10 coisas que você precisa saber sobre o Parque Vila Velha

Por                                
Em 20.02.21

O Parque Vila Velha é conhecido pela natureza intocada e atrações cheias de beleza. Essa é uma das principais atrações buscadas pelos turistas que vão à Curitiba. Então, se você estiver na cidade, que tal programar um passeio de 1 dia até esse local maravilhoso?

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica o Parque Vila Velha

O destino fica localizado em Ponta Grossa, a cerca de 100 km de Curitiba e é bastante conhecido pelos seus arenitos. O passeio pode ser feito sozinho, porém, o ideal é que você monte um grupo com seus amigos para poderem compartilhar as experiências vividas. Aliás, quem vai a essa atração ainda pode fazer uma parada nas cidades vizinhas.

Como ir ao Parque Vila Velha

Saindo de Curitiba, o visitante poderá ir de carro pela Rodovia BR-276, e seguir pelo KM 515. Depois siga as placas até o Parque Estadual de Vila Velha e conheça as furnas, lagoas e formações de arenitos. Aliás, outra opção é comprar um pacote numa das agências de turismo de Ponta Grossa.

História do Parque Vila Velha

O local ainda é considerado um sítio geológico com formações rochosas e esculturas naturais. A sua formação arenítica sofreu ação do vento e das chuvas durante o tempo e ganhou formas como de um camelo, cogumelos e tartarugas.

O que você precisa saber antes de ir

O Parque Vila Velha possui diversas atrações interessantes para adultos e crianças. No local você encontrará rios, lagoas, cachoeiras e trilhas incríveis. O mais interessante é que os tours são guiados, ou seja, você será orientado do início ao fim do passeio.

  • Melhor horário: os passeios no Parque Vila Velha duram um dia inteiro. Por isso, chegue de preferência às 8h da manhã para aproveitar bastante.
  • Quanto custa a visita?: normalmente, o valor da entrada é R$ 28. Estudantes e servidores públicos têm direito a meia entrada. Porém, ligue para o local antes de ir, para saber se houve algum ajuste nos últimos tempos.
  • Melhor passeio: segundo os visitantes, o melhor passeio é o dos Arenitos. Isso porque o cenário é lindo e as fotos são perfeitas. Além disso, é possível encontrar uma fauna bem diversa.
  • Limite de pessoas: o Parque Vila Velha possui um limite de até 800 visitantes por dia. Ou seja, se antecipe e compre seu ingresso com antecedência.
  • Horário para visitação: o local fica aberto das 8h30 até 15h30, de quarta à segunda. Mas o visitante pode ficar até às 17h30 desfrutando das lindas paisagens.
  • Como é a estrutura: o local possui estacionamento gratuito, uma lanchonete e lojinha de souvenirs. Além disso, o Parque ainda dispõe de banheiros para receber os seus visitantes.
  • Como são as trilhas?: o acesso para as trilhas é tranquilo e bem demarcado. Além disso, o Parque oferece um ônibus que faz o trajeto pelas áreas internas.
  • Como reservar o passeio: você deverá entrar em contato com a agência de turismo escolhida, ou então com a administração do Parque.
  • Quando ir: o melhor período do ano para conhecer o Parque Vila Velha é de novembro à março, que é quando as temperaturas estão altas e não chove muito.
  • Clima da região: durante o verão, a temperatura do local chega a 26º, enquanto no inverno, ela cai para menos de 22º.

Você ainda poderá combinar o seu passeio com outras atrações incríveis pela região. Então, quando for conhecer o Parque Vila Velha, aproveite para fazer um roteiro incluindo a Colônia Witmarsum, as Colônias Holandesas e o Buraco do Padre.

15 fotos do Parque Vila Velha para

Os aventureiros amam passear pelo Parque Vila Velha por causa das trilhas, furnas e formações geológicas. Aliás, esse é um lugar maravilhoso para tirar fotos incríveis, como as que separamos para você se inspirar.

1. Se você gosta de natureza

2. Fazer trilhas e caminhadas

3. E conhecer cachoeiras, rios e lagoas

4. Certamente vai amar o Parque Vila Velha

5. O local é repleto de paisagens naturais

6. Diversas espécies de plantas e animais

7. Além de monumentos maravilhosos

8. Que deixam os visitantes encantados

9. Aliás, você pode ir sozinho

10. E ter uma experiência incrível

11. O cenário é perfeito

12. Para tirar fotos e admirar

13. Então quando for à Curitiba

14. Não deixe de visitar esse Parque

15. Que é muito lindo!

O Parque Vila Velha é um ótimo lugar para curtir a natureza e respirar ar puro. Mas se quiser complementar o seu roteiro, aproveite para conhecer também a Colônia Witmarsum que também fica no interior de Curitiba.