Mucuri: veja o que fazer nesse encantador destino do litoral baiano

Escrito por Bruno Mendes
Em 09.05.20

O município baiano de Mucuri conta com praias desérticas contornadas por falésias, vegetação abundante por todas as partes e uma atmosfera relaxante sem igual. Ainda que a natureza selvagem seja marcante, o local oferece hospedagens aconchegantes pertinho dos principais atrativos. Assim, é possível aproveitar uma programação nota 10 sem perder em comodidade. Veja mais sobre esse destino:

Continua após o anúncio

Onde fica Mucuri

Mucuri fica a 905 km de Salvador e está localizado no extremo sul da Bahia, quase na fronteira com o Espírito Santo. Para chegar lá saindo da capital baiana, o viajante guiará pela BR-101 e depois seguirá pela rodovia BA-698 por cerca de 35 km até o destino.

6 pontos turísticos de Mucuri para você ficar com vontade de viajar

Mucuri tem mais de 50 km de praias com águas calmas e quentes, além de outras atrações turísticas em meio a uma natureza de tirar o fôlego. Destacamos os mais apaixonantes pontos turísticos desse trecho do litoral baiano. Veja só!

1. Praia da Costa Dourada

As suntuosas falésias avermelhadas, o manguezal, os pequenos rios e os exemplares da Mata Atlântica fazem com que a Praia da Costa Dourada seja uma das mais belas da Bahia. Então, além de pegar um bronze e dar uns mergulhos, você poderá admirar paisagens diferenciadas. Imperdível!

2. Praia dos Lençóis

Se você se apaixonou pela atração anterior, também precisa conhecer a Praia dos Lençóis. Aí está mais uma mostra da natureza de Mucuri, que irá proporcionar satisfação e enorme sensação de paz de espírito. Dica simples: caminhe sem pressa pelas areias claras e observe os coqueiros, pedras e falésias até o fim do dia.

3. Passarela Ecológica do Gigica

A Passarela Ecológica do Gigica, concorrido ponto turístico de Mucuri, é um excelente local para tirar fotos. Antigo caminho de pescadores até o mar, a estrutura de madeira tem 300 metros de extensão e conta com 16 placas ao longo do trajeto: elas trazem histórias sobre Gigica, um pescador da região que sobreviveu depois de passar quatro dias desaparecido no mar.

4. Praia do Gesuel

A praia do Gesuel é uma das mais preservadas da região da praia da Costa Dourada, e seu mar tem ondas médias com águas esverdeadas. Dica: é uma boa ideia levar água e comida, pois não há infraestrutura de bares por perto. Só não se esqueça de recolher o lixo na volta, ok?

5. Praia do Sossego

A Praia do Sossego é mais um ponto turístico de Mucuri que você deve incluir na sua programação para se divertir em meio a tanta tranquilidade. Embora tenha características virginais, é próxima de pequenos quiosques e dois restaurantes. Então, depois da diversão, você poderá provar receitas da culinária da Bahia. O que acha?

6. Fazenda Luz do Sol

Situada no km 22 da rodovia BA-698, a Fazenda Luz do Sol é o lugar certo para o visitante saborear quitutes artesanais, licores caseiros e contemplar móveis e esculturas feitos com madeiras de reaproveitamento.

Gostou das dicas? Pelas informações e imagens acima, já dá pra imaginar como vão ser seus dias em Mucuri.

Onde se hospedar

Selecionamos três opções de hospedagem em Mucuri para você descansar com o máximo de conforto entre passeio e outro. Olha só:

  • Pousada Recanto do Apolônio – $$: essa é uma hospedagem nota 10 para o viajante que deseja pagar barato sem perder em qualidade. Além de ficar de frente para a beira-mar de Costa Dourada, a pousada ainda oferece um café da manhã sensacional.
  • Pousada Costa Bela – $$$: a piscina ao ar livre, o bar e a indescritível atmosfera praiana estão entre os pontos altos dessa elogiada pousada.
  • Recanto dos Guaiamuns – $$$$$: quem não dispensa mordomia e estrutura de alto nível vai adorar esse estabelecimento, que dispõe de churrasqueira e área da praia privativa.

Não tem segredos para o seu dia ser perfeito. Depois de acordar, é só tomar um café da manhã reforçado e aproveitar um lindo dia de sol.

Mais fotos de Mucuri para você admirar os detalhes desse paraíso

Selecionamos mais registros de Mucuri para você se apaixonar. Olha só quantas maravilhas você irá encontrar durante a sua passagem pelo litoral sul da Bahia:

1. A convidativa paisagem do litoral baiano

2. Lugar perfeito para um descanso terapêutico

3. Há muitas belezas para apreciar

4. Que tal esse ângulo da Passarela Ecológica do Gigica?

5. Espere por banhos de mar e contemplação de lindas falésias

6. E muito sol, claro!

7. Vibe perfeita para o encontro com amigos, né?

8. Tomar aquela cervejinha sentindo a brisa….

9. A natureza de Mucuri é um encanto

10. Um passeio para ficar muito tempo na memória!

Após os dias em Mucuri, vale programar também uma tour pelas melhores praias da Bahia. Pronto para uma experiência inesquecível?