O que fazer em Fortaleza: 37 passeios que vão deixar sua viagem incrível

Escrito por Mariana Bianchini

Capital do estado do Ceará, Fortaleza foi fundada em 1726 e tem mais de 2 milhões e meio de habitantes. Se você está tentando decidir o que fazer em Fortaleza durante uma viagem, saiba que a cidade é conhecida, principalmente, por suas praias, lagoas e rios!

Além das belezas naturais, também possui um vasto patrimônio histórico e pontos turísticos que são de deixar qualquer um impressionado. A lista abaixo sugere 37 ideias de passeios para fazer na cidade, confira!

Praias de Fortaleza

A cidade de Fortaleza tem uma extensão litorânea que chega a 34 km, mas suas praias mais frequentadas e mais próprias para banho são a Praia do Futuro, a Praia de Iracema, a Praia do Meireles e a Praia do Mucuripe. Além disso, existem também praias aos arredores que merecem a sua visita. Descubra um pouquinho mais sobre esses lugares:

1. Praia do Futuro

iStock

A Praia do Futuro fica na cidade de Fortaleza e é uma das mais conhecidas do Nordeste. Além disso, é muito frequentada, já que não é poluída e oferece várias opções de entretenimento, como restaurantes e barracas para toda a família se divertir.

2. Praia de Iracema

iStock

O nome dessa praia é inspirado, claramente, no livro Iracema, de José de Alencar. Além disso, as ruas aos arredores da praia também são homenagens indígenas – como, por exemplo, a Rua Tabajaras e a Rua Potiguaras.

3. Praia do Meireles

Com uma paisagem maravilhosa, a Praia do Meireles é uma continuação da praia anterior e uma das melhores opções de passeio na cidade de Fortaleza. Além disso, é onde a maioria dos hotéis da cidade estão, portanto, vale a pena dar uma olhadinha nos preços e, quem sabe, se hospedar ali por perto.

4. Praia do Mucuripe

iStock

Na direção leste, a Praia do Mucuripe é a continuação da Praia do Meireles. Essa praia é conhecida, também, pelos famosos passeios de barco que acontecem ali! É uma boa opção de passeio para fazer em Fortaleza.

5. Praia de Cumbuco

Localizada há, mais ou menos, 45 minutos de Fortaleza, a Praia de Cumbuco é uma das praias aos arredores da cidade que vale a pena visitar, se você tiver tempo. De clima agradável e tranquilo, ainda é possível fazer passeios de buggy ou quadriciclo no local.

6. Praia Porto das Dunas

Conheça uma das praias mais lindas do Ceará! Em mais ou menos 40 minutos, você consegue chegar a Porto de Dunas, uma praia conhecida por sua boa estrutura para receber turistas e por suas incríveis belezas naturais.

7. Praia do Japão

Do ladinho de Porto de Dunas, encontra-se a Praia do Japão. Localizada também no município de Aquiraz, vale a pena visitá-la se você já tiver se deslocado para conhecer a praia anterior.

8. Praia de Águas Belas

De clima quente, beleza paradisíaca e com um amostrinha do sertão nordestino, a Praia de Águas Belas fica 60km para baixo de Fortaleza, mas é um lugar incrível para conhecer!

9. Praia do Morro Branco

A Praia do Morro Branco, por sua vez, é conhecida pelas diferentes colorações de areia que possui. Com um pôr do sol lindo, essa praia fica há 95km de distância de Fortaleza e, por esse motivo, talvez não entre no seu roteiro. Entretanto, é uma boa sugestão!

10. Praia de Canoa Quebrada

iStock

É preciso de tempo, mas a Praia de Canoa Quebrada é uma das mais bonitas da região e vai te deixar simplesmente de boca aberta! Com lindas dunas e falésias, fica cerca de duas horas e meia de Fortaleza, mas é pertinho do Beach Park – o parque aquático mais famoso do país – e você pode visitar dois lugares em uma só tacada.

O que fazer em Fortaleza em 1 dia

Se você está planejando uma viagem curta para Fortaleza, precisa saber quais são os pontos turísticos mais importantes da cidade. Dessa forma, você aproveita cada minutinho do seu dia com os melhores passeios!

11. Ponte dos Ingleses

iStock

A Ponte dos Ingleses é um importante ponto turístico de Fortaleza e está localizado na Praia de Iracema. O local foi projetado para ser um porto, porém sua construção foi suspensa por falta de orçamento e acabou virando um mirante de visitação. O pôr do sol visto dali é um dos mais lindos da cidade!

  • Endereço: R. dos Tabajaras, 325 – Beira Mar, Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: aberto 24 horas.
  • Valor de entrada: entrada gratuita.

12. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um dos maiores centros culturais do Brasil e abriga salas de cinema, teatro, o Museu de Arte Contemporânea, um planetário e vários bares e restaurantes ao redor. A arte ganha espaço neste lugar, que merece a sua visita!

  • Endereço: R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 22h.
  • Valor de entrada: entrada gratuita.

13. Av. Beira Mar e Feira de Artesanato

A Avenida Beira Mar é a principal via que corta toda a Praia do Meireles, além disso, fica em um dos bairros mais nobres de Fortaleza e abriga a maior parte de hotéis da cidade. Na Avenida Beira Mar, existe uma Feira de Artesanato que funciona desde a década de 80, mas só em 2007 foi regulamentada pelo governo.

  • Endereço: Av. Beira Mar – Meireles, Fortaleza
  • Horário de funcionamento: a feirinha funciona todos os dias, das 17h às 22h.
  • Valor de entrada: entrada gratuita.

14. Catedral de Fortaleza e Fortaleza Nossa Senhora da Assunção

A Catedral de Fortaleza é um monumento histórico e demorou quarenta anos para ser construída. De arquitetura eclética, tem uma beleza que impressiona! Na rua de frente da igreja, localiza-se a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, um forte de observação que simboliza o marco zero da cidade.

  • Endereço: Praça da Sé – Centro, Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: a Catedral funciona de segunda a sexta, das 8h30m às 17h; de sábado, das 8h30m às 11h; e de domingo, nos horários de missa, 10h, 12h e 18h. Enquanto isso, a Fortaleza abre todos os dias às 7h e fecha às 16h.
  • Valor de entrada: entrada gratuita.

15. Praça Passeio Público (Praça dos Mártires)

Na frente da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, encontra-se a antiga Praça dos Mártires, hoje chamada de Passeio Público – a praça mais antiga de Fortaleza. Em sua projeção inicial, havia três níveis de planos, cada um destino a uma classe social – classe pobre, classe média e classe alta.

  • Endereço: Praça dos Mártires – Centro, Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: aberto 24 horas.
  • Valor de entrada: entrada gratuita.

16. Centro das Tapioqueiras

Você não foi ao Nordeste se não comeu uma tapioca regional! E o Centro das Tapioqueiras é o lugar ideal para isso: o local abriga diferentes estabelecimentos que vendem tapiocas e você pode escolher o que mais lhe agradar.

  • Endereço: Av. Washington Soares, 10125 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 5h30m às 22m.
  • Valor de entrada: entrada gratuita, você só paga o que consome.

O que fazer em Fortaleza com chuva

O clima de Fortaleza costuma ser bastante propício para pegar uma praia e se divertir durante o dia, entretanto, caso você seja surpreendido por uma chuvinha fora de hora, é importante ter alguns passeios preparados para aproveitar a viagem ao máximo possível!

17. Museu do Ceará

Com um acervo de mais de 13 mil obras, o Museu do Ceará conta a história do estado e é uma parada quase obrigatória na sua viagem. Além disso, a Praça dos Leões e a Praça do Ferreira ficam aos arredores do museu e são bons lugares para relaxar e admirar a paisagem.

  • Endereço: R. São Paulo, 51 – Centro, Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 16h.
  • Valor de entrada: entrada gratuita.

18. Mercado Central

O Mercado Central de Fortaleza é um mercado especializado em produtos artesanais e caseiros do estado do Ceará. Ele é propriedade da Prefeitura e fica no centro da cidade, ou seja, a visita é de fácil acesso.

  • Endereço: Av. Alberto Nepomuceno, 199 – Centro, Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h; de sábado, das 8h às 17h; e de domingo, das 8h às 13h.
  • Valor de entrada: entrada gratuita, você só paga o que consome.

19. Theatro José de Alencar

O Theatro José de Alencar é um teatro referência em arte, cultura e arquitetura localizado na cidade de Fortaleza. Com uma programação artística incrível, vale a pena assistir a algum espetáculo, mas se você não tiver tempo, uma visitinha rápida já te deixará impressionado com a beleza deste local, que é um edifício tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

  • Endereço: R. Liberato Barroso, 525 – Centro, Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 22h; sábados e domingos, das 14h às 22h.
  • Valor de entrada: se você decidir fazer uma visita guiada, o valor do ingresso é R$6 inteira e R$3 meia. Se for assistir a um espetáculo, precisará conferir os valores específicos.

20. Centro de Turismo

O Centro de Turismo do Ceará, conhecido também como EMCETUR, foi inaugurado na década de 70 e consiste em galpões com muito artesanato cearense de qualidade. Vale a pena conhecer!

  • Endereço: R. Senador Pompeu, 350 – Centro, Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h; de sábado, das 8h às 16h; de domingo, das 8h às 12h.
  • Valor de entrada: entrada gratuita.

21. Porpino Burguer

Se você está procurando por uma comida estilo fast food para experimentar em Fortaleza, o Porpino Burguer é o lugar certo! Com hambúrgueres deliciosos e bebidas diferentes, é pedida certa para toda a família.

  • Endereço: Av. Senador Virgílio Távora, 597 – Meireles, Fortaleza – CE
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 17h à 00h; de sexta a domingo, das 17h às 02h.
  • Valor de entrada: entrada gratuita, você só paga o que consome.

O que fazer em Fortaleza com a família

A sua viagem em família pode ser incrível se você souber onde levar todo mundo! Confira algumas sugestões de passeios agradáveis e mais calmos para curtir com pessoas de todas as idades:

22. Beach Park

O Beach Park, na verdade, não fica em Fortaleza, ele fica no município de Aquiraz, a mais ou menos 25km da capital. É o maior parque aquático da América Latina e garante diversão para todas as idades.

  • Endereço: R. Porto das Dunas, 2734 – Porto das Dunas, Aquiraz – CE.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h às 17h
  • Valor de entrada: os ingressos para adultos custam R$225 e, para as crianças, R$215.

23. Sorveteria 50 Sabores

A Sorveteria 50 Sabores é muito famosa no Nordeste e oferece, na verdade, mais de 150 opções de sabores de sorvete. Além disso, ainda conta com linhas especiais para sorvete sem glúten, sem lactose e diet.

  • Endereço: as unidades mais populares são as da Av. Beira Mar, 2982 ou 4050 – Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: o horário de funcionamento depende da unidade que você vai visitar, mas todas as lojas costumam ficar abertas o dia todo.
  • Valor de entrada: entrada gratuita, você só paga o que consome.

24. Mercado dos Peixes

O Mercado dos Peixes foi recentemente reformado como parte do projeto de revitalização da Avenida Beira Mar. O novo mercado conta com 45 pequenas barracas destinadas para venda de produtos e um espaço para degustação.

  • Endereço: Av. Beira Mar, 3479 – Meireles, Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 5h30m às 22h.
  • Valor de entrada: entrada gratuita, você só paga o que consome.

25. Santa Grelha

A Santa Grelha é uma churrascaria a la carte que oferece um cardápio completo e variado de entradas, saladas e muitos grelhados! Se você está querendo levar sua família num lugar especial, este é uma boa opção.

  • Endereço: R. Tibúrcio Cavalcante, 790 – Meireles, Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h30m à 00h.
  • Valor de entrada: entrada gratuita, você só paga o que consome.

26. Jardim Japonês

Também localizado na Avenida Beira Mar, o Jardim Japonês é um belíssimo projeto de arquitetura que custou cerca de 2 milhões de reais e demorou cerca de dois anos para ser construído. O local é pequeno, mas pode ser um bom cenário para fotos!

  • Endereço: Av. Beira Mar – Meireles, Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 22h.
  • Valor de entrada: entrada gratuita.

27. Arena Castelão

iStock

A Arena Castelão – ou Estádio Governador Plácido Castelo – é um estádio de futebol inaugurado em Fortaleza no ano de 1973. O espaço foi todo remodelado para a copa de 2014 e sediou seis dos jogos da competição!

  • Endereço: Av. Alberto Craveiro, 2901 – Castelão, Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h.
  • Valor de entrada: a visita guiada custa R$20 inteira e R$10 meia.

O que fazer em Fortaleza à noite

Muito além dos passeios diurnos, Fortaleza oferece um grande leque de restaurantes, bares e baladas, ou seja, é possível se divertir muito à noite também!

28. Quinta do Caranguejo

A Quinta do Caranguejo é um evento em Fortaleza em que diferentes estabelecimentos incluem este fruto do mar em seu cardápio. Alguns locais que aderem à iniciativa são: Arpão Praia Bar, Etho’s Pastelaria e Pizzaria, Skina do Baião e o Chico do Caranguejo – um dos locais mais tradicionais e conhecidos na venda de caranguejo.

  • Endereço: acontece em diferentes estabelecimentos na cidade.
  • Horário de funcionamento: depende dos horários de cada estabelecimento.
  • Valor de entrada: entrada gratuita, você só paga o que consome.

29. Órbita Bar

Com repertório acústico que varia entre pop, rock, reggae e indie, o Órbita Bar é um local superjovem que oferece música boa, petiscos de qualidade e bebidas variadas.

  • Endereço: R. Dragão do Mar, 207 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: de quinta a domingo, das 21h às 05h.
  • Valor de entrada: depende do evento do dia.

30. Colosso Lake Lounge

Se você está procurando um rolê jovem e sofisticado, o Colosso Lake Lounge deve ser a sua escolha! O local oferece um completo com restaurante, lounge bar e área esportiva e oferece pizza, comida grega diferentes drinques à beira da praia.

  • Endereço: Av. Hermenegildo Sá Cavalcante, s/n – Edson Queiroz, Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 10h à 00h.
  • Valor de entrada: depende do evento do dia.

31. Lúpus Bier

Se você deseja conhecer um pouquinho sobre o humor artístico do Ceará, vá até o Lúpus Bier. Lá, você vai encontrar shows de comédia regados a cerveja e um menu que conta com frutos do mar e pizza.

  • Endereço: R. dos Tabajaras, 340 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 19h à 00h.
  • Valor de entrada: depende do evento do dia.

32. Pirata Bar

O Pirata Bar é uma casa de shows temática localizada na Praia de Iracema. De segunda-feira, é realizado um evento conhecido como “A Segunda-Feira mais louca do mundo”, que atrai jovens e turistas da região.

  • Endereço: R. dos Tabajaras, 325 – Fortaleza, CE.
  • Horário de funcionamento: de segunda, das 17h à 01h e, no resto da semana, depende da programação.
  • Valor de entrada: R$50 inteira e R$25 meia.

Lugares românticos em Fortaleza

Se você está planejando uma viagem a dois, Fortaleza possui lugares de beleza surreal para curtir com o seu amor. Ainda, alguns restaurantes possuem um clima super-romântico. Confira!

33. Jardim do Alchymist

O Jardim do Alchymist conta com um deslumbrante jardim e um ainda mais incrível cardápio! O restaurante mistura a culinária cearense com a culinária italiana e pode ser o local perfeito para levar a pessoa amada.

  • Endereço: R. Barão de Aracati, 801 – Meireles, Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 18h à 00h.
  • Valor de entrada: entrada gratuita, você só paga o que consome.

34. Vignoli

Famosa por sua pizza fininha e supercrocante, a Vignoli garante uma noite agradável em um ambiente aconchegante. Então, que tal preparar uma noite romântica terminando em pizza?

  • Endereço: Av. Senador Virgílio Távora, 10 – Meireles, Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 18h à 00h.
  • Valor de entrada: entrada gratuita, você só paga o que consome.

35. Espigão de Iracema

iStock

O Espigão de Fortaleza fica na Praia de Iracema e proporciona uma das vistas mais lindas da cidade. Ainda, é um dos melhores lugares para assistir ao pôr do sol no fim de tarde!

  • Endereço: Av. Beira Mar, 1681 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE.
  • Horário de funcionamento: aberto 24 horas.
  • Valor de entrada: entrada gratuita.

36. Passeio de Veleiro

A Associação dos Veleiros de Fortaleza oferece passeios incríveis de veleiro pela orla da cidade. São duas horas de passeio, com meia hora de parada para dar um mergulho no mar. Mas, atenção: é preciso agendar com, pelo menos, 48 horas de antecedência!

  • Endereço: Av. Beira Mar, 4293 – Mucuripe, Fortaleza – CE
  • Horário de funcionamento: saídas às 10h e às 16h, dependendo do dia.
  • Valor de entrada: R$50, mas é possível comprar pelo Peixe Urbano por metade do valor.

37. Jericoacoara

Se você quer viajar para um paraíso romântico, Jericoacoara é o lugar ideal. Apesar de não ficar na cidade de Fortaleza – você precisa de umas quatro horas de carro para chegar lá – a praia foi eleita em 1994 como uma das 10 praias mais bonitas do planeta e é dona de uma beleza surreal. Então, se for possível, separe mais alguns dias de viagem!

Agora que você já sabe tudo de bom que pode fazer em Fortaleza, compre sua passagem, arrume suas malas e coloque o pé na estrada!

PARA VOCÊ