7 atrações na Praia do Pinho para curtir esse destino naturalista

Por                                
Em 11.09.21

A Praia do Pinho é famosa por ser um ponto de encontro de naturistas em Santa Catarina desde 1980. A atração fica bem perto dos prédios e hotéis luxuosos de Balneário Camboriú e oferece aos visitantes tranquilidade e paz. Além disso, há uma natureza linda, com paisagens apaixonantes, que deixam qualquer pessoa boquiaberta. Confira o que fazer e como aproveitar ao máximo esse destino.

Publicidade

Onde fica a Praia do Pinho

A atração fica localizada a 10 km do centro de Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina. Ela também está a 82,6 km de Florianópolis e bem perto de praias badaladas como Taquaras e Estaleiro, do Parque Unipraias e de outros pontos turísticos visitados pelos moradores locais e turistas.

Como chegar

Para chegar, o visitante deverá pegar um ônibus da rodoviária de Florianópolis até Balneário Camboriú. A passagem possui um preço acessível ($) e o trajeto tem durabilidade de 1h 30m. Outra opção é ir de carro próprio, moto, táxi ou até contratar uma van de turismo, caso esteja em grupo.

Ao chegar na cidade, o turista deverá pegar um transporte público até a Praia do Pinho. Essa opção é um pouco trabalhosa e a pessoa acaba ficando dependente do horário dos ônibus. Então, o mais indicado é chegar ao destino de automóvel próprio, Uber ou táxi.

O que fazer na Praia do Pinho

A Praia do Pinho possui 500 metros de extensão, uma areia bem clarinha e mar agitado. O local costuma receber muitas pessoas no verão, sobretudo solteiros e casais. Porém, ela oferece poucas opções de entretenimento ao visitante, ou seja, é uma opção para relaxar e contemplar a natureza. Confira a seguir, sugestões do que fazer na Praia do Pinho:

1. Praia de Nudismo

A Praia do Pinho é o local preferido daqueles que amam praticar o naturismo e a sensação de liberdade ao andar nu. O local possui uma areia grossa e um mar considerado agitado, mas mesmo assim, a praia fica repleta de pessoas em busca de novas experiências e contato com a natureza. Na portaria, é possível encontrar um guarda dando orientações sobre o lugar, além de uma lanchonete.

2. Praia do Estaleiro

Já essa atração é perfeita para quem está em busca de tranquilidade e paz, pois é paradisíaca. No entanto, a água não é boa para banho por causa das ondas fortes. Então, quem for se aventurar, deverá ter muito cuidado. A paisagem é perfeita para admirar e o turista poderá caminhar pela areia, praticar atividades físicas e tirar lindas fotos. Vale salientar que a estrutura do local não é boa.

Publicidade

3. Mirante da Praia do Estaleirinho

A Praia do Estaleirinho é outro ponto turístico bem próximo da Praia do Pinho e que merece a sua atenção. O local é muito bonito, possui restaurantes, pousadas e estacionamentos. Além disso, ao chegar é possível ter uma vista incrível para o horizonte e contemplar todas as belezas naturais da região. Uma visita imperdível!

4. Piscina Natural de Taquaras

A praia de Taquaras é muito procurada por causa das suas piscinas naturais e ambiente acolhedor. O local possui águas limpas, mas não é ideal para crianças já que possui muitos buracos. É possível chegar nesse local de ônibus, carro e até mesmo de bicicleta. Certamente, essa é uma boa opção para conhecer após passar pela Praia do Pinho.

5. Mirante de Taquarinhas

A vista do Mirante da Praia de Taquarinhas é maravilhosa e encanta a todos. O lugar é perfeito para tirar fotos, meditar e apreciar a paisagem. As vagas de estacionamento são poucas e o acesso é um pouco difícil, mas vale muito a pena parar por alguns minutos para conhecer esse ponto turístico. Porém, a região é um pouco deserta, então tenha cuidado com os seus pertences.

6. Praia das Laranjeiras

Já essa atração é ótima para levar crianças, pois as ondas não são altas e o mar é bem tranquilo. O visitante também encontrará trilhas e uma infraestrutura com bares, cadeiras de praia e sombreiros. Prefira conhecer a praia na baixa temporada, pois nos meses de verão, o local costuma ficar lotado de pessoas.

7. Praia de Camboriú

A praia principal de Balneário Camboriú fica localizada na parte central da cidade. O local é tranquilo, iluminado, organizado e fica próximo dos prédios, restaurantes e grandes hotéis. É possível encontrar no calçadão diversas atividades turísticas, bem como apresentações culturais e barzinhos com música ao vivo. Os preços praticados nos restaurantes são um pouco caros, por isso vá preparado.

Embora esse seja um local de nudismo, há regras para frequentar a praia. Vale salientar que o naturismo estimula o contato com a natureza e não possui uma conotação erótica. Ou seja, é possível levar os filhos para conhecer o local, desde que o nudismo não seja um tabu dentro da família. A filosofia principal do lugar é que todos sejam respeitados, independente de qualquer coisa.

Dicas e informações importantes para aproveitar melhor seu passeio

O cenário da Praia do Pinho é lindo e os frequentadores costumam usar o local para se sentirem mais próximos da natureza. Mas antes de ir, é fundamental que o visitante tenha mais informações sobre a atração para aproveitá-la melhor.

  • A praia é pioneira em naturismo: esse foi um dos primeiros locais no Brasil a ser visitado com esse objetivo. A localização privilegiada e as belezas naturais transformou a Praia do Pinho numa das queridinhas do país;
  • Os tímidos também podem frequentar: se você é mais reservado, mas adora a experiência do naturismo, saiba que existe uma parte da praia que é mais tranquila e quem tem pouca visitação. Essa dica é ótima para quem está começando na prática;
  • O lugar é perfeito para a prática de esportes: é possível ver pessoas praticando vôlei, frescobol e futevôlei na praia. Ou seja, ela agrada a todos os gostos;
  • A estrutura é boa: existem bares, restaurantes e banheiros perto da praia. Aliás, vale salientar que a especialidade do local são os frutos do mar;
  • Conheça as praias caminhando: a atração mais próxima da praia do Pinho tem apenas 2 km. Sendo assim, caso o visitante tenha tempo, ele poderá ir caminhando até outras praias.

Gostou das dicas? É possível fazer um roteiro de um ou mais dias passando pela Praia do Pinho e outras atrações de Balneário Camboriú. Então aproveite as informações para fazer um passeio maravilhoso!

Onde se hospedar

Antes de tudo, é importante saber que para se hospedar na Praia do Pinho, você deverá ter um passaporte de membro da Federação Brasileira de Naturismo. Ou seja, apenas pessoas selecionadas podem fazer reservas para ficar bem pertinho dessa praia. Confira as opções de hotéis mais bem avaliados pelos turistas:

Publicidade

  • Pousada Dona Ema – $: a hospedagem fica bem próxima à Praia do Pinho e possui quartos para família, estacionamento gratuito e 2 piscinas. O local ainda é pet friendly;
  • Pousada Magnus – $$: é confortável e oferece café da manhã e quartos bem equipados. Ela está bem localizada e possui wifi gratuito;
  • Pousada Nudista Praia do Pinho – $$$: essa opção possui recepção 24 horas, bar e churrasqueira. O local é bastante procurado por casais e hóspedes que vão visitar a praia de nudismo;
  • Pousada Ponta do Lobo – $$$$: a pousada é ampla, espaçosa e fica à beira mar. O lugar oferece academia, piscina e um bar que oferece drinks no jardim;
  • Reserva Praia Hotel – $$$$$: o hotel é confortável e luxuoso, caracaterísticas dos hotéis no Balneário Camboriú. Ele possui uma decoração moderna, quartos com vista para o mar e para o jardim, além de um café farto e delicioso.

Para adquirir o passaporte de membro, você deverá acessar o site da Federação e adquirir uma. Mas se você já a possui, fique tranquilo para se hospedar diretamente nos campings e pousadas da região.

15 fotos da Praia do Pinho para se encantar agora mesmo

Já está curioso para conhecer as outras atrações da Praia do Pinho, não é mesmo? Então veja os cenários naturais mais procurados pelos turistas que vão para essa região e fique maravilhado também:

1. A Praia do Pinho é a mais procurada

2. Para a prática do naturismo

3. Localizada no litoral catarinense

4. Ela é a queridinha de quem busca um programa diferente

5. E quer ter mais contato com a natureza

6. O local é ótimo para se despir de tudo

7. Principalmente da correria do dia a dia

8. Você poderá contemplar as belezas naturais

9. Curtir as praias ao redor

10. E tomar um banho de mar refrescante

11. Da forma como veio ao mundo

12. A praia é ótima para um bate-volta

13. E possui piscinas naturais lindas

14. Ficou com gostinho de quero mais?

15. Faça as malas e vá conhecer esse destino!

Se você já está pensando no seu próximo final de semana, a hora de se preparar é agora! Faça uma lista do que terá de levar para a Praia do Pinho para passar um dia perfeito, esteja você sozinho ou acompanhado.

Um pouquinho sobre a Praia do Pinho para conhecer mais

Uma dica muito interessante para naturistas de primeira viagem é ver vídeos de pessoas que estiveram nas praias de nudismo. Então, confira a seguir algumas ideias de passeio para aproveitar bem sua primeira visita à Praia do Pinho:

Publicidade

Como chegar na Praia do Pinho

Chegar na Praia do Pinho é bem fácil e o caminho te possibilita conhecer outras praias maravilhosas de Balneário Camboriú. Assista ao vídeo para saber como chegar com segurança, respeitando o local e veja algumas regras da Praia do Pinho.

Dicas sobre a Praia do Pinho

A Praia do Pinho é a escolhida dos amantes de naturismo em Santa Catarina e por ser mais afastada e reservada, não pode ser filmada. Aprecie nesse vídeo algumas imagens das paisagens num dia mais tranquilo, respeitando as normas de filmagem e aproveite para pegar todas as dicas do visitante.

Conheça a Praia de Laranjeiras

A Praia de Laranjeiras é uma das mais deliciosas da região e fica bem pertinho da Praia do Pinho. O vídeo mostra o que você verá quando for visitar o local, a infraestrutura e outras dicas importantes que o turista vai amar saber.

Certamente o seu passeio pela Praia do Pinho será inesquecível e você irá retornar outras vezes a esse destino. Aproveite também para conhecer mais de perto a Praia das Laranjeiras, que fica logo ao lado dessa atração.