Praias de Cabo Frio: 10 lugares imperdíveis para incluir no seu roteiro

Escrito por Bárbara Costa

A areia branquinha e as águas (super!) azuis são as marcas registradas das praias de Cabo Frio. A cidade é a mais desenvolvida da Região dos Lagos, no interior do Rio de Janeiro, e conta com uma excelente infraestrutura para os inúmeros visitantes que recebe todos os anos.

Quer saber mais sobre as praias da região e o que cada uma tem a oferecer? Acompanhe os tópicos a seguir!

Praias de Cabo Frio

Está planejando uma viagem à Região dos Lagos, mas ainda não sabe que locais incluir no seu roteiro? Veja quais são as praias de Cabo que merecem sua visita!

1. Praia do Forte

A Praia do Forte está localizada bem no centro de Cabo Frio e é considerada a principal da cidade. Seus 7,5 km de extensão reúnem uma completa infraestrutura de barracas — que, no verão, costumam lotar. No seu canto esquerdo, fica o Forte de São Mateus, cartão-postal do município e responsável pelo nome da praia.

Não deixe de experimentar os bolinhos de bacalhau do Portuga (que são vendidos tanto na faixa de areia quanto nos arredores da Praia do Forte) e as empadinhas Luiz e Trindade. Na hora de fazer as refeições, procure pelo Bom Apetite. Para se hospedar, há opções como os hotéis Malibu e Marlen ou a Pousada Mahanna.

2. Praia das Dunas

Trata-se da vizinha da Praia do Forte, cujas ondas são responsáveis por atrair surfistas e praticantes de outros esportes náuticos (como vela, kitesurf, windsurf). Como essa área exuberante e cercada por gigantescas dunas é de preservação ambiental, há uma baixa oferta de quiosques.

A Praia das Dunas fica a apenas dois quilômetros do centro, mas também conta com ótimas opções hospedagem, como os hotéis Paradiso Corporate, Balneário Cabo Frio, Mandai e La Brise. Para matar a fome após a praia, vá até a Pizzaria Toscana!

3. Praia do Foguete

Seguindo a Praia das Dunas, você chega à vasta faixa de areia do Foguete. Sua extensão também é de mais de sete quilômetros, sendo que as águas agitadas servem como cenário para campeonatos de surf.

Se você quer um dia de tranquilidade ao lado da família ou dos amigos, a Praia do Foguete é a ideal! Vale lembrar que, caso esteja com crianças, é preciso tomar bastante cuidado com a correnteza. Para se hospedar na região, alugue casas por temporada ou opte por pousadas como a Algarve e do Albatroz.

4. Ilha do Japonês

Esse verdadeiro refúgio de Cabo Frio fica entre as praias do Forte e Brava. Há uma estrada de chão que leva até a Ilha do Japonês e, saindo do centro, são percorridos aproximadamente sete quilômetros. Outras opções seguras para visitar o local são os barcos, encontrados no Terminal de Transatlânticos.

Como se trata de uma área bem preservada, não há quiosques ou cadeiras na praia. Portanto, o recomendado é que o visitante leve suas próprias comidas e bebidas para passar o dia por lá. Não se esqueça do saquinho para colocar o lixo e da câmera fotográfica, combinado? Seus cliques ficarão sensacionais!

5. Praia Brava

A faixa de areia é cercada por escarpas de cerca de 20 metros de altura, tem 400 m de extensão e fica em frente à praticamente inexplorada Ilha dos Papagaios. Devido a essas características, a Praia Brava é conhecida por atrair adeptos do nudismo.

Mas o local também é chamado de paraíso dos surfistas, devido às belas ondas. A vista da área e a cor da água prometem surpreender quem pisa por lá! Essa praia também não tem infraestrutura de barracas, então não se esqueça de levar seu próprio lanche e água suficiente para manter a hidratação. Mas nada de deixar lixo por lá, ok?

6. Praia das Conchas

A Praia das Conchas fica perto do bairro do Peró. Por ser menor do que as demais e bem aconchegante, é ideal para relaxar e curtir o mar com toda a família — o local é recomendado inclusive para crianças, devido à tranquilidade e às ondas calmas. Mesmo na parte mais rasa, é possível avistar pequenos cardumes.

Na beira da praia, você encontra algumas barracas que servem variados peixes e frutos do mar. O Quiosque Tia Maria, por exemplo, oferece pratos saborosos e um espaço bem agradável! Quanto à hospedagem, uma opção próxima da Praia das Conchas é a Pousada Caminho Verde.

7. Praia do Peró

Localizada no bairro de mesmo nome, a Praia do Peró tem 7,2 km de extensão e é bastante procurada por adeptos do surf e de outros esportes náuticos. Há inúmeras casas de veraneio no entorno, mas a natureza também se faz presente (com as lindas dunas de areias brancas e bem finas).

O centrinho local oferece uma boa infraestrutura, com dois shoppings, o Restaurante dos Pescadores, a Padaria Janicas e a Forno di Sicilia Pizzaria, por exemplo. Como opções de hospedagem, há as pousadas Espírito do Mar, Porto do Sol e Encantos do Peró, entre outras.

8. Ilha dos Papagaios

A cerca de 30 minutos de navegação do canal de Cabo Frio, está a Ilha dos Papagaios. Por lá, a deserta Praia do Mimi permite a observação da vida marinha, incluindo arraias, corais, inúmeros peixes e tartarugas.

A calmaria do local é perfeita para você relaxar com familiares ou amigos. Aqueles que têm prática no mergulho também podem avistar espécies como badejo, pargo, xaréu, polvos, moluscos e lagostas. Incrível, não?

9. Praia do Pontal

A Praia do Pontal é a continuação da faixa de areia do Forte, das Dunas e do Foguete, mas já pertence ao município vizinho de Arraial do Cabo. Como está bem escondido, o local (distante apenas 8,5 km da Praia do Forte) costuma ser tranquilo e receber um menor número de visitantes mesmo na alta temporada.

As águas do mar são bem azuis e um pouco mais frias do que as demais. Como o movimento não é grande por lá, há apenas algumas barracas de pescadores que comercializam bebidas, gelo e algumas comidas. Portanto, vá preparado! Próximo à praia, há campings e pousadas.

10. Prainha

Mais à frente da Praia do Pontal, está a Prainha — já bem próxima da região central de Arraial do Cabo. Na verdade, trata-se de duas pequenas praias que, na maré baixa, se juntam e formam uma única (e bela!) porção de areia. Indo de carro do Pontal, você chega às famosas escadas que dão acesso a esse paraíso.

A área agrada tanto a quem prefere praias mais tranquilas e longe de grandes movimentações quanto aqueles que gostam de contar com cadeiras e guarda-sóis. Na região, é possível alugar apartamentos por temporada ou se hospedar em pousadas como a Nova Agarça, a Estalagem Ruach e a Thetis.

Não faltam praias deslumbrantes em Cabo Frio e nos arredores para curtir com a família ou os amigos. Já pensou no seu roteiro?

15 fotos de praias de Cabo Frio que são incríveis

Se as imagens anteriores ainda não foram suficientes para convencer você da beleza de Cabo Frio, confira mais fotos desse paraíso. Você não vai se arrepender!

1. Repare só como a natureza local está dando a você um sinal verde

2. Tem como não se entregar à tamanha calmaria?

3. Ou você acha má ideia uma sombrinha com esse visual?

4. Até outras espécies vão concordar que esse é o paraíso

5. Afinal, todos os ângulos da região conseguem surpreender

6. Cada cantinho é encantador

7. Já dá para imaginar o quanto essa água é deliciosa só pela imagem

8. E os tons de azul são inexplicáveis

9. Você acha que esse cenário parece real?

10. Mas a combinação de cores pode ficar ainda mais surreal

11. Quer transparência maior?

12. Qual cadeira você prefere para admirar a paisagem?

13. Ficar na areia também é uma opção

14. Já o pôr do sol é um capítulo à parte

15. É impossível descrever a cena abaixo, concorda?

16. O que podemos dizer é que essa luz está inspirando casais por aí…

17. E você? Já decidiu quando vai se jogar nesse paraíso?

E então? Convencido de que as praias de Cabo Frio podem ser perfeitas para você no próximo verão? Difícil mesmo vai ser decidir quais delas visitar!

PARA VOCÊ