7 passeios para curtir a Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis

Visitar Florianópolis é embarcar em uma jornada para conhecer as 42 praias. Mesmo sendo impossível passar por todas elas, uma que não pode ficar de fora do seu roteiro é a da Cachoeira do Bom Jesus. Apesar da praia ser um pouco rústica, ela oferece um ótimo espaço para relaxar. Confira a seguir as maravilhas desse destino.

Publicidade

Onde fica a Cachoeira do Bom Jesus

A Praia da Cachoeira do Bom Jesus fica no norte de Florianópolis, há 30 km do centro da capital catarinense. A praia fica entre Canasvieiras e Ponta das Canas, a menos de 2 km, e próximo de Ingleses e Praia Brava, em torno de 6 km.

Como chegar

Há 40 km do aeroporto de Florianópolis, a melhor maneira é ir de carro. Saindo do centro, é preciso pegar a Rodovia José Carlos Daux, conhecida como a SC-401, em direção à praia de Canasvieiras. Quando chegar no trevo, é preciso seguir as placas para pegar a entrada de Cachoeira do Bom Jesus. Na temporada, há um trânsito intenso por essa rodovia. Você ainda pode pegar táxi, Uber ou até ônibus. Se for de ônibus, dependendo de onde você sair, terá que passar por até três terminais antes do destino final.

Não importa qual o seu meio de transporte, pois quando chegar por lá, você só vai querer aproveitar as férias e os encantos desta praia.

O que fazer na Cachoeira do Bom Jesus

A Praia da Cachoeira do Bom Jesus é cercada por uma natureza incrível e, por isso, as atividades são ao ar livre. É possível visitar a praia e regiões próximas. Confira a seguir, as opções de entretenimento nesse bairro de Floripa:

1. Passar um dia na praia

Com cerca de 3 km de extensão, a praia possui águas calmas e transparentes. O local é ótimo para relaxar, principalmente fora da temporada, já que fica quase deserta. No verão, você vai encontrar locações de cadeiras e guarda-sol, stand up paddle e alguns quiosques e ambulantes. Aproveite para tomar banho de sol, mergulhar no mar e fazer esportes aquáticos.

2. Visitar a praia da Ponta das Canas e Canasvieiras

Não há uma divisão exata entre as praias de Canasvieiras e Ponta das Canas e, por isso, é possível caminhar pela areia da Cachoeira do Bom Jesus e chegar até essas praias. Canasvieiras é a que possui mais movimento e infraestrutura, com lojas e restaurantes. Já Ponta das Canas, é uma vila de pescadores com espaços para aproveitar a praia.

Publicidade

3. Embarcar em um barco pirata

O barco pirata já é tradicional em Florianópolis. Trata-se de um passeio em que os guias são piratas e interagem com o público. Os embarques partem do trapiche de Canasvieiras. Se estiver na Cachoeira do Bom Jesus, é só dar uma caminhada pela areia e chegar até o ponto de partida. É possível escolher passeios de 2 ou 4 horas. O trajeto mais demorado inclui almoço.

4. Trilha Caminho do Rei

Também conhecida como a trilha que liga a Cachoeira do Bom Jesus à Praia Brava, o trajeto total possui 7 km, mas é possível fazer apenas pedaços do trajeto. Os aventureiros podem encontrar alguns mirantes naturais e ter uma visão 360° das praias de Ingleses, Canasvieiras, Cachoeira, Jurerê, Brava e Ponta das Canas. Nessa trilha, é possível passar pela represa do Morro da Cachoeira, que dá nome a praia. A cachoeira deságua na praia e como a comunidade é devota ao Senhor do Bom Jesus, o bairro e a praia passaram a se chamar Cachoeira do Bom Jesus.

5. Pescar

Cachoeira do Bom Jesus também é o local para quem gosta de pesca. Fora da temporada você vai encontrar muitos barcos e cabanas de pescadores pela praia. Fique atento, pois na alta temporada não é possível pescar em alguns espaços da praia.

6. Visitar a praia da Lagoinha do Norte

Esse é um paraíso escondido em Florianópolis que poucos conhecem. Há 15 minutos da Cachoeira do Bom Jesus, você chega a essa praia que possui uma água transparente com tons de azul escuro e claro misturados. Também chamada de Lagoinha da Ponta das Canas, a praia é mais residencial, então há pouca infraestrutura de turismo, mas é um ótimo lugar para relaxar em meio à natureza. Os morros complementam a paisagem que é incrível para fotos. Não confunda essa praia com a Lagoinha do Leste.

7. Visitar outras praias

Além da praia da Lagoinha do Norte, você pode visitar outras praias próximas como Canasvieiras, Ingleses, Praia Brava, a Praia de Jurerê e Jurerê Internacional. Escolha um dia da sua hospedagem na Cachoeira do Bom Jesus e visite esses paraísos.

Essas são as atividades principais para se fazer na praia, no bairro e na região que reúne um contato com a natureza e diversão.

Dicas e informações importantes sobre a Cachoeira do Bom Jesus

Sempre é importante saber algumas dicas antes de viajar para o destino. Veja algumas informações abaixo:

  • Quando ir: dependendo do ano, em setembro, já é possível aproveitar um clima mais quente e encontrar a praia vazia, ideal para famílias. Com a chegada da temporada, o movimento aumenta;
  • Atenção para a maré alta: o espaço de areia na Praia da Cachoeira do Bom Jesus já foi mais extensa. Em alguns dias, você pode encontrar pouco espaço na areia por causa da maré alta, dando a impressão que a praia está lotada. A dica é chegar cedo para encontrar espaço;
  • Estrutura: o bairro da Cachoeira do Bom Jesus possui mercadinhos, uma academia, restaurantes e pequenos centros comerciais. Oferece tudo o que o visitante precisa para as férias. Se você não encontrar algo, a praia de Canasvieiras está ali ao lado.
  • Estacionamento: o único estacionamento da Cachoeira do Bom Jesus não é muito grande, então chegue cedo para encontrar vagas. As vagas ficam entre os maiores prédios da praia, vai ser fácil encontrar;
  • Trânsito intenso: a estrada que leva para a Cachoeira do Bom Jesus também é o caminho de outras praias. Então, na alta temporada você pode ficar um tempo em engarrafamentos.

Agora que você já sabe dessas dicas e informações, prepare seu roteiro e parta rumo à Cachoeira do Bom Jesus.

Bares e restaurantes na Cachoeira do Bom Jesus

Você vai encontrar algumas opções de restaurantes na Cachoeira do Bom Jesus que são ótimos e oferecem pratos deliciosos a um preço justo. Veja abaixo:

Publicidade

  • The Gringo Bar – $: se você procura uma opção mais em conta, esse bar oferece pratos simples, mas deliciosos. O clássico X-Salada é famoso por ali;
  • Bokas Restaurante – $$: esse restaurante possui duas unidades em Florianópolis e até em Balneário Camboriú. É aquele restaurante típico de praia com frutos do mar. Os pratos são bem servidos. Peça camarões fritos que você não vai se arrepender;
  • Antonio’s Restaurante – $$$: o chefe Antonio é o dono desse restaurante que tem um ambiente familiar, inclusive familiares do chefe trabalham no estabelecimento. O local é conhecido por oferecer pratos deliciosos, que servem muito bem até quatro pessoas e, o melhor, com um preço acessível. Você vai encontrar desde carnes até frutos do mar. O bolinho de bacalhau é muito bom;
  • Pizzaria Elba D’Itália – $$$: pizzaria tradicional de Florianópolis com pizzas preparadas em forno à lenha e com um gostinho da Itália. Geralmente, as pizzas são servidas em pratos individuais, aquelas com 4 pedaços. Uma dica é reservar lugar, pois costuma ficar lotada. Fora da alta temporada, a pizzaria só abre em dias selecionados;
  • Il Caravaggio – $$$: pratos que servem duas pessoas com especiarias e um toque de requinte, ideal para jantar ou almoço com a família. As massas são os pratos principais.

A Cachoeira do Bom Jesus não é extensa, esses são os restaurantes que você vai encontrar por lá. Eles oferecem pratos incríveis ideais para as férias. Você também pode ir para a Praia de Canasvieiras que está bem ao lado com mais opções.

Onde se hospedar

Você vai encontrar pousadas simples e até mesmo hotéis incríveis para passar as suas férias. Veja a seguir algumas das opções:

Hotéis e pousadas

  • Pousada Vila do Mar – $: pousada que oferece ótimo custo-benefício. Os apartamentos são simples e perfeitos para quem procura um lugar para dormir depois dos passeios;
  • Condomínio Hotel Resort Pedras Brancas – $$: condomínio com casas disponíveis para locação. Quartos simples, mas os espaços ao ar livre são ótimos com quadras de tênis e piscina;
  • Hotel Porto Sol Beach – $$: também é um hotel pé na areia com atendimento de qualidade. Quartos arejados e amplos, a maioria com vista para a praia. Também possui espaços para as crianças se divertirem;
  • Hotel Torres da Cachoeira – $$$: hotel pé na areia, que é muito elogiado pelos hóspedes. Os quartos são amplos e arejados. A opção oferece café da manhã com bastante variedade e possui piscina aquecida. Não é um resort, mas é um hotel ideal para famílias e casais.

Airbnb

  • Estaleiro das Artes – $: uma casa pé na água, estilo rústico, confortável e equipada e com capacidade para três pessoas;
  • Pousada Lemuria – $$: casa no estilo pousada com apartamentos para hospedagem de até quatro pessoas. O ambiente é bem eclético e os quartos são aconchegantes;
  • Apê Amarelo – $$: com capacidade para até quatro hóspedes, é bem próximo da praia e é um apartamento equipado;
  • Condomínio que parece um resort – $$$: esse é um dos melhores condomínios da Cachoeira do Bom Jesus, com uma entrada privativa para a praia. Infraestrutura é incrível e o apartamento é bem equipado com capacidade para seis hóspedes.

Como você deve ter percebido, há algumas opções de hotéis e pousadas, mas o que domina mesmo na Cachoeira do Bom Jesus são as opções de locação por Airbnb. Inclusive você pode encontrar casas em condomínios fechados para alugar.

15 fotos encantadoras da Cachoeira do Bom Jesus para motivar a sua visita

A praia e o entorno da Cachoeira do Bom Jesus são incríveis para as férias em casal e em família. Confira algumas fotos que vão fazer você se sentir nesse paraíso:

Publicidade

1. A Cachoeira do Bom Jesus é o destino perfeito para o verão

2. Vale a pena ver o nascer do sol

3. Praticar esportes

4. E curtir as hospedagens da região

5. Faça refeições deliciosas no Antonio’s Restaurante

6. Registre os momentos incríveis dessa viagem

8. Curta as piscinas naturais da Ponta das Canas

9. Ou caminhe pela areia até Canasvieiras

10. Embarque e divirta-se em um barco pirata

11. Explore a região

12. Visitando as outras praias ao redor, como a Praia Brava

13. Contemple o pôr do sol

14. Desguste uma deliciosa pizza da Elba D’Itália

15. E aproveite esse destino ao máximo!

Esse é um lugar encantador, uma praia rústica, estilo de pescador que possui um espaço para relaxar e se divertir.

Um pouquinho da Cachoeira do Bom Jesus para ficar ainda mais encantado

A melhor maneira de conhecer o destino final sem nunca ter pisado o pé, é por vídeos que servem para o turista se ambientar pela praia. Confira abaixo vídeos que vão fazer você conhecer a Cachoeira do Bom Jesus e planejar as suas férias:

Movimento de turistas e águas calmas

O canal Viajante no Mundo visitou a Cachoeira do Bom Jesus em pleno verão e mostrou como é passar um dia na praia com bastante movimento e muita diversão, incluindo um píer para embarcar em um barco pirata. Assista!

Passeio pela praia e pelo bairro

Nesse vídeo, você vai poder acompanhar um breve passeio pela praia e até pelo bairro. Esse casal andou a pé pela região e mostrou como é a infraestrutura da Cachoeira do Bom Jesus.

Um voo por drone pela praia

Faça um voo por drone e veja as paisagens incríveis da Cachoeira do Bom Jesus. É uma ótima forma de você se localizar e saber quais são as praias próximas do bairro.

Agora que você já conheceu um pouco da Cachoeira do Bom Jesus, prepare a sua mala, pegue o voo ou a estrada e relaxe nesse paraíso rústico na capital catarinense. Aproveite e veja melhores praias de Florianópolis.