12 passeios inesquecíveis para fazer em Natal durante sua viagem

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Situada no Rio Grande do Norte, Natal é um delicioso destino de praia para quem pretende encontrar nas férias belos cenários com piscinas naturais, recifes, falésias, dunas e natureza encantadora que cerca as mais lindas praias.

Além de suas belezas naturais, a cidade também oferece ótimas opções de lazer e divertidas atrações turísticas, com passeios tanto por terra quanto pelo mar para aproveitar o dia de sol com muito mais alegria.

1. Conhecer a Ponta Negra, praia mais badalada de Natal

iStock

iStock

Conhecida como a mais badalada praia de Natal, Ponta Negra concentra uma boa variedade de hotéis, pousadas, restaurantes, bares e baladas. Além disso, são diversas barracas super animadas no calçadão e um mar que agrada a todos os gostos, desde os banhistas que querem relaxar, até surfistas e adeptos a esportes aquáticos como windsurf, kitesurf e stand-up paddle. Sua marca registrada é o Morro do Careca, uma duna de 120 metros de altura que é cercada por vegetação.

2. Curtir um verdadeiro parque de diversões natural em Genipabu

iStock

iStock

Genipabu pode ser considerado um divertido parque de diversões natural, com atrativos como os passeios de bugues pelas dunas móveis e fixas (eles podem ser com ou sem emoção, você decide), e paradas nas agradáveis lagoas de água doce. Por lá, você pode também fazer o tradicional passeio na corcova de dromedários e observar vistas espetaculares da Lagoa de Genipabu do topo do monte de areia. Vale a pena passar o dia inteiro na região!

3. Relaxar com a família na Barra de Tabatinga

Para relaxar com a família e as crianças, não deixe de visitar a Barra de Tabatinga, onde encontram-se águas tranquilas, paisagens belíssimas emolduradas por dunas e falésias, além de barracas e restaurantes de praia super gostosos. Porém, o grande atrativo da praia são os golfinhos, que costumam dar as caras no final da tarde.

4. Visitar a Arena das Dunas

A Arena das Dunas é um estádio que foi inaugurado em dezembro de 2013 e tem capacidade para 32 mil pessoas, com atrativos como espaço VIP com lounges, 40 camarotes, sistema de sonorização, dois telões/placares, áreas para restaurantes, academia, espaços comerciais, e muito mais. O espaço é multiuso e, além dos jogos de futebol, recebe também exposições, convenções e espetáculos nacionais e internacionais.

5. Admirar paisagens incríveis andando de bugue

iStock

iStock

Tire pelo menos um dia inteiro para fazer um passeio de bugue, que com certeza será inesquecível, já que você passará por praias, lagoas, dunas e mirantes com paisagens incríveis, terminando em um dos cenários mais bonitos do nordeste, na Lagoa de Jacumã. O percurso dura em torno de 90 km e passa também por diversos bares, lojas, pousadas, vilas de pescadores e restaurantes.

6. Conhecer o maior cajueiro do mundo

Em Natal você encontra também o maior cajueiro do mundo – registrado pelo Guinness Book – que conta com 8.500 metros quadrados de copa em um emaranhado de cipós e galhos. Se estiver de passagem por lá entre setembro e dezembro, aproveite que é época de safra e saboreie a fruta docinha e saborosa.

7. Passar o dia nas piscinas naturais de Maracajaú

Que tal tirar um dia inteiro para relaxar e se divertir em Maracajaú? A comunidade costeira fica a 55 km de Natal (litoral norte) e é bastante famosa pelas suas apaixonantes piscinas naturais de águas mornas e cristalinas formadas por recifes, onde pode-se mergulhar em meio a diversos peixinhos coloridos.

8. City Tour com direito a um inesquecível pôr do sol

O City Tour é outro programa muito bacana para fazer na cidade, já que ele passa pelos principais pontos turísticos onde você recebe informações sobre os acontecimentos históricos da região.

Entre eles, estão o Forte dos Reis Magos, que foi construído no século 16 e deu origem a Natal; o Farol de Mãe Luiza, que conta com 37 metros de altura e proporciona uma das mais bonitas vistas das praias Areia Preta, Ponte Negra e Genipabu; a Ponte Newton Navarro e o Parque Estadual dos Mangues. O passeio se encerra após o incrível e inesquecível pôr do sol.

9. Trekking nas trilhas do Parque das Dunas

Para os amantes de atividades em meio à natureza que desejam um contato a mais com as áreas verdes da região, é possível fazer trekking nas trilhas do Parque das Dunas. São três opções: a trilha de Ubaia-doce, com 2,8km; a Peroba, com 1,4km; e a Perobinha, com 800 metros. Ótimo momento para curtir a vegetação e admirar a fauna local.

10. Se apaixonar pela Praia do Amor

iStock

iStock

Localizada a 2 km do centrinho de Pipa, a Praia do Amor é conhecida pelo seu famoso formato de coração formado pelas pedras das piscinas naturais e é considerada tanto pelos moradores quanto por turistas a mais bonita – e apaixonante – da região. Por lá você encontra uma boa quantidade de barracas, extensas faixas de areia dourada, mar com tons esverdeados, incríveis vistas das falésias, além de ótimas ondas para surfar.

11. Aproveitar um dia de sol na Barra do Cunhaú

Na Barra do Cunhaú, você encontra praias calmas e paradisíacas com extensas faixas de areia branca praticamente desertas, que garantem um dos cenários mais espetaculares do nordeste devido às suas belezas naturais como as águas cristalinas, rios, mangues, dunas, recifes e coqueirais.
Você pode tanto optar por um dia tranquilo para tomar sol, relaxar e mergulhar no mar, como também por atividades mais animadas, como surf, kitesurf e windsurf, que podem ser praticadas tanto no mar quanto no rio.

12. Agito e badalação na Praia de Pipa

iStock

iStock

A Praia de Pipa é uma das mais famosas e populares entre os visitantes de Natal e o principal ponto de encontro de jovens, surfistas e pessoas que buscam diversão e agito nas férias. Por lá você encontra praias para todos os gostos e estilos, com águas calmas para somente relaxar ou agitadas para surfar, com ou sem falésias, e com diferentes tipos de vegetação.

Para não deixar de conhecer nada, visite uma a uma e aproveite para fazer atividades como velejar, mergulhar, nadar nas piscinas naturais com peixinhos coloridos, caminhar na orla da praia, observar os golfinhos e tartarugas marinhas ou somente contemplar a natureza e belas paisagens ao redor.

PARA VOCÊ