Manila: o que fazer na movimentada e surpreendente capital das Filipinas

Escrito por Bruno Mendes

Exuberantes construções históricas dividindo espaço com edifícios modernos, mostras culturais variadas e deliciosa gastronomia são alguns dos aspectos interessantes de Manila, capital das Filipinas. Confira um guia bem bacana sobre essa cidade que você precisa conhecer.

Mapa de Manila


A cidade de Manila fica localizada na costa oriental da Baía de Manila e é a segunda mais populosa das Filipinas.

Como chegar a Manila

Do Brasil saem voos para Manila de Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo. O tempo de viagem até o Aeroporto Internacional Ninoy Aquino é de aproximadamente 30 h e o preço varia de acordo com o período da viagem e o local de embarque, mas costuma ficar entre R$ 3 mil e R$ 8 mil ida e volta. Para pagar menos, vale viajar na baixa temporada ou ficar atento às promoções lançadas ocasionalmente.

O que fazer em Manila

Alegre e cheia de gente, Manila é a típica cidade que o visitante vai amar bater perna para conhecer os pontos turísticos e observar de perto as distintas nuances culturais. Destacamos alguns lugares bem bacanas para você conhecer por lá.

1. Parque Rizal

Considerado o pulmão de Manila, o Parque Rizal tem ampla área verde com muitas árvores, lindos jardins, espaços para caminhada e aquele providencial descanso entre um passeio e outro. O local conta com a estátua de José Rizal, herói que lutou pela independência das Filipinas.

2. Igreja San Agustin

A igreja católica de San Agustin fica situada em Intramuros, importante área história de Manila, e teve sua construção concluída em 1607. Declarada como Patrimônio Cultural pela Unesco em 1993, a edificação pode parecer simples no lado exterior, mas por dentro é decorada com requinte e é muito querida na cidade.

3. Museu Nacional das Filipinas

O Museu Nacional das Filipinas, que fica bem perto do Parque Rizal, contempla diferentes museus; o Museu Nacional de História Natural, Museu Nacional de Belas Arte, o Planetário e o Museu Nacional de antropologia. Essa construção do início do século XX recebe variadas exposições ao longo do ano e sua entrada é gratuita.

4. Zoológico de Manila

Com 5,5 hectares, o zoológico de Manila possui mais de 800 animais e enorme coleção de plantas de distintos lugares das Filipinas. Além de ter um espaço maravilhoso para aquele passeio relaxante, o local é uma ótima atração para o viajante que ama observar de perto rinocerontes, elefantes, girafas, orangotangos e outros animais.

5. Makati City

Vários arranha-céus, restaurantes luxuosos, parques, lojas e uma vida noturna para lá de animada tornam a cidade Makati City um destino atraente para quem visita Manila. A distância entre ambas as cidades é de menos de 10 km, portanto, vai ser tranquilo fazer um bate e volta e se divertir nesse recanto ultra moderno com ares de Nova York.

6. Forte Santiago

Quando você estiver em Intramuros, não se esqueça de conhecer o Forte Santiago. Essa cidadela, construída em 1596, era utilizada como estrutura de defesa de Manila e hoje abriga calabouços, um museu, o magnífico Santuário de Rizal e um convidativo espaço arrodeado por árvores tropicais.

7. Baía de Manila

A Baía de Manila, o porto natural da cidade, é o melhor destino para o visitante tirar as fotos mais bonitas da tour e curtir uma atmosfera aprazível. De lá, é possível ver picos vulcânicos e algumas ilhas não exploradas da região. Nas valorizadas imediações existem bons restaurantes e algumas empresas oferecem passeios de barco pela baía. Boa ideia para observar Manila por uma perspectiva nova.

8. Mercado de Rua Salcedo

Turísticas ou não, a maioria das cidades do mundo contam com movimentados mercados urbanos, onde são vendidas especiarias, artesanatos, comidas e mais uma série de itens presentes em cada cultura. Situado em Makati, o mercado de rua Salcedo é um ótimo exemplar das Filipinas.

9. Chinatown

A chinatown de Manila – região que também é conhecida como Binondo – não é tão diferente de outras chinatowns espalhadas pelo mundo, mas há um diferencial importante: essa aqui é a mais antiga do planeta. No bairro há construções do século XVI, um templo budista aberto ao público e ruas sempre abarrotadas de gente, onde são vendidas ervas medicinais e comidas exóticas. Ao passar por cada via, você vai notar as diferenças entre a cultura chinesa e filipinas e chegar à conclusão de que a cultura do oriente não é nada homogênea.

10. Parque Paco

Utilizado como cemitério no início do século XIX, o Parque Paco é atualmente um atrativo bem bacana para a contemplação da natureza, ou mesmo para aquele piquenique matutino ou de fim da tarde.

Como Manila é uma cidade cheia de surpresas, vamos deixar uma dica pertinente: além de conhecer esses pontos turísticos famosos, visite lugares pouco conhecidos e caminhe bastante pelas ruas e avenidas. Boas descobertas surgirão!

Curiosidades

E aí, ficou interessado em passear pelos principais atrativos turísticos e também conhecer os recantos menos óbvios de Manila? Antes de embarcar, veja algumas curiosidades da capital das Filipinas:

  • Manila tem cerca de 1,7 milhões de habitantes.
  • O idioma oficial das Filipinas é o filipino, mas o inglês é falado em muitos lugares de Manila.
  • O nome artístico da famosa drag queen e estrela de reality show americana Manila Luzon é uma referência à cidade e à Luzon, maior ilha das Filipinas e local de nascimento da mãe da artista.
  • Em 2015, mais de 6 milhões de fiéis se reuniram para a celebração da missa do papa Francisco na Universidade São Tomás de Manila: um recorde mundial em se tratando de missas papais.
  • O arroz é o alimento base de muitos pratos servidos nas Filipinas.
  • Manila é realmente movimentada. Só para se ter uma ideia, a cidade tem 46 mil pessoas por km², densidade demográfica seis vezes maior que a de São Paulo.

Prepare-se para conhecer não uma, mas muitas Manilas.

Mais fotos de Manila que vão te deixar morrendo de vontade de viajar

Para finalizar, mais algumas imagens de Manila por diferentes perspectivas.

1. O passado em Manila está vivo nos traços arquitetônicos

2. Uma cidade de encantadoras áreas verdes

3. Ambientes ideais para passeios diurnos

4. E para contemplar obras de arte

5. Aliás, Manila conta com deslumbrantes museus

6. E edificações centenárias por todos os lados

7. Não deixe de passear pela Baía de Manila

8. O Skyline evidencia os traços mais modernos da capital das Filipinas

9. Gosta de uma boa balada? Sua noitada será perfeita

10. Ah, o momento das refeições…

11. Intramuros, a cidade murada de Manila

12. O charmosíssimo trecho antigo da cidade

13. Dá até para achar uma cafeteria moderninha em um belo prédio histórico

14. E a famosa igreja San Agustin

15. Leve para casa mostras culturais interessantíssimas

16. Prestigie o pôr do sol deste local surpreendente

Não tenhas dúvida, a sua viagem será animada e o aprendizado cultural vai ser intenso. Mas se na próxima visita ao país asiático você quiser sair dos núcleos urbanos, dá uma olhada nestas inspiradoras imagens das Filipinas feitas por drone. O que acha de pegar um bronze em algumas das praias mais bonitas do mundo?

Veja também...

    PARA VOCÊ