Praias de Sergipe: 10 paraísos para você se apaixonar

Escrito por Bárbara Costa

O estado de Sergipe reúne cantinhos de natureza preservada e perfeitos para dar aquela desligada da rotina agitada. A calmaria e os cenários paradisíacos são constantes por lá. Antes de montar o roteiro das próximas férias, dê uma olhada nesta lista com as praias de Sergipe que são imperdíveis e em algumas fotos de tirar o fôlego.

Você vai querer embarcar para a região o quanto antes!

Mapa das praias de Sergipe

O litoral sergipano, apesar de pouco extenso, aglomera praias populares – principalmente na capital, Aracaju. Além do Oceano, o estado também conta com o Rio Sergipe, que deságua diretamente no Atlântico.

10 praias de Sergipe para você conhecer

Vamos ver um pouco mais sobre as belas praias do estado? Aproveite as dicas a seguir!

1. Praia de Pirambu

Pirambu é uma cidade que fica a cerca de 30 km de Aracaju e abriga uma praia pouco explorada pelos turistas. Então, se você curte orlas preservadas e preza pelo contato com a natureza, esse cantinho de Sergipe é prefeito!

A vegetação local inclui restinga, manguezais e coqueiros. As areias são bem claras e as dunas ajudam a compor o cenário. Na região, há a Reserva Ecológica de Santa Isabel (área de preservação que cuida de tartarugas marinhas) e a Lagoa Redonda, onde os visitantes se divertem com o “skibunda” no areal.

As pousadas Pirambu Residence e Grota dos Coqueiros são algumas das opções disponíveis caso você decida se hospedar por lá. Para fazer suas refeições, experimente os restaurantes Pirambeleza e Rio Mar.

2. Praia da Costa

A Praia da Costa fica em Barra dos Coqueiros, distante aproximadamente 12 km da capital de Sergipe — as duas cidades são ligadas por uma ponte. O mar da região é conhecido por suas águas transparentes e mornas.

Aos finais de semana, o local recebe vários moradores de municípios vizinhos e turistas. As famílias podem ter momentos de lazer e descanso, desfrutando do mar ou praticando esportes náuticos.

Para que a diversão fique ainda maior, conte com a infraestrutura das barracas à beira-mar, que oferecem saborosos petiscos (experimente o caranguejo) e refrescantes bebidas. Quanto à hospedagem, a infra é melhor ainda: há o Prodigy Beach Resort & Conventions e opções mais simples, como a Pousada da Cristina ou o Porto Praia Hotel.

3. Praia dos Artistas

Essa pequena enseada de águas claras também é chamada de Orlinha ou Havaizinho e está localizada em Aracaju. Sua extensão é de sete quilômetros e os frequentadores são, na maior parte das vezes, surfistas. Também não é incomum encontrarmos pescadores por lá.

Como a Praia dos Artistas fica no começo da Orla de Atalaia, oferece uma estrutura completa de restaurantes e barracas. Os portugueses fazem sucesso por lá, com o Restaurante Mau Maria e o Lusofonia.

Quando for escolher a hospedagem, lembre-se de que existem opções econômicas próximas à praia, como o Hotel Orion Express, a Pousada Atalaia e a Pousada São Luiz.

4. Praia do Atalaia

Seguindo a orla da Praia dos Artistas, você chega à do Atalaia. Aqui, são seis quilômetros de faixa de areia e águas bem limpas, em um dos principais cartões-postais de Aracaju. A oferta de quiosques é grande e há passarelas de madeira que levam do calçadão até o mar.

É nessa região que ficam o Centro Cultural José Inácio e o Oceanário de Aracaju. O lugar é perfeito para passar o dia com toda a família, já que reúne parquinhos para as crianças, ciclovia, pista de skate e campo de futebol.

Além disso, a Passarela do Caranguejo conta com vários bares e restaurantes que servem a culinária local (como o Terra Tupi e o Cariri). Entre as acomodações mais próximas, vale citar o Atalaia Apart Hotel, o Araras Praia Hotel e o Comfort Hotel Aracaju.

5. Praia de Aruana

A cerca de cinco quilômetros da Praia do Atalaia, está a Praia de Aruana e sua extensa faixa de areia bem clarinha. Nessa área, o mar é mais calmo (próprio para crianças) e os restaurantes ficam à beira-mar.

Entre os quiosques, experimente o Paraíso do Baixinho e o Mar da Espanha. Durante a noite, o La Playa Music Bar faz sucesso entre os turistas e moradores que querem curtir uma música ao vivo.

O local também oferece uma opção de hospedagem com estrutura completa e o máximo de conforto: o Aruanã Eco Praia Hotel. São dez mil metros quadrados de área verde para você relaxar enquanto desfruta dessa linda praia de Aracaju!

6. Praia do Robalo

Por conta do mar mais agitado, a Praia do Robalo atrai principalmente surfistas e pessoas que praticam o kitesurf. Nos dias de semana, a área costuma ter menos frequentadores. Já aos fins de semana, recebe um número maior de visitantes.

Também há a oferta de quiosques e restaurantes na região. Um dos exemplos é o Parati, com opções de área coberta e mesas na areia. Que tal passar o dia por lá, tomando aquela cerceja gelada e degustando petiscos de frutos do mar?

A área não conta com uma rede própria de hospedagens. Portanto, você pode optar por ficar nas regiões vizinhas do Atalaia ou de Aruana.

7. Praia do Refúgio

Trata-se de uma praia bem calma e relaxante, com águas quentinhas e um número reduzido de turistas. A dica, porém, é ficar atento às águas-vivas: devido à alta temperatura do mar, não é raro encontrá-las por lá.

Para passar o dia, você pode escolher entre alguns dos quiosques muito bem estruturados, a exemplo do Com Amor Beach House. Nele, é possível ficar em uma mesa na areia ou na parte coberta, degustar uma boa carne de sol e almoçar.

A praia é rodeada por condomínios e casas de veraneio. Há a opção de alugá-las ou, então, se hospedar em algum dos hotéis do Atalaia ou de Aruana.

8. Praia dos Náufragos

A Praia dos Náufragos é um cantinho aconchegante, localizado a cerca de 15 km do centro de Aracaju e perfeito para relaxar com a família ou os amigos. A faixa de areia fina e dourada é espaçosa e o mar tem boas ondas na maior parte do tempo, o que atrai surfistas.

O nome do lugar se deve a um naufrágio que aconteceu em 1907. Uma curiosidade é que, segundo as pessoas de lá, os espíritos das pessoas envolvidas no acidente podem ser ouvidos por moradores e pescadores.

A área conta com uma estrutura de barracas e quiosques perfeita para você passar o dia e relaxar (como o Tropicaliente Bar e Restaurante). Só não vale deixar de parar nessa bela praia quando estiver a caminho do litoral sul de Sergipe!

9. Praia do Abaís

Até a década de 80, essa região (que pertence ao município de Estância) se resumia a uma vila de pescadores. A Praia do Abaís ocupa 20 quilômetros do litoral sul sergipano, atraindo visitantes com suas águas de deliciosa temperatura, areias em tons claros e uma natureza bastante preservada.

Quem aprecia um bom esporte ao ar livre vai encontrar seu lugar por lá, pois o surf e o kitesurf são populares no local. A orla é pequena, mas há uma praça de eventos em frente à faixa de areia (o réveillon e o carnaval são agitados na região).

Para aproveitar melhor seus dias de descanso em meio à natureza, opte por se hospedar em estabelecimentos próximos à praia e ter o máximo de tranquilidade em sua estadia. Alguns exemplos de pousadas são: Recanto do Abaís e Jardim Costa do Atlântico. Na hora das refeições, experimente os pratos do Lago dos tambaquis Bar e Restaurante.

10. Praia do Saco

A Praia do Saco é considerada uma das mais bonitas de todo o estado. A área fica no litoral sul de Sergipe, quase na divisa com a Bahia, e tem uma excelente estrutura para receber os visitantes. Para curtir a região, a dica é fazer os passeios de buggy: você pode conhecer lindas dunas e ter uma ótima visão da praia.

Não deixe de ir à deslumbrante Ponta do Saco, de onde você terá a visão da vizinha praia baiana de Mangue Seco. Os passeios de barco pelos rios da região também são comuns e com visuais de encher os olhos. Para se deliciar com a culinária local, vá ao Bar.co, ao Asa Branca Beach e ao Na Cajazeira.

Se você optar por se hospedar na região e curtir mais desse cenário paradisíaco, conte com pousadas como a Praia das Dunas e a Florais do Atlântico.

Quer vida melhor do que sentar em um quiosque na areia e curtir uma linda praia? Corre para Sergipe!

20 fotos das praias de Sergipe que são apaixonantes

Já se convenceu de que Sergipe é um excelente destino? Com as fotos abaixo, não restarão dúvidas. É impossível não se apaixonar!

1. Você imaginava que um cenário simples como esse poderia ser tão belo?

2. Cada tom da areia e da água tem sua beleza

3. A calmaria vai acabar ganhando você…

4. Tudo o que vai querer é uma mesa para ver a vida passar

5. Quando cansar e quiser se refrescar, já sabe:

6. O fim de tarde, claro, é impressionante

7. Como explicar esse céu?

8. E o reflexo das luzes no mar?

9. As árvores são como verdadeiras molduras

10. Mas o pôr do sol é realmente especial por lá, não acha?

11. Uma sombrinha não cairia mal

12. Algumas paisagens são exclusivas de Sergipe

13. Parece cena de filme!

14. Você pode até tirar um cochilo nas redes

15. A praia é aconchegante inclusive de noite

16. E um tanto quanto bucólica

17. Você nunca vai se esquecer do símbolo de Aracaju

18. E vai ficar até confuso ao tentar diferenciar o céu do mar

19. Não é um verdadeiro refúgio?

20. Difícil mesmo vai ser ir embora

E então? Já começou a arrumar as malas? Sergipe está à espera de você e sua família! E se for sua vontade prolongar a viagem, aproveite para conhecer também as vizinhas praias de Alagoas!

PARA VOCÊ