Pamukkale: o surpreendente castelo de algodão da Turquia

Escrito por Bruno Mendes

O complexo de Pamukkale foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1988 e é uma importante atração turística da Turquia. Ainda que pareça uma montanha de gelo, trata-se de um conjunto de piscinas termais em solo calcário, próximo a suntuosas ruínas greco-romanas. Veja como vale a pena mergulhar na história e apreciar paisagens inéditas nesse lugar incrível.

Continua após o anúncio

Mapa

Pamukkale fica a 573 km de Istambul, a 236 km de Antalya, a 244 km de Izmir e a apenas 18 km de Denizli. Há voos de diferentes cidades do Brasil para Istambul e o tempo de viagem é de cerca de 13h, sem escalas. Para ir da mais importante cidade turca até Pamukkale, o viajante precisa seguir até Denizli de avião, carro, trem ou ônibus.

O percurso da estação de Denizli até Pamukkale de ônibus é feito em aproximadamente 40 minutos. Vale pontuar que, no quesito custo-benefício, é mais interessante ir de ônibus das principais cidades da Turquia até Denizli, pois muitas vezes são oferecidos trajetos gratuitos de lá até o complexo turístico.

Quando ir

A melhor época para viajar para Pamukkale é entre junho e agosto, quando os dias estão quentes e há menos probabilidade de chuvas. Nesse período, o céu costuma estar muito azul e quase se nuvens. Tais condições climáticas favorecem a apreciação das paisagens e, é claro, permitem que as fotos fiquem mais bonitas.

Durante o inverno – entre dezembro e março – as temperaturas podem chegar a 2°C. Na temporada, os preços são mais convidativos e a atração fica mais vazia. Por outro lado, o frio pode ser bastante incômodo, principalmente quando o visitante acaba de sair das piscinas termais.

Atrações

Veja o que visitar para vivenciar momentos inesquecíveis no complexo de Pamukkale.

1. Pamukkale

Em forma de degraus, as piscinas termais de Pamukkale ficam em um montanha de calcário com quase 200 metros de altura. É uma maravilha se banhar nas águas de 35°C – e cheias de propriedades terapêuticas, segundo os moradores locais – além de contemplar um cenário paisagístico de encher os olhos.

2. Hierápolis

O sítio arqueológico de Hierápolis conta com as mais impressionantes ruínas da Turquia. No espaço, que fica ao lado de Pamukkale, há resquícios de uma civilização que viveu no século II a.C. Sem dúvidas, será uma sábia decisão apreciar a beleza arquitetônica e aprender história em um museu que dispensa apresentações.

Continua após o anúncio

3. Teatro de Hierápolis

Este belíssimo teatro romano é a estrutura mais bem conservada de Hierápolis. Construída no século II d.C, a casa de espetáculos tinha capacidade para receber cerca de 15 mil pessoas em seu auge. Hoje, é um dos recantos mais fotogênicos desse pedaço histórico da Turquia. Então, prepare sua máquina!

4. Piscina da Cleópatra

Você sabia que a rainha Cleópatra mandou construir uma piscina termal só para ela e que hoje é possível nadar nas águas quentes e medicinais? Isso mesmo. Reconstruída em 2005, a atração é um dos principais xodós de Pamukkale e é cercada por bares e restaurantes. Lá, a temperatura da água varia entre 35°C e 50°C. Ou seja, não esqueça de colocar a roupa de banho na mala!

5. Passeio de balão

Quer observar todo o complexo de Pamukkale pela melhor perspectiva possível? Programe já uma volta de balão pela área e vivencie uma experiência espetacular. O passeio dura 35 minutos e custa € 120.

Gostou das atrações? Continue lendo e descubra mais sobre esse deslumbrante ponto turístico da Turquia.

Vídeos sobre o lugar

Esses cinco vídeos feitos foram feitos por pessoas que visitaram e ficaram encantadas com Pamukkale.

O que fazer no castelo de algodão da Turquia

Bastante esclarecedor, o vídeo apresenta dicas de diversão em Pamukkale e valiosas informações sobre as piscinas termais e as ruínas de Hierápolis.

Um passeio pelo espetacular Teatro de Hierápolis

É impossível ficar indiferente ao Teatro de Hierápolis. Essa breve apresentação ilustra muito bem a grandiosidade dessa estrutura com imenso valor histórico no mundo. Vai ser fácil querer dar umas voltas pelas arquibancadas e tirar muitas fotos do monumento e da natureza ao redor.

Boas informações e imagens inspiradoras

Sabia que é preciso estar descalço para andar pela montanha de Pamukkale? Além desta, confira mais recomendações, curiosidades e magníficas imagens do destino em dia ensolarado. É notável o semblante de satisfação em todos que aparecem no vídeo e é fácil entender o motivo de toda a alegria.

Piscina de Cleópatra, um lugar que você deve visitar

Preço, dicas para diversão e impressões pessoais sobre a Piscina de Cleópatra. A viajante não vai ter dificuldades em te convencer a conhecer esse atrativo relaxante e terapêutico.

Um complexo apaixonante e cheio de histórias

Vale finalizar com esse vídeo muito inspirador, que mostra os principais atrativos do complexo de Pamukkale e os restaurantes que ficam perto da Piscina da Cleópatra.

Agora só falta o seu vídeo! Que tal montar um pequeno roteiro de filmagem e fazer surgir várias imagens de todos esses cenários? Com certeza você vai estimular muita gente a fazer o mesmo passeio.

15 fotos de Pamukkale que vão fazer você começar a programar a viagem

Admire a montanha branca, as piscinas e as relíquias históricas por diferentes ângulos!

1. Um visual peculiar

2. Parece até uma montanha de neve

3. Mas são piscinas termais quentinhas

4. Estima-se quea atração existe há mais de 14 mil anos

5. E dizem até que as águas são boas para o rejuvenescimento

6. Descubra tudo, caminhe bastante

7. Toque os pés no calcário branquinho

8. E visite impressionantes monumentos históricos em Hierópolis

9. As mais esplêndidas ruínas romanas da Turquia

10. Quero sentir essa atmosfera o dia inteiro!

11. E até encontrar algumas surpresas pelo caminho

12. Tomar banho na Piscina da Cleópatra é uma boa

13. Pequena pausa para um cafezinho? Nada mal

14. Certas experiências são difíceis de esquecer

15. Conheça Pamukkale e grave todos os momentos!

Se você ficou impactado com as paisagens de Pamukkale, não deixe de conhecer a Capadócia, um dos lugares mais encantadores do mundo. Não faltam boas surpresas na Turquia.

 
   

PARA VOCÊ