Conheça os encantos de Valença, no Baixo Sul da Bahia

Por                                
Em 01.04.21

Valença é uma cidade histórica e com uma arquitetura colonial, mas que vem se tornando cada vez mais urbana com o passar do tempo. A região virou lugar de pausa para os viajantes descansarem antes de partirem para outras cidades turísticas, além de ser famosa pelo azeite de dendê. Se você ficou curioso para saber mais, confira suas principais atrações.

Publicidade

Onde fica Valença

Valença fica localizada na região do Baixo Sul da Bahia, a 123 km de Salvador. É desse local que partem as lanchas que nos levam a Morro de São Paulo, Boipeba e onde passam os ônibus para municípios importantes do estado, como Ilhéus, Itacaré e Itabuna.

Como chegar

Para chegar em Valença, é necessário que você pegue um Ferry Boat do Terminal Marítimo de Salvador até o Terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. Em seguida, você terá que comprar uma passagem de ônibus em algum guichê. Existem duas grandes companhias, como a Águia Branca e a Cidade Sol, que praticam preços parecidos.

A grande vantagem é que os horários são bastante variados, ou seja, você não terá que esperar muito tempo para embarcar. Os valores variam entre R$ 25 e R$ 35 e a duração da viagem é de 2h30. Aliás, ainda há possibilidade de ir de carro pela estrada, porém, esse caminho se tornará mais longo e cansativo.

A história de Valença em poucos instantes

Inicialmente, Valença era entendida como um distrito de Cairu, e se denominava Santíssimo Coração de Jesus de Valença, na época da catequização dos índios. Em 1848, ela passou a se chamar Guerém e apenas em 1849 ganhou o nome que tem atualmente. O município ainda está localizado numa área que pertence à Região Geográfica de Santo Antônio de Jesus.

O que fazer em Valença

Valença possui poucos pontos turísticos marcantes e a cidade é considerada um pouco velha e sem atrativos. Porém, as praias ao seu redor costumam ser bastante visitadas pelos moradores e pessoas que estão viajando a passeio ou a trabalho. Então, quando passar pela cidade, conheça as principais opções de diversão.

1. Praia do Guaibim

O Guaibim é uma das praias mais visitadas de Valença. O local possui uma infraestrutura própria, com bares, lanchonetes e restaurantes, além de estacionamento e pousadas espalhadas ao redor. No entanto, a praia é considerada perigosa e imprópria para banho por conta da quantidade de sujeira e algas encontrados nas areias e nas águas. Por isso, vá conhecer, tomar um sol, mas evite se banhar.

Publicidade

2. Praia Ponta do Garcez

A praia do Garcez é um local encantador, repleto de belezas naturais e bastante tranquilo. O destino é perfeito para passar o dia, relaxar e curtir com a família. Na região você também encontrará passeios e trilhas para rios e poços. Porém, não há comodidades como restaurantes e bares nesse lugar, ou seja, o visitante terá que levar os seus próprios lanches.

3. Ponta do Curral

A Ponta do Curral é uma atração de difícil acesso, mas também um dos lugares mais lindos de Valença. Para chegar, é necessário pegar uma lancha até a praia ou ir caminhando na maré baixa. O local ainda costuma ser paradisíaco, e por esse motivo, sem qualquer estrutura para receber visitantes. Sem dúvidas, você vai amar visitar essa ilhota e caminhar pelas areias.

4. Cachoeira do Canta Galo

Mas se você curte locais de água doce, como rios e cascatas, certamente vai gostar de conhecer esse paraíso em Valença. A cachoeira do Canta Galo proporciona um banho revigorante e momentos únicos para quem precisa se reenergizar. Para chegar, a pessoa terá de fazer uma trilha curta, sem muitas subidas e descidas, que também pode ser feita de bicicleta.

5. Praia Barra do Jiquiriçá

Se você gosta de tranquilidade, vai se encantar por Barra de Jiquiriçá. O lugar é encantador, perfeito para quem possui filhos pequenos e deseja levá-los a um lugar seguro e tranquilo. Aliás, não espere badalação, mas sim águas limpas e uma boa infraestrutura para ir com a família. Então, quando estiver em Valença, não deixe de visitar esse ponto turístico tão querido.

6. Centro de Cultura Olívia Barradas

O Centro Cultural de Valença é o ponto de encontro de toda a produção artística da cidade. O local possui uma boa infraestrutura, com biblioteca, área para eventos e apresentações de peças teatrais e movimentos culturais Valença. Por isso, quando chegar à cidade, verifique a programação para aproveitar melhor a sua experiência.

7. Memorial da Câmara Municipal de Valença

O Memorial da Câmara de Valença fica localizado bem perto do cais de onde partem os barcos para Morro de São Paulo. O ponto turístico é um edifício histórico, que oferece visitas guiadas aos turistas. Vale salientar que os funcionários são muito educados e atenciosos com os visitantes.

8. Terminal Hidroviário de Valença

Certamente, essa é a parte mais buscada de Valença. É do Terminal Hidroviário que saem lanchas, barcos e outras embarcações rumo às ilhas próximas da cidade, Morro de São Paulo, Boipeba, entre outros locais. Além disso, é na região do entorno do Terminal que se concentram boa parte dos restaurantes e hotéis da cidade. Sem dúvidas, o local merece uma visita para tirar ao menos uma foto.

9. Praia de Taquari

A Praia de Taquari possui um visual incrível e o mar é perfeito para quem não gosta de ondas. O local também possui restaurantes e barracas de praia, o que atrai muitos visitantes, sobretudo no verão. Aliás, aproveite também para conhecer o pôr do sol desse destino.

10. Centro Turístico Sesi de Valença

O Sesi Valença é um complexo turístico com opções de esporte, descanso e lazer. O local possui piscinas adulto e infantil, salão de jogos, churrasqueiras, quadras de tênis, poliesportiva e de areia. Além disso, esse é o local mais procurado para encontros corporativos e eventos de negócios. Vale salientar que é necessário se tornar sócio para aproveitar os benefícios desse espaço.

Publicidade

A maioria das pessoas que vão à Valença já possuem um destino específico, como Morro de São Paulo e Itacaré. Porém, nada impede que você aproveite um pouco das atrações da cidade.

Dicas e informação importante para aproveitar melhor sua viagem

Listamos a seguir algumas dicas importantes para você desfrutar melhor do seu passeio e ter uma ótima experiência na cidade. Por isso, arrume suas malas e espere o melhor momento para partir para essa nova aventura.

  • Viaje no Verão: o verão sempre será a melhor época do ano para conhecer Valença. Isso porque o tempo estará mais agradável e o sol a pino para conhecer as praias.
  • Conheça a APA de Candengo: esse local preserva a fauna e flora da cidade e ainda possui uma cachoeira para quem adora se refrescar em meio a natureza.
  • Desfrute da gastronomia: não deixe de experimentar as delícias servidas nos restaurantes locais, que são de dar água na boca.
  • Ande pelas ruas: apesar de Valença possuir poucos pontos turísticos, ela pode ser percorrida numa tarde. Por isso, não deixe de fazer essa tour e sentir a cidade de perto.
  • Conheça a Costa do Dendê: essa região reserva vários locais lindos, cenários perfeitos e praias paradisíacas. Sem dúvidas, você vai ficar surpreso com tanta beleza.

Como já mencionamos, Valença é apenas o ponto de partida para destinos imperdíveis na Costa do Dendê e na região sul. Então, aproveite cada minuto, converse com os moradores locais e tire várias fotos no porto marítimo do município.

Onde se hospedar

A cidade possui hotéis simples e que atendem às expectativas tanto de quem viaja sozinho, quanto de quem vai com toda a família. Então, escolha a opção que mais te agradar.

Publicidade

  • Hotel Guaibim – $: esse hotel possui uma boa localização e funcionários bem treinados e capacitados para receber hóspedes. Além disso, o café da manhã é considerado excelente e os quartos são confortáveis.
  • Centro Turístico SESI Valença – $$: o Sesi é uma das principais opções para quem vai a Valença. O local funciona como um complexo turístico, com hospedagem, piscinas, bares e restaurantes. Aliás, você ainda encontrará quadra de tênis, parquinho infantil e salão de jogos.
  • Hotel Onda Azul – $$$: o Hotel Onda Azul possui estacionamento gratuito e é perfeito para casais que estão viajando. As instalações ainda são consideradas confortáveis e limpas.
  • Portal Rio Una – $$$$: essa é a opção mais luxuosa dessa lista de pousadas e a mais confortável. O hotel fica localizado bem perto do atracadouro e possui academia, sauna e quartos com vista para o jardim.

O interessante é que você se decida por uma hospedagem que te traga mais benefícios. Ela estará próxima dos pontos turísticos? Vale a pena me hospedar num local sem café da manhã? Responda a essas perguntas e veja o que for melhor para você.

10 fotos encantadoras de Valença para admirar

Agora que você despertou o interesse em conhecer Valença, separamos fotos lindas das praias e de outros pontos turísticos da cidade. Então, se prepare para ficar mais fascinado ainda.

1. Valença é o ponto de partida

2. Para praias incríveis do Baixo Sul

3. Então, dê uma volta na cidade

4. E prepare-se para conhecer cenários perfeitos

5. Paisagens naturais para admirar

6. E atrações maravilhosas para descansar

7. Os passeios contemplam toda a família

8. Com suas paisagens paradisíacas

9. Sem dúvidas, você vai amar

10. Conhecer essa região da Bahia

A história de Valença é riquíssima e certamente você vai se encantar. Aliás, quando estiver pela cidade, não deixe de desbravar outros pontos turísticos, como Moreré que vai te deixar louco para mergulhar nas suas piscinas naturais.