13 melhores pontos turísticos para visitar em Colonia del Sacramento

Escrito por Vanessa Herrmann

Colonia del Sacramento é a cidade mais antiga do Uruguai e foi fundada por tropas portuguesas em 1680. Porém, esse era um momento de grande conflito entre Portugal e Espanha em uma busca de estender seus territórios. Por isso, logo que os espanhóis souberam da chegada dos portugueses ao novo local, começaram a tentar tomar posse dali. Isso fez com que a cidade presenciasse uma grande quantidade de batalhas.

Após o período colonial, o Brasil se tornou independente de Portugal em 1822, sendo que a Cisplatina (Uruguai) se tornou território brasileiro. Os habitantes locais não tinham nenhuma identidade com os costumes e a língua portuguesa que se tornou a oficial do Brasil, iniciando um processo de separação do território brasileiro. As disputas tiveram fim em 1825 quando a Cisplatina se separou do Brasil tornando-se o Uruguai.

Atualmente a cidade é Patrimônio da Humanidade e ainda mantém diversos resquícios desse período de conflitos. Devido ao seu charme, é uma ótima opção de parada entre Buenos Aires e Montevidéu.

1. Farol de Colonia del Sacramento

iStock

iStock

O farol de Colonia del Sacramento fica localizado na Plaza Mayor e foi construído em 1694 sobre as ruínas do convento de São Francisco, mas alguns anos depois foi destruído devido a um incêndio. Depois disso foi inaugurado em 1857 e ainda conta com alguns pedaços da construção original. A melhor vista da cidade é a de lá, já que é o local mais elevado, é possível ver tanto o centro histórico, quanto o Rio da Prata.

2. Plaza del Toros

Com um estilo espanhol, a Plaza del Toros Real de San Carlos foi inaugurada em 1910, mas só ficou ativa até 1912, pois nessa data foi criado um decreto do governo para colocar fim nas touradas. Por isso, apenas 8 eventos foram realizados no local.

Devido ao risco de desabamento, a entrada não é permitida, assim só é possível ter uma vista de fora. Para mais informações e fotos é preciso visitar o Museu Municipal.

3. Puerta de la Ciudadela

iStock

iStock

Também conhecida como Puerta del Campo, esse era um dos principais locais de acesso à cidade na época em que os portugueses estavam pela cidade. Devido a sua beleza, é um dos principais pontos turísticos da cidade.

4. Bairro histórico

iStock

iStock

Essa provavelmente é a maior atração da cidade, isso acontece pela beleza da combinação de traços espanhóis e portugueses presentes na arquitetura. Passeando pelo bairro, que é tido como patrimônio cultural pela UNESCO, é possível ter a sensação de ter voltado no tempo, mais precisamente para os séculos XVII e XVIII.

Se a cidade é só um ponto de parada entre Montevidéu e Buenos Aires, saiba que o passeio é recomendado tanto durante o dia, quanto durante a noite, mas claro, cada momento tem suas belezas particulares.

5. Rambla

A rambla de Colonia del Sacramento é uma ótima opção para aproveitar a vista do Rio de la Plata. Mas como ela é dividida em duas partes, um lado está perto do bairro histórico, enquanto o outro é perto do estádio de futebol. Ali é possível encontrar locais tomando mate e turistas aproveitando o pôr do sol.

6. Basilica del Santisimo Sacramento

iStock

iStock

Essa igreja foi construída no mesmo ano em que a cidade foi fundada, 1680. É considerada a mais antiga do Uruguai, mesmo sendo destruída e reconstruída diversas vezes ao longo do tempo. Está localizada no centro histórico da cidade e é patrimônio mundial pela UNESCO.

A estrutura da basílica foi danificada diversas vezes devido à disputa pelo poder na região entre portugueses e espanhóis. Ainda assim, a arquitetura mantém os traços simples e apresenta referências aos dois países que disputavam a região. E mesmo não tendo uma aparência de tirar o fôlego, conquista seus visitantes pelas histórias que possui.

7. Avenida General Flores

iStock

iStock

Essa é a principal rua de Colonia del Sacramento e fica localizada no coração da cidade. Por ali você encontra diversas opções de restaurantes, comércios e bares, por isso, você pode aproveitar para fazer compras de souvenir ou aproveitar a vista enquanto faz uma refeição ou toma algum drink. Andando por essa avenida também é possível atravessar o lado histórico e o novo da cidade.

8. Museu Português

iStock

iStock

Esse museu fica localizado próximo da Plaza Mayor e é uma construção típica portuguesa do século XVIII, mas também tem alguns detalhes espanhóis que foram inseridos posteriormente. Ali é possível encontrar armas, escudos, uniformes e outros elementos da história bélica e política da cidade.

9. Calle de los Suspiros

iStock

iStock

Uma das ruas mais antigas de Colonia del Sacramento é reservada apenas para os pedestres, já que é bem estreita. Por isso, o passeio pode ser feito com bastante calma por esse trecho pavimentado com pedras que mescla a casas portuguesas e espanhola.

Além disso, algumas lendas giram em torno do local e existem duas bem conhecidas: a primeira diz que os condenados à morte passavam por ali enquanto iam para seu trágico destino de serem fuzilados à beira do rio; já na segunda, enquanto uma moça esperava pelo seu amado, uma adaga foi cravada em seu peito por um homem mascarado, assim, dando um longo último suspiro.

10. Plaza Mayor

Quer fazer uma pausa para uma refeição ou uma bebida durante seu passeio? A Plaza Mayor pode ser o local ideal, já que por ali há uma grande concentração restaurantes e cafés. Além disso, ali pertinho você encontra diversas atrações turísticas da cidade, como o Farol, por exemplo.

11. Centro Cultural Bastión del Carmen

iStock

iStock

O Bastión del Carmen foi construído em 1880 para servir como refúgio da defesa durante as batalhas. Depois que elas acabaram, o local teve outras funções: foi fábrica de sabão, lavagem de lã, armazém de grãos, entre outros.

Se transformou em um Centro Cultural só depois que foi adquirido pelo Ministério da Educação e Cultura. Agora é aberto aos visitantes que podem apreciar as instalações e exposições sem pagar nada. Além disso, por lá você também pode conferir uma maquete do centro histórico de Colonia del Sacramento.

12. Bastión de San Miguel

iStock

iStock

O Bastión de San Miguel se encontra na parte antiga da cidade, ao lado da Puerta de la Ciudadela. Ele fazia parte de uma muralha que foi construída em 1745 e que tinha como função defender a cidade. Ali ainda é possível encontrar uma grande parte dessa fortificação como a muralha e canhões.

13. Puerto de Yates

iStock

iStock

Para quem gosta de sentar e aproveitar a vista, o Puerto de Yates pode ser uma boa dica de local para incluir no roteiro. De lá é possível apreciar a baía de Colonia del Sacramento, ali o rio Prata fica repleta de iates e veleiros.

PARA VOCÊ