Barra Grande: kitesurfing e lindas paisagens no Piauí

Escrito por Nicole Dias

Que tal conhecer um pouco mais das belezas do litoral piauiense? É lá que está Barra Grande, um local que os apaixonados por esportes e por natureza precisam visitar pelo menos uma vez na vida. Continue lendo este post para saber o que fazer lá, onde se hospedar e quais os restaurantes mais indicados.

Localização

Localizada no município de Cajueiro da Praia, Barra Grande é um vilarejo de pescadores na costa do Piauí. Afastado das grandes cidades, o lugar é indicado para quem quer curtir dias mais simples e sem pressa, com lindas paisagens para contemplar.

380 quilômetros separam Barra Grande de Teresina. Há diferentes formas de se chegar na vila, sendo que o aeroporto mais próximo está a 70 quilômetros, em Parnaíba. De lá, pode-se pegar um ônibus, táxi ou carro.

O aeroporto de Jericoacoara é mais afastado, mas tem voos mais frequentes. A estrada de Jericoacoara até Barra Grande é asfaltada, mas conta com buracos – dê preferência a viagens diurnas.

Quantos dias é necessário para conhecer o destino?

Para curtir a Barra Grande do Piauí do jeito certo, o recomendado é desacelerar. Especialmente se a sua ideia é descansar, o ideal é ficar por lá pelo menos três dias. Menos do que isso já se transforma em correria – o que não combina em nada com o clima relax do vilarejo.

O que fazer em Barra Grande

A grande pedida de Barra Grande é aproveitar as atividades ao ar livre. Descubra o que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Passeio do Delta

O Delta do Parnaíba é uma das mais interessantes paisagens do Brasil. Lá é possível se deparar com praias de águas doces, dunas, lagoas e rios, em um exuberante cenário natural. É legal fazer esse tour em lanchas, que passam por vários canais. Há, ainda, a opção de barcos tradicionais. Organize-se para fazer esse passeio entre os meses de maio e agosto, quando há menos chuva.

Passeio dos cavalos-marinhos

O passeio ecológico conhecido como Rota do Cavalo Marinho é uma boa pedida para quem quer ter um contato muito próximo com a natureza, podendo conhecer mais sobre a fauna e a flora local. O ponto alto é a observação dos cavalos marinhos em seu habitat natural. A Associação de Pescadores de Barra Grande – Barra Tur é responsável pela atividade, que encanta pessoas de todas as idades.

Festival Gastronômico Begê Sabor e Sol

Os apaixonados por comida não podem perder esse festival gastronômico que valoriza a culinária local. O evento, que já teve duas edições, ocorre no final do ano e conta com uma programação diversa, como feirinha de produtores locais, apresentações musicais, oficinas com chefs profissionais e pratos selecionados nos restaurantes de Barra Grande.

Kitesurfing

A prática esportiva é uma das principais atividades de Barra Grande – até mesmo pessoas de outros países viajam para o local por causa do kitesurfing. A temporada mais procurada pelos esportistas é de julho a janeiro, quando os ventos estão mais fortes. A praia de Barra Grande é indicada para praticantes de todos os níveis.

Praia de Barra Grande

Com areia grossa e beleza rústica, a Praia de Barra Grande é boa tanto para momentos de sossego quanto para práticas esportivas. O mar tem poucas ondas e água morna. Quando a maré está baixa, tranquilas piscinas naturais se formam. São várias as barracas com lanches e bebidas à beira mar.

Contato com a natureza e novas experiências: difícil alguém não gostar, certo?

Hotéis e pousadas próximos à Barra Grande

Quando o assunto é hospedagem, não faltam boas opções para descansar nos arredores da Barra Grande.

O Manatí Hotel é a escolha para quem não está preocupado com orçamento e procura aproveitar uma ótima experiência. Uma das opções mais populares da região é a Pousada BGK. O diferencial deste local são as aulas de kiteboarding para todas as idades.

Para quem procura uma acomodação para curtir em casal, a dica é a Casa Areia Pousada. Já o Raízes Eco Hostel valoriza a integração e o coletivo, então é ótimo para conhecer gente nova.

O Terra Patris! Atellier Pousada é mais exclusivo. Há espaço para no máximo 6 hóspedes por dia. E a Pousada do Fred tem ótimo custo-benefício e fica a uma curta caminhada da praia.

Você viaja sozinho, a dois, com família ou amigos? Vale a pena pesquisar mais sobre as pousadas de Barra Grande para encontrar aquela que combina com o seu estilo.

Restaurantes próximos à Barra Grande

Comer bem é uma parte importante de qualquer viagem, e são diversas as opções gastronômicas de Barra Grande.

Considerado o melhor restaurante de Barra Grande no site TripAdvisor, o La Cozinha combina a culinária brasileira com a francesa, tendo pratos de peixes e frutos do mar como carro-chefe. Mas para quem procura opções com preços moderados, o Manga Rosa atende muito bem.

O Mô Restaurante é bacana para quem quer experimentar comidas típicas. E se a ideia é fazer um lanche ou almoço leve, vá até a Bandoleiros Creperia. Os pratos têm nomes inspirados no universo do Cangaço, como Lampião, com carne de sol e catupiry.

Ficou com água na boca? Então escolha seu restaurante preferido e bom apetite.

Mais fotos de Barra Grande para você se apaixonar

Se você ainda não se convenceu de que precisa conhecer esse local, as fotos abaixo chegaram para fazer você pensar em Barra Grande com carinho.

1. Pequena vila, grandes belezas

2. É assim que podemos descrever a Barra Grande Piauí

3. O destino é procurado pelos apaixonados por kitesurfing

4. E por quem ama curtir uma boa praia

5. Por lá não faltam boas opções de hospedagem

6. Gastronomia de dar água na boca

7. E lindas paisagens para contemplar

8. Que tal conhecer esse local de pertinho?

9. Barra Grande espera por você

10. Partiu?

Quer conhecer mais lugares legais no Brasil? Não deixe de conferir essa lista com 13 destinos nacionais incríveis e pouco conhecidos e que você precisa visitar!

Veja também...

    PARA VOCÊ