Praias de Balneário Camboriú: dicas para curtir esse badalado destino

Escrito por Marta Stegani

Para quem procura um destino para aproveitar com tranquilidade dias de mar e sol, experimente conhecer as praias de Balneário Camboriú. Localizada no litoral de Santa Catarina, o destino está entre os mais badalados, por contar com uma agitada vida noturna e praias paradisíacas para todos os gostos.

8 praias de Balneário Camboriú que são um descanso para os olhos

Balneário Camboriú conta com 8 praias, algumas são de mar calmo e muito procurada por quem está com crianças, enquanto outras, de ondas fortes, são o paraíso para os praticantes de esportes aquáticos. Ao final, damos um bônus de mais duas praias incríveis a poucos quilômetros de Balneário e que merecem a visita!

1. Praia do Estaleiro

Uma praia para quem busca sossego, uma bela paisagem e contato com a natureza. A Praia do Estaleiro está localizada a cerca de 17 km do centro de Balneário Camboriú e a melhor forma de chegar até lá é de carro. Não espere por barracas ou quiosques. No local, existem apenas hotéis e alguns restaurantes, então, se não estiver a fim de colocar a mão no bolso, leve seu próprio lanche.

O mar é agitado e com poucas ondas, portanto, se o seu interesse é mergulhar, fique atento, pois o “mar de tombo” é arriscado. Uma boa opção é banhar-se nas piscinas naturais de águas claras que se formam entre as imensas pedras no canto esquerdo da praia.

2. Praia do Buraco

Uma beleza sem tamanho espera pelos visitantes na Praia do Buraco. Quase deserta, tem ondas fortes e é indicada para a prática do surf. Não oferece nenhuma estrutura ao turista, portanto, vá preparado. O visual da praia é recompensador e faz valer ainda mais a visita!

O mar é cercado por vegetação natural, o que dá um toque especial e de quebra, ainda é possível avistar os arranha-céus que fazem parte da inconfundível orla de Balneário! É um lugar perfeito para deitar ao sol e se esquecer do tempo!

3. Praia de Taquaras

A praia de areia grossa e mar esverdeado é um verdadeiro refúgio para quem busca um bom lugar para relaxar, tomar um sol e ler um livro. Por estar mais afastada do centro de Balneário Camboriú, não costuma ser muito frequentada. Oferece pouca estrutura, mas você encontra alguns restaurantes. O visual é rústico e emoldurado por vegetação natural que encanta os olhos. Por conta das pedras à beira-mar, as águas costumam ser agitadas.

4. Praia do Estaleirinho

A praia de pequena extensão é o destino para quem quer tranquilidade e ao mesmo tempo para quem busca boas festas e badalação. A paisagem rústica contrasta com os hotéis de luxo da região, mas sem tirar seu charme. O mar é perigoso para banhistas poucos experientes por conta de suas ondas fortes e da profundidade, que vai aumentando logo no início.

Para quem está em família, uma boa opção é o Restaurante Estaleirinho, com comida saborosa, espaço para as crianças e vista privilegiada. Já para quem vai em busca de agitação, não deixe de conhecer o Sky Beach, o point das festas, e também o Parador Estaleiro Hotel, que funciona como um day-club, você não vai se arrepender!

5. Praia das Laranjeiras

Por ser a primeira praia do circuito de praias de Balneário, é uma das mais concorridas e cheias de turistas que disputam cada espaço da pequena faixa de areia. Possui águas tranquilas e boas para banho e é cercada pelo verde da Mata Atlântica.

O diferencial está na quantidade de restaurantes. Para quem gosta de apreciar um bom prato à beira-mar, não vão faltar opções. Passando por Laranjeiras, não deixe de levar presentes para a família e os amigos, pois há uma série de lojas de lembrancinhas e artesanatos.

6. Praia dos Amores

Uma praia longe da agitação, de areia ótima para o descanso e de ondas fortes, convidativo para a prática de esportes, como o surf – esta é uma boa definição para a Praia dos Amores. Apesar de ser um local de pura tranquilidade, oferece boa infraestrutura aos visitantes, com quiosque pela orla, boas opções de restaurantes e hospedagens.

A vegetação preservada torna a praia encantadora e suas águas são conhecidas por seu poder terapêutico, sendo rica em iodo. Ao norte, está localizado o Morro do Careca, que tem 160 metros de altura e é muito buscado por quem pratica voo livre.

7. Praia Central

Como o próprio nome sugere, a praia está localizada na região central de Balneário, e por esse motivo, é uma das mais badaladas e procuradas por turistas. O cenário dessa praia é especial: ela tem como plano de fundo os arranha-céus da cidade, que dão a ela a fama de “Dubai brasileira”.

Esse pode não ser um empecilho se você levar em consideração que a praia oferece uma excelente infraestrutura e está localizada próxima a ótimos restaurantes, bares, shoppings e centros comerciais, além de muitos hotéis, sendo uma boa pedida para hospedagem. Durante o dia, o calçadão é repleto de pessoas pedalando, caminhando e andando de skate. Já à noite, a orla ganha o contorno das luzes e é muito agradável sair para jantar e caminhar para fechar bem o dia.

8. Praia Brava

Localizada entre Balneário Camboriú e Itajaí, é uma das praias queridinhas dos jovens por ser badalada e point de gente bonita. O cenário é paradisíaco e encanta com morros cobertos pela Mata Atlântica e águas claras e refrescantes, embora na maioria das vezes o mar seja agitado, ideal para os praticantes de surf e outros esportes aquáticos, como jet ski e kite surf.

A boa estrutura para os visitantes é o que a torna ainda mais convidativa, perfeita para relaxar durante o dia em uma espreguiçadeira e, durante a noite, se jogar nas baladas que fazem o sucesso da região. Destaque para o Warung, espaço temático balinês com animadas festas de música eletrônica, vista privilegiada para o mar, e que já foi eleito por uma revista especializada como uma das três melhores casas noturnas do mundo.

Bônus 1: Bombinhas

A praia está localizada na cidade de mesmo nome e merece a visita de quem passa por Santa Catarina. A faixa de areia é composta por cristais de quartzo, o que confere um tom incrivelmente branco, enquanto o mar, cristalino e com pequenas ondas, é o convite para famílias com crianças relaxarem.

Por toda essa beleza e tranquilidade, é uma das praias mais procuradas por turistas, portanto, chegue cedo para garantir o seu lugar ao sol. Conta com boa estrutura e bons restaurantes especializados em frutos do mar. A noite, não deixe de passear pela avenida principal para conhecer lojinhas, bares e restaurantes.

Distância de Balneário Camboriú: 36 km

Bônus 2: Itapema

Uma das praias mais movimentadas da região de Itapema, especialmente na alta temporada. Dispõe de uma ampla faixa de areia e mar tranquilo, sendo indicada para famílias com crianças. A estrutura não deixa a desejar e conta com opções de hotéis, resorts, pousadas, além de restaurantes para todos os gostos.

Distância de Balneário Camboriú: 14 km

Agora é só escolher as praias que mais são a sua cara e aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer!

30 fotos das praias de Balneário Camboriú para não deixar dúvidas da beleza da cidade

Além das palavras, confira esses cliques de Balneário Camboriú que vão te deixar com um gostinho de quero mais.

1. O contraste dos arranha-céu com a natureza dão um charme à Balneário

2. Nem os prédios são capazes de deter a beleza de um pôr do sol na praia

3. A cidade também é linda vista do alto

4. Esse entardecer é apaixonante!

5. Os primeiros raios de sol despertam a Praia de Bombinhas

6. A deliciosa sensação da água salgada nos pés…

7. Mesmo que só de passagem, não deixe de sentir a água no corpo

8. Até nos dias nublados as praias de Balneário tem seus encantos

9. Os caminhos que levam ao mar são sempre os mais lindos!

10. Que tal um passeio de barco pirata em Laranjeiras?

11. O cenário colabora para um clima viking

12. As crianças vão adorar o passeio!

13. Você pode ter uma visão privilegiada de Laranjeiras ao desembarcar lá pelo teleférico

14. O passeio é feito nesse simpático bondinho

15. Retrato de um paraíso!

16. Nada é mais relax que a sombra de um coqueiro pra relaxar

17. Cenário pra acalmar depois de uma noite de festa em Estaleirinho

18. Às vezes a gente quer uma praia só pra gente mesmo

19. Cabelos ao vento na Praia de Taquara

20. Nada mau um cenário como esse para pedalar

21. Essa é vista sensacional do Morro do Careca

22. Até a pescaria rende um belo clique!

23. E tem como não amar?

24. O molhe de Balneário é um charme!

25. A hora que bate aquela ansiedade pra chegar logo

26. Um canto pra tomar uma gelada e sentir a água nos pés

27. Encerrar o dia dessa forma é um privilégio

28. As crianças vão adorar as piscinas naturais da Praia do Estaleiro

29. Quando o sol toca nas águas, a cor do mar fica mais incrível!

30. Não deixe de visitar Balneário e conhecer essa cidade de belezas e contrastes!

Curtiu as dicas? Aproveite as férias, um feriado ou qualquer tempo livre para conhecer esse lugar que merece um espaço especial no seu roteiro!

PARA VOCÊ