10 restaurantes em Paraty: cidade criativa da gastronomia

Por
Atualizado em 29.01.24

Com o título de Cidade Criativa da Gastronomia, conferido pela Unesco, Paraty resgata culinárias antigas, valoriza ingredientes locais e preza pela sustentabilidade. Com uma boa dose de história, cultura e paisagens, o destino encanta turistas do mundo inteiro. Claro, não pode faltar a cachacinha tradicional. Conheça os melhores restaurantes em Paraty.

1
Celeiro Armazém Tropical

Restaurante tradicional brasileiro em Paraty

O restaurante Celeiro Armazém Tropical, situado no charmoso centro histórico de Paraty, oferece uma experiência culinária que combina a tradição da cozinha brasileira com um ambiente acolhedor. O cardápio apresenta pratos icônicos, como moqueca, feijoada e churrasco, preparados com ingredientes frescos e locais. A diversidade de bebidas, incluindo vinhos, cervejas e coquetéis, complementa a experiência.

Com um toque de botequim e armazém, é um ótimo local para quem busca uma viagem ao passado. A decoração é repleta de elementos afetivos. Caixas de madeira com goiabada, sacos de arroz e feijão e um baleiro giratório de vidro relembram os tempos de infância. Seja no almoço ou no jantar, o clima descontraído e as mesinhas na calçada criam um cenário cheio de alegria.

Entre as deliciosas opções de pratos, experimente o peixe grelhado ao molho de maracujá e morango com risoto de alho-poró, medalhão com queijo Serra da Canastra, batata rosti e molho de pera ao vinho, peixe em crosta de limão-siciliano e risoto primavera, carne marinada com purê de mandioquinha. Também há opções sem carne, como o espaguete vegetariano e a salada artesanal da casa.

O pessoal do canal Viajar em Família garantiu que, além do custo-benefício ser excelente, o restaurante oferece um ambiente muito aconchegante, com ótimos pratos da cozinha brasileira tradicional, para você comer muito bem e aproveitar!

Funcionamento
Todos os dias, das 12h30 às 23h
Culinária
Brasileira
Preços
Avaliação
Endereço
Rua do Comércio, 58B - Centro Histórico
Redes Sociais
Você indica?

eu indico

1 pessoa indica este local

2
Restaurante Quintal Verde

Restaurante caiçara em Paraty

O Quintal Verde fica próximo ao coração do centro histórico de Paraty. Um restaurante simples e aconchegante conhecido por sua culinária diversificada que atende a todos os gostos, incluindo vegetarianos e veganos. Ao explorar o menu, você encontrará uma grande variedade de pratos, desde uma moqueca vegana repleta de sabores exóticos até um bobó de camarão temperado com azeite de dendê, leite de coco e o inconfundível tempero caseiro.

Os amantes de frutos do mar vão amar o peixe com banana da terra, servido com farofa de banana, pirão e arroz. Se você valoriza uma entrada saborosa, experimente a burrata com presunto parma ou as bruschettas. Para acompanhar sua refeição, há uma seleção cuidadosa de bebidas. Experimente o gin tônica especial, preparado com especiarias da casa, ou escolha uma das caipirinhas refrescantes. Também há cervejinha sempre bem gelada e o tradicional drink Jorge Amado, com um toque de brasilidade.

O ambiente do Quintal Verde é um charme. Com móveis de madeira, iluminação suave e um toque rústico elegante, o restaurante é cercado por um jardim repleto de flores e plantas, criando uma atmosfera muito acolhedora. Cada detalhe foi cuidadosamente pensado para proporcionar uma experiência memorável. O local ideal para quem busca uma refeição bem servida e repleta de sabor.

Funcionamento
Segunda-feira a sábado, das 11h às 22h30
Culinária
Caiçara
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Domingos Gonçalves de Abreu, 154
Redes Sociais
Você indica?

Publicidade

3
Restaurante Refúgio

Restaurante mediterrâneo em Paraty

Durante o dia, o Refúgio é um ótimo lugar para relaxar com um drink descompromissado. No entanto, à noite, o restaurante se transforma em um local romântico para você desfrutar de uma culinária refinada, especializada em peixes e frutos do mar, à luz de velas e em uma atmosfera costeira.

Localizado à beira do cais de Paraty, o restaurante é a opção perfeita para quem busca um ambiente charmoso na região do centrinho. É altamente recomendado para o happy hour, com drinks ao pôr do sol, quando o movimento dos passeios de barco já diminuiu. No jantar, as mesas ao ar livre se tornam o cenário perfeito para um encontro romântico e celebrações.

O cardápio apresenta uma combinação entre a culinária caiçara e a gastronomia internacional, com destaque para os ingredientes locais, como as ostras frescas. Os frutos do mar fazem muito sucesso, porém também há pratos vegetarianos e veganos. Tudo isso combinado com um atendimento que recebe muitos elogios.

Entre as sugestões especiais do cardápio, destacam-se o mexilhão na manteiga de scargot, as patas de caranguejo e as vieiras gratinadas. Nas entradas, você encontrará bruschettas, bolinho de arroz, brie cremoso, palmito assado na casca, entre outras delícias.

Para os apreciadores de pratos veganos, o strogonoff de cogumelos e a moqueca de pupunha oferecem uma experiência inesquecível. As sobremesas fecham o cardápio em grande estilo! Há tentações como a torta de mousse de chocolate, banana flambada e manga macerada. Já deu fome por aí?

Funcionamento
Domingo a quinta-feira, das 12h às 22h30
Sexta-feira e sábado, das 12h às 23h
Culinária
Mediterrânea
Preços
Avaliação
Endereço
Praça da Bandeira, 5 - Centro Histórico
Redes Sociais
Você indica?

eu indico

1 pessoa indica este local

4
Restaurante Gastromar

Restaurante de frutos do mar em Paraty

Localizado na Marina Porto Imperial, o Gastromar é um complexo gastronômico com bar, restaurante, salão de eventos e o primeiro barco gourmet do Brasil. Um espaço elegante, despretensioso e confortável para reunir os amigos ou a família.

Comandado pelas chefs Gisela Schmitt e Lauretta da Martinica, o Gastromar oferece pratos deliciosos preparados com ingredientes locais, sazonais e orgânicos. A cozinha combina técnicas modernas, como o sous-vide e a desidratação, com a simplicidade de receitas que agradam ao paladar. O restaurante também valoriza o aprendizado de sua equipe, inspirando-se em grandes estabelecimentos, como o Noma, na Dinamarca, e o Saison, na Califórnia.

A equipe do Gastromar até participa da pescaria de frutos do mar, garantindo que os pratos sejam servidos frescos e saborosos aos clientes. No bar, a carta de bebidas surpreende: há gin tônica com infusões artesanais, além de drinks clássicos, como o Manhattan e o Dry Martini, que são difíceis de encontrar na região.

O cardápio é repleto de delícias, incluindo carpaccio de robalo, salada de camarão no coco, carpaccio de caju com queijo coalho ralado, vinagrete de cachaça e mix de castanhas (opção vegetariana), atum selado no missô, purê de cenoura e gengibre, além de cole slaw de wasabi.

Aos fins de semana, o restaurante oferece atrações musicais ao vivo, com preferência por jazz e blues. Também é possível agendar um piquenique náutico no Sem Pressa, um barco que marca a identidade do complexo.

Funcionamento
Quarta e quinta-feira, das 12h às 22h
Sexta-feira a domingo, das 9h às 22h
Estilo
Jazz e Blues
Preços
Avaliação
Endereço
Marina Porto Imperial, BR101, Km 578,5
Redes Sociais
Você indica?
5
Restaurante Banana da Terra

Restaurante caiçara em Paraty

O Banana da Terra é o típico restaurante de Paraty que combina com o clima da cidade. Ele fica em um casarão que revela a arquitetura do período colonial. A decoração e as louças possuem um toque mais antigo, como se você estivesse viajando no tempo.

Os pratos locais estrelam o cardápio. Tem de tudo, desde peixe marinado até moqueca. O destaque vai para o siri catado com banana, pimenta-biquinho e farinha. Experimente também o ceviche com uma leve espuma de coco, e o lombo de peixe cozido em molho com especiarias da mata Atlântica sobre purê de banana e um crocante de pirão com arroz.

Para quem gosta de pratos cítricos, filé de peixe ao forno com crosta de pimenta-limão e risoto de pupunha com azeite cítrico de agrião. Além disso, o couvert é maravilhoso, com pães quentinhos de alho e cebola, um trio de peixe, bolinhos de camarão e uma sopa de batata-baroa com gorgonzola. O polvo com purê de batata-doce é imperdível!

O Banana da Terra tem um bar e uma adega para você relaxar após a refeição. Nos fins de semana, o lugar fica lotado, por isso, o recomendado é fazer a reserva com alguns dias de antecedência. Você não pode perder essa experiências gastronômica tradicional de Paraty!

Funcionamento
Segunda a quinta-feira, das 18h às 00h
Sexta-feira a domingo, das 12h às 16h, e das 19h às 24h
Culinária
Caiçara
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Dr. Samuel Costa, 198
Redes Sociais
Você indica?

Publicidade

6
Restaurante Bem Brasil

Restaurante brasileiro em Paraty

O restaurante Bem Brasil, localizado no início do Centro Histórico, é famoso por servir uma deliciosa culinária brasileira, em um casarão com portas e janelas amarelas e verdes, além de mesas ao ar livre em uma rua de paralelepípedo. O atendimento amigável deixa a experiência ainda mais acolhedora. À noite, o ambiente ganha animação com música ao vivo a partir das 19h.

A decoração é marcada pelo uso da cor amarela, com cadeiras, flores e luzes aconchegantes. Em cada prato do cardápio, há um toque de Brasil, como a moqueca e o bobó de camarão. Nas entradas, casquinhas de siri e camarão, bolinho de bacalhau e bolinho de feijoada, além de saladas e porções, como picanha na chapa e aipim frito. Não deixe de provar o caldinho de feijão com torresmo e coentro.

Também há opções vegetarianas, como a moqueca de banana e palmito. Se estiver em duas pessoas, a caldeira de frutos do mar é uma excelente escolha para compartilhar. Para encerrar com um docinho, a mousse de maracujá com ganache de chocolate meio amargo é uma sobremesa imperdível. Explore também as opções de cachaças disponíveis no cardápio.

Funcionamento
Todos os dias, das 12h às 24h
Culinária
Brasileira
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Domingos Gonçalves de Abreu, 198 - Centro Histórico
Redes Sociais
Você indica?
7
Restaurante Pippo

Restaurante contemporâneo em Paraty

No restaurante Pippo, que fica na Pousada do Sandi, a culinária siciliana se mistura com a tradição pesqueira local, proporcionando uma experiência única para os visitantes. Comandado pelo chef Basílio Muscara, apelidado carinhosamente de Pippo, o restaurante é um oásis de sofisticação em Paraty.

O ambiente elegante, predominantemente preto e branco, é um tributo ao cinema italiano das décadas de 1950 e 1960, decorado com fotos de icônicos astros da Sétima Arte. Alguns pratos até recebem nomes de filmes famosos, como o Pappardelle alla Dolce Vita, uma massa de rúcula e gergelim com manjericão, nozes, abobrinha e pistache.

No cardápio, você encontrará pratos que destacam os ricos sabores dos frutos do mar. Grande parte das massas é preparada artesanalmente, com várias opções veganas. Aproveite para apreciar a casquinha gratinada com vieira. Experimente também as saladas Sophia Loren (rúcula, alface, mussarela de búfala e tomate seco) e Bardot (rúcula, alface, palmito fresco ecológico, cenoura e abobrinha desidratada), cada uma fazendo homenagem ao cinema e à culinária. Se você ama ambos os temas, com certeza, vai se apaixonar pela experiência.

Funcionamento
Todos os dias, das 12h às 00h
Culinária
Siciliana
Preços
Avaliação
Endereço
Rua do Comércio, 224 - Pousada do Sandi
Redes Sociais
Você indica?
8
Restaurante Quintal das Letras

Restaurante elegante em Paraty

O restaurante Quintal das Letras segue o conceito "do campo para a mesa". O espaço, anexo à Pousada Literária, fica em um casarão de estilo colonial, com um ambiente cheio de elegância e sofisticação, mas sem perder seu charme histórico.

O cardápio é uma ode à culinária caiçara, combinando sabores contemporâneos com a riqueza dos ingredientes locais. O chef Bertrand Materne elabora pratos que valorizam a sazonalidade dos alimentos e a produção orgânica da Fazenda Bananal.

Começando pelas entradas tentadoras, há bolinho de siri do Vale do Paraíba, barriga de porco pururucada, vieiras com paçoca de banana e peixe curado. As opções de pratos principais incluem desde a salada de verdes da fazenda, com queijo cottage artesanal e castanhas brasileiras, até o arroz de lula na cachaça. Entre outros pratos, estão o robalo em crosta de banana, massas artesanais, como o ravioli de taioba, e alternativas veganas e vegetarianas, como a moqueca de pupunha e o mexidinho de shitake com molho agridoce e legumes.

Os frutos do mar são um ponto forte do cardápio, refletindo a herança caiçara da região. Não deixe de experimentar a sobremesa de pudim de leite em infusão de lavanda, com caramelo crocante de amendoim - é surreal de boa! O lugar perfeito para você desfrutar de uma refeição sem pressa.

Funcionamento
Todos os dias, das 13h às 23h
Culinária
Caiçara
Preços
Avaliação
Endereço
Rua do Comércio, 58 - Pousada Literária de Paraty
Redes Sociais
Você indica?

eu indico

1 pessoa indica este local

9
Restaurante Caminho do Ouro

Restaurante de frutos do mar em Paraty

O Caminho do Ouro é um dos restaurantes mais elogiados em Paraty, famoso por conquistar os visitantes com um atendimento caloroso e um ambiente charmoso. No entanto, o grande destaque fica por conta do cardápio, que combina pratos contemporâneos com uma inspiração profundamente enraizada na cultura local.

O restaurante oferece uma oportunidade única para os visitantes experimentarem delícias finalizadas com o famoso melado de cana produzido na região. Os pratos são preparados com peixes frescos e ingredientes provenientes da agricultura familiar. Essa abordagem fez do Caminho do Ouro o primeiro restaurante no Brasil a trazer a sustentabilidade para a mesa. Além disso, é um espaço pet friendly, ou seja, você pode fazer uma refeição deliciosa na companhia do seu amigo de quatro patas!

A qualidade da comida é indiscutível, desde as entradas até as sobremesas. O cardápio traz uma variedade com ótimas opções. Entre os destaques, estão crudo de salmão, camarões salteados, robalo com palmito, massa com camarões grelhados ao sugo e consomê de mandioca com camarão. As entradas são igualmente deliciosas, incluindo ostras, seleções de pães frescos preparados na casa, queijo brie assado com casquinha crocante, servido morno, com melado de cana, amêndoas tostadas e pera com especiarias.

No menu principal, as opções variam de carnes a risotos, frutos do mar e massas. Para uma experiência verdadeiramente única, peça o menu degustação individual (todos que estão na mesa devem participar). O menu inclui uma seleção de pratos com frutos do mar, sobremesa e café acompanhado por petit four.

Funcionamento
Segunda-feira a sábado, das 16h às 23h
Culinária
Brasileira
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Doutor Samuel Costa, 236 - Centro Histórico
Redes Sociais
Você indica?

eu indico

1 pessoa indica este local

10
Restaurante Punto Di Vino

Restaurante italiano em Paraty

O Punto Di Vino é a combinação perfeita de enoteca, pizzaria e restaurante italiano, tudo isso em um ambiente intimista e romântico. Você pode escolher entre a área interna e um espaço ao ar livre com jardim, iluminação à luz de velas e música ao vivo.

Inspirado nas regiões da Toscana e da Sicília, o cardápio oferece pratos que refletem a autenticidade da cozinha italiana. Peça o espaguete ao vôngole, um prato saboroso que combina massa al dente com conchas suculentas de vôngole.

Além das massas incríveis, o Punto di Vino é famoso por suas deliciosas pizzas assadas em um forno a lenha. Crocantes e repletas de sabores, elas são muito elogiadas pelos clientes. Para acompanhar sua refeição, a enoteca do restaurante possui uma extensa seleção de vinhos, representando regiões produtoras de todo o mundo. Você pode aproveitar o seu jantar enquanto aprecia música ao vivo, geralmente jazz ou bossa nova.

Os pratos que fazem sucesso incluem o gamberetti al limone, que leva camarão pequeno preparado com alho, cheiro verde, azeite e limão, o ravioli de pato e o risoto ao molho especial de lula. Se você prefere pratos sem carne, o restaurante oferece boas opções, como risotos de funghi e pomodoro. Finalize sua experiência italiana com uma sobremesa clássica, o tiramisù.

Funcionamento
Todos os dias, das 12h às 24h
Culinária
Italiana
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Marechal Deodoro, 129
Redes Sociais
Você indica?

A rica culinária é, sem dúvidas, um dos pontos altos de Paraty. Aproveite essa seleção cuidadosa para organizar seu tour gastronômico e conhecer os sabores locais. Após uma boa refeição, claro, você precisa visitar as atrações da cidade. Então, aproveite para conferir a matéria sobre o que fazer em Paraty.