Praia do Preá: o que fazer nesse paraíso perto de Jericoacoara

Escrito por Luiz Felipe Gomes

A Praia do Preá é uma das orlas mais charmosas do Ceará. Perto de Jericoacoara, ela reúne muitas belezas naturais, excelente gastronomia, e ainda representa uma das melhores praias para se aventurar a beira-mar. Ideal para uma viagem romântica, ou em família, você certamente vai se apaixonar por esse paraíso. Confira, abaixo, mais detalhes deste destino:

Continua após o anúncio

Onde fica a Praia do Preá e como chegar

A Praia do Preá está localizada no município de Cruz, no estado do Ceará. Conhecida também como Vila Preá, a praia está a 245 km de Fortaleza e a apenas 12 km da famosa Vila de Jericoacoara.

Para chegar até lá, a melhor forma é iniciar o trajeto a partir de Fortaleza. De carro, basta seguir pela rodovia CE-085 que liga a capital até as principais praias do estado. Para quem pretende viajar de transporte público, é possível embarcar tanto na Rodoviária João Thomé, como no Aeroporto Pinto Martins. A única linha de ônibus responsável pela viagem até nosso destino é a Fretcar.

O que fazer na Praia do Preá

Em meio a muitas belezas naturais e uma excelente infraestrutura, a Praia do Preá sabe como proporcionar bons momentos aos seus visitantes. Pela praia, é possível praticar esportes aquáticos, descansar e apreciar uma saborosa gastronomia típica do Ceará. Seja com a família, ou com amigos, não faltarão passeios para você se divertir por lá. Veja abaixo, o que não pode faltar em seu roteiro:

1. Passeio à beira-mar

A Praia do Preá possui uma das maiores extensões de areia do litoral do Ceará, por isso aproveitá-la é uma excelente pedida. A beira da orla, você pode caminhar, fazer atividades físicas e apreciar um visual único do mar. Uma dica para esse programa é dividi-lo com alguém especial, e escolher passear durante o pôr do sol. Nesse período as paisagens são fascinantes, e garantem sempre boas experiências.

2. Esportes aquáticos

A região da Praia do Preá é conhecida por oferecer condições ideais para a prática de esportes aquáticos. Então, se você curte se aventurar, precisa incluir essa atividade em seu roteiro. Pela orla é possível praticar surf, windsurf, assim como o famoso kitesurf, que é a principal escolha dos visitantes aventureiros. Uma dica para curtir melhor esses esportes, é praticá-los entre os meses de julho e novembro.

3. Passeio de buggy

O passeio de buggy é uma das formas mais convencionais e divertidas de conhecer as praias do Nordeste, portanto esse é mais um programa indispensável para o nosso roteiro. Nesse passeio você pode descobrir novos cantinhos do nosso destino, e também conhecer cenários privilegiados de toda a região. Para garantir a diversão nesta aventura, vale a dica de chamar os amigos e também a família para o tour.

4. Passeio de veleiro

Os passeios de veleiro são uma marca de Jericoacoara e esse costume também se estende a Praia do Preá. Além de trazer um pouco da cultura local do nosso destino, esse atrativo é conhecido por proporcionar muita aventura à beira-mar. Se você gosta de sentir vento no rosto, a brisa do mar, e curte apreciar belas paisagens, certamente vai adorar conhecer a orla através de mais esse programa.

5. Culinária local

A gastronomia cearense é uma das mais elogiadas do Nordeste, e a Praia do Preá reafirma esse princípio com muito gosto. Pela orla, é possível encontrar excelentes opções de barracas e restaurantes que servem pratos saborosos e proporcionam ótimos momentos. Um cantinho que você precisa conhecer é o Restaurante Rancho do Peixe, que além de valorizar os sabores locais, possui um espaço muito charmoso e uma vista única do mar.

Continua após o anúncio

6. Praia de Jericoacoara

Localizada a 12 km da Praia do Preá, a Praia de Jericoacoara é um dos destinos obrigatórios para quem visita a região, e por isso entra para a nossa lista. Além de charmosa e aconchegante, essa bela orla reúne excelentes bares e restaurantes e oferece ótimos programas para quem busca diversão. Durante o dia, você pode aproveitar para praticar esportes aquáticos, e à noite curtir uma programação muito animada.

7. Lagoa do Paraíso

A Lagoa do Paraíso é uma das atrações mais famosas do leste do Ceará, e também está pertinho do nosso destino. Localizada a 15 km da Praia do Preá, em Jericoacoara, esse charmoso atrativo faz de suas belezas naturais um espaço de muito conforto e aconchego. Se você busca relaxar e descansar apreciando belas paisagens, certamente vai adorar conhecê-la também.

8. Pedra Furada

Localizada a 10 km da Praia do Preá, a Pedra Furada é conhecida como um dos atrativos mais românticos de Jericoacoara, e por isso vale a dica de incluí-la em seu roteiro. O local, além de possuir uma beleza natural singular, é o point de visitantes que buscam fazer fotos incríveis de viagem. Uma dica, é visitar a atração ao entardecer, para assim, apreciar um pôr do sol surpreendente.

9. Duna do Pôr do Sol

Outro cantinho que você precisa conhecer perto da Praia do Preá é a Duna do Pôr do Sol. Essa atração, que também está localizada em Jericoacoara, atrai centenas de visitantes que se reúnem nas dunas para assistir a um belíssimo pôr do sol. O espetáculo, que acontece no mar, é conhecido como um dos mais charmosos do Nordeste, e representa um ritual único para quem visita a região.

10. Rota das Emoções

Para fechar com excelência o seu roteiro, vale a dica de conhecer mais uma série de destinos a partir da Praia do Preá. A Rota das Emoções é um tour fascinante por outros lugares surpreendentes e guarda cenários indescritíveis. Além de mais atrativos de Jericoacoara, no Ceará, esse complexo de viagens abrange destinos no Piauí e Maranhão, proporcionando uma viagem dos sonhos pelo Nordeste.

Com essas opções de atrações e destinos, certamente a sua viagem para a Praia do Preá será marcante. Para torná-la ainda melhor, escolha viajar durante os meses de julho e janeiro, já que esse período proporciona as melhores condições para conhecer a região.

Hotéis e pousadas perto da Praia do Preá

A Praia do Preá oferece excelentes opções de hospedagem, tanto para quem busca mais conforto, em uma viagem curta, como para quem pretende curtir mais dias pela região, aproveitando muitas comodidades. Veja, a seguir, algumas das melhores sugestões que você pode considerar em sua viagem.

  • Pousada Miramar – $$: essa sugestão possui um ótimo custo-benefício já que possui quartos e ambientes confortáveis à beira-mar por um preço bem acessível. O espaço também é uma excelente escolha para casais, uma vez que oferece uma bela e romântica vista para a praia.
  • Pousada La Vista Watersports – $$$: essa opção conta com uma localização privilegiada, acomodações aconchegantes e possui quartos bem equipados. O seu principal destaque está em seu espaço de lounge e bar, que proporciona ótimos momentos em uma área privativa da praia.
  • Pousada Kasabela Residence – $$$$: essa pousada é uma das principais escolhas para quem visita o nosso destino. Ela representa uma excelente opção para quem deseja viajar em família, já que possui recepção elogiada e quartos grandes e muito bem equipados. Um diferencial do espaço está em sua localização, que é próxima do comércio e de outros atrativos turísticos.
  • Hotel Preabeach Villas – $$$$$: essa é uma opção mais luxuosa que combina conforto e muitas comodidades, e também é perfeita para quem busca curtir com calma a sua estadia. Neste hotel, é possível aproveitar piscina, fazer passeios de buggy e ainda ter aulas de kitesurf.

Entre opções mais simples e outras mais confortáveis de hospedagem, saiba que os dias de descanso estão garantidos pela Praia do Preá. Não há dúvidas que o aconchego de todas essas sugestões fará você aproveitar bastante o seu roteiro de viagem.

Vídeos da Praia do Preá que mostram como esse destino é encantador

A Praia do Preá é um recanto cheio de possibilidades e também revela cenários surpreendentes. Pensando nisso, separamos uma série de vídeos que destacam os principais atrativos e passeios que você pode considerar em nosso destino, e na região. Além das rotas que sugerimos, há novidades que certamente vão enriquecer o seu roteiro. Acompanhe:

Tour pela Praia do Preá e Jericoacoara

Como a Praia do Preá e Jericoacoara são dois locais muito próximos, nada melhor do que conhecê-los durante a sua viagem, não é? Neste vídeo, você vai ver como é possível unir os dois destinos e viver momentos inesquecíveis nesse tour. A rota envolve as atrações da Pedra Furada, Lagoa do Paraíso e Duna do Pôr do Sol, e representa uma alternativa bem romântica de passeio.

Belas imagens aéreas da Praia do Preá

Como forma de aumentar ainda mais o seu desejo de visitar a Praia do Preá, separamos esse vídeo que destaca as principais belezas que cercam nosso destino. Pelas imagens é possível apreciar dunas, um mar irresistível, assim como um pôr do sol de tirar o fôlego.

Kitesurf da Praia do Preá à Lagoa de Tatajuba

A Praia do Preá é um destino perfeito para praticar esportes aquáticos, e o kitesurf é a atividade mais desejada por lá. Pensando nisso, escolhemos esse vídeo que sugere um nova forma de aproveitar esse programa. A aventura começa na orla da praia e vai até a Lagoa de Tatajuba que também é ótima para o esporte. Vale a pena conferir.

Mais dicas de destinos e passeios por Jericoacoara

Por fim, que tal conhecer mais passeios em Jericoacoara? Além das nossas sugestões, esse vídeo traz outros atrativos para visitar bem pertinho do nosso destino. Além disso, há boas dicas e informações sobre a região que serão ideais para você complementar o seu roteiro.

A partir dessas informações e dicas importantes para curtir a Praia do Preá, o seu roteiro de viagem já está completo. No próximo tópico, veja um pouco mais do que o aguarda em nosso destino.

15 fotos incríveis da Praia do Preá para você apreciar esse paraíso

Certamente você já está apaixonado pela Praia do Preá, não é? No entanto, ainda é necessário conhecer mais cenários únicos desse charmoso destino. Confira, a seguir, uma série dos melhores registros feitos por quem já visitou essa bela orla do litoral do Ceará. Veja só:

1. Se você deseja visitar o litoral do Nordeste

2. E espera curtir um belo visual de mar

3. Então, você precisa conhecer a Praia do Preá

4. Esse destino é excelente para dias de descanso

5. Proporciona sempre lindas fotos

6. Reúne muitas paisagens românticas

7. E também oferece ótimos programas a dois

8. Além disso, a praia é perfeita para os esportes aquáticos

9. E faz do kitesurf a atividade preferida dos aventureiros

10. Não tão longe, há mais destinos para visitar, como a Lagoa do Paraíso

11. A charmosa Pedra Furada

12. E as Dunas do Pôr do Sol, que garantem sempre ótimos momentos

13. Já imaginou as possibilidades que o nosso destino proporciona?

14. Então, não deixe de conhecê-lo em sua próxima viagem!

15. Um paraíso cheio de encantos te espera no litoral do Ceará!

Com belezas naturais únicas e condições ideais para se aventurar, a Praia do Preá é mesmo um destino obrigatório para visitar no Ceará. Caso você deseje explorar mais orlas fascinantes pela região, não deixe de conhecer também a Praia das Fontes, que além de linda, é repleta de atrações imperdíveis.