7 passeios na Praia do Moçambique, um destino intocado em Florianópolis

Por
Atualizado em 09.02.23

A praia do Moçambique é a mais extensa de Florianópolis e possui esse nome devido a um molusco muito comum na região. Sabe aquelas conchinhas tradicionais que você encontra na praia? São de um molusco conhecido como Moçambique. Esse belo lugar para conhecer em SC conta com natureza preservada e é ideal para descansar. Confira mais informações a seguir!

Publicidade

Onde fica a Praia do Moçambique

A praia fica entre o norte e o leste de Florianópolis, em Santa Catarina. Então, Moçambique está no nordeste da capital. A praia está localizada dentro do Parque Florestal do Rio Vermelho, uma área de preservação, a cerca de 40 km do aeroporto e 30 km do centro.

Como chegar

A melhor maneira é de carro. Para chegar, o acesso é pela SC-406. Depois, você vai seguir em uma linha reta que parece não ter fim e entrar por um caminho que passa por dentro do Parque do Rio Vermelho. A praia está no fim do trajeto. De ônibus, não é muito aconselhável, pois o local é distante e você vai ter que passar por alguns terminais até o destino final, além de ser longe da civilização.

Agora que você já sabe como chegar, confira a seguir o que fazer no local.

O que fazer na Praia do Moçambique

A região onde fica a Praia do Moçambique possui trilhas e um parque florestal, ideal para quem procura o contato com a natureza e atividades de relaxamento. Veja o que você pode fazer por lá:

1. Aproveitar a orla

Assim que você atravessar um caminho pelo Parque Estadual do Rio Vermelho, de carro, a pé ou de bike, você vai chegar à praia, que é intocada. Não tem construções, é só você e a natureza. Essa é a praia mais extensa de Florianópolis, com cerca de 13 km. A água do mar é agitada e um pouco gelada. Existe um posto de salva-vidas no local, mas cuidado com a forte correnteza.

2. Parque Florestal do Rio Vermelho

Em 1962, o local com mata nativa, principalmente eucalipto e pinus, já era utilizado para cuidado de animais silvestres. Em 2007, passou a ser administrado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão ambiental do estado de Santa Catarina. O parque é uma unidade de conservação ambiental e conta com um centro de visitantes, banheiros e uma pequena lanchonete.

Publicidade

Você pode fazer um tour guiado ($) por uma trilha de 40 minutos, passando por animais em recuperação que serão devolvidos à natureza. Também há a opção de fazer uma trilha aquática ($$), ideal para quem busca mais aventura.

3. Surfar

Por causa do mar agitado e das ondas, a praia é o destino certo para surfistas que costumam aparecer com frequência na região. Só não vá surfar sozinho, por causa da própria correnteza. A água costuma ser gelada, então vá com roupa especial.

4. Trilha do Morro das Aranhas

É possível fazer a trilha do Morro das Aranhas partindo tanto da Praia do Moçambique como da Praia do Santinho. O percurso é de aproximadamente 2 km e a dificuldade do trajeto depende do seu preparo físico. Para quem é acostumado com trilhas, o passeio é de nível fácil.

Cuidado com as subidas, descidas e, em dias de chuva, não vá, pois fica escorregadio. No topo do Morro das Aranhas, é possível ver toda a Praia do Moçambique, e parte da trilha é uma unidade de conservação. Apesar de ser possível encontrar aranhas pelo caminho, elas não ficam tão próximas da trilha.

5. Caminho da Costa da Lagoa e Trilha da Costa da Lagoa

Dentro do Parque do Rio Vermelho, você pode seguir o caminho de eucalipto e pinus para chegar até um trapiche. Nele, você pode pegar um barco ($) e visitar a Costa da Lagoa, um caminho com restaurantes. Se você estiver mais disposto, pode seguir adiante e fazer a trilha da Costa da Lagoa até Ratones, com cerca de 2h de duração. Lembre que, se seguir nesta trilha, você terá que voltar.

6. Prática de esportes e experiências na natureza

Na estrada do bairro Rio Vermelho, você vai encontrar a sede do Adrenailha, empresa que oferece passeios e atividades de ecoturismo por Florianópolis. Essa empresa possui um ponto dentro do Parque Florestal do Rio Vermelho e realiza as trilhas aquáticas com caiaque e stand up paddle em meio aos mangues. A empresa também oferece roteiros de escalada, trilhas guiadas, aulas de surfe, sandboard e até mergulho.

7. Acampar no Camping Rio Vermelho

Se você é adepto de acampamento, pode optar por realizar essa aventura dentro do Parque Florestal do Rio Vermelho. Para isso, é necessário pagar uma taxa ($) por pessoa. Há uma estrutura com banheiros no local. Prepare sua barraca, trailer, carro-casa e divirta-se!

Gostou de conhecer essas atividades na Praia do Moçambique? Com certeza, você fará um roteiro completo para aproveitar o melhor desse destino paradisíaco!

Dicas e informações importantes

Veja abaixo dicas essenciais para aproveitar melhor o passeio pela Praia do Moçambique:

Publicidade

  • Praia perigosa: a Praia do Moçambique é uma das mais perigosas de Florianópolis, não só pelo mar agitado e correnteza forte, mas também por estar em um local deserto, sem estrutura e distante da civilização. Então não ande sozinho, pois há relatos de assaltos por ali. Se quiser visitar, vá na alta temporada de verão e perto do horário do almoço, pois há mais movimento.
  • Pouca estrutura: por estar localizada dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho, não é permitido construções no local. Então não espere encontrar infraestrutura na praia, como quiosques e restaurantes.
  • Vá preparado: por ser mais afastada e não possuir muita estrutura, leve cadeiras, guarda-sol, comida e água. Repelente também, pois você vai encontrar mosquitos, já que a mata está ali do lado.
  • A entrada é gratuita: você não paga para entrar no Parque Estadual do Rio Vermelho. O que é cobrado é o tour guiado por uma trilha, mas esse passeio é totalmente opcional.
  • Visite durante a estadia em Florianópolis: é verdade, outras praias possuem melhor infraestrutura. Sendo assim, muita gente se hospeda em outras praias de Floripa e separam um dia para curtir a Praia do Moçambique.

Após saber dessas dicas, você está preparado para visitar o destino. Antes de ir, acompanhe mais informações nos tópicos abaixo!

Onde se hospedar

Há poucas hospedagens na Praia do Moçambique. Veja, a seguir, as opções próximas mais frequentadas e com ótimas avaliações:

  • Pousada Rio Vermelho – $: pousada simples, mas que oferece um ótimo custo-benefício. Seu diferencial é a localização, já que está há apenas 800 metros da praia. Também conta com alguns chalés que possuem cozinha completa, ideais para economizar com alimentação.
  • Pousada Moçamba Dunas Beach – $$: local ideal para qualquer público, com quartos confortáveis e atendimento de qualidade. Está a menos de 1 km da praia, o café da manhã é preparado com produtos artesanais e o estacionamento é gratuito.
  • Pousada Oceanomare – $$$: localizado no Rio Vermelho, no caminho para a Praia do Moçambique. Um dos melhores lugares da região, que oferece chalés e muitas opções de lazer, parecido com um resort. Uma ótima hospedagem em meio à natureza, longe de qualquer barulho.
  • Costão do Santinho Resort – $$$$: não fica na Praia do Moçambique, mas esse famoso resort é uma ótima opção próxima da praia. O regime all inclusive é ideal para famílias, ou seja, as despesas com comida, bebida e entretenimento já estão inclusas na diária.

Na Praia do Moçambique, só é possível acampar mesmo. As hospedagens listadas concentram-se no bairro próximo, chamado São João do Rio Vermelho, e em praias vizinhas. Escolha a que melhor se encaixa no seu orçamento!

15 fotos encantadoras da Praia do Moçambique para experiências incríveis

Quer saber o que te espera nesse destino incrível? Confira belos registros da praia e apaixone-se ainda mais:

1. A Praia do Moçambique é um destino espetacular

2. A entrada é pelo Parque Florestal do Rio Vermelho

3. Aproveite e encante-se com os pinus e eucaliptos

4. Faça as trilhas guiadas

5. E pegue o caminho para a praia

6. A vista é de tirar o fôlego

7. Ótima para tomar banho de sol

8. E se conectar com a natureza

9. Nada melhor do que contemplar paisagens incríveis, né?

10. Vá para a praia surfar

11. Você pode encontrar cavalgadas pela orla

12. Ou fazer um passeio pela Costa da Lagoa

13. Prepare o seu acampamento no camping

14. Aproveite o melhor desse destino

15. E renove as energias com um belo pôr do sol na praia!

Só pelas fotos, vale a pena visitar essa praia, não concorda? Prepara as suas malas e curta muito essa viagem!

Vídeos de quem visitou o Moçamba e compartilhou dicas e experiências

Quer mais dicas? Acompanhe abaixo alguns vídeos com mais informações sobre esse destino turístico incrível:

Como chegar à Praia do Moçambique

O canal Andando pelo Sul mostrou como é a chegada na Praia do Moçambique. O trajeto é deserto, ideal para quem não gosta de movimento. Além disso, confira como é o mar e o espaço na areia. Está imperdível!

Trilha do Morro das Aranhas

Esse casal fez a trilha do Morro das Aranhas e chegou até a Praia do Moçambique. Veja como é o trajeto até o destino final. Essa trilha rende ótimas fotos para as redes sociais e de recordação. Assista e confira as informações!

O paraíso dos surfistas: Praia do Moçambique

Imagens aéreas mostram por que a praia é o paraíso dos surfistas. A água do mar é gelada e agitada, com muitas ondas. Se você é fã do esporte, vai gostar de conhecer essa praia.

Passeio no Parque Florestal do Rio Vermelho

Nesse vídeo, confira como é um passeio pelo Parque Florestal do Rio Vermelho. O local conta com várias atividades incríveis, uma ótima opção para curtir uma tarde em família. Aperte o play para saber mais informações.

A Praia do Moçambique garante uma mistura de aventura e relaxamento em um local deserto, ideal para uma viagem good vibes. Agora, veja também os melhores passeios para fazer em Florianópolis!