7 lugares para visitar no Morro da Borússia, um dos mais belos pontos de Osório

O Morro da Borússia é uma elevação que fica em Osório e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade. É considerado uma zona de proteção ambiental e também uma importante área de Mata Atlântica. Do alto do morro é possível ter uma visão privilegiada da cidade. Confira a seguir as principais atrações que você irá encontrar na região.

Publicidade

Onde fica o Morro da Borússia

O Morro da Borússia fica localizado no km 98 da BR 101, na cidade de Osório, litoral norte do estado do Rio Grande do Sul. O acesso para o Morro é feito a partir da rodovia ao lado de um posto de gasolina na lateral de um dos viadutos da entrada de Osório.

Como chegar

Para chegar à cidade de Osório você pode partir de carro do Aeroporto Internacional Porto Alegre Salgado Filho e percorrer 98 km até o destino. Se preferir, você pode optar por fazer o trajeto de ônibus, indo até a rodoviária da cidade. Existem diversas opções de horários e a viagem dura em média 1 hora e meia.
Uma vez em Osório, você pode chegar até o topo do Morro de duas formas. Pode caminhar pela trilha ao lado da mata ou percorrer de carro por uma estrada pavimentada que levará você direto ao Mirante do Morro da Borússia.

Informações importantes sobre o Morro da Borússia

Para quem vai visitar um novo destino é sempre bom ter o máximo de dicas e informações, não é mesmo? Confira a seguir algumas dicas importantes para quem vai visitar o Morro da Borússia.

  • A entrada é franca: não há cobrança de entrada para quem quer visitar o Mirante do Morro da Borússia. O local é aberto para todos os visitantes e pode ser frequentado a qualquer hora do dia ou da noite. No entanto, é mais aconselhável conhecer o mirante durante o dia, por questões de segurança.
  • Não descuide da sua segurança: caso seja importante para você visitar o Mirante do Morro da Borússia à noite, procure não fazer esta atividade sozinho. Se você estiver viajando com um grupo de amigos aproveite para pedir que eles acompanhem você até o topo do morro.
  • A altura do morro : os 400 metros de altura do Morro da Borússia proporcionam uma visão fantástica da cidade de Osório. A estrada que leva ao topo do morro possui 4 km de extensão e em dias de sol é possível até mesmo avistar a praia de Tramandaí.
  • Festa da Cavalaria: acontece anualmente no Parque Histórico Marechal Osório e é um evento bastante conhecido em todo o Brasil. A festa comemora o Dia da Arma de Cavalaria e ocorre no mês de maio em homenagem ao aniversário de Marechal Osório que nasceu em 10 de maio de 1988.
  • Área de preservação ambiental: o Morro da Borússia fica em uma unidade de conservação ambiental com aproximadamente 6.900 hectares com altitude que varia de 50 a 400 metros. É o destino perfeito para os amantes da natureza e do turismo sustentável.
  • Conheça as praias da região: as praias de Imbé, Tramandaí e Atlântida são as mais conhecidas da região. Elas ficam a aproximadamente 40 km do Morro da Borussia. As paisagens são encantadoras, perfeitas para um passeio em família. Além disso você pode aproveitar para provar a culinária local nos Kiosques e restaurantes locais.

Não esqueça também de pesquisar como estará o clima no momento da sua viagem. Viajar é tudo de bom, mas fazer um bom planejamento é essencial para aproveitar de verdade cada momento.

O que fazer no Morro da Borússia

Você vai encontrar diversas opções de lazer no Morro da Borússia. Confira a seguir algumas das atividades que se destacam mais e procure aproveitar ao máximo a sua viagem!

1. Mirante do Morro da Borússia

Você certamente não pode visitar Osório e deixar de tirar uma foto no Mirante do Morro da Borússia. A plataforma de 50m² possibilita que o visitante tenha uma visão de 360° de várias cidades da região litoral norte do estado, do Parque Eólico e das lagoas. O acesso até o topo do morro é bem simples e a paisagem vale qualquer caminhada.

Publicidade

2. Parque Histórico Marechal Osório

O parque está localizado na RS-030 e é uma ótima opção de passeio para quem gosta de conhecer mais sobre a história do Brasil. É lá que fica a casa onde nasceu Marechal Osório e onde acontece anualmente a Festa da Cavalaria. No parque também há o Museu de Armas com diversos itens bélicos em exposição e uma grande área verde para relaxar.

3. Praia de Atlântida

Perfeita para um passeio principalmente naquele dia de sol, a Praia de Atlântida é uma das que compõem a orla marítima de Osório. É uma praia bem limpa e não costuma ficar lotada, exceto em épocas de alta temporada. Sem dúvidas, é uma ótima opção de passeio em família. Além disso também é uma ótima alternativa para quem quer fazer sair a noite.

4. Lagoa do Marcelino

O Complexo da Lagoa do Marcelino é um centro de lazer da cidade de Osório que conta com uma grande infraestrutura. Entre as atrações o visitante irá encontrar opções como skate parque, praça, chimarródromo, WI-FI gratuito e um prédio institucional e acadêmico. É um ótimo lugar para passear e desfrutar de uma linda paisagem natural especialmente para famílias com crianças.

5. Cascata da Borússia

Esse é um passeio para quem quer tomar um banho de cachoeira e relaxar. A Cascata da Borússia fica em uma propriedade particular e é cobrada uma taxa de 15 reais para quem quiser conhecer. O local é bastante acolhedor, possui um restaurante familiar, churrasqueira, lugar para esticar redes e descansar da correria do dia a dia.

6. Parque Eólico de Osório

O Parque Eólico de Osório é o maior parque fornecedor de energia eólica da América Latina com 75 torres de 98 metros de altura. O local fica bem próximo do Mirante e é uma ótima opção para fazer aquela foto diferente. Quem quiser conhecer um pouco sobre o funcionamento do Parque tem a opção de fazer uma visita guiada que dura meia hora. Você pode agendar o seu horário clicando aqui.

7. Lagoa do Peixoto

Na Lagoa do Peixoto você irá encontrar águas tranquilas e perfeitas para banho. É uma opção, por exemplo, para quem não quer visitar as praias. O local conta com serviço de guarda-vidas e restaurantes nas proximidades. A paisagem é simplesmente impressionante, os banhistas conseguem ter uma visão bem próxima das torres do Parque Eólico.

Diversão é o que não vai faltar na sua visita ao Morro da Borússia, principalmente se você for um apreciador da natureza. Não esqueça de anotar na sua agenda quais são os principais pontos que você deseja conhecer na região e depois é só aproveitar bastante!

Onde se hospedar

Conforto é algo que não pode faltar em uma viagem de férias. Então confira a seguir algumas das melhores opções de hospedagem para quem está indo para a cidade de Osório.

  • Pousada Hostel Ananda – $: os quartos são simples e aconchegantes, foram bem avaliados principalmente por casais. Fica a apenas 2 km do Morro da Borússia. É uma ótima opção para quem busca conforto sem gastar muito.
  • Pousada Sítio da Esperança – $$: resort casual nas montanhas com cabanas que tem capacidade para até 4 pessoas. O local possui ótimo custo benefício e o hóspede terá contato com a natureza basicamente o tempo todo.
  • Pousada Vale das Hortências – $$: As acomodações são simples e confortáveis com algumas opções de lazer com pracinhas e passeios a cavalo. Ótimo lugar para se hospedar principalmente para quem tem crianças.

O Morro da Borússia é um lugar calmo e tranquilo, perfeito para quem quer se reconectar com a natureza. É, sem dúvidas, um cantinho maravilhoso para descansar e passar um tempo com a família.

Publicidade

Onde comer no Morro da Borússia

Uma das melhores coisas a fazer quando viajamos é provar a comida local. Confira a seguir algumas opções de restaurantes para que você saiba por onde começar ao chegar nesse destino encantador.

  • Restaurante E Lancheria Doce Lago – $: Localizado a 100 metros do Morro da Borússia, o preço médio de consumo por pessoa é de R$56. O local serve comida simples e possui ambiente familiar.
  • Churrascaria Estância Da Serra – $: O local serve rodízio de carnes assadas na brasa, buffet de saladas, massas e sobremesas. O preço é bem acessível, aproximadamente R$30 por pessoa
  • À Lenha Hamburgueria – $$$: oferece diversos tipos de hambúrgueres e lanches, com o atendimento padrão à Lenha. Localizado a 700 metros do Morro da Borússia, o local é referência e tem os melhores hambúrgueres da região.

Você também poderá encontrar outros locais para desfrutar da comida local. A culinária gaúcha é uma das mais populares do Brasil, então aproveite bastante a sua estadia lá para provar de tudo um pouco.

15 fotos encantadoras do Morro da Borússia para você já ir conhecendo cada paisagem incrível

Esse destino turístico é realmente uma maravilha da natureza. Veja a seguir um pouco do que você irá encontrar na sua viagem e vá se apaixonando com antecedência pela beleza desse lugar.

1. A vista do Mirante é incrível em qualquer horário

2. A beleza dos lagos encanta a todos

3. Você vai se surpreender com a natureza do Morro da Borússia

4. Até o pôr do sol consegue ser ainda mais lindo nesse lugar

5. Aproveite alguns momentos para tomar o famosso chimarrão

6. E também para curtir um banho de cachoeira

7. Você vai apreciar as paisagens mais magníficas

8. A vista da cidade pode ser algo realmente incrível

9. Aproveite os dias para se conectar com você mesmo

10. E para conhecer os principais pontos da cidade

11. Não esqueça de registrar cada momento do seu passeio

12. E também de apreciar cada pedacinho da cidade

13. Algumas paisagens nunca irão sair da sua memória

14. Aproveite cada minuto em contato com a natureza

15. Este é mesmo um destino maravilhoso para explorar

O que achou de cada uma destas fotos? Quando for viajar, não esqueça de guardar cada momento da sua aventura, seja na sua memória ou em fotos incríveis como estas.

Publicidade

Um pouquinho do Morro da Borússia para te encantar ainda mais

Confira a seguir alguns vídeos de pessoas que já visitaram e simplesmente amaram esse destino turístico.

Subindo até o Mirante do Morro da Borússia

Este vídeo vai te mostrar todo o caminho até o ponto mais alto do morro da Borússia, finalizando o trajeto no Mirante. Você vai ter uma vista privilegiada da cidade de Osório, dos lagos, dos campos da região e do Parque Eólico de Osório.

Visitando a Cascata da Borússia

Acompanhe neste vídeo um passeio pela Cascata da Borússia. Você vai se apaixonar pelas belas paisagens e pela tranquilidade do local. Este é certamente um dos lugares que você não pode deixar de conhecer em Osório.

Uma parada no Parque Eólico de Osório

Quer ter uma visão mais dinâmica do Parque Eólico de Osório? Nesse vídeo você vai ver um pouco da grandiosidade do parque e das suas torres enormes que produzem energia limpa.

É o destino perfeito para a sua próxima viagem, não é mesmo? Aproveite para conhecer também a cidade histórica de Tramandaí que fica bem ao lado de Osório.