Restaurantes em Florianópolis para apreciar a culinária catarinense

Por
Atualizado em 12.12.23

A cidade de Florianópolis não vive só de praia e mar; a gastronomia é também uma atração muito procurada pelos turistas. Aliás, os restaurantes em Florianópolis atendem todo o tipo de público e muitos possuem um diferencial - uma vista de tirar o fôlego. Você vai conferir desde pizzarias até restaurantes de comida japonesa e, claro, de frutos do mar. Reúna a família ou os amigos e deguste pratos saborosos!

1
Antonio's Restaurante

Restaurante de frutos do mar em Florianópolis

O Antonio's Restaurante é ideal para famílias, mas também romântico e tradicional, tanto que muitos moradores da cidade frequentam a casa. O diferencial é a porção bem servida dos pratos. Há estacionamento no subsolo e em um terreno ao lado. Você sobe umas escadas e chega ao espaço, que costuma ter filas na alta temporada. Por isso, chegue cedo!

O ambiente interno é bem amplo. As mesas comportam até 10 pessoas e estão espalhadas no primeiro piso, além do mezanino. E o que dizer dos deliciosos pratos do cardápio? De entrada, você pode pedir o famoso coqui ou o bolinho de bacalhau. Como prato principal, há filés, salmão, frangos, camarão, mas todos com temperos e acompanhamentos únicos. Os pratos completos servem de 2 a 3 pessoas tranquilamente. Para fechar com chave de ouro, o tiramisu de sobremesa cai muito bem.

O estabelecimento é comandado pelo próprio chef Antônio, que é pai de família. Aliás, as filhas assumem cargos administrativos e muitos dos funcionários já estão há bastante tempo por lá. Tudo isso faz o visitante se sentir em casa. Durante o ano, é comum o restaurante fechar alguns dias para férias coletivas, mas tudo é avisado com antecedência pelas redes sociais.

Funcionamento
Quarta-feira a sábado, das 19h às 23h
Sábado e domingo, das 12h às 15h40
Culinária
Frutos do mar
Preços
Avaliação
Endereço
Avenida Luiz Boiteux Piazza, 2214 - Cachoeira do Bom Jesus
Redes Sociais
Você indica?

eu indico

1 pessoa indica este local

2
Villa do Porto

Restaurante português em Florianópolis

Santo Antônio de Lisboa é um bairro conhecido por sua cultura portuguesa e por ter um dos melhores pores do sol da cidade. Lá você encontra o Villa do Porto, um restaurante em Florianópolis que guarda história. Em 1845, Dom Pedro II se hospedou com a Imperatriz Tereza Cristina no edifício onde fica o restaurante. O prédio histórico dá a sensação de antiguidade, mas o interior é bem moderno e confortável. As mesas mais disputadas ficam em um deck de frente para o mar, de onde se pode assistir o belíssimo pôr do sol.

Como você deve imaginar, a culinária portuguesa é o ponto forte. Sem pensar duas vezes, de entrada, se arrisque nas ostras, sejam elas gratinadas, ao bafo ou naturais. De prato principal, a melhor escolha é a moqueca de peixe ou de camarão cozido em leite de coco. Um bacalhau também vai bem no cardápio.

Funcionamento
Segunda, terça, quinta, sexta-feira e sábado, das 11h30 às 23h
Domingo, das 11h30 às 18h
Culinária
Portuguesa
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Quinze de Novembro, 123 – Santo Antônio de Lisboa
Redes Sociais
Você indica?

Publicidade

3
O Timoneiro

Restaurante pet friendly em Florianópolis

O famoso Canal da Barra da Lagoa é o lar desse restaurante, que é considerado um dos melhores da ilha. Tudo começa pela experiência. O Canal da Barra da Lagoa é um trajeto de lanchas e iates, assim como um ótimo destino gastronômico. O diferencial do Timoeiro é um deck coberto com vista para esse deslumbrante canal. Graças a essa área livre, a casa é pet friendly. O pier é o local para quem quiser estacionar a embarcação. Você ainda pode curtir música ao vivo todos os dias.

Os frutos do mar dominam o cardápio e a sequência de camarão é uma das mais famosos de Floripa. Quem quiser experimentar o camarão em diferentes versões, seja ao bafo, alho e olho e empanado, precisa reservar com antecedência. Outros pratos famosos são polvo a Timoneiro e o camarão tropical gratinado, servido dentro de um abacaxi. Há estacionamento no local. A dica final é chegar cedo ou reservar, pois costuma lotar.

O canal Conhecendo o Brasil e o Mundo espiou como é o restaurante. Eles foram em um dia chuvoso e, infelizmente, não conseguiram curtir tanto a paisagem, mas é ideal para você conferir o que tem no cardápio. Eles elogiaram a localização.

Funcionamento
Segunda-feira a sábado, das 11h às 23h
Domingo, das 11h às 22h
Culinária
Frutos do mar
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Laurindo José de Souza, 205 - Barra da Lagoa
Redes Sociais
Você indica?
4
Rancho Açoriano

Restaurante à beira-mar em Florianópolis

O Rancho Açoriano possui uma unidade no Ribeirão da Ilha e outra em Coqueiros, sendo a primeira mais concorrida e tradicional. Você vai sentir paz e tranquilidade quando chegar. O lugar perfeito para sentar é o deck - a proximidade do mar complementa a experiência. As delícias de entrada podem ser ostras, polvo, alho e olho, bolinhos de garoupa e até mesmo o famoso pastel de berbigão. Como um bom restaurante português, os peixes grelhados ou à milanesa são uma boa pedida do cardápio. Se estiver com dúvidas, uma moqueca de garoupa não tem erro. Há até pratos vegetarianos, como a moqueca vegetariana.

O ambiente é estilo rústico chique e o Rancho Açoriano tem uma linda história por trás. O casal Dario e Nita resolveu criar um bar há mais de 25 anos. Com o sucesso, resolveram ampliar o estabelecimento que hoje é referência em Floripa e até no mundo. É um legado que toda a família quer deixar para o visitante.

Funcionamento
Segunda, quarta, quinta, sexta-feira e sábado, das 11h às 23h
Domingo, das 11h às 16h
Culinária
Portuguesa
Preços
Avaliação
Endereço
Rodovia Baldicero Filomeno, 5618 - Ribeirão da Ilha
Redes Sociais
Você indica?
5
Ponta das Caranhas

Restaurante ao ar livre em Florianópolis

O Ponta das Caranhas é um dos melhores restaurantes em Florianópolis. A entrada é um pouco escondida, um caminho estreito conecta a rodovia até um amplo estacionamento. Logo de cara, você já vai ver o restaurante, com mesas ao ar livre e o ponto forte do espaço, um trapiche com vista para a Lagoa da Conceição que também serve de estacionamento de lanchas e iates. Por ter esse espaço ao ar livre, os pets são bem-vindos. Se você não quiser ficar no vento, ao ar livre, pode escolher as mesas internas e apreciar a vista panorâmica da Lagoa pelas janelas.

Como a maior parte dos restaurantes em Florianópolis, os frutos do mar são presença forte no cardápio. Peça um peixe à moda da Caranha, uma deliciosa moqueca ou o Camarão Tropical servido dentro de um coco. Aqui também é um ótimo local para experimentar drinks com álcool ou sem.

Funcionamento
Diariamente, das 11h às 23h
Culinária
Portuguesa
Preços
Avaliação
Endereço
Rodovia Jorn. Manoel de Menezes, 2377 - Barra da Lagoa
Redes Sociais
Você indica?

Publicidade

6
Macarronada Italiana

Restaurante italiano em Florianópolis

O restaurante funciona desde 1979 e hoje fica na famosa Avenida Beira-Mar, bem perto do Beiramar Shopping - a melhor localização! Caso visite o local de carro, há um terreno logo em frente, com um estacionamento privativo, mas a maior parte das pessoas costuma deixar no shopping e ir a pé. A comida típica italiana sempre é elogiada. Peça uma polentinha frita de petisco como entrada. Além das tradicionais massas, que são servidas com todo tipo de molho e acompanhamento, há também nhoque e lasanhas no cardápio. Um tiramisu e um cafezinho de sobremesa fecham a experiência com chave de ouro.

O ambiente não deixa a desejar; tudo é decorado para o visitante se sentir na Itália. A classe impressiona, mas se mantém o lado rústico de uma casa típica da Itália. Quando estiver lá, preste atenção nos quadros. Há uma pequena varanda coberta com mesas ao ar livre. O melhor lugar para sentar é na parte interna, com a janela de vista para essa espécie de varanda, mas chegue cedo. Esse restaurante fica bem no centro de Florianópolis.

Funcionamento
Segunda-feira a sábado, das 11h à 0h
Domingo, das 11h às 23h
Culinária
Italiana
Preços
Avaliação
Endereço
Avenida Jorn. Rubéns de Arruda Ramos, 2458 - Centro
Redes Sociais
Você indica?

eu indico

1 pessoa indica este local

7
Noma Sushi

Restaurante japonês em Florianópolis

O melhor sushi de Florianópolis fica no Noma, por conta da experiência e da vista. Além de restaurante, o ambiente é uma espécie de baladinha e, após uma hora da noite, todos se levantam e dançam ao som de DJs. O ambiente é muito requintado e permite admirar a vista da famosa Ponte Hercílio Luz. Alguns sabores diferentes para entrar no seu paladar são o Uramaki Lobster Spicy, uma espécie de sushi de lagosta, e o Carpaccio Nikkei, uma seleção de cortes de salmão, atum e peixe branco. Confira o cardápio aqui.

Aos sábados, você pode pedir uma seleção única do chef, uma surpresa para lá de especial. A agenda de DJs pode ser conferida nas redes sociais. A última informação é que o Noma do centro de Floripa fica no rooftop de um prédio.

Funcionamento
Domingo, terça e quarta-feira, das 19h à 0h
Quinta-feira a sábado, das 19h às 2h
Culinária
Japonesa
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Alm. Lamego, 201 - Centro
Redes Sociais
Você indica?
8
Forneria Catarina

Pizzaria em Florianópolis

Este restaurante no bairro Santa Mônica, em Florianópolis, preza pela qualidade no atendimento e na pizza, que tem uma massa fininha e um tempero especial da casa. Os locais para estacionar o carro ficam nas ruas que contornam a Forneria Catarina, ao redor de um campo de futebol; é fácil localizar. Logo na entrada, um garçom vai te receber e direcionar à mesa. Um crostini é uma ótima sugestão de entrada.

Já em relação às pizzas, peça os sabores tradicionais, mas também de shitake, carbonara, a tachinno ou a rústica. O melhor de tudo é que, para aqueles que possuem intolerância à lactose, é possível pedir a troca do queijo por um sem lactose. O ambiente interno foi todo reformado e é bem moderno. As famílias e grupos de amigos costumam ir direto a essa pizzaria, que oferece um espaço superaconchegante, com grandes boots estofados. Acompanhe o cardápio aqui.

Funcionamento
Diariamente, das 18h às 23h50
Culinária
Italiana
Preços
Avaliação
Endereço
Avenida Me. Benvenuta, 1248 - Santa Mônica
Redes Sociais
Você indica?

eu indico

1 pessoa indica este local

9
Restaurante Cabral

Restaurante na Costa da Lagoa em Florianópolis

Se você gosta de aventuras, já imaginou pegar um barquinho ou fazer uma trilha para chegar a um restaurante? O Cabral somente é acessado por esses dois tipos de trajetos, um passeio completo para qualquer hora do dia. A trilha da Costa da Lagoa ao Canto dos Araçás é a mais comum, são 2 horas de caminhada até o restaurante. Há também os táxis náuticos, barquinhos que saem da Lagoa da Conceição.

O espaço ao ar livre é um charme só, com um estilo de beach club rústico. De petisco, o prato mais pedido é o camarão e a lula à milanesa. Já como pratos principais, o polvo com purê de limão, o linguado à belle meunière, a moqueca pista e o sanduíche de marisco com brie e maionese de manjericão são os queridinhos dos fregueses. De bebida, que tal experimentar uma caipirinha de butiá? Com certeza, o deck com vista para a lagoa vai te encantar. Inclusive, é possível parar com iates e lanchas por ali. O cardápio pode ser conferido aqui.

Funcionamento
Quarta a segunda-feira, das 11h às 17h
Culinária
Frutos do mar
Preços
Avaliação
Endereço
Parador 19 - Costa da Lagoa
Redes Sociais
Você indica?

eu indico

1 pessoa indica este local

10
Cine Café Creperia

Restaurante de crepes e drinks em Florianópolis

No Cine Café Creperia, você pode experimentar deliciosos hambúrgueres, mas é claro que os crepes são as estrelas do cardápio. O espaço fica anexo a um posto de gasolina, na entrada principal de Jurerê Internacional. As vagas são no próprio posto e as mesas ficam localizadas em uma espécie de varanda e também internas. Um curiosidade é que os crepes salgados ou doces possuem nomes de artistas famosos. O motivo é porque, antigamente, o Cine Café era uma locadora de vídeos, que se transformou em uma creperia.

Além disso, há drinks saborosos e até cafés e chocolate quente no cardápio. Um smash burger com batatas fritas é uma boa opção para quem não quer um crepe. O Cine Café é uma forma de economizar, nessa região de Floripa.

Funcionamento
Terça-feira a domingo, das 12h às 23h
Preços
Avaliação
Endereço
Avenida das Raias, 261 Eventos - Jurerê Internacional
Redes Sociais
Você indica?

Difícil será escolher apenas um dos restaurantes em Florianópolis, uma vez que muitos deles são premiados. Uma coisa é certa: há opções para todos os paladares e bolsos. O mais legal é que a maioria dos restaurantes são de famílias da região que decidiram investir em um negócio e, hoje, viraram referência na cidade. Aproveite que está pela Ilha da Magia e conheça as baladas em Florianópolis!