O que fazer em Canela: 20 lugares imperdíveis para você conhecer

Escrito por Liz Santana

Canela é uma linda cidade do sul do país, com pontos turísticos perfeitos para quem adora natureza, principalmente no inverno. Ela possui uma porção de atrações e locais imperdíveis, que valem a pena ser visitados não só uma vez. Por isso, vamos te ajudar a descobrir o que fazer em Canela, incluindo os passeios e lugares mais interessantes.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Melhores atrações em Canela

Se você está de férias no Rio Grande do Sul, não deixe de conhecer Canela e os encantos naturais dessa cidade, que atrai turistas de todo o mundo.

1. Museu da Moda

Os museus quase sempre estão no topo da lista de quem visita uma nova cidade. Conhecer o Museu da Moda é se deparar com um vestuário histórico, datado de um tempo anterior à Cristo. Essas roupas, objetos e acessórios são réplicas de peças que pertenciam às mulheres mais importantes daquela época. O museu da moda está localizado bem perto do museu do vapor.

2. Parque e Cascata do Caracol

A Cascata do Caracol é um dos pontos turísticos mais visitados de Canela, onde se realizam trilhas ecológicas e caminhadas. O parque tem uma infraestrutura com restaurantes, churrasqueiras, banheiros, mesas e lojinhas de artesanato. O parque ainda possui um elevador panorâmico que leva o turista a um observatório, no qual é possível ter uma vista sensacional do local.

3. Parque da Ferradura

Ainda nas atrações voltadas à natureza, temos o Parque da Ferradura, que tem vista para o cânion do rio Caraí. O local possui trilhas, mirantes e infraestrutura com churrasqueiras, playground e sanitários. Os parques da Ferradura e Caracol ficam a cerca de 6 km um do outro e distantes 13 km do centro da cidade.

4. Bondinhos Aéreos Parque da Serra

O que fazer em Canela com crianças? Local de preservação da natureza e em meio a mata: essa é a localização dos bondinhos. Você terá acesso às trilhas que levam às “Esculturas que Falam” a ao mirante que mostra a parte da frente da Cascata do Caracol e o Vale Lageana. No entanto, para visitar o local, é necessário realizar uma reserva através do site.

5. Castelinho Caracol

Uma das primeiras construções de Canela é o Castelinho Caracol, feito da madeira da araucária. O lugar funciona como um museu, contendo móveis antigos da família Frazen, o que é um verdadeiro retorno ao passado. Ademais, você ainda poderá experimentar um delicioso chá, um dos melhores do Rio Grande do Sul.

6. Vale dos Dinossauros

Visite também o Vale dos Dinossauros. No local é possível entrar em contato com dinossauros animados, que emitem sons e movimentam-se, assim como os verdadeiros. O local é realmente um cenário de filme e fica a 3 km de Canela, bem na estrada do Caracol. A dica que damos é que compre o combo de todos os parques que listamos aqui.

7. Parque Terra Mágica Florybal

Se você vai viajar com crianças, essa pode ser uma boa opção. O Florybal é um parque que oferece atrações tanto para crianças, quanto para adultos e conta com esculturas gigantes de dinossauros e bonecos. Ele está localizado à 3 km do centro da cidade, na Estrada do Caracol e seu ingresso pode ser comprado pela internet.

Continua após o anúncio

8. Mundo Gelado

Um dos parques temáticos mais conhecidos da América Latina, o Mundo Gelado recebe visitas de muitas famílias. O local proporciona ao visitante experiências fantásticas, a -25ºC, em qualquer período do ano. Como atrações, o parque possui réplicas de monumentos e esculturas em gelo que fazem a diversão de adultos e crianças.

9. Ice Bar Mundo Gelado

Saber o que fazer em Canela nunca foi tão divertido. Dentro do Mundo Gelado, funciona um bar superexótico que atrai muitos curiosos. A sua estrutura e os objetos internos são todos feitos de gelo. A entrada custa R$ 33 e pode ser comprada através do site oficial da empresa organizadora. Essa atração imperdível funciona apenas à noite e você ainda tem direito à dois drinks, pelo custo do ingresso.

10. Parque do Pinheiro Grosso

O quarto parque desta lista fica localizado à 3 km do centro de Canela, bem em Frente ao Vale dos Dinossauros. Ele foi criado inicialmente para proteger a araucária monumental, uma espécie de árvore da região que, segundo os moradores locais, tem 700 anos. Para acessar o parque, basta pegar a Estrada do Caracol e seguir em direção à essa atração.

11. Museu do Automóvel de Canela

Se estiver no centro da cidade e não sabe o que fazer em Canela, conheça o Museu do Automóvel. Esse é outro lugar bastante visitado pelos turistas que se interessam por automóveis de época. Em seu interior, é possível encontrar carros antigos, além de motocicletas antigas. Ele está localizado no centro da cidade e geralmente atrai amantes e colecionadores de veículos antigos.

12. Catedral de Pedra de Canela

Para quem estiver no centro da cidade e não sabe o que fazer em Canela, vale uma visita à Catedral de Pedra, localizada na praça principal. O local fica mais bonito durante a noite, quando acontece o show de luzes, entre 20h e 22h. Se for conhecer essa atração, não deixe de experimentar o chocolate que fica em frente à catedral.

13. Parque das Sequoias

O parque possui uma coleção de coníferas, consideradas as maiores do mundo, com destaque para as sequoias. Essas são árvores muito altas, que podem chegar a 3000 anos e ter 120 metros. Além disso, o local possui uma diversidade de espécies de animais e está localizado a cerca de 2 km da Catedral de Pedra. O local funciona de quinta à domingo e para visitá-lo, o turista terá de desembolsar R$ 15.

14. Mundo a Vapor

Parque temático com máquinas a vapor em tamanho pequeno, o parque é bastante conhecido pelos turistas que vão à cidade. Essa atração é garantia de diversão para famílias de todos os lugares do país. O local possui miniaturas em serraria, ferraria, usina hidrelétrica e termelétrica. Essa é com certeza mais uma opção do que fazer em Canela que agrada à todos os públicos.

15. Parque da Cachoeira

Essa é uma cidade repleta de parques e se você gosta de trilhas, já sabe o que fazer em Canela. O local é repleto de atrações, desde trilhas e locais para banho a esportes radicais, como rapel, tirolesa, cavalgada e escalada. Sabia que também é possível acampar por lá? O espaço disponibiliza um camping, além de cabanas para quem não tem barraca. São cerca de 18 km, partindo do centro da cidade.

16. Alpen Park

Um parque de diversões para crianças e adultos? O Alpen Park é um dica ideal sobre o que fazer em Canela. Você poderá brincar no carrinho bate-bate, na tirolesa, andar de quadriciclo e na montanha russa. Ademais, o parque disponibiliza outras brincadeiras para crianças e a atração principal: o Trenó Alpino. A entrada é gratuita, mas cada atividade tem um custo diferente.

17. Cervejaria Farol

Outra atração imperdível é a Cervejaria Artesanal do Farol. Esse é também um restaurante e bar, que é bastante frequentado pelos turistas que vão em busca de lugares diferenciados. Aproveite a música ao vivo aos finais de semana e se apaixone pela vista panorâmica na torre que fica aberta para visitação. O local funciona de terça à domingo e está localizado na rodovia perto de São Francisco de Paula.

18. Noite Gaúcha

Ir à Canela e não comer em algum restaurante local é quase impossível. Diante da vasta gastronomia local, fica até difícil escolher um prato só. A dica que damos é que experimente o churrasco na brasa assistindo a um show de danças folclóricas. O local possui várias opções, tanto para o almoço, quanto para o jantar.

19. Parque Estação Verde

Mais uma opção do que fazer em Canela que atrai muitos aventureiros é o Parque Estação Verde Adventure. Você poderá caminhar, praticar esportes radicais como trekking e tirolesa, além das outras opções, como andar a cavalo e fazer trilhas. Poderá também aproveitar a paisagem e olhar os animais na natureza. A entrada é gratuita, mas caso queira participar de alguma atração, basta pagar o valor cobrado.

20. Sonho de Natal

Uma das atrações imperdíveis de Canela é o Sonho de Natal, que acontece todo final de ano. Encantando a todos, o evento possui atrações lindas, além de shows, espetáculos, e a chegada do Papai Noel, o ápice da comemoração. O bom velhinho costuma descer da torre no momento em que ocorre a queima de fogos de artifício e shows de luzes. Ainda tem dúvidas sobre o que fazer em Canela?

Boas atrações é o que não faltam na cidade. Para te ajudar a montar seu roteiro e saber o que fazer em Canela, vamos recorrer às dicas de quem já foi ao local?

Dicas de quem já foi à Canela

Antes de arrumar as malas, vamos saber o que outros turistas têm a nos dizer sobre Canela? Fique atento à todas as dicas e monte o seu roteiro!

2 dias de diversão em Canela

Você tem no máximo um final de semana para curtir Canela? Assista ao vídeo e saiba o que fazer na cidade em apenas dois dias.

Melhores pontos turísticos para incluir no seu roteiro

Quer saber quais são os melhores passeios em Canela? Então veja o vídeo e conheça desde os bondinhos até os parques da cidade.

Quer economizar durante a viagem?

Se está em busca de comida boa e barata, conheça opções mais em conta para economizar e fazer um bom passeio.

Tour de Natal: Canela e Gramado

Quer dicas do que fazer em Gramado e Canela no Natal? Veja esse vídeo e saiba o que fazer nas duas cidades nesse período mágico do ano.

Passeio duplo em Canela e Gramado

Vamos de roteiro econômico nas duas cidades mais visitadas do Rio Grande do Sul? Saiba dicas de onde chegar, onde ficar e para onde ir.

Canela é uma cidade fascinante, não é mesmo? Se estiver por lá, não deixe de conhecer também os restaurantes em Canela, e apaixone-se pela gastronomia local.

 
   

PARA VOCÊ