Praia dos Carneiros: o que fazer em uma das praias mais bonitas do Brasil

Escrito por Marta Stegani

Imagine um cenário paradisíaco: águas cristalinas e bem tranquilas, piscinas naturais com peixinhos, areia clara com coqueiros contornando a orla e uma charmosa capelinha do século XVIII. Essa cena é real e estamos falando da Praia dos Carneiros, que fica no estado de Pernambuco e é considerada uma das mais bonitas do Brasil!

Esse paraíso é quase intocado, tranquilo e é fácil chegar lá. Ali, há muita natureza para curtir e belezas a perder de vista. Descubra o que fazer na Praia dos Carneiros e como desfrutar desse lugar incrível!

Onde fica a Praia dos Carneiros

A Praia dos Carneiros está localizada no município de Tamandaré, no estado de Pernambuco. Ela fica a 100 km da capital Recife e a 50 km de Porto de Galinhas, de onde partem a maioria dos turistas para um bate-volta.

A Praia dos Carneiros

Uma curiosidade sobre a Praia dos Carneiros é que ela leva esse nome em referência a um de seus proprietários, o Sr. José Henrique Carneiros, que a deixou de herança para seus filhos. A praia possui um ar selvagem e é muito bem preservada. Tem águas bem tranquilas e mornas e, na maré baixa, formam-se piscinas naturais que as crianças vão adorar.

O acesso até a Praia dos Carneiros se dá através das pousadas e restaurantes, como o famoso Bora Bora. Para curtir, você escolhe um desses locais e ali você encontra toda a estrutura necessária. Os meses de maior procura são de dezembro a fevereiro, nas demais épocas do ano é possível curtir o clima de total tranquilidade.

Restaurantes e barracas na Praia dos Carneiros

Os restaurantes de Carneiros oferecem o melhor da culinária local e tem até nome premiado pelo Guia Quatro Rodas. Descubra!

1. Bora Bora

O Bora Bora é o maior e mais badalado restaurante e ponto de apoio da Praia dos Carneiros. O restaurante está a apenas 100 metros da praia e tem capacidade para atender 3 mil pessoas. Ali o visitante conta com estacionamento, chuveiros, banheiros, berçário, espaço para as crianças, espreguiçadeiras, bangalôs e um restaurante com diversos pratos, petiscos e drinks.

  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 16h.

2. Beijupirá

A poucos passos da praia está o Beijupirá, um restaurante já conhecido em outras regiões turísticas, como Porto de Galinhas e Fernando de Noronha. A casa é referência por seu cardápio criativo, que une frutos do mar e frutas, como a manga, e já foi premiada pelo Guia Quatro Rodas. A decoração é toda charmosa, rústica e requintada, um ambiente perfeito para o amantes da boa gastronomia.

  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 10h às 17h; sextas, sábados e domingos, das 10h às 20h.

3. Jobar Restaurante

Localizado dentro da pousada Bangalôs do Gameleiro, o Jobar é um restaurante especializado na culinária pernambucana. O cardápio inclui também pratos refinados, como lagosta grelhada, arroz de polvo, além das tradicionais peixada e moqueca. À noite, o local é indicado para um jantar romântico, com pratos individuais acompanhados por vinho ou espumante.

  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 21h.

4. Restaurante Mirapraia

No Mirapraia você pode comer e relaxar enquanto observa a beleza do mar. É o lugar para fazer aquela pausa e saborear um prato, petiscos e uma cerveja gelada. O atendimento é ágil e muito elogiado pelos visitantes. O local tem um agradável gramado e redes para descansar após o almoço.

  • Endereço: R. Mário Gomes de Mattos.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 15h.

5. Prainha dos Carneiros Restaurante e Receptivo

O Prainha dos Carneiros funciona como restaurante e receptivo e está localizado em uma área tranquila da praia. Da cozinha saem pratos da culinária regional e frutos do mar, mas, se você quiser, pode usufruir apenas da estrutura do local. O visitante paga R$ 15 para ter acesso à praia e pode utilizar os banheiros, espreguiçadeiras, guarda-sol, redes e ainda contratar passeios de catamarã e lancha.

  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 16h.

Nada melhor que comer bem de frente com um cenário incrível a sua espera!

O que fazer na Praia dos Carneiros

Além de curtir as piscinas naturais, você pode embarcar em um passeio de catamarã e tomar um banho de argila que, segundo contam, é capaz de rejuvenescer!

1. Igreja de São Benedito

A charmosa igrejinha de São Benedito é parada obrigatória. Ela é o cartão-postal de Carneiros e um dos locais mais procurados pelos turistas, que disputam o espaço em busca de um clique. A capela construída no século XVIII fica em uma propriedade particular e até hoje é utilizada para casamentos. Ela é emoldurada por coqueiros e é fácil entender porque ela é tão apaixonante.

2. Passeio de catamarã

O passeio de catamarã também é daqueles que você precisa fazer. A viagem é bem animada, com música e guias que animam durante todo o trajeto. O tour passa pela Praia de Guadalupe, onde acontece o famoso banho de argila que promete rejuvenescer, passa também por um banco de areia e pelas piscinas naturais, onde é possível mergulhar com os peixinhos e pela Igreja de São Benedito.

3. Mergulhar nas piscinas naturais

Assim como Porto de Galinhas, a Praia dos Carneiros também tem piscinas naturais. Graças as águas cristalinas, é possível ver e mergulhar junto com os peixinhos que vivem ali. Mas, lembre-se de consultar a tábua das marés, pois quanto mais próxima de zero ela estiver, melhor. Se quiser, vale levar snorkel para uma experiência ainda melhor.

4. Passeio de lancha

Se você não gosta da agitação dos catamarãs, outra forma de conhecer Carneiros é através do passeio de lancha. A embarcação percorre as diversas atrações da praia, com a vantagem de ser mais privativo. Dessa forma, você consegue aproveitar tudo com mais tempo e tranquilidade.

5. Curtir a praia

Mesmo com os atrativos do passeio de catamarã e os badalados restaurantes, não há nada mais gostoso que tomar um banho de mar e simplesmente deitar ao sol. Aproveite as piscinas naturais e curta à sombra de um coqueiro observando o paraíso.

Embora um dia seja suficiente para conhecer a Praia dos Carneiros, acrescente quantos dias puder para relaxar e se encantar ainda mais com esse lugar!

Onde ficar na Praia dos Carneiros

Quem decide dormir e acordar no paraíso encontra boas opções de hospedagens. A vantagem é que, quando os grupos não estão ali, os hóspedes têm a praia praticamente só para eles. Conheça as opções disponíveis!

1. Pontal dos Carneiros Beach Bungalows – $$$$$

A Pousada Pontal dos Carneiros conta com apenas 16 bangalôs espalhados em uma enorme área de coqueiral de frente para as piscinas naturais e a poucos passos da Igreja de São Benedito. As acomodações para casal e família são aconchegantes e muito bem equipadas. A pousada conta com um restaurante exclusivo para os hóspedes, com petiscos servidos na beira da praia ou da piscina, e fica ao lado do Restaurante Beijupirá, o mais famoso da região.

2. Bangalôs do Gameleiro- $$$$$

Localizada em uma antiga fazenda de coco à beira mar, a pousada Bangalôs do Gameleiro oferece 14 acomodações distribuídas em uma ampla área verde. São 10 bangalôs para casal e família e quatro apartamentos, alguns com vista para o mar e outros para o jardim, todos muito bem equipados. No local funciona também o Restaurante Jobar, onde é possível saborear as delícias da culinária local.

3. Pousada Paraíso Carneiros – $$$$

A Pousada Paraíso Carneiros conta com 12 suítes, sendo três no bangalô luxo em estilo tailandês, cinco suítes à beira mar na casa principal, e quatro na área dos jardins. A acomodação fica em uma área cercada por coqueiros e árvores frutíferas onde tem uma piscina de borda infinita com um imenso deck para você relaxar.

4. Pousada Praia dos Carneiros – $$$$

A Pousada Praia dos Carneiros está localiza em terreno à beira mar entre as piscinas naturais e a Igreja de São Benedito. A acomodação conta com 33 apartamentos, incluindo bangalôs, serviço de restaurante para café da manhã, almoço, jantar e petiscos. Para relaxar depois da praia, você pode desfrutar de uma enorme piscina, espreguiçadeiras, redes e área para massagem.

5. Pousada do Farol – $$$

A Pousada do Farol é uma acomodação mais simples, mas é uma opção com um melhor custo-benefício. Ela está localizada a pouco mais de 30 minutos da Praia de Carneiros. A pousada conta com dez espaçosos bangalôs, sala de TV e área de lazer com piscina e hidromassagem. A acomodação tem ambiente familiar e os hóspedes são recebidos com muita simpatia pelo proprietário do hotel.

  • Endereço: R. Tancredo Neves, s/nº – Tamandaré.

Experimente trocar o bate-volta pela sensação de ter a praia só para você!

Vídeos de quem já foi à Praia dos Carneiros

Agora, que tal ver as experiências de quem já passou o dia por lá? Conheça o restaurante Bora Bora e embarque no passeio de catamarã com esses viajantes.

Bora Bora e passeio de catamarã na Praia dos Carneiros

O Bora Bora é o quiosque mais badalado de Carneiros. Nesse vídeo, você conhece a estrutura dele e tem uma ideia de como é o passeio de catamarã, além é claro, de apreciar as belas paisagens do local.

Como ficar em Carneiros gastando menos

A Praia dos Carneiros é maravilhosa, porém, quem deseja passar alguns dias por lá precisa colocar a mão no bolso. Um opção é se hospedar em Tamandaré, onde os custos são mais baixos. Mas será que vale a pena? Veja esse vídeo e tire suas conclusões.

O que fazer na Praia dos Carneiros em 1 dia

Confira nesse vídeo como aproveitar bem um bate-volta para Praia dos Carneiros. Embarque no passeio de catamarã, conheça o restaurante e receptivo Prainha dos Carneiros e outras dicas úteis para sua viagem.

Passeio de Porto de Galinhas para Carneiros

Acompanhe esse delicioso passeio de Porto de Galinhas à Carneiros e veja mais sobre o restaurante Bora Bora, um giro pelas águas de catamarã e o imperdível banho de argila. Olha só!

Depois de ver esses vídeos você vai ficar com ainda mais vontade de fazer as malas e embarcar!

Mais fotos da Praia dos Carneiros para apreciar esse paraíso

Com todas as dicas na mão, nada melhor do contemplar um pouco mais das belezas que esperam por você!

1. A Igreja de São Benedito é o símbolo de Carneiros

2. Essa igrejinha do século VXIII é mesmo um charme, não é?

3. Não é à toa que esta é uma das praias mais lindas do Brasil

4. E não é exagero dizer que até do mundo!

5. Suas águas são calmas e cristalinas

6. O coqueiral ao redor é um verdadeiro charme

7. Já pensou acordar com essa vista?

8. Até o céu é mais bonito ali

9. Se jogue nesse mar!

10. Nada melhor que um mergulho para renovar as energias

11. Carneiros é sinônimo de felicidade

12. E vai se tornar um dos seus destinos preferidos!

Para deixar seu roteiro perfeito, quando estiver em Recife ou em Porto de Galinhas separe no mínimo um dia para contemplar mais esse lugarzinho incrível do nosso Nordeste!

PARA VOCÊ