Cunha: saiba como aproveitar a encantadora cidade da cerâmica em São Paulo

Escrito por Luiz Felipe Gomes

Conhecida como a cidade da cerâmica, Cunha (SP) é um dos destinos mais bonitos do interior paulista. Localizada entre as serras da Bocaina e Mantiqueira, a cidade reúne muitas belezas naturais que garantem passeios incríveis. Ideal para um bate-volta e uma viagem romântica, você certamente vai adorar conhecê-la. Para isso, acompanhe o nosso roteiro:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como chegar a Cunha

A cidade de Cunha está localizada no interior do estado de São Paulo. Ela fica a aproximadamente 230 km da capital e a 300 km de Holambra, a cidade das flores.

Para chegar até ela, a melhor forma é iniciar o trajeto partindo da cidade de São Paulo. De carro, você deve seguir pela Rodovia Ayrton Senna e pela Rodovia Carvalho Pinto. Depois, deve continuar pela BR-116 até o km 65. Se preferir, você também pode chegar de ônibus, indo da capital até Guaratinguetá. De lá, é só pegar uma conexão até o nosso destino.

O que fazer em Cunha

A princípio, é possível afirmar que Cunha (SP) é um destino cheio de encantos. A cidade conta com muitas belezas naturais, culturais e artísticas que garantem ótimos momentos. Ideal para uma viagem a dois ou de fim de semana, você certamente vai gostar de seus programas. Veja, a seguir, o que não pode faltar em seu roteiro pela cidade:

1. Ateliês de Cerâmica

Cunha é considerada um pólo importante na produção de cerâmica no Brasil. Por isso, conhecer essa arte é um passeio obrigatório. Pela cidade é fácil encontrar uma diversidade de ateliês que contam com peças belíssimas, e alguns ainda oferecem workshops aos visitantes. Um local que você precisa conhecer é a Casa do Artesão, que reúne uma série de peças de cerâmica, mas também artigos de decoração, artesanatos e souvenirs.

2. Mercado Municipal de Cunha

O Mercado Municipal de Cunha é um passeio pela tradição e gastronomia da cidade. O local expõe diversos produtos típicos que vão desde alimentos até vestimentas e artesanatos. Entre os itens mais apreciados estão queijos, frutas, bebidas, assim como as peças de cerâmica que mantêm a cultura da cidade. Uma boa dica é visitar o mercado logo cedo, já que o espaço costuma atrair muitos visitantes durante o dia todo.

3. Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um importante destino histórico de Cunha e por isso entra para o nosso roteiro. O centro religioso foi construído em 1731 e é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural da cidade.

4. Campos de Lavanda

Além da cerâmica, os campos de lavanda é mais um atrativo imperdível de Cunha. A flor se estabeleceu bem na região e faz do turismo ecológico um charme da cidade. Entre os espaços que valorizam essa cultura e que você precisa conhecer estão o Lavandário e o Contemplário. Ambos são campos de lavandas belíssimos que oferecem uma série de atividades, e claro, garantem ótimos momentos.

Continua após o anúncio

5. Cachoeira do Pimenta

Além de passeios culturais e atrativos marcantes, Cunha também conta com muitas belezas naturais. A Cachoeira do Pimenta, por exemplo, é um dos destinos mais procurados da cidade. Além disso, garante momentos de diversão e descontração. O local, que tem acesso por uma trilha de nível fácil, revela muitas piscinas naturais e oferece quedas d’águas maravilhosas. Sem dúvidas, é um programa perfeito para o fim de semana.

6. Cachoeira do Desterro

A Cachoeira do Desterro é uma opção de destino mais tranquila em relação à Cachoeira do Pimenta. O local também possui muitas belezas naturais, mas se destaca mesmo pela sua calmaria e aconchego. Se você curte contemplar a natureza e quer ter momentos mais relaxantes na viagem, certamente vai gostar de conhecê-la. Localizada a 10 km do centro, a atração tem acesso por uma trilha de nível leve.

7. Parque Estadual da Serra do Mar

Outro destino imperdível em Cunha é o Parque Estadual da Serra do Mar. O espaço é um dos mais visitados na cidade e atrai trilheiros, ambientalistas assim como amantes de uma boa aventura. Pelo parque é possível fazer passeios em meio à natureza, trilhas e conhecer muitas cachoeiras. Um programa obrigatório é a Trilha do Rio Paraibuna, que possui muitas belezas naturais, tem fácil acesso e não precisa de guia.

8. Pedra da Macela

A Pedra da Macela é um atrativo natural inesquecível do nosso destino, e por isso entra para nossa lista. Localizada entre Cunha e Paraty a atração possui um dos cenários mais bonitos da cidade e revela paisagens únicas – inclusive do litoral do Rio de Janeiro. Para chegar ao local é preciso ter disposição e estar bem equipado, uma vez que o acesso se dá por uma trilha de dificuldade média.

9. Cervejaria Wolkenburg

Visitar a Cervejaria Wolkenburg é um dos programas indispensáveis para quem faz a trilha da Pedra da Macela. Portanto, vale a dica de conhecer mais essa atração. No espaço é possível apreciar cervejas artesanais tipicamente alemãs, e inclusive, aproveitar uma degustação gratuita. Localizado a 20 km do centro de Cunha, o local é bastante agradável e é uma boa opção para um roteiro romântico.

10. Fazenda Aracatu

Por fim, a Fazenda Aracatu fecha o nosso roteiro sendo um destino incomparável na região. O atrativo traz as belezas do interior em um lugar agradável, familiar e aconchegante. No espaço, você pode apreciar produtos locais, como doces e cafés, curtir um empório com mais delícias e ainda relaxar bastante. Certamente, esse será o programa perfeito para a sua família na cidade.

Com todas essas opções de destinos e programas incríveis, certamente a sua viagem por Cunha será inesquecível! Para o seu tour ser ainda mais agradável, escolha conhecer a cidade nas estações do verão e inverno. Dessa forma, os seus passeios estarão garantidos e você vai poder curtir melhor a região.

Hotéis e pousadas

Embora seja uma cidade pequena, Cunha (SP) é um destino bastante aconchegante. A cidade conta com ótimas opções de estadia que garantem momentos muito agradáveis. Confira a seguir, as melhores sugestões que você pode incluir em sua viagem:

  • Pousada Recanto dos Pássaros – $$: essa sugestão é uma das principais escolhas dos visitantes e também possui um bom custo-benefício. Próxima ao centro, ela é uma ótima opção para a família já que conta com quartos grandes e completos.
  • Pousada Candeias – $$$: essa pousada oferece quartos bem equipados e se destaca com opções de lazer como piscina e restaurante. Além disso, é uma das melhores escolhas para casais, já que conta com chalés charmosos e aconchegantes.
  • Pousada Antigo Caminho do Ouro – $$$$: por fim, essa sugestão é uma das mais completas. Ela possui quartos luxuosos, ambientes modernos e se destaca com boas opções de lazer. Além disso, conta com uma das vistas mais bonitas da cidade.

A partir dessas sugestões de hospedagem, certamente você vai curtir melhor o nosso destino. Se preferir, você também pode se hospedar em casas de temporada que também estão disponíveis pela cidade.

Videos de Cunha para inspirar ainda mais a sua viagem

Após conhecer boas sugestões de programas e estadia em Cunha (SP), chegou o momento de explorar melhor o nosso destino. Dessa vez, a partir de boas dicas e informações de quem já visitou a cidade. Veja só!

Roteiro de 1 dia em Cunha

Neste vídeo, um visitante traz alguns dos melhores passeios para curtir em Cunha em uma viagem rápida. As sugestões são ideais, principalmente, para quem deseja aproveitar as belezas naturais da cidade. Portanto, vale muito a pena considerar as dicas.

Mais dicas do que fazer em Cunha

Esse vídeo conta com boas dicas e informações valiosas das principais atrações de Cunha. Além disso, destaca novos programas que você pode curtir na cidade. É, sem dúvidas, mais uma boa opção de roteiro para você considerar em seu tour.

Imagens fascinantes da Cachoeira do Pimenta

Por fim, a Cachoeira do Pimenta é um dos atrativos naturais mais bonitos de Cunha. Portanto, vale a dica de conhecer melhor as belezas do local, não é? Neste vídeo, você vai apreciar detalhes únicos e surpreendentes dessa charmosa atração.

Por meio de todas essas dicas e informações sobre o nosso destino, o seu roteiro está ainda mais completo. Esteja à vontade para aproveitar o melhor dessa bela cidade.

15 fotos encantadoras de Cunha para você apreciar

Certamente você já percebeu que Cunha é mesmo um lugar encantador, não é? No entanto, acreditamos que você ainda precisa – e merece – apreciar mais cenários dessa encantadora cidade em SP. Para isso, separamos a seguir registros incríveis que melhor retratam o nosso destino. Veja só!

1. Se São Paulo é a sua próxima rota turística

2. E você deseja fazer uma viagem marcante

3. Então, você precisa conhecer Cunha, no interior do estado

4. Essa charmosa cidade reúne muitas belezas naturais

5. Atrações históricas imperdíveis

6. Muita arte e cultura

7. Assim como uma série de destinos fascinantes

8. Além disso, a cidade se destaca com belíssimas cachoeiras

9. Que são perfeitas para quem curte natureza

10. E, aliás, garantem sempre os melhores programas

11. Seja para dias de descanso e contemplação

12. Ou para muita diversão e aventura

13. Cunha é mesmo um destino cheio de encantos

14. Está esperando o quê para conhecê-lo?

15. Uma cidade inesquecível te aguarda em sua próxima viagem!

Cercada por uma natureza encantadora e muita arte e cultura, Cunha é de fato um destino marcante no interior do São Paulo. Outro recanto que também pede uma visita na região é Holambra. O município possui atrativos incríveis que, certamente, vão render mais uma boa viagem!