Praia de Barra do Jacuípe: um destino perfeito para dias de sol

Escrito por Liz Santana

A Barra do Jacuípe é perfeita para passar o dia com a família e relaxar. Suas águas claras e areias fofas, além do encontro do rio com o mar, são um convite para conhecer esse paraíso, que recebe turistas todo o ano. Aliás, você estará bem perto das principais praias da Linha Verde, atrações incríveis para descobrir também. Saiba mais sobre esse destino:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica a Praia de Barra do Jacuípe

Localizado no município de Camaçari, a cerca de 58 km de Salvador, Barra do Jacuípe é um destino muito procurado, sobretudo pelos moradores da capital. Isso porque o local é bastante fácil de ser acessado e, apesar de ficar lotado na alta temporada, é bastante tranquilo para levar crianças, pois o mar não possui ondas.

O que fazer por lá

A Praia de Barra do Jacuípe possui opções variadas para os mais diversos gostos. Lá, será possível apreciar o mar, as paisagens e as belezas naturais que enchem os olhos. Veja o que não pode faltar em seu roteiro:

1. Esportes na praia

A Praia de Barra do Jacuípe é perfeita para relaxar, mas você sabia que também é possível realizar esportes radicais no local? Se você gosta de surf, stand up paddle e kitesurf, vai amar passar o dia nesse paraíso. Além disso, aproveite também para tomar um banho de mar, ler um livro e caminhar pelas areias. A experiência de passar as férias nesse lugar é incrível.

2. Resort Costa de Sauípe

Uma opção muito procurada por quem vai conhecer as praias que ficam em Camaçari e na Linha Verde é o Sauípe Resort. O complexo de hotéis em Costa do Sauípe é all inclusive e costuma ser bastante visitado por famílias e casais em lua de mel. O local também é muito procurado por empresas de médio e grande porte que estão promovendo eventos, confraternizações para colaboradores ou encontros de executivos.

3. Praia de Guarajuba

Outra atração que fica bem pertinho da Praia de Barra do Jacuípe é a Praia de Guarajuba, uma das melhores da região. O local é repleto de pousadas e enormes casas de veraneio – perfeitas para passar feriados e até mesmo as férias – e possui uma ótima estrutura ao redor, com supermercados e restaurantes. A praia ainda possui águas mornas e piscinas naturais na maré baixa, perfeita para crianças brincarem.

4. Praia de Arembepe

Bem pertinho de Barra do Jacuípe, está uma das praias mais populares de toda Camaçari. Arembepe é uma vila formada por pessoas que vivem da pesca e do comércio local, sendo um dos pontos mais visitados pelos moradores de Salvador, por conta do seu fácil acesso. Na maré alta, o mar costuma ser bem revolto, enquanto na maré baixa se formam piscininhas e é possível ver o quebra-mar.

5. Praia de Jauá

Entre Barra do Jacuípe e Salvador, encontra-se outra praia bastante populosa, que é Jauá. O local possui muitas casas de veraneio, de todos os valores e tamanhos, e atrai visitantes de muitos lugares. As águas de Jauá são calmíssimas, e o clima no verão é perfeito e convidativo para um banho de mar. No entanto, evite ir na alta temporada, pois o barulho e aglomeração podem incomodar um pouco.

Continua após o anúncio

6. Aldeia Hippie

A Aldeia Hippie é uma atração localizada na Praia de Arembepe, bem pertinho da Barra do Jacuípe. O local é bastante famoso pela sua história e por ser habitado por hippies que vivem do artesanato. Vale salientar que o local não tem estrutura com bares e restaurantes, então será preciso levar suas coisas. Inclusive, artistas do mundo todo já se hospedaram em uma das casas locais ou acamparam por lá.

7. Praia de Itacimirim

A Praia de Itacimirim fica um pouco mais distante, mas está no mesmo caminho de quem vai à Barra do Jacuípe. O local é bem tranquilo: possui alguns quiosques e uma faixa de areia com pessoas relaxando, tomando banho e admirando o mar, enquanto a outra parte é superdeserta, ideal para caminhar. Quem gosta de surfar também vai amar Itacimirim, por causa das suas ondas.

8. Barra do Rio Pojuca

O Rio Pojuca é, sem dúvidas, um dos lugares mais lindos dessa região. É lá que ocorre o encontro do rio com o mar, cenário maravilhoso de se ver, além das paisagens naturais encantadoras. A estrutura é bastante simples, mas você poderá encontrar algumas barracas de praia com bebidas e tira gostos, como peixes pescados na própria região.

9. Projeto Tamar

O Projeto Tamar, em Praia do Forte, é uma área de conservação marinha com algumas espécies de tartaruga. O local é bastante conhecido, tanto nacionalmente como mundialmente, e recebe turistas de todos os lugares. O projeto tem entrada por R$ 10 para estudantes e ainda fica perto de lojinhas e restaurantes e em frente ao mar, onde o visitante poderá tomar um banho e aproveitar um dia fantástico.

10. Praia do Piruí

A Praia do Piruí é uma região de Arembepe que costuma estar bem vazia e tranquila. O local é perfeito para descansar, refletir e passar um dia calmo – seja sozinho ou acompanhado. No entanto, tome muito cuidado, pois o mar é bastante revolto. Por isso, veja a tábua de maré sempre que tiver vontade de visitar essa praia, que, na maré baixa, é perfeita para a prática de snorkeling.

As atrações são bastante variadas, mas, no geral, é possível conhecer toda a região em apenas alguns dias. Se você estiver de carro, terá liberdade para transitar entre as praias com mais tranquilidade, mas também é possível ir de ônibus, partindo da rodoviária de Salvador e das praias do entorno.

Hotéis e pousadas

A Praia de Barra do Jacuípe possui boas opções de hospedagem, tanto na parte interna da vila quanto na estrada. Outra possibilidade é alugar uma das casas de veraneio espalhadas pela região. Confira, a seguir, ótimas sugestões:

  • Oyo Arembepe Beach Hotel – $: essa pousada possui áreas de convivência como restaurante, piscina, salão de jogos e bar, além de estar localizada à beira-mar. A hospedagem ainda possui estacionamento gratuito e fica próxima da praias vizinhas.
  • Pousada Planeta Guarajuba – $$: possui recepção 24 horas e dispõe de quartos bem confortáveis e equipados para famílias. Um dos pontos fortes do local é o atendimento e recepção dos donos e funcionários, que são considerados bem atenciosos.
  • Alfazema Cultural Bed and Breakfast – $$$: a Alfazema fica a cerca de 10 km de Barra do Jacuípe e a 15 minutos da Praia de Arembepe. Possui um ótimo custo-benefício, os quartos são bem simples e o local é pet friendly. Se você costuma viajar com seu bichinho, essa é uma ótima escolha.
  • Pousada Canto do Sol – $$$$: a Canto do Sol possui piscina, churrasqueira e quadras esportivas para os hóspedes. Aliás, o café da manhã é considerado delicioso, com especialidades regionais. Sem dúvidas, essa é uma das melhores opções para quem deseja conhecer as duas praias em um só dia.

Agora que você já conhece ótimas hospedagens, que tal escolher a que se encaixa mais no seu perfil? Lembrando que você poderá se hospedar também nas praias vizinhas e escolher conhecer cada uma em um dia diferente, pois todas são bem próximas umas das outras.

Vídeos sobre a praia de Barra do Jacuípe para você se inspirar

Ver os vídeos de viagens e fotos lindas de pessoas que já foram ao destino é uma das primeiras etapas do planejamento. Então, acompanhe esses vídeos que separamos para você:

Um tour por Barra do Jacuípe

Queer saber quais os melhores passeios em Barra do Jacuípe e o que ver? Descubra o que fazer nessa praia tão visitada pelos moradores de Salvador.

Conheça a Praia de Guarajuba

Está em Barra do Jacuípe e quer conhecer as praias vizinhas? Então, conheça Guarajuba e as principais atrações desse lugar tranquilo.

Descubra os encantos da vizinha Arembepe

Outra região bastante visitada pelos turistas que vão à Barra do Jacuípe é Arembepe e a Praia do Piruí. Por isso, descubra no vídeo o que você verá nesse destino.

Uma visita ao Projeto Tamar

Outro destino encantador é o Projeto Tamar, bem pertinho de Arembepe. Saiba tudo sobre essa área de preservação do meio ambiente.

Certamente, você vai amar esse tour pelas praias da Linha Verde e Camaçari. Antes de ir, planeje-se, encontre a sua hospedagem e veja os vídeos e fotos dos visitantes que estiveram no local!

20 fotos apaixonantes de Barra do Jacuípe

Vamos de inspiração de fotos de viagem? Se prepare para ver os lugares mais lindos de Barra do Jacuípe e das praias vizinhas. Sem dúvidas, seu passeio será inesquecível e cheio de boas recordações!

1. Conheça as belezas de Barra do Jacuípe

2. E viva as suas melhores férias

3. Se refresque no mar

4. E nas águas calmas do rio

5. Acrescente outras praias ao seu roteiro

6. E descubra lugares incríveis

7. Então, curta um dia de sol em Arembepe

8. E na Aldeia Hippie

9. Com seus encantos

10. Aproveite cada pedacinho de natureza

11. Desse paraíso

12. Dê um mergulho nas piscinas em Jauá

13. E no Rio Pojuca

14. Passe um fim de tarde em Guarajuba

15. E vá também a Itacimirim

16. Se apaixone pelas paisagens

17. Pelo projeto Tamar

18. E por toda a beleza do local

19. Te deixamos com vontade de viajar, não foi?

20. Então, visite Barra do Jacuípe!

Barra do Jacuípe é um dos destinos imperdíveis de quem vai à capital baiana. Se estiver pela região, conheça também a Praia do Forte e os encantos do Projeto Tamar.