10 pontos turísticos de Tramandaí, cidade histórica do litoral gaúcho

Por                                
Em 03.08.21

A cidade de Tramandaí reúne belezas naturais admiráveis e é um excelente destino para passar as férias no Rio Grande do Sul. Gostaria de pegar um bronzeado na praia, passear em parques verdejantes, em museus históricos e fazer um tour gastronômico de primeira? Então, confira boas informações desse recanto que merece estar na sua lista de viagens.

Publicidade

Onde fica Tramandaí

Localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul, Tramandaí fica a 123 km de Porto Alegre. Para chegar ao município praiano saindo da capital gaúcha, é preciso seguir pela rodovia BR-290.

Qual é a melhor época do ano para ir à Tramandaí

A temperatura em Tramandaí varia, de modo geral, entre 12 °C e 28 °C durante o ano. Ou seja, o clima é predominantemente agradável ao longo dos meses. De todo modo, o melhor período para viajar é entre meados de dezembro e início de abril, pois, as águas da praia não estão geladas e o sol aparece com frequência. Em seguida, saiba quais as melhores atividades turísticas desse irresistível trecho do litoral gaúcho.

O que fazer em Tramandaí nos momentos de lazer

É fácil se apaixonar pelas paisagens naturais e a atmosfera acolhedora de Tramandaí. Sendo assim, veja quais os principais pontos turísticos da cidade e em regiões próximas.

1. Praia de Tramandaí

A Praia de Tramandaí tem faixa de areia longa sendo perfeita para caminhadas ou corridas, além de contar com quiosques ao longo do calçadão. Na hora do banho, é válido ter cuidado, pois, as ondas são fortes. Não deixe de visitar a plataforma de 365 metros em direção ao mar para tirar fotos e observar o cenário por ângulos exclusivos.

2. Barra do Imbé

Situada na cidade de Imbé, que fica a menos de 2 km de Tramandaí, essa atração é um disputado point turístico do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma área entre a Praia de Imbé e o rio Tramandaí em que estão concentrados restaurantes, bares e quiosques que costumam encher bastante no fim do dia.

3. Praia de Cidreira

Pretende realizar mais um bate e volta pelo litoral? É só seguir mais 20 km até Cidreira, uma aconchegante cidade que tem como principal ponto turístico essa praia que também é um point de verão na região. Além do mergulho no mar, vale passear no calçadão que conta com bons estabelecimentos gastronômicos.

Publicidade

4. Parque Eólico de Cidreira

Já o Parque Eólico de Cidreira encanta os visitantes com as torres de 98 metros de altura e as pás de 40 metros. Erguidas para gerar energia limpa, as estruturas ficam próximas às dunas e belo conjunto de paisagens na divisa de Cidreira com Tramandaí.

5. Dunas da Praia das Cabras

A Praia das Cabras tem 10 km de extensão e é mais um atrativo que deve constar no seu roteiro de viagem, nem tanto pelo mar, mas pelas suntuosas dunas emolduradas pelo vento. Gosta ou tem vontade de praticar sandboard, ou skibunda? Aqui você encontrará montanhas de areias a perder de vista para a diversão.

6. Horto Florestal de Tramandaí

Caso a sua intenção seja contemplar vasta área verde, o Horto Florestal de Tramandaí é o destino certo. Criado como unidade de uso sustentável em 1993, o local tem 45 hectares e cerca de 5 mil mudas de plantas frutíferas, nativas e flores. No parque existe espaço para trilha com 1 km de extensão e durante a caminhada, você pode ver árvores de variadas espécies e tamanhos. A entrada é gratuita e o funcionamento ocorre diariamente das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

7. Parque da Coruja

Percebeu que os encantos de Tramandaí vão além das praias, não é? O Parque da Coruja é mais um belíssimo espaço verde, localizado perto da praia de Tramandaí e criado em área em que antes ficava um terreno baldio. Hoje, a atração apresenta gramado bem cuidado, playground infantil e pequeno lago onde nadam cágados e tartarugas. Passeio obrigatório para viajantes com crianças.

8. Cachoeira do Garapiá

A Cachoeira do Garapiá fica na área rural do município de Maquiné, a 76 km de Tramandaí. Cercada por pedras e vegetação preservada, a queda d’água tem 12 metros de altura e um poço com 3 metros de profundidade no trecho mais fundo. Sem dúvidas, uma das cascatas mais bonitas do Rio Grande do Sul. Portanto, é uma ótima ideia reservar um dia e pagar a estrada rumo a esse paraíso. Topa?

9. Parque Histórico Marechal Manoel Luiz Osório

Inaugurado em 1970, o Parque Histórico Marechal Manoel Luiz Osório conta com belíssima área verde, camping, restaurante e a casa onde nasceu o Marechal Osório, patrono de Arma de Cavalaria do Exército brasileiro. Ao visitar o local, você poderá conferir uma exposição de artefatos militares no Museu das Armas. O parque fica na RS-105 e funciona diariamente das 8h às 17h.

10. Museu Histórico Municipal Professora Abrilina Hoffmeister

Fotos, móveis, acessórios domésticos e ferramentas que contam parte da história de Tramandaí fazem parte do acervo desse gracioso museu municipal. Gosta de conhecer a história dos seus destinos de viagem? Então, visite esse espaço de cultura que abriga mais de 1000 peças de variados períodos. O museu abre de terça a sexta das 12h às 18h30 e aos sábados e domingos das 14h às 17h. A entrada é gratuita.

Gostou das indicações? Com certeza você vai vivenciar momentos especiais nessa cidade que oferece bons programas para quem deseja relaxar e curtir a natureza, ainda que seja badalada na alta temporada. Quer saber mais sobre Tramandaí? Continue a leitura, porque o próximo tópico vai te interessar!

Curiosidades sobre Tramandaí que você precisa conhecer

Antes de definir o dia e horário da viagem, conheça cinco fatos e informações históricas do destino litorâneo.

Publicidade

  • Tramandaí foi fundada no dia 24 de setembro de 1965.
  • O nome Tramandaí deve-se ao principal rio da cidade e tem origem tupi-guarani. Os possíveis significados em português são: rio roedor, rio dos meandros e lugar onde se cerca para colher.
  • Os nativos são chamados de tramandaienses.
  • A Praia Tramandaí tem 14 km de extensão em linha reta.
  • O inverno pode até ser menos badalado na cidade, mas ao longo da estação, todos os anos, acontece a tradicional Festa Nacional do Peixe e Frutos do Mar. Conhecido como “Festa do Peixe”, o evento gastronômico tem feiras de artesanato, degustação de cervejas artesanais e shows. Não perca a oportunidade de saborear a deliciosa tainha assada.

Agora, atenção às recomendações para você curtir ainda mais os seus dias na cidade praiana gaúcha.

Dicas para aproveitar melhor sua a sua viagem

Confira uma lista com quatro dicas eficazes que vão te ajudar na organização do passeio para Tramandaí. Leia abaixo!

  • Elabore um roteiro de viagem bem-planejado e com horários definidos para incluir o maior número de atrações na lista.
  • Acorde cedo, aproveite ao máximo as praias, dunas e os parques da região.
  • Apesar da fama de Tramandaí no verão, também é uma sábia decisão visitar a cidade na estação mais fria do ano para passear nos recantos históricos e experimentar deliciosos pratos nos restaurantes.
  • Faça a reserva no hotel com antecedência.

Por falar em hotel, destacamos, no item seguinte, estabelecimentos que ficam próximos dos melhores pontos turísticos de Tramandaí.

Onde se hospedar

Aí estão três hospedagens bastante elogiadas pelo conforto, serviços oferecidos e localização. Pode escolher por uma entre as opções, porque todas são de alto nível.

Publicidade

  • Pousada Rosa Norte – $: situada a menos de 1 km da Praia de Tramandaí, a Pousada Rosa Norte conta com bar, lounge compartilhado e todos os quartos possuem área estar. O melhor custo-benefício da cidade.
  • Hotel Mares do Sul – $$: esse hotel oferece piscina coberta, academia e fica no centro de Tramandaí. Muito bem recomendado por casais, o estabelecimento também é reverenciado pela limpeza das acomodações e o farto café da manhã.
  • Schenkel Hotel – $$$: com restaurante, academia e recepção 24 horas, o Schenkel Hotel disponibiliza quartos equipados com TV de tela plana, ar condicionado e banheiro privativo. Opção nota 10 para famílias.

Além de Tramandaí, as cidades próximas são igualmente bem servidas de hotéis, pousadas e hostels. Assim, não se preocupe, porque vai ser tranquilo definir um bom lugar para descansar entre um passeio e outro. E para você sentir vontade de convidar a turma para o litoral hoje mesmo, dá uma olhada nas convidativas imagens selecionadas abaixo.

10 fotos encantadoras de Tramandaí para você viajar logo

Quer guardar mais ideias sobre o que você irá encontrar nas suas andanças? Fique com imagens inspiradoras dos cenários naturais e urbanos.

1. Sol, praia e diversão em Tramandaí

2. Um dos mais belos trechos do Rio Grande do Sul

3. Quer aproveitar o pôr do sol?

4. Esse gracioso entardecer merece vários cliques

5. Tramandaí é uma cidade tranquila e organizada

6. Um ótimo lugar para uma corrida e exercícios ao ar livre

7. A criançada vai amar o Parque da Coruja

8. E o Horto Florestal impressiona pelas belezas naturais

9. É bom saborear petiscos em local privilegiado

10. Esse destino não pode ficar fora da sua próxima rota!

O Rio Grande do Sul é repleto de paisagens exuberantes. Por isso, após visitar Tramandaí, recomendamos o passeio para Arroio do Meio, uma cidade com enorme valor histórico e linda natureza. Aproveite!