7 passeios na Praia do Moçambique, um destino intocado em Florianópolis

Por                                
Em 25.12.21

A praia de Moçambique é a mais extensa de Florianópolis e possui esse nome devido a um molusco muito comum na região. Sabe aquelas conchinhas tradicionais que você encontra na praia? Na verdade, elas são um molusco conhecido como Moçambique. Esse local está escondido na capital catarinense e conta com um espaço preservado, ou seja, é um lugar para descansar. Confira a seguir mais informações sobre essa praia.

Publicidade

Onde fica a Praia de Moçambique

A praia fica entre o norte e o leste de Florianópolis, em Santa Catarina. Então, Moçambique está no nordeste da capital. A praia está localizada dentro do Parque Florestal do Rio Vermelho, uma área de preservação, há cerca de 40 km do aeroporto e 30 km do centro.

Como chegar

A melhor maneira é de carro. Para chegar, o acesso é pela SC-406. Depois, você vai seguir em uma linha reta que parece não ter fim e vai ter que entrar por um caminho que passa por dentro do Parque do Rio Vermelho. A praia está no final do trajeto. De ônibus não é muito aconselhável, pois o local é distante e você vai ter que passar por alguns terminais até o destino final, além de ser longe da civilização.

Agora que você já sabe como chegar, confira a seguir o que fazer no local.

O que fazer na Praia de Moçambique

A região onde fica a Praia do Moçambique possui trilhas e um parque florestal, ideal para quem procura o contato com a natureza e atividades de relaxamento. Olha só:

1. Aproveite a praia

Assim que você atravessar um caminho pelo Parque Estadual do Rio Vermelho, de carro, a pé ou de bike, você vai chegar até a praia, que é intocada. Não tem construções, é só você e a natureza. Essa é a praia mais extensa de Florianópolis, com cerca de 13 km. A água do mar é agitada e um pouco gelada. Tem um posto de salva-vidas no local, mas cuidado com a forte correnteza.

2. Parque Florestal do Rio Vermelho

Em 1962, o local com mata nativa, principalmente eucalipto e pinus, já era utilizado para cuidado de animais silvestres e em 2007 passou a ser administrado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão ambiental do estado de Santa Catarina. O parque é uma unidade de conservação ambiental e conta com um centro de visitantes, banheiros e uma pequena lanchonete.

Publicidade

Você pode fazer um tour guiado ($) por uma trilha de 40 min, passando por animais em recuperação, que serão devolvidos à natureza. Também há a opção de fazer uma trilha aquática ($$), ideal para quem busca mais aventura.

3. Surfar

Por causa do mar agitado e das ondas, a praia é o destino certo para surfistas que costumam aparecer com frequência na região. Só não vá surfar sozinho, por causa da própria correnteza. A água costuma ser gelada, então vá com roupa especial.

4. Trilha do Morro das Aranhas

É possível fazer a trilha do Morro das Aranhas partindo tanto da Praia do Moçambique como da Praia do Santinho. O percurso é de aproximadamente 2 km e o trajeto depende do seu preparo físico. Para quem é acostumado com trilhas, o passeio é de nível fácil.

Cuidado com as subidas, descidas e em dias de chuva não vá, pois fica escorregadio. No topo do Morro das Aranhas, é possível ver toda a Praia do Moçambique e parte da trilha é uma unidade de conservação. Apesar de ser possível encontrar aranhas pelo caminho, elas não ficam tão próximas da trilha.

5. Caminho da Costa da Lagoa e Trilha da Costa da Lagoa

Dentro do Parque do Rio Vermelho, você pode seguir o caminho de eucalipto e pinus para chegar até um trapiche. Nele, você pode pegar um barco ($) e visitar a Costa da Lagoa, um caminho com restaurantes. Se você estiver mais disposto, pode seguir a diante e fazer a trilha da Costa da Lagoa até Ratones com cerca de 2 horas de duração. Lembre-se que se seguir nesta trilha, você terá que voltar.

6. Prática de esportes e experiências na natureza

Na estrada do bairro Rio Vermelho, você vai encontrar a sede do Adrenailha, empresa que realiza passeios e atividades de ecoturismo por Florianópolis. Essa empresa possui um ponto dentro do Parque Florestal do Rio Vermelho e realiza as trilhas aquáticas com caiaque e stand up paddle em meio aos mangues. A empresa também oferece roteiros de escalada, trilhas guiadas, aulas de surfe, sandboard e até mergulho.

7. Acampar no Camping Rio Vermelho

Se você é adepto de acampamento, pode optar por realizar essa aventura dentro do Parque Florestal do Rio Vermelho. Para isso, é necessário pagar uma taxa ($) por pessoa. Há uma estrutura com banheiros no local. Prepare sua barraca, trailer, carro-casa e divirta-se!

Gostou de conhecer essas atividades na Praia do Moçambique? Com certeza você fará um roteiro completo para aproveitar o melhor desse destino paradisíaco!

Dicas e informações importantes

Veja abaixo dicas essenciais para aproveitar o passeio pela Praia do Moçambique:

Publicidade

  • Praia perigosa: a Praia do Moçambique é uma das mais perigosas de Florianópolis, não só pelo mar agitado e correnteza forte, mas também por estar em um local deserto, sem estrutura e distante da civilização. Então, não ande pelo local sozinho, pois há relatos de assaltos por ali. Se quiser visitar, vá na alta temporada de verão e perto do horário do almoço, pois há mais movimento;
  • Pouca estrutura: por estar localizada dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho, não é permitido construções no local. Então, não espere encontrar infraestrutura na praia como quiosques e restaurantes;
  • Vá preparado: por ser mais afastada e nãp possuir muita estrutura, leve cadeiras, guarda-sol, comida e água. Repelente também, pois você vai encontrar mosquitos, já que a mata está ali do lado;
  • A entrada no Parque Estadual do Rio Vermelho é gratuita: você não paga para entrar no parque. O que é cobrado é o tour guiado por uma trilha, mas esse passeio é totalmente opcional;
  • Visite durante a estadia em Florianópolis: é verdade, outras praias possuem melhor infraestrutura, por isso muita gente se hospeda em outras praias de Floripa e separam um dia para curtir a Praia do Moçambique.

Após saber dessas dicas, você está preparado para visitar o destino.

Onde se hospedar

Há poucas hospedagens na Praia do Moçambique, veja a seguir as opções próximas mais frequentadas e com ótimas avaliações:

  • Pousada Rio Vermelho – $: pousada simples, mas que oferece um ótimo custo-benefício. Seu diferencial é a localização, já que está há apenas 800 m da praia. Também conta com alguns chalés que possuem cozinha completa, ideal para economizar com alimentação;
  • Pousada Moçamba das Dunas – $$: local ideal para qualquer público com quartos confortáveis e atendimento de qualidade. Está a menos de 1 km da praia, o café da manhã é preparado com produtos artesanais e o estacionamento é gratuito;
  • Pousada Oceanomare – $$$: localizado no Rio Vermelho, no caminho para a Praia do Moçambique. Uma das melhores opções da região que oferece chalés e muitas opções de lazer, parecido com um resort. Uma ótima hospedagem em meio à natureza, longe de qualquer barulho;
  • Costão do Santinho – $$$$: não fica na Praia do Moçambique, mas esse famoso resort é uma ótima opção próxima da praia. O regime all inclusive é ideal para famílias, ou seja, as despesas com comida, bebida e entretenimento já estão incluso na diária.

Na Praia do Moçambique só é possível acampar mesmo, as hospedagens se concentram no bairro próximo chamado São João do Rio Vermelho e em praias próximas. Escolha a melhor que se encaixa no seu orçamento.

15 fotos encantadoras da Praia de Moçambique para experiências incríveis

Quer saber o que te espera nesse destino incrível? Confira belos registros da praia e apaixone-se ainda mais:

Publicidade

1. A Praia de Moçambique é um destino espetacular

2. A entrada é pelo Parque Florestal do Rio Vermelho

3. Aproveite e encante-se com os pinus e eucaliptos

4. Faça as trilhas guiadas

5. E pegue o caminho para a praia

6. A vista é de tirar o fôlego

7. Ótima para tomar banho de sol

8. E se conectar com a natureza

9. Nada melhor do que contemplar paisagens incríveis, né?

10. Vá para a praia surfar

11. Você pode encontrar cavalgadas pela praia

12. Ou fazer um passeio pela Costa da Lagoa

13. Prepare o seu acampamento no camping

14. Aproveite o melhor desse destino

15. E renove as energias com um belo pôr do sol na praia!

Só pelas fotos, vale a pena visitar essa praia, não concorda? Prepara as suas malas e curta muito a sua viagem!

Vídeos de quem visitou o Moçamba e compartilhou dicas e experiências

Acompanhe abaixo alguns vídeos com mais informações sobre esse destino turístico incrível:

Como chegar à Praia de Moçambique

O Canal Andando pelo Sul mostrou como é a chegada na Praia do Moçambique. O trajeto é deserto, ideal para quem não gosta de movimento. Além disso, confira como é o mar e o espaço na areia. Está imperdível!

Trilha do Morro das Aranhas

Esse casal fez a trilha do Morro das Aranhas e chegou até a Praia do Moçambique. Veja como é o trajeto até o destino final. Essa trilha rende ótimas fotos para as redes sociais e de recordação. Assista e confira as informações!

O paraíso dos surfistas: Praia do Moçambique

Imagens aéreas mostram porque a praia é o paraíso dos surfistas. A água do mar é gelada e agitada, com muitas ondas. Se você é fã do esporte, vai gostar de conhecer essa praia.

Passeio no Parque Florestal do Rio Vermelho

Nesse vídeo, confira como é um passeio pelo Parque Florestal do Rio Vermelho. O local conta com várias atividades incríveis, uma ótima opção para curtir uma tarde em família. Aperte o play para saber mais informações.

A Praia do Moçambique é uma mistura de aventura e relaxamento em um local deserto, ideal para uma viagem good vibes. Agora, veja os melhores passeios para fazer em Florianópolis.