Marataízes: o que fazer na cidade Pérola Sul Capixaba

Escrito por Sheila Almendros

Criada em 1992, Marataízes se tornou emancipada do município de Itapemirim somente em 1997, mas desde sempre é conhecida como a “Pérola Sul Capixaba”. A cidade é a maior produtora de abacaxi do estado e possui um clima abafado, com verão curto. Veja o que fazer nesse destino litorâneo e tome nota de informações importantes sobre o local:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Marataízes

Marataízes fica no litoral sul do Espírito Santo, banhada pelo oceano Atlântico, fazendo divisa com Itapemirim e Presidente Kennedy. Para chegar até a cidade partindo da capital Vitória, é necessário seguir por 130 km pela Rodovia do Sol, em uma viagem aproximada de 2h30, se feita de carro.

O que fazer por lá

A seguir, separamos as principais atrações de Marataízes, que não podem faltar em seu roteiro. Confira:

1. Praia da Barra

Uma das praias mais urbanizadas da cidade é uma opção de lazer perfeita para toda a família. A infraestrutura conta com quiosques pela orla, bares no entorno e uma espaçosa faixa de areia para curtir um futebol ou vôlei. Conte com um mar lindo de tom esverdeado e ondas convidativas para o surf.

2. Pedra Azul

O Parque Estadual Pedra Azul fica em Domingos Martins, município vizinho de Marataízes. Se seu tempo de viagem permitir, visite esse ponto turístico – um dos mais famosos do estado. Por lá, você conhecerá a fauna e flora da região, que cercam as trilhas do parque, percorridas com o auxílio de um guia. Aberto de terça a domingo, das 8h às 17h. As trilhas podem ser acessadas das 8h às 14h30.

3. Praia das Falésias

Conhecida como Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes, essa linda praia se entende pela Rodovia do Sol e mantém a sua natureza intacta, sem nenhuma infraestrutura. Logo, para curtir esse ambiente selvagem, é necessário levar seus comes e bebes e não se esquecer de recolher todo o lixo antes de partir. Aproveite para garantir os melhores registros fotográficos.

4. Praia dos Cações

A Praia dos Cações costuma ser frequentada por moradores de Marataízes, mas é justamente a sua tranquilidade que atrai a atenção de alguns poucos turistas. Sua rusticidade garante um ambiente propício para relaxar, e o mar tranquilo é ideal para se refrescar. Leve tudo o que for necessário para passar o dia, pois não há infraestrutura por lá.

5. Praia de Marataízes

Localizada na região central da cidade, a Praia de Marataízes é muito frequentada por turistas e, apesar da movimentação, a orla se mantém bem limpa. Você se apaixonará pelas águas esverdeadas e ondas tranquilas, e também pela ótima infraestrutura. É uma atração perfeita para curtir à noite, quando os quiosques e bares do entorno animam o local.

Continua após o anúncio

6. Praia das Pitas

Uma das maiores belezas da cidade é a Praia das Pitas e sua extensa faixa de areia cercada por vegetação nativa. O mar tranquilo e de poucas ondas é perfeito para aproveitar com as crianças, já que o local também conta com uma boa infraestrutura. Aproveite para curtir o dia inteiro por lá.

7. Praia da Cruz

Você vai se apaixonar pela mescla de azul e verde do mar da Praia da Cruz, a melhor orla para assistir ao pôr do sol em Marataízes. Os visitantes desse trecho costumam praticar vôlei e futebol na areia, e aproveitam o mar para se banhar ou surfar. Você também pode aproveitar essa tranquilidade na sua espreguiçadeira, beliscando uns petiscos com uma cervejinha gelada.

8. Ruínas do Trapiche

Essa antiga usina elétrica foi fechada em 1883 e, durante a década de 1950, o edifício ficou em total abandono, tornando-se uma atração curiosa, mas não muito popular entre os turistas. Localizada atrás do Palácio das Águias, a usina servia como ponto de apoio para as importações e exportações no Porto da Barra. O passeio é gratuito e totalmente independente – não existe nenhuma estrutura ou guia no local.

9. Palácio das Águias

Esse importante patrimônio cultural do Espírito Santo foi transformado em uma Biblioteca Municipal, e mantém a arquitetura original intacta com todo o charme da antiga Vila de Itapemirim. Datado do século XIX, o casarão já serviu de residência da família Soares e pode ser visitado para muitos registros fotográficos.

Anotou todas as dicas? Com certeza, você terá momentos incríveis nas praias e atrações históricas de Marataízes.

Hotéis e pousadas

Quer opções de estadia confortáveis e com bom custo-benefício na cidade? Saiba onde se hospedar em Marataízes de acordo com suas expectativas :

  • Pousada Miramar – $$: a 11 km da Lagoa do Siri, a pousada oferece simplicidade e conforto por um preço justo. O café da manhã é bastante elogiado.
  • Pousada dos Gravatais – $$$: aqui, você desfrutará de momentos relaxantes na piscina e no bar ao ar livre. As acomodações contam com ar-condicionado e TV de tela plana.
  • Sítio Edigar – $$$$: ideal para grupos de ate 5 pessoas, o local conta com estrutura completa de cozinha, lavanderia e acomodações. Há também piscina e 3 banheiros.

As opções variam de acordo com o orçamento e perfil de cada viajante. Já escolheu qual é a mais adequada para a sua viagem?

Vídeos sobre Marataízes para aumentar a sua vontade de viajar

Os vídeos a seguir trazem mais detalhes sobre as atrações e passeios do nosso destino. Tome nota das dicas:

Conhecendo as praias e as Ruínas do Trapiche

Passeie junto com o vlogueiro nesses incríveis registros das principais praias de Marataízes. Veja também as Ruínas do Trapiche, a antiga usina da cidade.

Lagoa do Siri

Mais uma dica de passeio para incluir em seu roteiro: a Lagoa do Siri. Nesse vídeo, você conhecerá suas principais características e verá como curtir o dia nessa popular atração.

Roteiro de um dia em Marataízes

Veja quais atrações não podem faltar em seu roteiro de apenas um dia em Marataízes: as praias mais lindas estão nessa caprichada lista.

Marataízes é um destino perfeito, seja para um bate e volta ou para passar as férias. Aproveite cada segundo!

15 fotos que comprovam as belezas naturais e históricas de Marataízes

Quer ver em mais detalhes toda a beleza de Marataízes? Confira os melhores cliques da cidade, que prometem te arrancar suspiros:

1. Que tal uns mimos enquanto contempla a Pedra Azul?

2. Aliás, você vai se impressionar com o cenário verde desta atração

3. Separe seu chapéu e o filtro solar

4. Para aproveitar todas as atrações que beiram o mar

5. A vida pacata em Marataízes é um convite para relaxar

6. E também para caminhadas inspiradoras

7. Muitas praias mantêm a natureza intacta, mesmo rodeadas pela cidade

8. E até o cenário se mantém selvagem

9. Assistir ao pôr do sol não pode faltar em seu roteiro

10. Nem desfrutar de momentos tranquilos durante a sua visita

11. O que não falta em Marataízes são atrações naturais para curtir

12. E lugares que um dia já fizeram parte da história

13. Como o charmoso Palácio das Águias

14. Marataízes é um destino para você esfriar a cabeça

15. E voltar para casa com as baterias recarregadas!

Agora, é só começar a planejar sua aventura nesse destino incrível! Aproveite a viagem para conhecer também praias do Espírito Santo que valem a visita.