Por Pablo Mingoti
Atualizado em 27.03.23
Considerada a região com mais pescadores de Florianópolis, a Praia da Barra da Lagoa possui paisagens únicas, pois é lá que acontece a união das águas do mar, do rio e da lagoa. É possível visitar o Projeto Tamar, mergulhar nas piscinas naturais da Barra da Lagoa, aprender a surfar e se encantar com a natureza. Descubra esse destino incrível de Floripa!
Publicidade
Situada na região leste de Florianópolis, a Praia da Barra da Lagoa está a 15 km do centro da capital e a 20 km do Floripa Airport. Do lado desse incrível destino, estão outras praias famosas da Ilha da Magia: Mole, Joaquina, Moçambique e Galheta, além da Lagoa da Conceição.
Alugar um carro em Florianópolis é a melhor forma de se locomover pela ilha, pois as praias são distantes uma das outras. Para chegar até a Barra da Lagoa, você deve sair do centro, passar pela Av. Beira-Mar Norte e Itacorubi, subir o morro ìngreme da Lagoa da Conceição e seguir pela Av. das Rendeiras até o destino. Caso você esteja em algum lugar do norte da ilha, será mais rápido ir em direção à Praia dos Ingleses.
De ônibus, há uma linha para Barra da Lagoa saindo do Terminal da Lagoa da Conceição. Se você parte do centro, há ônibus executivo, com ar-condicionado, que vai direto ao destino. Táxi, Uber ou barco são outras opções para chegar até lá.
Por fim, saiba que o trânsito em Florianópolis fica intenso na alta temporada. A dica é sempre sair bem cedinho para aproveitar as atrações.
Trilhas, a praia, um molhe acompanhado de um pequeno farol, surfistas, piscinas naturais e um projeto que atua na reabilitação de tartarugas marinhas. Tudo isso você encontra na Barra da Lagoa, um destino para passar as férias em Floripa. Confira as atrações abaixo:
A praia possui apenas 650 metros, mas, por ser uma continuação da Praia do Moçambique, a impressão é de que são 8 km de muita areia e mar. Perto do molhe, está a região perfeita para um mergulho por causa das águas calmas, mas, ao se afastar, as ondas ficam fortes, ideais para surfe. Há aluguel de cadeira e guarda-sol e restaurantes próximos à orla. A dificuldade maior é encontrar lugar para parar o carro, há estacionamentos privados ou vagas na rua mesmo.
Publicidade
O molhe é como se fosse um trapiche de pedras, construído para diminuir a quebra das ondas. O da Barra da Lagoa tem cerca de 200 m, com um pequeno farol na ponta e é um local perfeito para tirar fotos e ver o pôr do sol. É comum encontrar alguns pescadores por ali em determinadas épocas do ano.
O canal da Barra da Lagoa liga o mar com a Lagoa da Conceição e é o trajeto de passeios de barcos, como lanchas e iates. Nas margens, muitos restaurantes oferecem frutos do mar e drinks deliciosos. Há quem se arrisque a dar um mergulho nas águas transparentes e cristalinas, mas cuidado com a correnteza e as embarcações. É um dos lugares para a prática de mergulho com peixes e há até tartarugas nadando.
Nos arredores, você verá uma ponte azul que conecta as duas margens do canal da Barra. É por meio dela que é possível chegar à Prainha da Barra, um destino escondido com apenas 100 m de orla, em meio a casas. Um trajeto de 5 minutos de caminhada para uma paisagem incrível.
Saindo da Prainha, em uma trilha de 600 m em meio às pedras, você vai chegar a uma das paisagens mais bonitas de Florianópolis: as piscinas naturais da Barra da Lagoa. A dica é ir cedo para encontrar a atração vazia e não correr o risco de a maré estar muito alta, o que pode impedir de entrar na água. Leve comida, água e roupa de banho, use sapatos fechados e cuidado com as pedras, são escorregadias.
A Trilha da Barra da Lagoa até a Praia da Galheta é a mais procurada na região, conhecida como Trilha da Boa Vista ou ainda Trilha do Farol da Barra da Lagoa. E o motivo é por causa de um farol desativado que fica no alto do morro. O caminho inicial é o mesmo para as piscinas naturais, mas, na bifurcação, você deve seguir à direita. Se for até o fim, chegará até a Galheta, uma praia de nudismo. O trajeto é de 1,5km, somente ida.
A Trilha Arqueológica Fortaleza da Barra, chamada também de Trilha da Oração, leva os visitantes até Monumentos Megalíticos – pedras que foram posicionadas muito tempo atrás com funções religiosas ou de rituais. No alto do morro, você encontra o Dólmen da Oração, além do Mirante da Baleia com vista para Praia da Galheta, Praia Mole, Lagoa da Conceição e Barra da Lagoa, além da Ilha do Campeche. Deu para perceber que esse é um ótimo lugar para fazer trilhas em Florianópolis, certo?
O Projeto Tamar atua na preservação e conservação das tartarugas marinhas no Brasil. O centro de visitantes na Barra da Lagoa recebe milhares de pessoas todos os anos. A estrutura conta com tanques e aquários, onde é possível ver as tartarugas que estão em reabilitação, encontradas debilitadas na orla.
Além disso, há painéis interativos, guias que explicam o trabalho do Tamar, uma loja e você ainda pode ter a sorte de acompanhar a soltura das tartarugas, que retornam ao mar após a reabilitação. O preço da entrada é de R$ 30 para adultos, R$ 15 meia entrada e de graça para pequenos com até 5 anos de idade.
O ingresso pode ser comprado na bilheteria ou no site oficial. O horário de funcionamento é das 10h às 17h. Essa é uma das atrações para ir com crianças em Florianópolis.
Publicidade
Por causa do canal da Barra da Lagoa, as ondas na praia são mais calmas e menores – mas, ainda assim, ótimas para o surfe. Por causa dessa característica, o local é ideal para surfistas iniciantes. Aliás, há várias escolas da modalidade espalhadas pela praia para quem quer se arriscar.
Na alta temporada, é só procurar quiosques por lá. Também é muito comum surfistas da região realizarem o surf camp, uma espécie de pacote com hospedagem em casas na Barra da Lagoa com aulas. Além disso, o stand up paddle e o kitesurf também são frequentes pelo mar.
Aproveite para visitar a Lagoa da Conceição e a Joaquina. Ambos os destinos estão ali ao lado e possuem dunas para a prática do esquibunda ou sandboard.
A região da Barra da Lagoa conta com pousadas e hostels com ótimo custo-benefício e que oferecem tudo que o turista precisa para uma boa noite de sono. Se você procura hotéis com uma megainfraestrutura, esse lugar pode não ser ideal, mas as hospedagens rústicas são uma ótima maneira de entrar na vibe de Floripa. Olha só:
E nada impede que o viajante escolha outras praias para se hospedar e faça um passeio até a Barra da Lagoa, já que há muitas opções pela ilha. Os melhores locais para ficar em Floripa são os bairros de Jurerê, Campeche, Cachoeira do Bom Jesus, Praia Brava, entre outros.
O centrinho da Barra e a região conhecida como Fortaleza da Barra são os lugares onde se concentram os restaurantes do destino. Esse segundo é o mais procurado, por possuir opções à beira-rio que servem desde pratos simples até os mais sofisticados. Veja lugares que vale a pena conhecer:
Além disso, confira mais sugestões de restaurantes em Florianópolis para conhecer e amar. Há muitas opções para todos os gostos e bolsos!
Cenários paradisíacos e que transmitem uma energia positiva para casais, famílias e jovens. Vem descobrir mais um pouquinho sobre a praia por meio destas fotos:
A dica final é que as paisagens podem sofrer alterações ao longo do ano. Seja por causa da maré alta, deixando um pequeno espaço de areia, ou ainda após fortes chuvas, quando o mar muda de cor e o azul dá lugar para um tom mais verde-escuro.
A natureza que contorna a Barra da Lagoa é encantadora e a energia dos moradores fazem do destino um lugar para descansar a mente. Prova disso é que se trata de um dos locais procurados por nômades digitais. Confira vídeos para fechar o seu roteiro:
O Canal Viagem Global passou pela Barra da Lagoa e mostrou tudo que o turista pode esperar desse destino queridinho em Floripa. Você vai descobrir sobre o molhe, o canal da Barra e o que pode fazer por lá enquanto descansa na areia.
O Projeto Tamar é um dos lugares para levar as crianças em Florianópolis. Nesse vídeo, você verá como é o centro de visitantes, incluindo os tanques e os aquários onde ficam as tartarugas. Divirta-se com painéis interativos e compre lembrancinhas em uma pequena loja na saída.
Pegue uma pequena trilha de apenas 15 minutos para chegar até esse paraíso escondido em Floripa. As piscinas naturais que se formam entre as pedras são ideais para um mergulho e fotos perfeitas. Conheça o trajeto e o que te espera no destino final.
O Canal Fala JC fez imagens por drone que comprovam que a Barra da Lagoa deve entrar no seu roteiro de qualquer maneira quando passar por Floripa. O vídeo possui registros de tirar fôlego, principalmente por terem sido gravados no pôr do sol.
Impossível você não sair da Barra da Lagoa com uma energia renovada para retornar à rotina. Aproveite que está pela região e conheça estes lugares legais para visitar em Santa Catarina.