15 melhores praias no Rio Grande do Norte para conhecer o litoral potiguar

Escrito por Sheila Almendros

O 16º estado mais populoso do Brasil também é o destino ideal para quem ama curtir uma praia, seja badalada ou deserta. Conheça algumas opções incríveis para você curtir um sol, mergulhar com golfinhos ou praticar esportes aquáticos.

Continua após o anúncio

1. Praia do Amor, Pipa

iStock

iStock

A praia favorita tanto dos moradores como dos turistas recebeu este nome porque sua orla tem o formato de coração.

2. Praia da Barra do Cunhaú

A areia branca e fortes ventos são as principais referências desta praia, que recebe muitos praticantes de kitesurfe. A sua orla é bem extensa, e alguns trechos são mais desertos.

3. Praia do Sagi, Baía Formosa

A vila de pescadores da região agita o movimento da praia, e suas inúmeras dunas chamam os turistas para um passeio de bugue. O Rio Guaju passa por aqui, dividindo o estado da Paraíba.

4. Praia da Cotia, Baía Formosa

A pequena Praia da Cotia é deserta e possui só 5km de extensão de areia, perfeita para quem busca tranquilidade.

5. Praia Baía Formosa

Praia preferida dos surfistas, o cenário da Baía Formosa é composto por diversos barquinhos de pescadores, dunas branquinhas e suas avermelhadas falésias.

6. Praia Tourinhos, São Miguel do Gostoso

A semideserta Tourinhos é maravilhosa principalmente no pôr do sol, e as formações rochosas e vegetação da praia completam o perfeito cenário para este espetáculo.

7. Praia Maracajaú, Maracajaú

As formações de corais próximos à costa da praia chamam a atenção dos turistas, e nadar entre os parrachos e os peixes tornou-se um das atividades mais procuradas da região.

8. Praia Ponta do Santo Cristo, São Miguel do Gostoso

Quem gosta de praticar kitesurfe e windsurfe vai amar conhecer Santo Cristo, pois o vento colabora. É apontada como uma das melhores praias da cidade, pois a temperatura da água é perfeita para um mergulho.

9. Praia Ponta Negra, Natal

iStock

iStock

A mais famosa praia de Natal é frequentada dia e noite por quem gosta de tomar um banho de sol, se refrescar no mar, fazer caminhada pela orla e também aproveitar os inúmeros bares da região.

Continua após o anúncio

10. Praia Barra de Tabatinga, Natal

Local perfeito para avistar golfinhos. As ondas fortes também atraem muitos surfistas. A barreira de corais ao longo da orla da praia é incrível!

11. Praia de Cacimbinhas, Tibau do Sul

A vista já é maravilhosa na chegada, do alto das falésias. A praia não é muito frequentada, ótima para quem busca sossego e tirar um dia de descanso. Mais um local próprio também para a prática de kitesurfe.

12. Praia do Madeiro, Tibau do Sul

iStock

iStock

Outro ponto estratégico para praticar mergulho em meio aos golfinhos. O cenário de falésias avermelhadas contrasta com a imensidão do mar azul, e mesmo com a área estreita de areia, é possível curtir um solzinho em umas das espreguiçadeiras disponíveis na praia.

13. Praia Sibaúma, Pipa

Do lado direito da praia é possível encontrar uma vila de pescadores que movimentam Sibaúma, principalmente na alta temporada. Não é para menos: o mar é uma piscina natural com água cristalina e morna, perfeita para banho.

14. Praia do Curral, Pipa

Outra alternativa para nadar com os golfinhos é na Praia do Curral, em Pipa. É um local com o acesso mais limitado, sendo possível chegar até lá depois de 30 minutos de caminhada com a maré baixa. Mas vale a aventura: a praia é tranquila, com poucos visitantes.

15. Genipabu, Natal

iStock

iStock

Aqui você escolhe dar uma volta de bugue com ou sem emoção – vai depender do seu espírito aventureiro. Um dos passeios mais procurados de Natal.