Pontal do Atalaia: como chegar e o que fazer no Caribe brasileiro

Escrito por Flávia Resende

Se você está planejando conhecer a região dos Lagos do Rio de Janeiro, Pontal do Atalaia não pode faltar em seu roteiro. Praias de águas azuis e cristalinas com areia branquinha são a definição de dias de descanso que combinam lazer e tranquilidade.

Para começar a planejar sua viagem, conheça um pouco mais sobre essa região que é chamada de Caribe brasileiro.

Índice do conteúdo:

Onde fica o Pontal do Atalaia

O Pontal do Atalaia é um monte de terra em formato de morro que invade o mar, localizado em Arraial do Cabo, região dos Lagos do Rio de Janeiro, a 164 km da capital carioca.

Como chegar

De barco-táxi: o barco sai da Praia do Farol e atraca em uma parte específica das Prainhas do Pontal do Atalaia. Os turistas devem combinar a hora da volta com o responsável pela embarcação.

A vantagem é que você pode chegar às prainhas nadando ou de bote, caso esteja levando seus pertences. Outra vantagem em chegar ao Pontal de barco é poder conhecer a Gruta Azul, um dos melhores pontos de mergulho livre no país. A desvantagem é que a embarcação não para em outras praias. Para isso, os visitantes têm que contratar passeios.

De carro: as praias estão a 4 km do Centro. Ir de carro pode ser vantajoso porque, ao chegar à portaria do Condomínio Pontal do Atalaia, ainda é preciso descer a famosa escadaria. A desvantagem é que o trânsito fica muito intenso nos fins de semana e, além disso, a estrada tem trechos de terra que ficam bem ruins em dias de chuva.

O que fazer no Pontal do Atalaia

A região é conhecida por suas belas praias de águas cristalinas e areias brancas que formam paisagens de tirar o fôlego. No entanto, suas atrações não se resumem somente a praias. Confira o que mais o Pontal do Atalaia tem a oferecer:

Escadaria Pontal do Atalaia

A escadaria das Prainhas do Pontal do Atalaia é um dos cartões portais de Arraial do Cabo onde todos param para admirar a natureza e tirar fotos. São 150 metros, divididos em 225 degraus de madeira, em descida íngreme. Apesar de sua extensão, a vista deslumbrante da praia faz com que o trajeto não fique cansativo.

Prainhas

As Prainhas ficam localizadas no Morro do Pontal do Atalaia e receberam esse nome porque são compostas de duas praias. Quando a maré está baixa, as duas praias se unem em uma mesma faixa de areia. As Prainhas não contam com banheiros, restaurantes e quiosques. Em alguns dias da semana, é possível encontrar alguns vendedores oferecendo barracas, cadeiras, bebidas e lanches. A água das Prainhas tem temperatura agradável e é bem calma, formando uma piscina natural cristalina. A cor da água pode variar entre o azul e o verde dependendo da hora do dia, o que mostra porque a região é comparada com o Caribe.

Mirante do Pontal do Atalaia

Ao chegar à portaria do Condomínio Pontal do Atalaia, é preciso subir a ladeira para chegar ao mirante. Do topo do morro dá para ver a Praia Brava, à esquerda, e a Praia Grande, à direita, além de um vasto oceano azul. Quem já esteve por lá conta que é um ótimo ponto para assistir ao pôr do sol.

Praia Brava

A praia fica localizada dentro do Parque Estadual da Costa do Sol, onde estão as Prainhas do Pontal do Atalaia e o Mirante. Para chegar até ela é preciso percorrer 2 km de subidas e descidas, a pé ou de carro, até o começo da trilha que leva à praia. A trilha tem partes de terra batida, escadaria na rocha e caminhada na pedra. No topo da trilha, no trecho de rocha, você vai encontrar um mirante com uma vista incrível. Depois, é só descer as escadas na rocha e caminhar na pedra para chegar à praia, que tem areia branquinha e águas bravas, sendo um ótimo local para a prática do surfe. A Praia Brava é uma das praias mais desertas de Arraial, portanto leve seu lanche, já que não há quiosques na orla. Lá também existe um lugarzinho que dá a impressão de ser uma caverna, como mostrado na foto, que dá pra tirar fotos bem legais.

Praia do Forno

Uma enseada de águas cristalinas escondida em meio a montanhas de Mata Atlântica nativa, a Praia do Forno pode ser acessada através da Praia dos Anjos, onde o turista escolhe se vai seguir de barco ou pela trilha. Quem escolhe percorrer a trilha é presenteado com um mirante que oferece uma vista panorâmica da praia e da cidade. A praia é muito bem preservada, limpa e tem uma boa infraestrutura com bares, quiosques, aluguel de caiaque e stand up paddles. Ela também tem uma parte mais calma, quase deserta, ideal para quem quer curtir a beleza do mar sem muita gente ao redor.

Praia Grande

Como é característico das praias de Arraial, a Praia Grande também tem águas cristalinas em diversos tons de azul e areia branquinha, formando algumas dunas. Em sua orla há um calçadão e, no início da praia, os visitantes encontrarão restaurantes e quiosques. A Praia Grande tem um mar calmo, propício para curtir em família, mas a água pode assustar quem não é acostumado com sua temperatura, que pode chegar a 8ºC em algumas épocas do ano.

Tem que ter muita disposição para conhecer o Pontal do Atalaia a pé, mas a vista compensa todo o esforço, não é mesmo?

Hotéis e pousadas próximos ao Pontal do Atalaia

Há várias opções de hospedagem próximas ao Pontal, como hotéis, pousadas e hostels de preços variados. Antes de decidir onde se hospedar, analise as comodidades que cada um oferece e veja se é exatamente o que você procura.

Pousada Caminho do Sol – $$$

A pousada combina conforto, bom preço e conveniência, além de um ambiente charmoso, com várias comodidades. Localizado próximo a alguns pontos turísticos famosos de Arraial, como o Mirante da Boa Vista, o Mirante do Pontal do Atalaia e restaurantes de comida italiana, a pousada possui quartos – alguns com sacada – que contam com TV, minibar, geladeira, cofre, ar-condicionado e telefone. Os hóspedes têm acesso a wi-fi, serviço de quarto, piscina, café da manhã, estacionamento, aluguel de bicicleta, restaurante, bar/lounge, e se não quiserem ir à praia, podem se divertir na piscina coberta ou na piscina externa.

  • Endereço: R. do Sol, 55, Parte Praia Grande.

Pousada Sentinelas do Mar – $$$

A pousada fica localizada próximo à Orla Sangri-lá e ao Mirante do Pontal do Atalaia. A pousada conta com comodidades como wi-fi, recepção 24 horas, piscina, churrasqueiras, estacionamento, piscina, serviço de traslado, academia de ginástica, hidromassagem, café da manhã, piscina externa e spa. Seus quartos possuem ar-condicionado, área de estar, frigobar, geladeira e minibar.

  • Endereço: R. José de Castro Netto, Lote S6, Pontal do Atalaia.

Casa Mar Arraial – $$$

A Casa Mar tem uma excelente localização em Arraial do Cabo, a 1,1 km da Praia dos Anjos e a 2,7 km da Praia do Forno. Também fica próxima à Igreja Nossa Senhora dos Remédios, do Museu Oceanográfico e da Praça da Independência. Oferece acomodações com jardim, wi-fi gratuito, TV, ar-condicionado, além de café da manhã à la carte servido no quarto. Para quem vai de carro, o estacionamento privativo é gratuito. Depois de um dia de andanças pela cidade, os hóspedes podem relaxar e ter momentos de lazer na piscina externa do estabelecimento.

  • Endereço: R. Júlio de Macedo, 180.

Hostel A Coroa – $$

O hostel fica localizado a 500 metros da Praia dos Anjos e a 800 metros da Praia Grande. Com piscina ao ar livre, sala de TV e cozinha compartilhadas, o hostel conta com recepção com atendimento 24 horas e ar-condicionado, café da manhã e wi-fi gratuitos nas áreas comuns. Os quartos privados têm banheiro individual, e alguns deles têm varanda e roupão de banho. Para quem deseja se hospedar em quartos compartilhados, os quartos contam com lockers e varanda com rede. O hostel possui também serviço de quarto, bar, traslado de/para o aeroporto, jogos, área para piquenique, terraço aberto, serviço de lavanderia e cafeteira.

  • Endereço: R. Marcilio Dias, 217, Macedônia.

Como não há hotéis no Pontal do Atalaia, a opção é se hospedar próximo à região, perto de outros pontos conhecidos de Arraial. Isso não interfere nos planos de viagem, pois a maioria das acomodações tem fácil acesso aos pontos mais conhecidos do município.

Mais fotos do Pontal do Atalaia que vão te inspirar a preparar sua viagem

O Pontal do Atalaia é um dos lugares mais lindos da região dos Lagos e suas paisagens únicas são um pedaço do paraíso. Confira nas imagens abaixo um pouco mais dos encantos da região.

1. A região dos Lagos do Rio de Janeiro é rica em belezas naturais

2. Que atrai visitantes de todas as partes do mundo encantados com suas paisagens

3. No fim do dia, o pôr do sol dá seu espetáculo

4. E durante o dia, atividades nas águas cristalinas não faltam

5. Depois de conhecer um lugar como esse, qualquer um vai querer voltar

6. A natureza presenteia com uma imensidão azul

7. Um cenário ideal para o filme A Lagoa Azul

8. O Pontal do Atalaia tem muitos tesouros escondidos

9. Um lugar perfeito para relaxar e esquecer da vida

10. E também para curtir uma piscina natural em um cantinho do paraíso

Quer conhecer um pouco mais as praias próximas ao Pontal do Atalaia? Então confira um guia completo sobre a Praia do Forno e comece já a planejar sua viagem!

PARA VOCÊ