Pontos turísticos de Maringá: 27 lugares para conhecer bem a cidade

Por
Atualizado em 15.03.24

Além de ser um dos principais municípios do interior do Paraná, Maringá abriga uma série de passeios para curtir com família, amigos ou mesmo sozinho(a). Com uma cultura de descentralização, visando acessibilizar o acesso à cultura e ao conhecimento para toda a população, é possível encontrar boas atrações em múltiplos bairros. Confira abaixo uma lista completa dos pontos turísticos de Maringá!

Publicidade

Principais pontos turísticos de Maringá

A Cidade Canção tem dezenas de pontos turísticos que valem a visita, entre parques, praças, igrejas, teatros, museus e outros locais. Veja os principais no mapa abaixo:

Parques e praças de Maringá

Maringá é uma cidade verde e arborizada, com parques e praças perfeitos para relaxar enquanto aproveita uma boa sombra. Veja lugares que precisam entrar em seu roteiro:

1. Parque do Ingá

Fundado em 1971, o Parque do Ingá é o principal da cidade e nasceu com a ideia de oferecer uma opção de lazer e entretenimento para aqueles que não possuíam condições de frequentar clubes da época. São mais de 47 hectares de mata preservada, diversas espécies de plantas e animais comuns da região. Dentre eles, pavões, saguis, capivaras e pássaros como o sabiá-laranjeira, tiê-de-topete, gralha-picaça, pica-pau-de-cabeça-amarela e muitos outros.

Para completar, o parque conta com um ilustre jardim japonês, uma gruta de Nossa Senhora Aparecida e um lago que possibilita passeio de caravelas e pedalinhos. Um ótimo destino para aproveitar de perto a natureza com a família. Aos domingos, todo o entorno é fechado para carros, permitindo caminhadas pela rua, feirinhas ao ar livre etc.

  • Endereço: Av. São Paulo, s/n – Zona 01.
  • Funcionamento: terça a domingo das 8h às 17h.
  • Entrada: gratuita.

2. Parque do Japão

Seguindo a linha de parques, esse é mais um passeio que não pode faltar na sua lista se quiser sentir a real essência da cidade. Criado em 2005, o Parque do Japão foi construído com o objetivo de homenagear os 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Por isso, é bem fiel ao país em questões de paisagismo e arquitetura.

Além do belo jardim imperial japonês, o espaço de 46 mil m² contempla um teatro, sala de eventos, ginásio de esportes e uma típica casa de chá. É possível ainda interagir com as carpas (os peixes presentes nos lagos do local), alimentando-as com rações apropriadas.

Publicidade

  • Endereço: R. Tulipa, 987 – Jardim Industrial.
  • Funcionamento: terça a domingo das 8h às 18h.
  • Entrada: gratuita.

3. Parque Alfredo Nyffeler

Também conhecido como Buracão, o Parque Alfredo Nyffeler tem esse apelido popular porque, antigamente, tinha ainda mais árvores do que hoje e, entre elas, existia um buraco. Nele, havia uma nascente que formava uma cachoeira que desaguava em um lago. O lago ainda faz parte do parque, que foi inaugurado em 1988.

  • Endereço: R. Quito, 2-56 – Vila Morangueira.
  • Funcionamento: diariamente das 6h30 às 20h30.
  • Entrada: gratuita.

4. Bosque das Grevíleas

Outra das principais áreas verdes da cidade é o Bosque das Grevíleas. Com 44,600 m², a área reúne excelente arborização, pistas de caminhada/cooper e bancos à meia-sombra, ótimos para curtir uma tarde em meio à natureza. Uma dica é aproveitar a primavera florida do local!

  • Endereço: Av. Pio XII – Zona 05.
  • Funcionamento: aberto 24h.
  • Entrada: gratuita.

5. Bosque II

Declarado pela Lei Municipal 1556/82 como área de preservação ambiental, o Bosque II ou Parque Florestal dos Pioneiros conta com 59 hectares. Localizado na área central da cidade, é fechado para visitação, mas é possível apreciar o seu entorno. São 3,3 km de pista de caminhada, sendo um excelente local para a prática de exercícios físicos.

  • Endereço: Av. Nóbrega – Zona 04.
  • Funcionamento: fechado para visitação.

6. ParCão

Inaugurado em 2022, o ParCão é o novo espaço de lazer e convivência da cidade. Como o próprio nome indica, a ideia é ser um espaço pet friendly. Ou seja, é ideal para levar animais de estimação para aproveitar os brinquedos e entretenimentos disponíveis. São mais de 11 aparelhos para recreação dos bichinhos, túneis, zig zag e muito mais, em um total de 426,43 m² de área construída.

  • Endereço: Pç. Vereador Malaquias de Abreu – Zona 02.
  • Funcionamento: aberto 24h.
  • Entrada: gratuita.

7. Monumento ao Desbravador / Praça do Peladão

O Monumento ao Desbravador, mais conhecido como “Praça do Peladão”, foi instalado na rotatória que conecta a Av. Brasil com a Av. 19 de Dezembro, na Zona 04 de Maringá. Além disso, serve como símbolo da ligação entre o Maringá Velho e a Nova Maringá. Projetada por Joaquim Henrique Aragão, a escultura tem 7,10 m de altura e 980 kg em fios de aço recobertos de cobre.

  • Endereço: Pç. Sete de Setembro – Zona 04.
  • Funcionamento: aberto 24h.
  • Entrada: gratuita.

8. Praça Napoleão Moreira da Silva / Praça da Pernambucanas

Recentemente revitalizada, a Praça Napoleão Moreira da Silva – famosa “Praça das Pernambucanas” – faz parte da história de Maringá. Com uma área total de 13,5 mil m², foi inicialmente inaugurada em 1940 e, só em 1962, foi urbanizada pelo mesmo arquiteto que projetou a Catedral, José Augusto Bellucci.

  • Endereço: Av. Brasil – Zona 01.
  • Funcionamento: aberta 24h.
  • Entrada: gratuita.

Igrejas e templos

Para os fãs de turismo religioso, Maringá conta com bons exemplares de igrejas, templos e até uma mesquita. Veja mais detalhes sobre as principais construções para conhecer na cidade:

9. Catedral

Sem dúvidas, o grande cartão-postal de Maringá, a Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória não conseguiu esse posto à toa. Famosa por sua arquitetura icônica em formato de cone, foi construída em 1972, sendo hoje o maior monumento religioso da América do Sul e o 10º do mundo todo.

Como se não bastasse, o plano de fundo preferido das fotos da cidade impressiona por sua altura. São 124 metros, o que equivale ao Cristo Redentor e à Torre de Pisa juntos! Além disso, é mais alta que a Estátua da Liberdade e o Big Ben. O local é aberto ao público e conta com missas semanais. Os encontros religiosos reúnem diversas pessoas da sociedade local e também da região. Confira os horários no site oficial.

Publicidade

  • Endereço: Pç. da Catedral, s/n – Zona 02.
  • Funcionamento: diariamente das 6h às 22h.
  • Entrada: gratuita.

10. Capela Santa Cruz

Considerado o primeiro templo religioso em zona urbana, a Capela Santa Cruz foi construída em 1945. A estrutura toda em madeira é preservada até hoje, sendo protegida por leis municipais. Em seu interior, é possível encontrar quadros e imagens sacras importadas da Espanha. Para visitar o local, é preciso agendamento prévio.

  • Endereço: R. Santa Joaquina de Vedruna, 365 – Zona 05.
  • Funcionamento: visitação gratuita com agendamento via telefone – (44) 3225-8628.

11. Capela São Bonifácio

Na zona rural da cidade, mais precisamente na Fazenda São Bonifácio, está localizada a Capela São Bonifácio. Com uma área construída de 70 m², foi inaugurada em 1940. Hoje, é tombada como patrimônio histórico do município de Maringá. A visitação é gratuita, mas necessita de agendamento.

  • Endereço: prolongamento da Av. Pioneiro Antônio Fernandes Maciel – Conjunto Residencial Cidade Alta.
  • Funcionamento: visitação gratuita com agendamento via telefone – (44) 3255-0399 / 3255-2772.

12. Capela Madre Paulina

Famosa pela arquitetura externa em estilo norte-americano e interna em estilo europeu, a Capela Madre Paulina foi inaugurada em 1998. Um lugar aconchegante e com um charme único, preferido dos maringaenses para casamentos. Uma beleza única que vale a visita!

  • Endereço: R. Ponta Grossa, 70 – Zona 08.
  • Funcionamento: mais informações pelo telefone – (44) 3227-4559.

13. Mesquita de Maringá

Inaugurada em 1989, a Mesquita de Maringá é um local de oração especialmente da religião muçulmana. Conta com arquitetura clássica, bem típica de um templo religioso islâmico. A construção destaca-se por seu minarete, uma pequena torre de mesquita com três ou quatro andares onde são anunciadas as horas de oração. Em seu interior, possui um altar. A visitação está disponível mediante agendamento.

  • Endereço: R. Saadeddine Ali Wardani, 26 – Jardim Guaporé.
  • Funcionamento: segunda a sábado das 8h às 19h. Agendamento via telefone – (44) 3024-0020.

14. Templo Budista Jodoshu Nippakuji

O Templo Budista Jodoshu Nippakuji é uma das poucas construções do Paraná que representam, de forma fidedigna, a arquitetura japonesa. Inaugurado em 1983, conta com dois pavimentos que somam 688 m², além de um altar construído em peroba e feito manualmente por meio da tradicional técnica do encaixe, sem uso de pregos ou parafusos. É uma ótima opção de turismo para quem deseja saber mais sobre a imigração na cidade. A visita é gratuita e precisa de agendamento prévio.

  • Endereço: Av. Londrina, 392 – Zona 08.
  • Funcionamento: mais informações e agendamento pelo telefone – (44) 3223-1195.

Teatros e museus

Se você está em busca de pontos turísticos em Maringá para um passeio cultural, há alguns teatros e museus que devem entrar em sua programação. Confira os principais a seguir:

15. Teatro Calil Haddad

Considerado o maior teatro da região norte do Paraná, podendo receber até 759 pessoas, o Calil Haddad foi fundado em 1996. Projetado pelos arquitetos Gilmar Ferdinandi e Maria Cristina Bittencourt, conta com uma estrutura completa para colocá-lo entre os melhores do Brasil. Foi batizado em homenagem ao pioneiro do teatro maringaense, Calil Haddad. Hoje, abriga também a sede da Secretaria de Cultura da cidade.

  • Endereço: Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500 – Zona 05.
  • Funcionamento: informações sobre visitação via telefone – (44) 3218-6100.

16. Museu Dinâmico Interdisciplinar – UEM

Também conhecido como Mudi, o Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM reúne um rico acervo de ciências e biologia. Passeio único para quem adora uma boa dose de conhecimento! Zoologia, paleontologia, física, entomologia e muito mais você encontra por lá. A visitação é gratuita.

  • Endereço: Av. Colombo, 5790 – Zona 07 (UEM – bloco O33).
  • Funcionamento: terça a sexta das 8h30 às 11h e das 14h às 17h; quarta das 10h às 22h; domingo das 14h às 17h.

17. Teatro Barracão

Fundado em 1989, o Teatro Barracão foi o primeiro teatro municipal de Maringá. Com espaço para receber 215 pessoas, possui estrutura completa em madeira de eucalipto. Hoje, é palco de diversos espetáculos gratuitos. Consulte a agenda da Secretaria de Cultura para saber as datas dos próximos eventos.

  • Endereço: Pç. Professora Nadir Cancian, s/n – Zona 07.
  • Funcionamento: informações sobre eventos no Instagram – @secretariadeculturamaringa.

18. Museu da Bacia do Paraná – UEM

Também localizado na UEM, o Museu da Bacia do Paraná funciona dentro da primeira casa construída na cidade, em 1946. Com uma área de 250 m², foi removida de sua localização original e remontada dentro da universidade, sendo então inaugurada como museu em 1984.

O local abriga um acervo de aproximadamente 3,5 mil peças, como fotografias, aparelhos e equipamentos topográficos, documentos, utensílios indígenas e muitos outros itens sobre pesquisas acerca da bacia hidrográfica do Rio Paraná.

  • Endereço: Av. Colombo, 5790 – Zona 07 (UEM – bloco Q02).
  • Funcionamento: mais informações e agendamento de visitas via telefone – (44) 3011-4294.

19. Teatro Reviver

Inaugurado em 1992, o Teatro Reviver – hoje também conhecido como “Reviver Magó” – foi todo construído em madeira para acomodar 203 pessoas. Atualmente, conta com espetáculos semanais de dança, além de eventos culturais gratuitos e abertos ao público. Confira a programação nas redes sociais da Secretaria de Cultura de Maringá.

  • Endereço: Pç. Todos os Santos, s/n – Zona 02.
  • Funcionamento: informações sobre eventos no Instagram – @secretariadeculturamaringa.

20. Museu Unicesumar

Desde 2011, o Museu Unicesumar guarda a história de Maringá e de seus pioneiros por meio de seu acervo. Com a proposta de ser muito dinâmico, une história e tecnologia para contar detalhes da trajetória de desenvolvimento da cidade, dos primórdios aos dias atuais. Para isso, conta também com alguns espaços principais: a Casa do Pioneiro, a Tulha Cafeeira e o Espaço Automóvel.

  • Endereço: Av. Guedner, 1610 – Jardim Aclimação.
  • Funcionamento: segunda a sexta das 8h30 às 12h15 e das 14h às 17h30; sábados das 8h às 14h.
  • Entrada: gratuita, com agendamento apenas para grupos com mais de 15 pessoas. Mais detalhes no site oficial.

21. Memorial Kimura

Criado com o objetivo de manter vivo o legado do imigrante japonês Songoro Kimura, o memorial vai ainda além e mantém fragmentos da história da região imigração local. O propósito é contar, de forma didática, não somente a história da família Kimura, mas também a da ocupação regional, a pré-história do lugar com objetos arqueológicos e muito mais. Com certeza, vale a visita!

  • Endereço: Distrito Industrial 2 – Floriano.
  • Funcionamento: visitação com agendamento via telefone – (44) 3224-1752.

Outros locais para visitar em Maringá

Para fechar a lista de pontos turísticos em Maringá, existem alguns lugares que não podem ficar de fora do roteiro de quem pretende conhecer bem a cidade. Descubra mais detalhes abaixo:

22. UEM

Ao contrário do que você pode pensar, a UEM (Universidade Estadual de Maringá) não é um destino interessante apenas para estudantes. Com sede na Cidade Canção, a instituição também possui campi nos municípios de Cianorte, Goioerê, Umuarama, Diamante do Norte, entre outros.

Reconhecida como uma das melhores universidades da América Latina e do mundo, conta com um campus sede fundado em 1969 que cresce e evolui a cada década, sempre amparado no tripé ensino, pesquisa e extensão. Localizada em frente à Vila Olímpica, é aberta para visitação e apreciação de seu espaço e natureza.

  • Endereço: Av. Colombo, 5790 – Zona 07.

23. Mercadão de Maringá

Entre os principais destinos turísticos da cidade, não dá para deixar de citar o Mercadão de Maringá. Famoso por seu requinte e gastronomia, reúne diversos restaurantes, adegas e bares. O prédio mantém viva uma parte da história local, afinal, trata-se do primeiro armazém cerealista de Maringá, construído em 1958. Hoje é destino certo para compra e lazer dos maringaenses e visitantes, obrigatório para quem valoriza experiências únicas.

  • Endereço: Av. Prudente de Morais, 601 – Zona 07.
  • Funcionamento: diariamente das 8h à 0h.

24. Estádio Willie Davids / Vila Olímpica

Palco de grandes clássicos do futebol paranaense, o Willie Davids é o estádio-casa do Maringá Futebol Clube. Aberto para entrada apenas em dia de jogo, conta com capacidade para mais de 16 mil torcedores. Sua localização é bem no coração da Vila Olímpica, um complexo com quadras de basquete, vôlei de areia, piscina olímpica, rampas de skate e muito mais. Vale a visita se você é um grande amante de esportes!

  • Endereço: Av. Prudente de Morais, 493 – Zona 07.
  • Funcionamento do estádio: consultar dias de jogos.
  • Visitação na Vila Olímpica: aberta 24h.

25. Eurogarden

O primeiro bairro com certificação WELL (de construção sustentável) da América Latina, o Eurogarden foi projetado para se tornar o melhor lugar de Maringá para viver. Com um belíssimo jardim de flores de inúmeras espécies, árvores frutíferas, ciclovias e um enorme campo de girassóis, é uma visita que você precisa incluir no roteiro. Consulte a época de florada para ter uma experiência completa.

  • Endereço: R. Valdir Nogaroli – Zona 08.
  • Funcionamento: diariamente das 7h30 às 19h.

26. Eden Spa

Se, em vez de passar vários dias turistando, você quiser aproveitar um tempo só para descansar, o Eden Spa é o lugar. Escolha entre hospedagens e day use para aproveitar um espaço repleto de ambientes e atividades relaxantes em meio à natureza. Além de, claro, paisagens de tirar o fôlego.

  • Endereço: Rodovia PR-317, Km 114.
  • Funcionamento: mais informações no Instagram – @eden.spa.maringa.

27. Solar das Águas Quentes

Também seguindo a linha de descanso, mas com uma pitada de agitação, o balneário Solar das Águas Quentes é uma excelente escolha. Com escorregadores e piscinas naturais, torna-se um ótimo passatempo em família. É considerado um dos melhores clubes de águas termais da região, unindo tranquilidade e qualidade.

  • Endereço: Rodovia PR-317, Km 13.
  • Funcionamento: terça a sexta das 14h às 21h; sábado e domingo das 9h às 21h.

Chegou até aqui e já está de malas prontas para conhecer os pontos turísticos da cidade? Calma, que ainda tem muito mais sobre para você descobrir! Confira também uma lista completa de bares em Maringá para aproveitar a vida noturna no norte do Paraná.