Picinguaba: a mais bonita atração do trecho norte de Ubatuba

Escrito por Bruno Mendes

Picinguaba é um charmoso distrito de Ubatuba (SP) que fica bem pertinho de Paraty (RJ). Por lá, cada visitante poderá aproveitar os dias de sol em uma linda praia e contemplar a calmaria de uma vila de pescadores pacata e receptiva. Confira como é uma boa ideia programar o passeio para esse pedacinho do litoral paulista!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Picinguaba e como chegar

Situada no norte de Ubatuba, Picinguaba fica a 43 km da região central do município e a 35 Km de Paraty. Para chegar lá, é preciso seguir pela Rodovia Rio-Santos e, na altura do km 7,8, guiar por cerca de 2,5 km em estrada estreita e com declives.

O que fazer em Picinguaba

Banho de mar, trilha, passeio de barco e outras atividades interessantes podem ser apreciadas em Picinguaba. Destacamos cinco dicas para você vivenciar momentos especiais naqueles dias de sol e céu azul. Confira!

1. Tomar banho de mar e aproveitar o ambiente bucólico

A Praia de Picinguaba conta com mar tranquilo, onde o visitante poderá nadar com muita segurança, e quiosques que servem bebidas e tira-gostos. Por conta das características naturais, é o local certo para quem não gosta de ondas agitadas e tem filhos pequenos. Ah, e não deixe de passear pela faixa de areia e pegar um solzinho, sentindo a energia emanada por toda a natureza ao redor!

2. Fazer a trilha da Praia da Fazenda

Para explorar o repertório de belezas da região, vale a pena fazer a trilha que sai de Picinguaba e vai até a Praia da Fazenda. São 20 minutos de caminhada leve, mas cuidado na hora da travessia do rio durante o caminho, pois, em momentos de maré alta, há risco de correntezas.

3. Conhecer a Praia da Fazenda

A Praia da Fazenda é rústica, sem infraestrutura de bares e restaurantes e cercada por natureza preservada. Mais um encanto natural de Ubatuba que precisa constar entre as opções dos viajantes que buscam sossego.

4. Passeio de barco para a Ilha das Couves

Localizada a apenas 550 metros de Picinguaba, a Ilha das Couves é um desses atrativos chamados de “Caribe brasileiro”. É claro que, fora da alta temporada, dá para aproveitar melhor as piscinas naturais, mas mesmo em dias movimentados é uma boa fazer um passeio de barco até lá. Prepare-se para tirar muitas fotos!

5. Ir à Praia da Almada

A Praia da Almada tem ótimos restaurantes à beira-mar e, do mesmo modo que muitas de Ubatuba, presenteia cada banhista com um mar de águas claras bem calminhas. Para acessá-la saindo de Picinguaba, basta seguir no sentido sul e, depois, pegar uma estrada secundária. Siga a orientação das placas que você chegará lá rapidinho!

Continua após o anúncio

E aí, gostou das imagens e indicações? Coloque já o protetor solar na mala, pois você não vai querer sair do sol durante as belas manhãs e tardes.

Vídeos sobre Picinguaba para você antecipar a viagem

Selecionamos quatro registros caprichados de Picinguaba e das atrações próximas, para você reunir o pessoal e partir para o litoral de São Paulo o quanto antes. Acompanhe:

Imagens inspiradoras da Praia da Picinguaba

Esse vídeo traz o acesso pela estrada estreita, a vista da deslumbrante Praia da Fazenda e mais imagens que vão te deixar sonhando com Ubatuba.

Travessia para a Ilha das Couves

Aqui, você vai conferir boas informações sobre a travessia até a Ilha das Couves e, é óbvio, observar a vegetação e o mar desse trecho de Ubatuba por ângulos admiráveis. Apaixonante!

Imagens aéreas do vilarejo e da praia

Mais um material sem narração, afinal, a natureza de Picinguaba já é reveladora por si só. É possível notar o clima de tranquilidade de uma vila de pescadores situada em região privilegiada.

Ir ou não para a Praia da Almada? Tire as suas conclusões!

Certamente, esse vídeo vai te convencer a dar um pulinho na Praia da Almada – uma atração aconchegante que conta com excelentes quiosques para o visitante ficar o dia inteiro com todo o conforto. Além disso, o mar oferece condições ideais para a prática de stand up paddle. Fica a dica!

Sugestão: para se divertir nesse cenário paradisíaco da melhor maneira possível, programe-se para acordar cedinho e flagre o pôr do sol na faixa de areia ou na cadeira do quiosque.

10 fotos de Picinguaba que merecem ser vistas mais de uma vez

Para finalizar, fique com esses flagrantes fotográficos de uma das regiões mais bonitas de Ubatuba. Está na hora de colocar o carro na estrada e descobrir essa maravilha, hein!

1. Ubatuba nunca decepciona, né?

2. Local certo para você relaxar e esquecer os problemas

3. Picinguaba é um recanto terapêutico

4. Cheio de possibilidades de lazer

5. Que tal esse anoitecer?

6. Um horizonte de belezas

7. Passeios de caiaque também são uma boa pedida

8. A Praia da Fazenda merece uma visita

9. A viagem dos sonhos para a família inteira

10. Volte para casa com ótimas lembranças!

Depois de visitar Picinguaba, sugerimos que você conheça Paraty. A cidade do litoral fluminense reúne história, gastronomia de alto nível e um show de belezas naturais. Então, não deixe essa atração de lado, ok?