9 razões para ir a Porto de Galinhas, lugar com águas claras e mornas

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Um dos destinos do nordeste brasileiro que mais recebe turistas no verão, Porto de Galinhas é uma praia situada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, que conta com diversos atrativos e opções de lazer em um cenário paradisíaco cercado por areias brancas, piscinas naturais, mar com águas cristalinas e mornas repletas de peixes coloridos, além dos memoráveis coqueirais. Confira abaixo 9 boas razões para você visitar Porto de Galinhas já nas próximas férias!

Continua após o anúncio

1. Você pode fazer passeios de jangada nas piscinas naturais

iStock

iStock

Um dos passeios mais tradicionais da região, o passeio de jangada para as piscinas naturais é proibido ficar de fora do seu roteiro. As jangadas coloridas partem da Praia da Vila e levam os turistas para uma área tranquila e sem ondas fortes, perfeita para mergulhar em meio aos peixes. Para aproveitar o programa ao máximo, não deixe de ter em mãos itens como snorkel e máscara, que normalmente as próprias jangadas já oferecem em uma espécie de kit, que inclui também ração para atrair os animais.

Além disso, é aconselhável também utilizar calçados que possam molhar durante o passeio, já que as águas transparentes são cercadas por bancadas de recifes que podem machucar os seus pés com corais ou ouriços.

2. Curtir e relaxar nas praias paradisíacas

iStock

iStock

Em Porto de Galinhas você encontra uma boa variedade de praias espetaculares ideais para relaxar, se divertir e mergulhar. Entre elas, estão a Muro Alto, considerada uma das mais belas da região, a Serrambi e a das Cacimbas, que contam com pequenas grutas escavadas pelas ondas, a Maracaípe, preferida dos surfistas que estão atrás de boas ondas, além de outras também populares na região, como Cupe, Camboa e Enseadinha.

3. Fazer passeios incríveis e memoráveis de bugue

Outro passeio indispensável por lá é o dos bugues chamado “de ponta a ponta”, onde você pode desfrutar das belezas das praias e dos cenários tranquilos e paradisíacos de Porto de Galinhas de uma maneira mais rápida e emocionante. Aproveite para mergulhar na praia de Muro Alto e fazer uma caminhada pelo Pontal de Maracaípe, onde pode-se sentar para admirar os cavalos-marinhos.

4. Conhecer um pouco mais sobre a preservação da vida marinha

Para os apaixonados pela vida marinha e interessados em suas curiosidades, foi criado o Projeto Hippocampus, um espaço que tem por objetivo proteger e preservar os animais. Apesar de pequeno, o local conta com apenas uma sala onde encontram-se aquários de cavalos-marinhos de diversos tamanhos e cores, além de peixes-palhaço, lagostas, moreias e camarões. Ótimo programa para fazer com as crianças!

5. Praticar esportes aquáticos e ecoturismo

Para os que não pretendem somente descansar e contemplar paisagens, é possível praticar diferentes esportes aquáticos pela região devido aos bons ventos e boas ondas, que incentivam atividades como surfe, kitesurfe, esqui aquático, wakeboard, jet-ski e mergulhos. É também um bom lugar para quem gosta do ecoturismo, pois oferece atividades como visitas aos manguezais, trilhas e cavalgadas ecológicas.

6. Visitar atrativos culturais interessantes

E claro, existem também outros programas em Porto de Galinhas que não estão relacionados à praia e ao mar. São construções históricas e religiosas do século 17 que com certeza valem a pena visitar. Entre os principais atrativos, estão a igreja e o convento de Santo Cristo e a igreja do Outeiro.

Você pode conhecer também o Engenho Gaipió, que deixou de herança um casarão datado de 1863 com exposição de fotos, louças, cristais, mobílias e objetos de decoração que revelam como viviam os fazendeiros da região na época.

7. Se deliciar com os restaurantes de frutos do mar e comidas típicas

Outro grande destaque da cidade é sua gastronomia, com restaurantes que oferecem pratos à base de frutos do mar, desde o simples peixe frito até uma sofisticada lagosta na manteiga, com opções para todos os gostos e bolsos. A cozinha regional também se faz bastante presente, com pratos tradicionais como galinha de cabidela e carne-de-sol.

8. Curtir programas noturnos divertidos e agradáveis

A noite em Porto de Galinhas também é bastante agitada, podendo ser iniciada com um bom jantar nos restaurantes da vila e, em seguida, levada para bares ou boates montadas na região nos meses de verão, onde a música dos mais variados estilos – do forró ao eletrônico – rola até altas horas.

9. Fazer compras nas lojinhas do centro

Por todo o centrinho da vila, em especial na Rua da Esperança, você encontra variadas lojinhas, barracas e galerias que vendem itens típicos confeccionados por artesãos locais, como as famosas galinhas de cerâmica (souvenir oficial de Porto de Galinhas), redes, mantas, pinturas em tecidos, quadros, tapetes e bordados, além de bolsas, bijuterias, chapéus, carteiras, cintos e instrumentos musicais, como flautas de bambu, pandeiros e tambores.

 
   

PARA VOCÊ