Restaurantes em Recife: 20 opções do baratinho ao sofisticado

Escrito por Nicole Dias

A capital de Pernambuco vai muito além de suas praias maravilhosas e atrações culturais. Quando se fala em gastronomia, não faltam restaurantes em Recife que você precisa conhecer. Comida típica do Nordeste, maravilhas com frutos do mar ou um interessante sabor internacional? Você que decide!

Na lista abaixo você confere boas opções para viver momentos de romance, almoçar pagando pouco ou jantar com toda a pompa e requinte que você merece nos restaurantes de Recife. Escolha o seu favorito e bom apetite!

Restaurantes românticos em Recife

Seja para um primeiro encontro, aniversário de namoro ou mesmo para tirar o romance da rotina, certamente você encontrará em Recife um espaço legal para curtir com quem você ama. Abaixo, cinco ótimas sugestões:

1. Nez Bistro

Localizado em um sobrado tombado como patrimônio histórico, o Nez Bistrô tem uma decoração clássica, com muita madeira e tijolinhos, garantindo um ambiente aconchegante. O cardápio oferece o melhor da culinária franco-italiana. O restaurante pertence ao pai da influenciadora Camila Coutinho, e um dos pratos inclusive é chamado de Garotas Estúpidas: camarões grelhados sobre cama de risoto cremoso de quinoa com aspargo fresco, abobrinha e alho-poró.

Endereço: Praça de Casa Forte, 314 – Casa Forte.

2. La Pecora Nera

Oferecer o sabor da Itália em Recife. Essa é a proposta do Pecora Nera, restaurante com localização privilegiada, instalações elegantes e um atendimento gentil. O menu executivo faz bastante sucesso, há um bom custo-benefício e opções vegetarianas. A luz baixa garante um clima intimista, enquanto a carta de vinhos é abrangente e cheia de possibilidades. Definitivamente, um cenário perfeito para um encontro com quem você ama.

Endereço: Praça de Casa Forte, 505 – Casa Forte.

3. Ça Va Bistrô

Pequeninho e simpático, o Ça Va oferece uma combinação irresistível: música ambiente agradável, decoração bem pensada, garçons atenciosos, pratos gostosos e preços compatíveis com o que é servido. O menu fechado com entrada, prato principal e sobremesa é uma bela opção. O risoto de pato com uvas negras é exótico e imperdível. Escolha um bom vinho da ampla carta da casa e aproveite um jantar charmoso sob a iluminação de candelabros.

Endereço: R. Cap. Rebelinho, 519 – Pina.

4. Toscana Trattoria

Se curtir uma noite especial com o seu amor está nos seus planos, não deixe de colocar a Trattoria Toscana na programação. Com decoração contemporânea, a casa foge daquela ideia tradicional dos restaurantes italianos. É estilosa e não tem nada sequer parecido com toalha xadrez nas mesas. No entanto, o cardápio não deixa nada a desejar. Das entradas às sobremesas, tudo é muito bem elaborado e saboroso. Comece a refeição com uma burrata – você não se arrependerá. Uma boa alternativa para o prato principal é rigatoni com camarões ao molho de Prima Dona.

Endereço: R. Pereira da Costa, 80 – Pina.

5. Wiella Bistrô

Paredes cobertas por quadros, pratos bem elaborados e atendimento excelente. Definitivamente o Wiella Bistrô é um encanto! A casa, especializada na culinária internacional, funciona todos os dias, sendo que domingo as portas abrem apenas para almoço. O cardápio é constantemente atualizado, conforme os ingredientes da estação. Quer apostar em um prato que agrada tanto aos olhos quanto ao paladar? Vá de camarão empanado na castanha com aligot de mandioquinha e molho de mel de engenho e gengibre. Inesquecível!

Endereço: Av. Eng. Domingos Ferreira, 1274 – Pina.

Boa companhia e boa comida… Difícil esse programa dar errado, não é mesmo?

Restaurantes baratos em Recife

Você acha que não consegue comer bem sem pagar caro em Recife? Pois achou errado! São vários os estabelecimentos que servem uma comidinha gostosa com aquele preço que não estoura nenhum orçamento. Confira!

6. Xodó Nordestino

Cuscuz de massa de mandioca com queijo coalho e carne de sol, cará com charque desfiado, sopa de camarão… Essas são apenas algumas das inúmeras possibilidades do cardápio do Xodó Nordestino. O ambiente é todo trabalhado na simplicidade, mas não deixa de ser uma graça. Os pratos são muito bem servidos, o atendimento é ágil e o preço é justo. Ideal para um almoço no meio da semana!

Endereço: Av. Gen. San Martin, 2397 – San Martin.

7. Casa de Bule

Bem localizado, pequeno e com ambiente todo bonitinho, o Casa de Bule é daqueles lugares para ir sem pressa. Com bom custo-benefício, a casa oferece variado buffet por quilo e pratos servidos no sistema à la carte – menção honrosa para o filé ao bule e para o fondue de camarão. Também vale a pena experimentar os cafés e as sobremesas, especialmente o crepe de Nutella com morangos e sorvete.

Endereço: R. Cel. Benedito Chaves, 182 – Boa Viagem.

8. Parraxaxá

Comida típica nordestina em um ambiente todo colorido e com amplo buffet. Viu como você pode se apaixonar por um restaurante só de ler uma frase sobre ele? No Parraxaxá tem carne de sol e farofa matuta, uma decoração com jeitinho de sertão e muita simpatia dos funcionários. Além do buffet, alguns pratos e tapiocas são preparados na hora. Dica: escolha um suco de frutas típicas da região para acompanhar o almoço ou jantar.

Endereço: R. Igarassu, 40 – Casa Forte.

9. Caculé Comedoria

A decoração em estilo cordel já entrega: no Caculé Comedoria as tradições nordestinas são abraçadas ao máximo. A riqueza dos sabores e aromas é única e apaixonante. Uma das coisas mais legais por lá é que os pratos do cardápio têm nomes relacionados à cultura do sertão, como “Tá bom demais”. As porções são muito bem servidas. O bolo de rolo com sorvete de queijo do reino e calda de goiaba é pedido obrigatório! Ideal para “enchê o bucho”.

Endereço: R. das Moças, 859 – Arruda.

10. Bar do Tonhão

Onde estão os apaixonados por uma boa comida de boteco? No Bar do Tonhão, arrumadinho de charque e cerveja extremamente gelada são as principais pedidas dos clientes. No entanto, o cardápio é amplo e conta com galinha à cabidela, chambaril, caldinho de feijão, rabada e aperitivos variados. Comida regional com preço honesto em ambiente despojado. Quem não gosta?

Endereço: R. Amaro Coutinho, 339 – Encruzilhada.

Viu só como é possível ficar satisfeito sem esvaziar a carteira?

Restaurantes sofisticados em Recife

Sabe aqueles restaurantes com R maiúsculo, guardanapos de pano, adegas com centenas de rótulos do mundo inteiro, tudo muito elegante? Em Recife você encontra belos exemplares. Para ocasiões especiais, não deixe de considerar os endereços abaixo:

11. Restaurante Leite

O Leite faz parte da história de Recife. Isso porque sua fundação ocorreu no ano de 1882, fazendo com que o restaurante seja considerado um dos primeiros do Brasil. O local passou por melhorias ao longo dos anos, claro, mas mantém sua missão de servir uma culinária de qualidade em um ambiente requintado. Trata-se de uma boa opção para celebrar ocasiões especiais. O preço médio de uma refeição com entrada, prato principal e sobremesa é R$ 80. Delícias imperdíveis: lagostim do império e bacalhau à Manuel Leite.

Endereço: Praça Joaquim Nabuco, 147 – Santo Antônio.

12. Chiwake

Uma verdadeira excursão ao Peru sem nem precisar deixar o Brasil. No Chiwake, tudo remete à cultura peruana, desde as exclusivas peças decorativas até o cardápio com pratos cuidadosamente selecionados. Peixes, camarões, mariscos, lagostas e carnes compõem o menu, que fazem misturas de sabores pra lá de interessantes. Uma das entradas, por exemplo, se chama Loucura e é composta por camarões crocantes no coco, em uma pasta mágica e calda perfumada. O chef responsável pelas criações do local é Biba Fernandes, já indicado como chef revelação pela revista Veja.

Endereço: R. da Hora, 820 – Espinheiro.

13. Pobre Juan

Entre as mais conceituadas casas de carnes do Brasil, o Pobre Juan foi inspirado nas tradicionais casas argentinas e é famoso pela sua parrilla. Todas as carnes são rigorosamente escolhidas e esse cuidado se traduz em pratos cheios de sabor. Além da especialidade, o cardápio conta com tapas, saladas, pratos quentes e alternativas mais leves. Peça a provoleta: fatia de queijo provolone com tomates-cereja e orégano, grelhada na brasa. De dar água na boca só de ler, né?

Endereço: Av. República do Líbano, 251 – Pina.

14. JoJoo Creative Sushi

Um bom atendimento já dá o tom do que se espera de um restaurante, certo? Então prepare-se para se sentir muito bem no Jojoo Creative Sushi, especializado em culinária oriental e fusion. Toques de criatividade e sofisticação fazem a diferença nos pratos, que são verdadeiras joias, enquanto o atendimento gentil deixa todo mundo à vontade. O Combo Joo é um dos combinados mais solicitados na casa. O salmão com manteiga de Foie gras é de agradecer de tão bom.

Endereço: Av. Dezessete de Agosto, 1649 – Parnamirim.

15. Mingus

Com cardápio assinado pela chef carioca Ludmilla Soeiro e com a proposta de servir pratos da culinária contemporânea, o Mingus agrada pelos seus sabores. A mistura de técnicas internacionais com ingredientes da região é uma grata surpresa. Os vinhos são superselecionados e harmonizam perfeitamente com a comida. Destaque para o camarão em crosta de tempurá com risoto de shiitake ao molho Thai. Ponto extra: música ao vivo embala o jantar.

Endereço: R. do Atlântico, 102 – Boa Viagem.

Permita-se viver uma experiência gastronômica inesquecível!

Restaurantes de frutos do mar em Recife

Quando você pensa em Recife, logo pensa em frutos do mar? Tudo bem! Abaixo, alguns dos endereços bem interessantes para comer quitutes das águas:

16. Bargaço

Eleito dezenas de vezes como “Melhor Cozinha de Peixes de Frutos do Mar”, o Bargaço oferece atendimento de primeira, comida deliciosa e ambiente acolhedor e agradável, com boa trilha sonora. No menu, moqueca de camarão, caldeirada de lagosta e arroz de polvo agradam até aos mais exigentes paladares. Os drinks servidos pela casa são preparados com frutas regionais e harmonizam muito bem com as maravilhas que vêm das águas.

Endereço: Av. Antônio de Goes, 62 – Pina.

17. Camarada Camarão

Em um restaurante chamado Camarada Camarão, você já sabe o que esperar, não é mesmo? Por lá, o cardápio valoriza os mais frescos frutos do mar em pratos que vão muito além do petisco. O arroz camarada, para três pessoas, consiste em arroz de camarões com tomates frescos, cebola, pimentão, leite de coco, queijo coalho e cebolinha, salpicado com castanha de caju. Um belo mix de sabores. No menu ainda são oferecidas iguarias com bacalhau, polvo, peixe, carne e frango. Há menu infantil e opções fit.

Endereço: R. Baltazar Pereira, 130 – Boa Viagem.

18. Paranóia do Mar

Bastante tradicional em Boa Viagem, o Paranóia do Mar tem aquele ambiente onde todo mundo se sente em casa. A descontração impera, enquanto o bom atendimento fideliza a clientela. Quanto aos pratos oferecidos, o carro-chefe da casa é a Trinca Paranóica, com patola empanada, filé de camarão e de agulhinha. Vale experimentar também o rodízio de frutos do mar.

Endereço: R. Prof. Augusto Lins e Silva, 666 – Boa Viagem.

19. Ilha Camarões

Excelente opção para ir com a família, o Ilha Camarões tem tudo o que é preciso para uma boa refeição: garçons atenciosos, boa comida, preço compatível com o que é servido e ambiente bacana. O cardápio tem dezenas de opções de dar água na boca – da casquinha de caranguejo e minipastéis de queijo até o incrível Camarão Ilha News Internacional, com camarões flambados com conhaque e molho branco. Se sobrar espaço, experimente as sobremesas da casa.

Endereço: R. Antônio Falcão, 55 – Boa Viagem.

20. Tasquinha do Tio

Os sabores e aromas de Portugal no coração do Recife. Pertinho da praia de Boa Viagem, o restaurante Tasquinha do Tio oferece pratos elaborados e deliciosos. O gnocchi de frutos do mar é uma bela opção para um almocinho de verão, bem como o salmão ao molho de maracujá. Dica: diversas celebridades, como Thiaguinho, Patrícia Pillar e Cássia Kis, já passaram pela Tasquinha do Tio. Imagina cruzar com um ídolo seu na hora do jantar?

Endereço: Av. Boa Viagem, 560 – Boa Viagem.

Depois de comer bem, um drink é bem-vindo. Confira opções de bares em Recife para uma noite animada na capital de Pernambuco!

PARA VOCÊ