10 programas incríveis para curtir o frio em Camanducaia, Minas Gerais

Por                                
Em 14.07.21

Se Minas Gerais é a sua próxima rota de viagem e você quer conhecer um destino incrível no estado, saiba que você precisa ir à Camanducaia. Essa cidade está localizada na Serra da Mantiqueira e contém paisagens lindas. Além disso, é o lugar perfeito para se divertir e curtir o inverno. Confira abaixo, tudo sobre esse belo destino:

Publicidade

Onde fica Camanducaia

A cidade de Camanducaia está localizada no sul do estado de Minas Gerais. Ela faz parte da Serra da Mantiqueira e fica a 460 km de Belo Horizonte e 136 km de São Paulo.

Para chegar até lá, a melhor forma é iniciar a viagem partindo do centro de São Paulo. De carro, o acesso é via BR-381 em uma viagem que dura em média 2h. Se preferir, você também pode chegar de ônibus. Para isso, basta embarcar no Terminal Rodoviário Tietê. A empresa responsável pelo trajeto é a Viação Cambuí.

O clima em Camanducaia

Camanducaia é conhecida por ser uma estância climática típica da Serra, por isso é o destino perfeito para visitar no inverno. Nessa época, a região conta com um clima frio agradável que combina com as atrações e a culinária da cidade. Porém, vale lembrar que a região possui temperaturas mais amenas durante todo o ano, o que também a torna ideal para ser visitada em outras estações como o verão.

O que fazer em Camanducaia

A cidade de Camanducaia é um destino perfeito para relaxar e viver momentos agradáveis em família. Confira, a seguir, o que não pode faltar em seu roteiro:

1. Monte Verde

Monte Verde é o destino mais famoso de Camanducaia, por isso não pode faltar em sua viagem. O distrito está localizado a 30 km da cidade e possui bons passeios e atrações. No local, é possível visitar bares e restaurantes e curtir programas em meio à natureza. Uma dica é visitar a Avenida Monte Verde, com muito atrativos e um clima romântico.

2. Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Localizada no centro de Camanducaia, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição é o destino cultural mais visitado na cidade. O centro religioso possui uma linda arquitetura e emana paz e tranquilidade. No local também é possível encontrar uma praça bastante agradável que, aliás, acolhe bem os visitantes.

Publicidade

3. Orquidário MV

As orquídeas estão presentes em grande parte da região da Serra da Mantiqueira e em Camanducaia também é possível admirá-las. No Orquidário MV, você pode conhecer centenas de flores com as mais variadas belezas. Além disso, vai encontrar mais de 1500 espécies e plantas exóticas.

4. Parque Ecológico Verner Grinberg

Caso você goste de uma boa aventura, saiba que Camanducaia também pode agradar você. No Parque Ecológico Verner Grinberg, é possível fazer trilhas ecológicas incríveis e descobrir muitas belezas naturais. Entre os principais roteiros estão a trilha do Chapéu do Bispo e a trilha da Pedra Redonda.

5. Fazenda Esperança

A Fazenda Esperança é outra atração ideal para quem deseja curtir a natureza. O local também tem trilhas ecológicas, mas é conhecido mesmo por passeios para quem deseja descansar em busca de sossego. No espaço, você pode descobrir belas cachoeiras e animais silvestres e, além disso, conhecer mais sobre a vida no campo. Por fim, a fazenda tem uma boa infraestrutura e é perfeita para levar a família.

6. Fazenda Radical

Diferente da fazenda anterior, a Fazenda Radical é feita para quem busca mais adrenalina. A atração conta com programas cheios de aventuras e muita diversão em Camanducaia. No local, é possível praticar arvorismo, slackline e tirolesa, que garantem momentos radicais e divertidos.

7. Passeios de Jeep e Bike

Os passeios de Jeep e Bike são muito comuns na região de Camanducaia. Esses programas permitem conhecer melhor as belezas da cidade e revelam novos atrativos. No trajeto, o visitante pode encontrar fazendas, cachoeiras e mirantes que garantem os melhores passeios.

8. Gastronomia local

Camanducaia também é conhecida por uma excelente gastronomia. Então, nada de encerrar a sua viagem, sem antes conhecer a culinária típica, ok? Pela região você vai encontrar os melhores restaurantes que valorizam a cozinha mineira. Um espaço ideal para um almoço em família é o Restaurante Villa Amarela, que serve pratos saborosos e é muito elogiado.

9. Queijaria Finabel

Visitar Minas Gerais e não provar um saboroso queijo típico, é o mesmo que não visitar, não é? A Queijaria Finabel é uma das mais conhecidas na cidade e tem queijos artesanais com sabores únicos. Além disso, no local é possível encontrar doces e compotas deliciosas./p>

10. Serra da Mantiqueira

Por fim, caso você resolva passar mais dias na região, faça também um tour pela Serra da Mantiqueira. No roteiro, você pode incluir as cidades de Gonçalves, Delfim Moreira, Campos do Jordão e Penedo, que possuem muitas belezas naturais e ótimas atrações. Sem dúvida, essa vai ser a forma perfeita de encerrar a sua viagem.

Entre tantas atrações únicas, fica até difícil saber por onde começar o seu passeio, não é? Camanducaia realmente tem destinos incríveis e os melhores atrativos para conhecer!

Publicidade

Dicas e informações sobre Camanducaia

Para curtir todas as atrações de Camanducaia, é preciso conhecer também boas dicas sobre ela. Por isso, a seguir, fique com informações valiosas sobre a cidade. Veja só:

  • Passeios de aventura: a região de Camanducaia é ideal para passeios de aventura, porém lembre-se que é preciso agendá-los em agências de turismo locais. Na Avenida Monte Verde, a 30 km da cidade, é possível encontrar boas opções assim como roteiros variados.
  • O que vestir: caso você queira conhecer a cidade durante o inverno, saiba que é preciso usar agasalhos, ok? Nessa época é ideal vestir casacos, calças e sapatos fechados. Além disso, luvas e cachecóis também são bem-vindos.
  • O que levar: vai se aventurar na região? Então, leve água e lanches para curtir melhor as atrações naturais.
  • Baixa temporada: durante a alta temporada a cidade tem preços mais elevados em seus hotéis e atrações. Então, caso você queira fazer um passeio mais econômico, viaje na baixa temporada que acontece no verão.
  • Eventos típicos: por fim, Camanducaia conta ainda com eventos típicos que agitam o turismo ao longo do ano. Então se puder, conheça o Carnaval de rua da cidade e outras festas como o Festival Gastronômico e o Natal.

Seguindo essas dicas com certeza você vai conhecer melhor as belezas de Camanducaia. Afinal, as informações trazem ainda mais detalhes para o seu roteiro!

Onde se hospedar em Camanducaia

A região de Camanducaia conta com boas opções de hospedagens. Então, vai ser fácil encontrar uma acomodação agradável na cidade. A seguir, confira algumas das melhores sugestões para a sua viagem. Veja só:

  • Hotel Garfo de Ouro – $$: essa opção fica a 20 km do centro da cidade, porém é a escolha mais acessível da região. Ela conta com quartos bem equipados e um bom café da manhã. O seu diferencial fica por conta do atendimento, cordial e acolhedor, segundo os visitantes.
  • Pousada Campestre Sítio da Lua – $$$: essa opção fica na zona rural da cidade, por isso é ideal para quem busca descansar e curtir a natureza. O espaço tem quartos com vista para as montanhas, assim como muitas atividades de lazer. O seu destaque está no bom custo-benefício.
  • Pousada Pinho Bravo – $$$$: essa sugestão é uma das principais em Camanducaia. Ela tem acomodações completas e bem equipadas, por isso, é ideal para casais. Além disso, dispõe de alguns passeios para curtir na região. Por fim, o seu diferencial está no restaurante, que serve boas refeições.
  • Pousada Jardim da Mantiqueira – $$$$$: essa opção é uma das mais completas. Ela possui chalés e suítes de luxo assim como área externa ideal para a família. O seu destaque fica por conta da localização, com belas paisagens da região.

Com tantas sugestões incríveis, fica difícil decidir onde se hospedar em Camanducaia, não é? A cidade realmente tem as melhores opções para descansar na viagem.

Publicidade

Curiosidades sobre Camanducaia

Para tornar o seu passeio por Camanducaia ainda mais rico e com novas informações, fique por dentro também de algumas curiosidades sobre a cidade.

  • O nome Camanducaia tem origem indígena e pertence à língua Tupi. Os significados mais comuns são “feijão queimado” e “fava queimada” que, a princípio, nomeavam o rio que corta a região.
  • A cidade fica em uma região de montanhas da Serra da Mantiqueira e está a 1015 metros acima do nível do mar. O distrito de Monte Verde é ainda mais alto, e possui 1600 metros de altitude.
  • Na região de Monte Verde é comum acontecerem geadas durante o inverno. Aliás, o local registrou a temperatura mais baixa da história em 1999, com -13 ºC.
  • Por ter um clima agradável durante todo o ano, Camanducaia também conta com uma pista de patinação no gelo. O espaço é um dos maiores do país e possui 200 m², que atrai muito visitante.
  • Por fim, muitos turistas vão à cidade para fazer compras, pois ela tem um comércio muito variado. É na Avenida Monte Verde que é possível encontrar a maioria das lojinhas e pequenos shoppings. No local você pode comprar roupas, calçados assim como souvenirs.

A partir dessas novas informações a sua viagem ganhou até novos destinos de passeios, não é? Sendo assim, use-os para deixar o seu tour ainda mais perfeito!

10 fotos lindas de Camanducaia para inspirar ainda mais a sua viagem

Se você ainda tem dúvidas em incluir Camanducaia em sua próxima viagem, confira a lista de fotos selecionadas abaixo. Certamente, você vai ficar ainda mais apaixonado pelas belezas do destino.

1. As belezas naturais de Camanducaia vão te surpreender

2. Afinal, a cidade conta com paisagens e cenários únicos

3. Prepare-se para conhecer atrações lindíssimas

4. E curtir um clima ameno muito agradável

5. No centro da cidade é possível passear pela história local

6. E também descobrir cantinhos de puro sossego

7. Já na região de Monte Verde, você pode curtir um clima romântico

8. E admirar a natureza

9. Que tal conhecer logo esse belo destino?

10. Sem dúvida, uma viagem incrível te espera em Minas!

Gostou das dicas? Então programe quanto antes a sua viagem para Camanducaia. Se for passar mais dias na região, dê uma passadinha também em Gonçalves, outra cidade mineira cheia de atrações. Certamente você vai amar conhecê-la também!