10 passeios em Itapema para você se divertir no litoral catarinense

Por                                
Em 15.09.21

Se o litoral de Santa Catarina está na rota de sua próxima viagem, saiba que você precisa conhecer Itapema! Localizada entre Balneário Camboriú e Florianópolis, essa cidade tem praias lindas e ótimas opções de passeios. Além disso, é o destino ideal para curtir em família. Animou para visitar? Então confira o guia abaixo e divirta-se!

Publicidade

Onde fica Itapema

A cidade de Itapema está localizada na região conhecida como Costa Esmeralda, no estado de Santa Catarina. Ela fica a 70 km da capital Florianópolis e a 15 km de Balneário Camboriú.

Como chegar

A melhor forma de chegar ao destino é através de Florianópolis ou Balneário Camboriú, que são as cidades mais próximas. De carro, basta seguir pela BR-101. Se preferir, você também pode optar pelo transporte público, pois as cidades contam com diversas linhas de ônibus. Por fim, outra alternativa é ir de Uber ou táxi, que tem preços acessíveis.

Seja qual for a sua escolha para chegar em Itapema, aproveite também para curtir o visual durante a viagem. Afinal, o litoral catarinense é cheio de belezas naturais e garante muitas descobertas.

O que fazer em Itapema

Itapema é conhecida como a terceira cidade mais visitada em Santa Catarina, então já dá pra imaginar que não vão faltar opções de passeios, não é? Confira, a seguir, uma lista de programas que você não pode deixar de conhecer em sua viagem:

1. Mirante do Encanto

O Mirante do Encanto é um dos locais mais visitados de Itapema, por isso você já deve começar o dia de passeios por ele. O atrativo está localizado no Morro do Cabeço e garante uma vista incrível da cidade. Do espaço, é possível avistar todo o litoral, as belas praias e também outros destinos próximos. Uma dica é caprichar nas fotos, pois o visual impressiona.

2. Ponte do Suspiro

Outro destino que também promete belas fotos na cidade é a Ponte do Suspiro. A atração é uma linda ponte de pedra que possui uma arquitetura única e encanta os visitantes. No local, é possível avistar uma paisagem privilegiada do mar e também curtir o pôr do sol. Sem dúvida, é uma boa pedida para visitar com alguém especial.

Publicidade

3. Praia do Centro

Além de passeios que garantem uma bela vista da região, Itapema também conta com ótimas praias. A Praia do Centro é uma das mais visitadas e possui bons programas. A orla tem um mar tranquilo de águas cristalinas que garante a diversão das famílias. Além disso, conta com uma infraestrutura excelente, com uma variedade de bares e quiosques.

4. Meia Praia

Com 5 km de extensão, a Meia Praia é a orla mais animada de Itapema, por isso também deve estar em seu roteiro. A praia possui uma infraestrutura caprichada e muitas belezas naturais. No local, é possível tomar um banho de mar refrescante, fazer caminhadas e curtir uma vista única do litoral. Também é o destino perfeito para aproveitar a culinária da região, pois tem excelentes restaurantes.

5. Calçadão de Meia Praia

O Calçadão de Meia Praia é uma opção de passeio para quem deseja curtir esportes na viagem. Então, se você gosta de se exercitar ao ar livre, certamente vai adorar conhecer. No espaço é possível fazer caminhadas, andar de bicicleta e também aproveitar uma boa infraestrutura. Uma dica, é ficar curtindo o espaço até tarde, pois o local também é porta de entrada para atrações noturnas, como shoppings e lojas.

6. Praia Grossa

A Praia Grossa é uma opção de programa ideal para os mais aventureiros que buscam contato com a natureza. Isso porque a orla é a mais selvagem de Itapema e é conhecida por suas lindas paisagens. O local é ideal para quem busca descansar e também garante muito sossego. Por fim, para chegar até lá é preciso fazer uma trilha de 2 km a partir do centro da cidade.

7. Praia da Ilhota

Outro cantinho que é cheio de belezas naturais e pede uma visita é a Praia da Ilhota. Essa orla fica a 3,5 km de Itapema e por isso é uma das mais preservadas. No local, você pode relaxar aproveitando o visual, ou quem sabe praticar esportes aquáticos, como o surf. Uma curiosidade, é que na praia fica o hotel Itapema Beach Resort, que também oferece muitas atividades na região.

8. Passeio de barco

Passear de barco é um dos programas mais tradicionais de quem visita o litoral de Santa Catarina, então se puder, aproveite essa aventura na viagem. Esse passeio garante muitas descobertas em Itapema e também revela outras atrações locais. Uma dica é fazer um passeio com o Barco Pirata ($$), que garante muita diversão e é ideal para toda a família.

9. Culinária local

Além de atrações incríveis, Itapema também possui uma culinária elogiada. Então, para elevar ainda mais a sua experiência, aproveite também para conhecer os sabores da cidade. Na região, é possível visitar excelentes bares e restaurantes que servem pratos deliciosos. Um espaço que você precisa visitar é o Restaurante Indaiá, que é agradável, serve refeições elogiadas e, além disso, tem uma vista linda.

10. Balneário Camboriú

Por fim, se você estiver com mais dias livres em sua viagem, faça uma visita também à Balneário Camboriú. Afinal de contas, o destino fica a apenas 15 km de Itapema e também tem passeios incríveis. No município, você pode visitar praias desenhadas, parques e curtir até um zoológico. Sem dúvida, vai ser a melhor forma de encerrar o seu tour por essa bela região de Santa Catarina.

A partir dessas opções de programas e atividades, com certeza você vai fazer um passeio incrível por Itapema. Aproveite cada atração de maneira única e divirta-se passeando pela cidade.

Publicidade

Dicas e informações importantes sobre Itapema

Antes de visitar as atrações de Itapema é preciso saber de algumas informações úteis sobre a cidade. Por isso, veja, a seguir, dicas para aproveitar melhor a sua viagem:

  • Aspectos naturais: Itapema conta com 7 km de praias que possuem muitas belezas naturais e boa infraestrutura. A cidade também fica próxima da BR-101 e por isso é de fácil acesso. Os seus municípios vizinhos são Balneário Camboriú e Bombinhas.
  • Significado do nome: existem duas teorias para o nome da cidade. A primeira diz que Itapema seria um dos nomes de uma ave da região. Já a outra acredita que a expressão é derivada da palavra “Itapeba”, de origem Tupi.
  • Estrutura: Itapema é conhecida por possuir um grande centro comercial, por isso ela também é ideal para fazer compras. Além de bares e restaurantes, é possível encontrar shoppings e lojas na região.
  • O que levar: como o destino é cercado de praias, vale a dica de levar roupa de banho para a viagem. Além disso, bonés e chapéus também são bem-vindos, assim como protetor solar.
  • Quando ir: o melhor momento para visitar o destino é de dezembro a fevereiro, na alta temporada. Mas se você busca mais sossego na viagem, vale a pena ir na época menos movimentada, que vai de junho a setembro.
  • Quanto tempo ficar na cidade: por fim, o tempo ideal para conhecer toda a região é de 2 a 3 dias. Mas, se você estiver por perto e desejar fazer um bate-volta também é possível. Para essa opção, você pode conhecer as principais praias do município e também passear pelo centro.

Após anotar essas dicas sobre Itapema, o seu passeio tem tudo para ser incrível! No próximo tópico, saiba como descansar após tantos programas e aventuras.

Onde se hospedar em Itapema

Itapema conta com uma rede hoteleira caprichada, então vai ser fácil encontrar um cantinho aconchegante para você descansar na viagem. Confira, abaixo, algumas opções de hotéis e pousadas:

  • Pousada Cavern Rock’n – $$: essa opção tem um bom custo-benefício e é ideal para quem busca economizar no passeio. Ela conta com quartos bem equipados, ambiente externo agradável assim como boa localização. O seu diferencial fica por conta do café da manhã, que é muito elogiado pelos hóspedes.
  • Hotel Itapema Meia Praia – $$$: essa opção é ideal para casais, pois tem quartos de luxo e uma vista privilegiada para o mar. Ela também conta com restaurante, bom café da manhã e atendimento elogiado. Por fim, o seu destaque está na localização, que é próxima da praia.
  • Solis Praia Hotel – $$$$: essa escolha é mais sofisticada e também é perfeita para uma viagem a dois. Ela tem quartos bem equipados, estacionamento gratuito e muitas opções de lazer. O seu diferencial fica por conta da recepção, que é destacada pelos visitantes.
  • Itapema Beach Resorts – $$$$$: por fim, essa sugestão conta com uma série de atividades de lazer e por isso é ótima para famílias. O espaço possui salão de jogos, piscinas, assim como muitos programas ao ar livre. O seu destaque está na infraestrutura, que é uma das mais completas da região.

Seja qual for a opção escolhida, com certeza os seus momentos de descanso estão garantidos em Itapema. Até porque a cidade tem acomodações variadas e muito aconchegantes. Aproveite!

Publicidade

10 fotos lindas de Itapema para você admirar

Até aqui, você já sabe que Itapema é realmente um lugar encantador, não é? Mas que tal conhecer mais belezas da cidade? Confira, a seguir, fotos lindas do destino:

1. Se você está em busca de um destino perfeito para curtir com a família

2. Que contemple muitas belezas naturais e bons programas

3. Então, saiba que você precisa conhecer a cidade de Itapema!

4. Esse destino conta com atrações únicas e ótimos passeios

5. Pela cidade, você pode aproveitar um belo visual

6. Visitar praias incríveis

7. E também conhecer uma série de atrativos encantadores

8. Além disso, existem paisagens lindas te esperando em cada canto

9. Já pensou em ter esse visual como lembrança da sua viagem?

10. Então é só marcar o tour para Itapema e curtir o litoral catarinense!

Agora ficou claro porque Itapema é uma dos destinos mais visitados de Santa Catarina, não é? A cidade de fato tem paisagens lindas, que permitem uma ótima experiência.

Um pouquinho mais de Itapema para inspirar o seu passeio

Por fim, para garantir que o seu roteiro fique ainda melhor, confira uma lista de dicas e curiosidades sobre Itapema. As novas informações com certeza vão tornar a sua viagem única:

Conheça mais sobre a Meia Praia em Itapema

Nesse vídeo, um visitante faz um passeio pela Meia Praia e revela as principais atrações do local. Além disso, ele traz mais dicas de passeios para curtir na região. Vale a pena anotar as sugestões pois o visitante foi muito além da praia e também destacou opções de programas no centro.

Passeio no Mirante do Encanto

Aqui, um viajante mostra como é visitar o Mirante do Encanto, que é um dos destinos mais visitados de Itapema. No vlog, você vai ver como chegar até o local e também ficar por dentro de outras dicas de passeios. Se você for viajar com a família é importante conferir o vídeo, pois o visitante também dá uma dica de atração que é perfeita para as crianças.

Trilha da Praia Grossa

Por fim, se você gosta de aventura, certamente vai amar assistir esse vídeo. No vlog, um visitante mostra como curtir a Praia Grossa, que é uma das mais preservadas de Itapema. Esteja preparado para conferir toda a trilha que leva à atração e também admirar imagens lindas da orla.

Curtiu o roteiro? A cidade de Itapema realmente é um destino e tanto, não é? As suas paisagens naturais e atrações são de fato a garantia de viver momentos únicos. Outro recanto que também promete uma experiência parecida é a Ilha de Porto Belo. O destino é cercado pela natureza e tem passeios incríveis. Sem dúvida, você vai amar fazer uma visita.