15 passeios espetaculares para aproveitar Petrolina (PE)

Petrolina é um dos principais destinos de todo o Nordeste. Banhada pelas águas do Rio São Francisco, a cidade apresenta um panorama cultural riquíssimo com direito a museus, praias e ilhas. Quer saber mais desse local? Veja a seguir.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica Petrolina

Localizada no interior de Pernambuco, Petrolina é uma cidade vasta bem dividida entre áreas urbanas e rurais. Sendo um grande centro econômico do estado, o munícipio fica há aproximadamente 715 km de distância da capital Recife. Partindo de Recife, você tem diversas formas de se chegar até Petrolina. Uma delas é via avião. Do Aeroporto de Recife até Petrolina a viagem durará em média 1h e 15min. No entanto, a opção mais barata e popular é viajar por ônibus. Diversas linhas saem das rodoviárias sentido Petrolina. A viagem é longa, demorando mais ou menos 11 h.

Como aproveitar Petrolina e seus passeios

Programas não faltam em Petrolina! A cidade é conhecida por seu leque de opções, que cobrem diversos roteiros de viagens distintos. Descubra alguns passeios imperdíveis!

1. Catedral de Petrolina – Igreja Sagrado Coração de Jesus

Patrimônio local, a Catedral de Petrolina (Igreja Sagrado Coração de Jesus) é um dos pontos mais centrais da cidade. Além da arquitetura barroca que encanta os olhos, a igreja está localizada em uma ótima praça.

2. Bodódromo

Com seu nome engraçado e design criativo, o Bodódromo é um centro gastronômico único na região. Lá você irá encontrar diversos pratos típicos que destacam a tradição local, além de um espaço alegre e descontraído. Uma ótima pedida durante o dia e especialmente à noite.

3. Ilha do Rodeador

Petrolina também é sobre Ilhas e águas! A região possui diversas Ilhas que a circundam. Dessas, uma que vale destacar é a Ilha do Rodeador. Com alto influxo de banhistas e viajantes, a região é maravilhosa e apresenta muitas belezas naturais para você aproveitar!

4. Orla de Petrolina

A Orla de Petrolina é o espaço entre as praias e a cidade na qual você pode descansar de uma boa caminhada, ou apenas aproveitar o ar fresco. Bem arejada e com instalações de brinquedos e bancos, a orla atrai muitas pessoas que estão desejando descansar.

Publicidade

5. Balneário das Pedrinhas

Além das famosas ilhas, a região de Petrolina também possui muitos balneários. O Balneário das Pedrinhas é um dos mais conhecidos e se destaca por ser relativamente próximo da cidade quando comparado com outras formas de lazer envolvendo água.

6. Museu do Sertão

Rico em história, o Museu do Sertão é um centro de preservação e reconhecimento da vida passada no sertão. O catálogo do museu compreende objetos de época, instrumentos de trabalho e registros raros do povo e da sociedade do sertão de início do século passado

7. Casa de Artes Ana das Carrancas

Ana das Carrancas é uma artesã muito respeitada e famosa em Petrolina. Sua arte é símbolo da identidade cultural da cidade, possuindo uma casa de artes em sua homenagem. O local abriga oficinas e cursos, além de servir como uma amostra dos trabalhos da artista.

8. Parque Zôo-Botânico da Caatinga

Para conhecer mais da fauna de Petrolina e da região, não tem pedida melhor que uma visitação ao Parque Zôo-Botânico da Caatinga ($). O espaço apresenta uma enorme variedade de espécies de animais e conta com grandes jardins e bosques. Um espaço maravilhoso!

9. Oficina do Artesão Mestre Quincas

Outro grande artista da região, o Mestre Quincas dá nome a um espaço artístico aberto ao público. Na oficina são ofertados cursos, workshops e exposições de peças locais. Apaixonante!

10. Ilha do Fogo

Entre Juazeiro e Petrolina, a Ilha do Fogo é um oásis a céu aberto com diversas possibilidades de diversão. O grande destaca fica pelas águas limpas e calmas, ideal para dias e noites quentes.

11. Ilha Massangano

Ainda sobre as ilhas, uma outra escolha é a Ilha Massangano. Caso você se encontre mais próximo dela do que das outras, não irá perder nada. A região também é muito amistosa e possui inúmeras belezas naturais que irão atrair sua atenção. Também é um ótimo ambiente para se divertir à noite.

12. Petrolina Antiga

Um cantinho do passado em meio ao futuro, é a assim que o bairro da Petrolina Antiga pode ser classificado. As ruas mantêm a arquitetura clássica da cidade, mantidas em uma bela restauração de cores e materiais. O efeito final de caminhar pelo local é surpreendente!

13. Mirante Serrote do Urubu

Localizado nas margens do Rio São Franciso, o Mirante Serrote do Urubu é perfeito para fotos! No topo do morro a vegetação serrana se faz mais presente, possibilitando uma vista espetacular do Rio!

Publicidade

14. Pier Juarez

Point agitado, o Pier Juarez ($) é um restaurante e bar que mescla a estrutura de pousada com grandes eventos. No local, você pode optar por diversas opções de comida e bebida. À noite o espaço costuma abrigar festas ao ar livre. Ideal para quem quer curtir!

15. Mercado do Turista

Com nome sugestivo, o Mercado do Turista abrange as produções locais em um misto de feira com mercado. No ambiente você tem diversas lojas e barracas para se aprofundar na gastronomia local sem pressa. Aproveite!</p

Depois de tantas opções de passeios, seu roteiro vai ficar ainda mais completo!

20 fotos encantadoras de Petrolina para motivar sua viagem!

Ainda mais deslumbrante pessoalmente, a cidade de Petrolina tem muito o que oferecer em matéria de beleza. Veja:

Publicidade

1. Petrolina é grandiosa

2. Com seus encantos

3. Carregados de história

4. E belezas surpreendentes

5. Suas ilhas hipnotizam os sentidos

6. Com águas cristalinas

7. Que compõem incríveis paisagens

8. A cidade possui noites brilhosas

9. Até mesmo seus dias nublados são maravilhosos

10. Uma das maiores joias de Petrolina é sua vegetação árida

11. Em contraste com seu céu azul

12. Que ecoa seus mares

13. Em verdadeiras pinturas naturais

14. A cidade preserva sua cultura

15. Enaltecendo as populares carrancas

16. O clima de Petrolina é acolhedor

17. E cheio de vida

18. Por isso, não perca mais tempo

19. E se entregue a felicidade cativante

20. Que você só encontra em Petrolina!

Simplesmente apaixonante, não é mesmo? Utilize essas fotos como inspiração para sua viagem!

Um pouquinho de Petrolina para você conhecer melhor

Além de belas imagens, os vídeos são outra forma muito interessante de conhecer um lugar. Confira a seguir alguns.

História de Petrolina e mais

Nesse vídeo muito bem produzido e instrutivo, o Youtuber elabora um amplo panorama histórico de Petrolina. O vídeo cobre fatos históricos, curiosidades interessantes e dicas sobre a cidade.

Visitando o Balneário de Pedrinhas

Nesse vlog divertido, a viajante nos guia ao Balneário de Pedrinhas. Com registros especiais do local, o vídeo apresenta um pouco do local. É difícil assistir e não ficar com vontade de ir!

Uma caminhada do centro até a orla

Com a câmera em mãos, o viajante percorre as ruas de Petrolina a pé. Alguns pontos de referências são avistados pela lente do vídeo, mas o grande destaque é a sensação geral que a caminhada traz. Dá até pra sentir o vento no rosto.

Após assistir aos vídeos e ver as imagens, você provavelmente está com muita vontade de por o pé na estrada rumo Petrolina. Visto que você se interessou pela cidade, por que não conhecer melhor Recife? Boa viagem!