobre a vegetação local e a fauna da região, e também são ideais para quem busca apreciar a natureza. No local também é possível praticar alguns esportes de aventura, como escalada, rapel e rafting. Com certeza, é uma boa escolha para curtir com os amigos.

3. Cânion Boca da Serra

O Cânion Boca da Serra também é perfeito para os mais aventureiros que visitam a Serra dos Alves. Então, se você busca mais adrenalina, precisa conhecer. O atrativo é cercado por cachoeiras e corredeiras que revelam inúmeras paisagens naturais. Vale lembrar, que para chegar até lá é preciso percorrer uma trilha extensa, de 9 km. Por fim, o destaque do local é a Ponte de Pedra, que recompensa os visitantes.

4. Cachoeira da Coca-cola

Em meio a destinos de pura aventura, a Cachoeira da Coca-cola entra para o roteiro como um cantinho de mais sossego. De fácil acesso, a atração é cercada pela vegetação local e tem esse nome devido as suas águas escuras. Ela é ideal para quem busca banhos mais refrescantes e deseja desfrutar de um lugar de paz na região. Sem dúvida, é um destino que pede uma boa companhia.

5. Cachoeira do Bongue

A Cachoeira do Bongue é conhecida como uma das mais belas da Serra dos Alves, portanto não deixe de conhecer. Com cerca de 50 metros de altura, a atração revela um visual único das montanhas e é perfeita para quem busca contemplar a natureza. Além disso, possui piscinas naturais que garantem um banho delicioso. Para conhecê-la, é preciso fazer uma trilha ecológica de 7 km, de dificuldade média.

6. Cachoeira dos Cristais

A Cachoeira dos Cristais é mais uma queda d’água que também encanta os visitantes na região. A atração recebe esse nome por possuir águas cristalinas e garantir um lindo visual. Ela é perfeita para praticar mergulho e também garante um banho refrescante. Vale lembrar, que para visitá-la é necessário percorrer uma trilha de nível leve, de cerca de 5 km.

7. Mirante da Serra dos Alves

Além de cachoeiras incríveis, esse destino também conta com atrações que revelam outros cenários únicos. O Mirante da Serra dos Alves, por exemplo, é um cantinho que apresenta novas paisagens naturais aos visitantes. Do local, é possível admirar cadeias de montanhas, vales, assim como um pôr do sol surpreendente. Com certeza, é um passeio que vai te render fotos lindas da viagem e garantir boas descobertas.

8. Morro Redondo

Outro local que promete boas surpresas na Serra dos Alves é o Morro Redondo. Com 1200 metros de altitude, o atrativo garante uma visão completa de toda a região. Do topo do morro, aliás, é possível visitar a Capela do Senhor do Bonfim, que compõe lindamente a vista. Com uma boa infraestrutura e estacionamento, o cantinho também é uma ótima opção de passeio para curtir em família.

9. Capela de São José

Localizada no vilarejo de Senhora do Carmo, a Capela de São José é um destino ideal para quem busca conhecer a cultura de Minas. Construída em 1860, a atração é cercada de história e diz muito sobre os costumes locais. Além disso, representa um cantinho de paz e meditação durante o roteiro. Uma dica, é aproveitar para conversar com os moradores da região, que sempre acolhem bem os visitantes.

10. Parque Estadual Mata do Limoeiro

Localizado a 47 km de Itabira, o Parque Estadual Mata do Limoeiro é uma boa escolha de programa caso você deseje estender os dias da viagem pela Serra. O parque é cercado por atrações naturais e também oferece ótimos atrativos. Lá, é possível visitar cachoeiras, grutas, mirantes e ainda fazer trilhas ecológicas por cenários incríveis.

Publicidade

Seguindo essas dicas de atrações e passeios, com certeza a sua viagem para a Serra dos Alves será marcante! Afinal, o guia traz as atrações que melhor representam o destino. Aproveite as belezas naturais dessa região e prepare-se para viver experiências únicas!

Dicas e informações importantes sobre a Serra dos Alves

Antes de descobrir todas as belezas e passeios da Serra dos Alves, é importante ficar por dentro de boas dicas e informações sobre ela. Por isso, veja a seguir, o que você deve saber para visitá-la da melhor forma:

  • Quando ir: a melhor época para visitar a Serra dos Alves é de abril a setembro, pois nesse período chove menos na região. Vale lembrar que o melhor momento para os passeios é sempre pela manhã.
  • O que levar: como a maioria dos atrativos tem acesso por trilhas ecológicas, leve água e lanches. Além disso, uma mochila e repelente, também são bem-vindos.
  • O que vestir: para curtir os passeios com mais segurança use sapatos fechados, roupas leves e confortáveis, e chapéu.
  • Infraestrutura: a região da Serra dos Alves possui uma infraestrutura simples, por isso você não vai encontrar sinal de telefone e agências bancárias por lá. Sendo assim, vá preparado apenas para aproveitar a natureza.
  • Alimentação: embora tenha pouca infraestrutura, nas localidades próximas do destino é possível encontrar bares e mercearias, que vendem produtos típicos.
  • Restrições: para visitar a Serra é preciso respeitar algumas regras. No local, não é permitido fazer churrascos, acender fogueiras e ouvir som alto. Além disso, é importante descartar o lixo de forma correta durante a viagem e não poluir a natureza.
  • Guia: por fim, para o seu passeio ser ainda mais perfeito, utilize o serviço de guias locais para curtir momentos com maior segurança e receber boas dicas sobre a região.

Após anotar essas novas informações, com certeza o seu passeio pela Serra dos Alves será incrível. Seguindo as novas orientações, vai ser possível conhecer o destino por completo e da melhor forma possível.

Onde se hospedar perto da Serra dos Alves

A região da Serra dos Alves conta com boas opções de estadia. Então vai ser fácil encontrar um bom lugar para descanso entre um passeio e outro. A maioria das hospedagens são agradáveis e possuem um bom custo-benefício. Confira, a seguir, algumas das melhores sugestões para a sua viagem:

Publicidade

  • Alfon Hotel – $: essa opção é ideal para quem deseja viajar gastando pouco, pois oferece acomodações confortáveis por um ótimo preço. Ela possui quartos bem equipados e uma boa localização. Por fim, o seu destaque está no café da manhã, que é farto e muito elogiado pelos hóspedes.
  • IT Itabira Hotel – $$: essa opção está localizada em Itabira e é uma boa escolha para casais, pois possui quartos grandes e confortáveis. O espaço também conta com boas opções de lazer e bem-estar. O seu diferencial fica por conta do restaurante, que serve boas refeições.
  • Hotel Itabira – $$$: essa sugestão também fica em Itabira. Ela possui boas opções de quartos e apartamentos bem equipados, assim como acomodações agradáveis e de época. O seu diferencial está na localização, que é perto do comércio local.
  • Pousada Pedra que Brilha – $$$$: essa sugestão é ideal para quem deseja mais sossego durante a viagem, pois está localizada em meio à natureza. Ela conta com quartos de luxo, área externa grande, além de muitas atividades de lazer. Sem dúvida, é a opção perfeita para casais na região.

Seja qual for a sua escolha, certamente você vai curtir se hospedar na Serra dos Alves. Afinal, todas as hospedagens trazem o aconchego da região para as suas acomodações. Sendo assim, desfrute sem pressa de seus momentos de descanso.

10 fotos lindas da Serra dos Alves para você admirar

Após conferir boas dicas de atrações e hospedagens pela Serra dos Alves, chegou a hora de descobrir mais belezas deste paraíso de Minas. A seguir, veja os melhores registros de quem já visitou o destino e se encante ainda mais:

1. As paisagens naturais da Serra dos Alves vão te surpreender

2. Afinal, o destino conta com cenários incríveis

3. Prepare-se para se aventurar e viver momentos únicos!

4. Pela região, é possível conhecer mirantes

5. Fazer as melhores trilhas ecológicas

6. E estar em contato direto com a natureza

7. Além disso, cachoeiras imperdíveis também esperam por você

8. Assim como atrativos naturais marcantes

9. Sem dúvida, é um dos destinos mais belos do interior de Minas

10. E é por isso que merece demais ser a sua próxima rota de viagem!

A região da Serra dos Alves é mesmo única, não é? Com certeza a sua vontade de viajar até aumentou depois desses registros. Porém, ainda não acabou aqui, ok? O próximo tópico traz mais detalhes que você também vai amar descobrir desse paraíso.

Um pouco mais sobre a Serra dos Alves para inspirar a sua viagem

Por fim, para deixar o seu guia de passeios ainda melhor, veja a seguir uma série de vídeos com mais informações sobre a Serra dos Alves. Através de sugestões e dicas dos visitantes, você vai tornar o seu roteiro ainda mais completo. Olha só:

Passeio pelas cachoeiras da Serra dos Alves

Nesse vídeo, uma visitante faz um passeio pelas cachoeiras da Serra dos Alves e descobre destinos únicos. Além disso, ela dá boas dicas para curtir melhor os atrativos do local. O roteiro inclui a Cachoeira dos Marques, a Cachoeira do Bongue e a Cachoeira Boa Vista que, aliás, são as mais visitadas.

Aventura pelos Cânions da Serra dos Alves

Aqui, você vai descobrir porque os cânions são muito apreciados na Serra dos Alves. O vlog traz um passeio cheio de adrenalina e muitas descobertas sobre essa linda região. Vale a pena conferir, principalmente se você deseja ter um roteiro com mais aventura durante a sua viagem.

Conheça mais sobre o Mirante da Serra dos Alves

O Mirante da Serra dos Alves guarda cenários únicos e muitos deles você vai descobrir nesse vídeo. Nele, é possível admirar as principais belezas do local, assim como as mais variadas paisagens. Com certeza, apenas pelos registros, você vai desejar conhecê-las mais de perto em breve.

Tour completo pelo Parque Estadual Mata do Limoeiro

Que tal conhecer um pouco mais sobre o Parque Estadual Mata do Limoeiro? Nesse vídeo, você vai descobrir boas dicas para curtir o local para ir além da Serra dos Alves. O vídeo traz sugestões de atrações, mas também dá detalhes sobre os passeios do parque. Com certeza, as novas informações vão deixar o seu roteiro ainda melhor.

Curtiu o guia sobre a Serra dos Alves? Então, agora é só arrumar as malas e desbravar esse paraíso em Minas Gerais. Caso você resolva estender os dias de passeios, vale a pena visitar também a Estrada Real. Essa atração é uma rota de pontos turísticos incríveis, que sem dúvida vai turbinar ainda mais a sua viagem.