Praia da Sepultura: o que fazer nesse paraíso de Bombinhas – SC

Escrito por Nicole Dias

Não precisa se assustar com o nome: a Praia da Sepultura está mais para paraíso do que para cemitério. Localizada na cidade de Bombinhas, em Santa Catarina, essa praia reúne todos os atributos de um verdadeiro paraíso: areias clarinhas, mar tranquilo e transparente, natureza ao redor. E, claro, não faltam atividades para se fazer por lá.

Quer riscar a Praia da Sepultura da sua lista de locais a conhecer? Então confira nessa lista quais são as atrações imperdíveis e as melhores opções de hospedagem da região. Uma coisa é certa: você vai querer voltar mais vezes!

Como chegar

Para quem parte de Florianópolis, o acesso até Bombinhas, onde fica a Praia da Sepultura, é feito pela BR 101 e, posteriormente, pela SC 412. Já em Bombinhas, basta seguir as placas para chegar na Praia da Sepultura.

O acesso até a praia em si é feito a pé, então estacione o carro e faça a pequena caminhada até ela. Depois é só curtir.

O que fazer

Quem ama atividades ao ar livre vai se apaixonar pela Praia da Sepultura. Abaixo, 6 das atrações mais legais para se fazer por lá.

Trilha da Praia da Sepultura

Não se assuste pelo começo íngreme: a trilha da Sepultura é bem tranquila e fácil de fazer. Para fazer essa trilha, você deve acessá-la ao lado de um estacionamento particular que existe por lá, seguindo reto por uma área gramada. O final é recompensador: a vista que se tem lá do alto é um verdadeiro regalo aos olhos. Não economize nas fotos!

Piscina natural da Praia da Sepultura

Acessível por meio de trilha, essa piscina natural tem águas calmas e transparentes, perfeitas para um banho, para mergulho e para momentos pra lá de especiais em meio à natureza. O espaço não é muito grande e pode ser disputado nas altas temporadas, então a dica é ir para lá bem cedinho e aproveitar sem tumulto.

Mirante Eco 360º

Se você está nas proximidades da Praia da Sepultura, não pode deixar de conhecer esse mirante famoso em Bombinhas: o Eco 360º. A trilha até sua parte mais alta é curta e fácil de fazer. Já a vista que se tem de lá é maravilhosa. Há um museu na base do mirante, com um acervo que reúne itens relativos à pesca e sobre a fauna local. Além disso, é possível praticar alguns esportes por lá, como rapel e escalada de rochas.

  • Horário de funcionamento: De dezembro a abril, das 08h às 19h30, de maio a novembro, das 10h às 17h. Fechado em dias de chuva e ventos fortes.
  • Valor de entrada: R$ 10 para visitar o mirante e o museu.

Trilha do Morro do Macaco

Com entrada gratuita e aberto o ano inteiro, o Parque Natural Municipal Morro do Macaco fica na parte sul de Bombinhas, no bairro Canto Grande. Entre seus destaques está a trilha para o topo do Morro do Macaco. Com dificuldade moderada, ela pode ser feita em pouco mais de 30 minutos. O caminho é bastante íngreme e pode ser um desafio, mas há diferentes áreas para descanso ao longo do percurso, bem como mirantes para belos registros.

Escultura submersa

Já pensou em visitar uma galeria embaixo da água? Na Praia da Sepultura isso é possível. BIO VIDA III é uma obra do artista Pita Camargo e que fica no fundo do mar – com autorização da Marinha do Brasil, claro. A localização da obra conta com a marcação de uma boia, e quem for fazer mergulho pode ir conhecer.

Praia Retiro dos Padres

Coladinha com a Praia da Sepultura está a belíssima Praia Retiro dos Padres, e com certeza vale a pena dar uma esticadinha até lá. Se você procura por tranquilidade, instale-se na parte mais à esquerda. As águas são cristalinas, mas o mar é bastante agitado. Se estiver com crianças, é importante ficar atento. Ainda assim, o visual da praia é tão bonito que compensa.

Não esqueça de colocar na mala as roupas de banho e o protetor solar: você vai precisar!

Hotéis e pousadas

Depois de um dia repleto de lazer, tudo o que você quer é descansar em algum lugar legal, certo? As opções de hospedagem de Bombinhas prezam pelo bom atendimento e pela localização – várias ficam pertinho de belíssimas praias. Veja quatro boas sugestões:

Pousada Vila do Farol – $$$$$

Confortável e bem localizado, o Vila do Farol oferece apartamentos de até três quartos. As acomodações são equipadas com internet wi-fi, ar-condicionado, secador de cabelo, cofre e televisão. O hotel ainda conta com estacionamento próprio, sala de jogos, piscinas e uma vista privilegiada do mar. Sua arquitetura com estilo mediterrâneo chama a atenção.

  • Endereço: R. Merluza, 273 – Centro.

Pousada Palmeiras – $$$$

Cercada pela natureza, a Pousada Palmeiras oferece uma estadia tranquila e aconchegante. Com sala de jogos, espaço kids, piscina, ofurô e banheira SPA, a diversão é garantida para a família inteira. O apartamento com vista para o mar está entre os mais disputados. Ele possui varanda e um mezanino, sendo perfeito para até quatro pessoas.

  • Endereço: R. Xarelete, 17 – Centro.

Pousada Caminho do Mar – $$

O nome dessa pousada não poderia ser mais apropriado: a Caminho do Mar oferece acesso fácil a várias praias de Bombinhas. A hospedagem oferece estacionamento, área de lazer, deck com vista e diversos apartamentos equipados com televisão, frigobar, ventilador de teto e ar-condicionado. Café da manhã, internet wi-fi e serviço de quarto complementam as comodidades.

  • Endereço: R. Garoupa, 700 – Centro.

Retiro dos Padres Camping e Hospedagem – $

Cercada pela natureza, essa opção de hospedagem fica entre a Praia da Sepultura e de 4 Ilhas. Além de área para camping, oferece chalés, apartamentos e cabanas. O local é perfeito para quem gosta de estar em contato com a natureza e conta com trilhas ecológicas, vista para o mar, além de mirantes para observação de pássaros.

  • Endereço: R. Garoupa, 830 – Centro.

Agora é só escolher a melhor opção para o seu gosto – e bolso!

Vídeos

Já está pronto para se aventurar pelas lindas trilhas da Praia da Sepultura? Legal! Mas antes de colocar o pé na estrada, não deixe de conferir dicas de turistas que já estiveram por lá. Os vídeos abaixo são ótimos pontos de partida para saber um pouco mais sobre o local.

Trilha da Praia da Sepultura

Você provavelmente já ouviu falar que a trilha da Praia da Sepultura é cheia de cenários incríveis. Agora, que tal ver essas imagens? Vale a pena dar o play no vídeo do canal Doug pelo Mundo para conferir um pouco mais desse trajeto.

Passeio por Bombinhas: Praia da Sepultura e Morro do Macaco

Do Morro do Macaco é possível ter uma visão privilegiada de Bombinhas, do mar e da natureza que envolve o local. E no vídeo de Mayara Mata é possível entender porque o lugar faz tanto sucesso: sua beleza é de tirar o fôlego. Assista e comprove.

Imagens aéreas incríveis da Praia da Sepultura

Seja dentro do mar ou por cima dos morros, é possível ter diversas visões da Praia da Sepultura. As imagens do vídeo acima, no entanto, são especiais: mostram a perspectiva lá do alto! Veja, apaixone-se e faça já as malas para esse paraíso.

Piscina Natural na Praia da Sepultura

Por alguns momentos, é possível se sentir no Caribe. Isso porque a piscina natural da Praia da Sepultura tem uma cor fantástica. Se é por momentos inesquecíveis que você procura, vale a pena curtir um relaxante banho por lá.

E aí, bateu a vontade de ir pra lá nesse exato momento?

Mais fotos da Praia da Sepultura que vão te encantar

Sabe aquela frase que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras? Então, deixe que esses registros da Praia da Sepultura mostrem o quanto o destino é especial.

1. A Praia da Sepultura é linda

2. E essas imagens estão aqui para provar isso

3. Olha essa combinação de cores

4. O contato com a natureza

5. E a água que chama para o banho

6. Difícil não se apaixonar

7. É um lugar para quem gosta de sossego

8. Lindas paisagens

9. E boas vibrações

10. A Praia da Sepultura é realmente espetacular

11. E espera por você

12. Partiu conhecer?

Quer desbravar o litoral catarinense? Então confira essa lista com 12 praias de Bombinhas que são imperdíveis.

PARA VOCÊ