Montevidéu: tudo o que você precisa saber sobre a capital do Uruguai

Escrito por Nicole Dias

Uma cidade em que o velho e o novo se combinam, assim como o rio encontra o mar. Montevidéu, capital do Uruguai, é um destino que agrada a todos. Acessível para os brasileiros, tanto pela proximidade quanto pelo idioma semelhante, trata-se de um local que reúne turistas em todas as temporadas, o ano inteiro.

Quer conferir as melhores dicas para uma viagem tranquila, saber quais são as principais atrações, os locais para fazer compras e as praias que devem ser visitadas? Então continue lendo esse post e prepare-se para se encantar pelo charme uruguaio.

Onde fica Montevidéu?

A capital do Uruguai está localizada na zona sul do país, ao lado do Rio de la Plata (Rio da Prata). Muitos turistas vão até esse destino através de companhias aéreas, mas quem vive no Rio Grande do Sul e arredores pode fazer a viagem de ônibus ou carro com facilidade.

Clima de Montevidéu

Pixabay

  1. De março a junho: É o outono da capital do Uruguai. Nessa época costuma soprar um ventinho gelado do Ártico. Por via das dúvidas, leve casacos e calças na mala.
  2. De julho a setembro: Quem não curte o frio deve evitar visitar Montevidéu nesse período. Os dias são gelados e há a possibilidade de nevar em alguns locais.
  3. De outubro a dezembro: A primavera costuma contar com temperaturas amenas — mais para quente do que frio. Venta bastante.
  4. De janeiro a março: Trata-se do auge do verão uruguaio, mas as temperaturas normalmente atingem máximas de 30 °C. Também é uma estação marcada por chuvas.

O que fazer em Montevidéu

Quem gosta de estar em contato com a natureza vai amar Montevidéu. E os apaixonados por passeios mais culturais também. Na verdade, são diversos tipos de atrativos para os turistas. Confira algumas sugestões!

1. Fazer a visita guiada no Teatro Solís

Em plena Ciudad Vieja, praticamente coladinho com a Plaza Independencia, fica o imponente — e lindo — Teatro Solís. Principal casa de espetáculos de Montevidéu, o local já foi o prédio mais alto da capital. A visita guiada ocorre diariamente (menos segunda-feira) e é paga, mas vale cada peso investido.

2. Ter uma vista privilegiada no Mirador de la Intendencia

Nicole Dias

Que tal ter uma vista incrível de Montevidéu? Dirija-se até o Mirador De La Intendencia, que fica na Soriano. No 22º andar, a mais de 80 metros de altura, é possível ver o topo dos prédios e admirar a arquitetura local. Aberto todos os dias, das 10h às 16h.

3. Explorar a Ciudad Vieja

Pixabay

Praças, monumentos e prédios históricos; quem gosta desse tipo de atração não deve deixar de ir até à parte mais antiga de Montevidéu, a Cidade Velha. O mercado Del Puerto, a Plaza Constitución, a Catedral Metropolitana de Montevidéu e a Puerta de la Ciudadela estão nessa região — e todas as atrações são próximas umas das outras. Reserve um dia da sua viagem e faça esse passeio a pé!

4. Visitar os diferentes museus

Esqueça as exposições interativas ou repletas de tecnologia. Os museus de Montevidéu são um verdadeiro retorno ao passado. Entre as várias opções, os mais populares são o Museu Andes 1972, Museo Historia Del Arte MuHAr, Museu Municipal de Belas Artes “Juan Manuel Blanes”, Museu Nacional de Artes Visuais e o Museo del Fútbol.

5. Comer no Mercado del Puerto ou arredores

Há quem diga que o Mercado del Puerto é imperdível. Outros, acham que é um “caça turista”. Do jeito que for, é inegável que o clima por lá é incrível. Cheiro de comida boa pelo ar, música, gente conversando e bebendo vinho… Se você não for almoçar lá, vá simplesmente pela visita. Vale muito a pena.

6. Passear pelas ramblas

Sabe os calçadões do Rio de Janeiro? As ramblas são a versão uruguaia! Trata-se de um ótimo lugar para fazer uma caminhada, contemplando o rio de um lado e a cidade de outro. A dica é sentar em algum cantinho e ver o dia se despedindo, tomando um mate ou uma boa cerveja.

7. Curtir o pôr do sol em uma das praias

Nicole Dias

Além da vista para lá de marcante, o pôr do sol no Rio de la Plata é daqueles de ficar na memória. Vale aguardar a chegada do final do dia para conferir o espetáculo que rola no céu. A melhor parte? O ingresso é gratuito.

8. Tirar uma foto no letreiro da cidade

Nicole Dias

Assim como quem viaja a Paris precisa de uma foto na frente da Torre Eiffel, quem vai a Montevidéu precisa um registro no letreiro da cidade. Ele fica no bairro de Pocitos, na Rambla República del Peru. Geralmente há filas de turistas esperando para registrar o momento. Tenha paciência!

9. Relaxar em um dos vários parques

Mais uma daquelas atrações que não custam nada e fazem bem para a alma: um bom passeio no parque. Não faltam opções de espaços verdes por Montevidéu, e é nesses locais que moradores e turistas descansam, passeiam com seus cães ou praticam esportes. Não deixe de conhecer o Parque Rodo, Plaza del Entrevero, Parque Batlle, Parque del Prado e o Parque Rivera.

10. Comer alfajor e tomar vinho

Os produtos uruguaios são uma gostosura, e a dica é procurar por casas especializadas ou se aventurar entre as gôndolas dos supermercados. Compre vinho, doce de leite, chocolates, alfajores e, se quiser experimentar, a erva para mate. Você não vai se arrepender.

6 praias em Montevidéu que merecem ser visitadas

As praias de Montevidéu são diferentes das brasileiras. A água é um encontro do Rio de la Plata com o Oceano Atlântico — uma mistura interessante do doce com o salgado. Preparado para o mergulho?

1. Praia Buceo

Mais frequentada por pescadores e praticantes de esportes marítimos, essa praia é conhecida devido ao Puerto de Buceo. É um bom espaço para relaxamento e contemplação, seja por conta do belíssimo mar, seja pelos inúmeros barcos, veleiros e lanchas que por lá se encontram. O cenário te surpreenderá.

2. Praia Carrasco

Essa praia fica mais afastada das demais, mas merece muito uma visita. Ela fica junto do bairro de Carrasco, o mais sofisticado de Montevidéu. Além do mar, o espetáculo fica por conta do cassino, das casas luxuosas e das inúmeras opções de gastronomia que estão pela região.

3. Praia de Pocitos

Para quem procura por mais agito e movimento, essa é a opção ideal. A Praia de Pocitos é a mais popular e tem boas opções de quiosques e barzinhos. É ali perto que está o famoso letreiro de Montevidéu. Sugestão: faça uma caminhada por ali ao final do dia. É um encanto!

4. Praia do Cerro

Ótima para quem ama praticar esportes e rodeada por vegetação, essa praia tem aroma de mar e de eucalipto. Fica na zona oeste da capital do Uruguai. Cerro é a palavra uruguaia para “morro”, e esse nome não é por acaso. Há realmente um morro nessa área da cidade, de onde se pode ter uma vista fantástica.

5. Praia Malvin

Sabe aquelas fotos maravilhosas da costa de Montevidéu? Nessa praia é possível ver essa vista com seus próprios olhos — e câmeras! Além do visual, Malvín é uma boa opção para windsurf e jet-ski. É uma praia com um gostoso clima urbano.

6. Praia Ramírez

Bem perto da Avenida 18 de Julio, a Praia Ramírez tem águas tranquilas do Rio da Prata e uma paisagem encantadora, que mistura o verde dos parques com o visual de restaurantes e do Palácio Mercosul. O pôr do sol visto da rambla é sensacional.

10 lugares para fazer compras em Montevidéu

  1. Feira Tristan Narvaja: Essa feira ocorre todo domingo, no bairro Cordón, na rua Tristán Narvaja. São diversos quarteirões com barraquinhas de tudo o que você pode imaginar, de frutas e verduras até antiguidades e quinquilharias diversas. A dica é ir com calma para conferir tudo.
  2. Feira Villa Biarritz: Essa feira acontece pertinho do Punta Carretas Shopping, das 9h às 15h dos sábados. É possível conferir a apresentação de artistas de rua, sentar pela grama e tomar um mate, ver os uruguaios em seu “habitat natural” e, claro, fazer compras. Destaque para as peças de lã!
  3. Mercado Agrícola de Montevidéu (MAM): Quem foi que disse que fazer compras não pode ser um passeio cultural? O Mercado Agrícola encanta por causa dos seus diferentes aromas, os produtos frescos e a arquitetura bela — e renovada. Não deixe de conferir os temperos e itens gourmet.
  4. Mercado del Puerto: Como um bom ponto turístico, o Mercado del Puerto costuma ser muito movimentado. No entanto, é possível achar lojas com lembrancinhas legais. Lembre-se que ir para o Uruguai e não comprar um alfajor sequer é uma falha grave!
  5. Mercado dos Artesãos: Se você é do tipo que ama um trabalho artesanal, não pode deixar de conferir esse espaço na Plaza Cagancha, na 18 de Julio. Embora os preços não sejam os menores, as peças são muito bonitas. Há telas, cerâmica, peças em madeira e muito mais.
  6. Montevideo Shopping: Bem localizado e não muito grande, esse shopping conta com várias opções de entretenimento, como cinemas, jogos infantis e pista de boliche. Os preços são bastante semelhantes aos brasileiros, mas vale a visita.
  7. Nuevo Centro Shopping: De arquitetura moderna, esse shopping é pequeno se comparado aos do Brasil, mas possui seus pontos altos. Além de estacionamento gratuito, há um grande supermercado com preços acessíveis. Aproveite para comprar um bom vinho uruguaio e doce de leite!
  8. Portones Shopping: Se você estiver na região central de Montevidéu, esse centro de compras pode ficar um tanto quanto afastado. No entanto, é um dos maiores para se visitar. São mais de 100 lojas! Dica: acesse o site do shopping para conferir as promoções e descontos que estão rolando.
  9. Shopping Punta Carretas: Entre os mais visitados da capital do Uruguai, esse shopping tem um grande supermercado e uma boa variedade de lojas, além de farmácia e banco. Na praça de alimentação é possível almoçar ou jantar por um preço justo.
  10. Shopping y Terminal Tres Cruces: Se você não gosta de espaços tumultuados, evite esse ponto aqui, que é centro de compras e, também, um importante terminal de ônibus de Montevidéu. São três andares: um deles o terminal e o outro o shopping propriamente dito.

6 dicas para você aproveitar ao máximo a sua viagem à Montevidéu

  1. Para entrar no país não é preciso ter visto para viagens turísticas menores que 90 dias. Basta apresentar um passaporte ou carteira de identidade (emitida a menos de 10 anos). A carteira de motorista não é válida.
  2. Você não precisa ir com o dinheiro trocado. Fazer o câmbio em Montevidéu mesmo pode acabar sendo mais vantajoso, sem falar que vários lugares aceitam reais.
  3. Faça um city tour para dar uma volta geral na cidade. Depois você pode retornar para conhecer os pontos que forem do seu interesse.
  4. Evite andar sozinho pela Ciudad Vieja a noite. O movimento nas ruas costuma ser menor e pode ser perigoso.
  5. Como Montevidéu é relativamente pequena, é fácil ir de um lado para o outro. Os ônibus urbanos são baratos e eficientes, e as passagens podem ser compradas diretamente com os motoristas. Há diversos táxis pelas ruas também.
  6. Não deixe de comer as especialidades do local, como o churrasco uruguaio ou as gostosuras com “dulce de leche”.

Pretende conhecer Montevidéu em breve? Não deixe de passar por outros destinos que ficam pertinho, como Punta del Leste e Colonia del Sacramento.

PARA VOCÊ