5 atrações turísticas imperdíveis em Parnaíba, belo destino no Piauí

Por                                
Em 22.07.21

Ponto de partida para passeios de barco, o município de Parnaíba é um dos mais belos atrativos turísticos do nordeste brasileiro. Além de praias, dunas e lagoas de encher os olhos, o local conta com charmoso conjunto arquitetônico e dispõe de ótimos bares, restaurantes e hospedagens. Confira dicas e imagens desse destino que você precisa conhecer.

Publicidade

Onde fica Parnaíba

Parnaíba está situada no Piauí, ao longo da bacia hidrográfica do rio Parnaíba, e fica a 337 km de Teresina. Para chegar lá a partir da capital piauiense, é preciso seguir pela BR-343. O caminho é bem sinalizado, portanto, é fácil chegar ao destino de carro. Caso a ideia seja viajar de ônibus, o preço da passagem de Teresina para Parnaíba custa, em média, entre R$ 50 e R$ 90.

História de Parnaíba

Até o século XV, a região da delta do Rio Parnaíba era habitada por índios Tremembés. A partir da segunda metade do século XVI, exploradores, navegadores e padres jesuítas começaram a explorar a área, pois eram atraídos pelas riquezas aquíferas. Ao longo dos séculos XVI e XVII, ocorreram sucessivos conflitos entre os povos originários e os desbravadores.

Parnaíba surgiu a partir dos núcleos Porto das Barcas e Testa Grande e, de distrito, foi elevada à categoria de cidade em 1844.

Hoje, Parnaíba tem quase 154 mil habitantes e é um importante polo turístico do Piauí. Na expectativa para conhecer esse recanto cheio de história e belezas naturais? Então, leia com atenção e anote as dicas do próximo tópico.

O que fazer em Parnaíba

Chegou a hora de saber o que fazer nesse gracioso ponto turístico do Piauí. Aí estão cinco lugares que precisam ser inclusos no seu roteiro de viagem:

1. Delta do Parnaíba

O passeio de barco ou lancha pela Delta do Parnaíba está entre as mais surpreendentes atividades de ecoturismo do Brasil. Perdendo em tamanho apenas para o santuário ecológico de Mekong, no Vietnã, e para o Delta do Nilo, no Egito, o local conta com 2.700 km² de ilhas, igarapés, praias, dunas e vasta biodiversidade. Dica: não perca a oportunidade de assistir a Revoada dos Guarás, o impressionante sobrevoo de pássaros no entardecer.

Publicidade

2. Porto das Barcas

O Porto das Barcas foi construído no início do século XX e é um importante atrativo histórico, pois lá ocorreu o início do processo de urbanização de Parnaíba. Situado às margens do rio Igaraçu, o porto é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e dispõe de bares, restaurantes e lojas de artesanato que funcionam em charmosas casas coloridas.

3. Praia do Coqueiro

Agraciada com piscinas de águas transparentes formadas em barreiras de corais quando a maré está baixa, areias claras e coqueiros no entorno, a Praia do Coqueiro é uma das mais bonitas do Piauí. Localizada no município de Luís Correia, que fica a apenas 13 km de Parnaíba, a praia é bastante procurada por praticantes de kitsurf e tem ótimos quiosques.

4. Praia Pedra do Sal

A Praia Pedra do Sal encanta turísticas com variadas predileções, pois possui trechos rasos e bem bacanas para banhos e outros com ondas e ventos fortes, condições propícias para a prática de esportes náuticos. Única praia do município de Parnaíba, ela tem 8 km de extensão e fica na Ilha Grande de Santa Isabel.

5. Praça Santo Antônio

Parnaíba é desenvolvida e tem boa infraestrutura urbana. Por isso, além de aproveitar as maravilhas naturais, é igualmente satisfatório passear no núcleo urbano e, por exemplo, conhecer a Praça Santo Antônio, que integra o sítio histórico arqueológico local. Limpa e arborizada, a atração abriga o Obelisco de Centenário da cidade e é vizinha da Igreja de Santo Antônio e do tradicional Colégio das Irmãs.

Aprovou as indicações de lazer? Em seguida, conheça hospedagens cômodas e bem localizadas na região.

Onde se hospedar

Listamos quatro estabelecimentos elogiados e que ficam próximos dos principais pontos turísticos de Parnaíba, veja só:

  • Pousada Vila Cajuína – $$: estacionamento privativo grátis, quartos confortáveis e delicioso café da manhã estão entre os pontos fortes dessa pousada. O melhor custo-benefício da região.
  • Arrey Hotel Beach – $$$: localizado a 10 km da Praia Pedra do Sal, esse estabelecimento é pet friendly e oferece piscina e recepção 24. Excelente escolha para quem vai viajar com a família inteira.
  • Pousada Vila Parnaiba – $$$$: com decoração que alia o rústico e o sofisticado de forma inspirada, a Pousada Vila Parnaíba fica a 5 km do Centro Histórico de Parnaíba e possui jardim, piscina e música ambiente. Puro charme!
  • Carnaubinha Praia Resort – $$$$$: para quem não dispensa aquele toque a mais de sofisticação, esse resort, situado na Praia de Luís Correia, é a indicação certeira. Espaçoso e com coqueiros em sua área verde, o local tem salão de jogos, restaurante e uma piscina enorme.

Agora que você já sabe quais são as melhores atrações turísticas e guardou boas ideias sobre onde se hospedar em Parnaíba, dá uma olhada nas imagens dos lugares mais bonitos do município piauiense.

11 fotos encantadoras de Parnaíba para você sonhar com o passeio

Chegou a hora de desbravar o litoral do Piauí e conhecer cada pedacinho desse paraíso!

1. Um amanhecer deslumbrante

2. Visite a Lagoa do Portinho

3. As dunas mais bonitas do litoral do Nordeste

4. Não se esqueça do protetor solar, ok?

5. E prepare-se para tirar fotos deslumbrantes

6. Vale desbravar a Praia Pedra do Sal de bicicleta

7. Um destino ainda mais belo no entardecer

8. É até difícil querer ir embora!

9. Que tal passear a noite em Parnaíba?

Publicidade

10. Porto das Barcas, um recanto histórico apaixonante

11. Boa viagem!

Quer mais dicar de viagem no Piauí? Agora mesmo! Após conhecer a natureza encantadora de Parnaíba, é uma boa visitar a Serra da Capirava, um admirável sítio arqueológico que abrange os municípios de Coronel José Dias, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato e São João do Piauí.