Praia da Pinheira: conheça os principais atrativos do paraíso catarinense

Escrito por Sheila Almendros

O estado de Santa Catarina é conhecido por abrigar um dos litorais mais bonitos do Brasil, e a Praia da Pinheira é uma das responsáveis por isso. Afinal de contas, estamos falando sobre um dos lugares mais preservados da região.

Para quem deseja fugir das badaladas orlas de Florianópolis e Balneário Camboriú, a Praia da Pinheira é o destino perfeito, pois o local garante não só o sossego e momentos contemplativos como também uma grande oportunidade para entrar em contato com a natureza de forma imersiva.

Onde fica a Praia da Pinheira

A Praia da Pinheira fica no município de Palhoça, a 50 km ao sul de Florianópolis, e é uma das poucas regiões com natureza paradisíaca e intacta de Santa Catarina, já que faz parte de uma área ambiental protegida por lei, dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

Como chegar à Praia da Pinheira

Por estar muito próxima da capital catarinense, é muito fácil chegar até a Praia da Pinheira. O acesso é feito pelas rodovias BR 282 e BR 101 até a entrada para Palhoça no Km 238. Chegando lá é só seguir pela SC 433 sentido litoral contornando a Praia do Sonho.

A viagem também pode ser feita de ônibus a partir do Terminal Rodoviário de Florianópolis, Curitiba (4h30 de viagem) e Porto Alegre (percurso de 5 horas).

O que fazer na Praia da Pinheira

Em Pinheira você encontrará 4 orlas: a praia da Pinheira, Prainha, a praia de Baixo e a praia de Cima, além da famosa Guarda do Embaú. Veja quais são as atividades que podem ser realizadas nesta região:

Percorra a trilha entre a praia da Pinheira e Guarda do Embaú

O percurso de 10 km entre a praia da Pinheira e Guarda do Embaú inclui paisagens intocadas pelo homem e algumas atrações isoladas como a Prainha e o Vale da Utopia (saiba mais no tópico a seguir). Um dos acessos mais fáceis é a partir da Praia de Cima, com trajeto paralelo à praia cheio de morros, campos abertos, mata fechada, pedras e trechos de areia. Apesar do percurso cansativo, vale a pena incluir a trilha mais famosa da região em seu roteiro.

Desbrave o Vale da Utopia e a Praia do Maço

Desbravar o Vale da Utopia durante a sua trilha é garantia de incluir uma pequena aventura em seu roteiro. O local é rodeado por Mata Atlântica e seu trajeto é marcado por um penhasco com visão paradisíaca do mar, pedras e grutas — inclusive a mais famosa de todas é a Gruta da Rapinha. O final desta difícil rota inclui uma bela recompensa: a isolada Praia do Maço, com apenas 50 metros de extensão e vegetação intacta no entorno.

Curta o dia na Guarda do Embaú

A Guarda do Embaú é a vizinha da Praia da Pinheira, e independentemente se você chegar até ela pela trilha ou por outros meios, é indispensável levar aquele kit básico de sobrevivência: uns lanchinhos, água, protetor solar e uma toalha para você esticar na areia. Isso porque o local é tão incrível que provavelmente você desejará esticar a estadia para curtir o mar, passear de caiaque e canoa, fazer a travessia pelo Rio Madre (caso não queira ir de barco e sim a nado, leve também um saco estanque para guardar seus pertences, como celular e carteira), praticar pescaria de rede e subir a Pedra do Urubu para registrar vários cliques da paisagem.

Se inscreva em uma corrida na Praia da Pinheira

Sazonalmente, diversas corridas são promovidas na Praia da Pinheira, com saídas a partir da Ponta do Papagaio, com distâncias para todos os níveis de atletas: 30 km individual, 21 km individual, dupla, trio e quinteto. Verifique a programação da cidade para saber se haverá alguma corrida durante a sua viagem e não deixe de se inscrever!

Aproveite as ondas da Prainha para surfar

Na trilha entre a praia da Pinheira e Guarda do Embaú está a Prainha, um paraíso para quem deseja o indispensável sossego. Também conhecida como “praia da gaúcha pelada”, a natureza deserta com atmosfera de agreste é a principal característica do local e suas águas cristalinas e agitadas são um chamariz para os surfistas em busca de uma boa onda. Por ser uma praia sem nenhuma estrutura, não deixe de levar comes e bebes, além do protetor solar.

Curta ao máximo as piscinas naturais do Pontão

Também chamado de “Ponta da Pinheira”, esta formação de rochas dentro do mar, além de garantir as melhores piscinas naturais da região quando a maré sobe, também oferece uma vista privilegiada do mar e as ilhas do entorno. Relaxe nas águas frescas em um momento de meditação, ou aproveite para pescar e praticar mergulho.

Estar imerso na natureza é uma das principais atividades na Praia da Pinheira, independentemente da atração que escolher. Aproveite para fazer um detox urbano e aproveitar ao máximo desta viagem.

Hotéis e pousadas próximos à Praia da Pinheira

Seja uma pousada simples ou um hotel moderno, o que não pode faltar em sua hospedagem é conforto. Confira algumas sugestões com este principal adjetivo:

Pousada Lagoa Azul – $

A 6 km de Pinheira e a 7 km de Guarda do Embaú está a Pousada Lagoa Azul, avaliada como o melhor custo-benefício da região. O estabelecimento oferece estacionamento e wi-fi gratuito em todo o edifício, banheiro privativo, ventilador de teto, TV de tela plana e recepção 24 horas.

  • Endereço: Av. Panorama, 94.

Pousada do Lauro – $$$

O bom atendimento e o conforto são as principais características da Pousada do Lauro. O estabelecimento fica a apenas 5 minutos a pé da Praia da Pinheira e oferece aos seus hóspedes apartamentos e chalés de tijolo aparente simples, equipados com wi-fi gratuito, TV, cozinha, churrasqueira e ventilador. O estacionamento e equipamentos para praia são gratuitos.

  • Endereço: R. José Nestor de Matos, 1000.

Morada do Gabriel – $$$$

Esta pousada fica a 200 metros do centro da Guarda do Embaú, pertinho de lojas, bares e restaurantes da região. Além dos quartos e estúdios com decoração rústica, aconchegantes com TV, banheiro privativo e cozinha compacta equipada, o café continental é elogiadíssimo. Há ainda opções com varanda e rede para curtir e relaxar.

  • Endereço: R. do Cumbata, s/n, Guarda do Embaú.

Aproveite a rusticidade do local para entrar na vibe praiana de Pinheira no melhor estilo.

Restaurantes próximos à Praia da Pinheira

Veja quais opções indicadas para garantir uma bela refeição durante a sua viagem:

Cozinha da Mamma

Mesmo sendo especializada em frutos do mar, a Cozinha da Mamma oferece também opções para quem prefere carnes ou opções vegetarianas, servidos em buffet por quilo e também pratos à la carte. O ambiente é simples e familiar, mas tanto o atendimento quanto a qualidade das refeições são elogiadíssimos por quem já passou por lá.

  • Endereço: R. Manoel Martins, 13.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 11h às 16h e das 19h à 0h.

Café Buteco

O descolado Café Buteco oferece ao cliente uma experiência, além de comes e bebes gostosos. Durante o dia você poderá saborear cafés e tortas para um belo desjejum, já à noite a pedida é o choppinho gelado e alguns petiscos. Tudo isso com música de qualidade, ambiente vintage e atendimento de primeira oferecido pelo dono da casa.

  • Endereço: R. Aderbal Ramos da Silva, 37.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 0h.

Casa Vicenza

O ambiente intimista e acolhedor do Casa Vicenza deixará sua noite ainda mais especial. O clima rústico, que conta ainda com um jardim a céu aberto, também favorece o romantismo, ideal para casais. As pizzas são caprichadas e a carta de vinhos é bem variada.

  • Endereço: R. Francisco Lazaro dos Santos, 125.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 20h à 0h.

Na Praia da Pinheira você encontrará opções para todos os paladares.

Saiba mais sobre a Praia da Pinheira

Os vídeos a seguir mostrarão um pouquinho mais das belezas naturais da Praia da Pinheira. Confira:

Praia de Cima – Praia de Baixo

A vlogueira registrou todos os melhores momentos de seu passeio entre as Praias de Cima e de Baixo de Pinheira. O visual é de arrancar suspiros!

Guarda do Embaú e Praia da Pinheira

Neste vídeo você conhecerá não só a beleza da Praia da Pinheira como também os encantos da Guarda do Embaú, as atividades realizadas no local, entre outras informações.

Não esqueça de anotar todas as dicas para que a sua viagem seja ainda mais completa.

Mais fotos da Praia da Pinheira que são de arrepiar

Encha os seus olhos com as imagens a seguir, que serão responsáveis também por te convencer a conhecer a Praia da Pinheira o quanto antes:

1. Consegue se imaginar caminhando por esta orla?

2. Até seu melhor amigo vai adorar esta viagem

3. O pôr do sol em Palhoça é encantador

4. Assim como a natureza intocada e exuberante

5. Os barquinhos são muito usados para passeios e pesca na Praia da Pinheira

6. E as piscinas naturais são um convite para relaxar

7. Apaixone-se pela cor deste mar

8. E essas cores incríveis de um final de tarde inesquecível

9. Na Praia da Pinheira você percebe o quanto a natureza é maravilhosa

10. Espia só de longe o quanto esta região é indescritível

11. E agora de outro ângulo

12. Mesmo com o tempo nublado, a calmaria reina por aqui

13. E em dias de sol, o bronzeado é garantido

14. As flores contrastam com a rusticidade local

15. E fazem da Praia da Pinheira um destino único

A Praia da Pinheira é o destino perfeito para quem busca opções fora da agitação das grandes cidades. Aproveite a sua estadia para reabastecer as energias!

PARA VOCÊ