O que fazer em Santo Antônio de Lisboa, o bairro mais charmoso de Florianópolis

Na região noroeste de Florianópolis está Santo Antônio de Lisboa, um bairro com uma importante bagagem histórica para o estado de Santa Catarina e com grande influência portuguesa. Durante o passeio, é possível encontrar inúmeras referências do arquipélago de Açores, que vão te levar para uma verdadeira viagem no tempo.

Publicidade

A atmosfera bucólica de Santo Antônio de Lisboa é também um convite para dias de relaxamento, sem contar com a paisagem incrível que cerca o pequeno bairro, favorecendo os melhores registros fotográficos.

O que fazer em Santo Antônio de Lisboa?

Conhecer este charmoso bairro não tomará muito do seu tempo: basta partir da praça central que todos os cantinhos estarão acessíveis para você. Conheça as atrações que não podem faltar em seu roteiro:

1. Igreja de Nossa Senhora das Necessidades

Quem vê a simplicidade da Igreja de Nossa Senhora das Necessidades não imagina a bagagem histórica que ela carrega. A construção de origem portuguesa e tombada pelo Estado recebeu, em 1845, a visita oficial do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz Thereza Christina, trazendo donativos não só para a igreja como também para a vizinhança.

Aproveite o passeio para conhecer um pouco mais dessa história e também os altares barrocos, as imagens e as peças sacras que ornamentam o edifício. Aberta diariamente das 8h às 12h e das 13h30min às 15h, com entrada gratuita.

2. Baiacu de Alguém

Criado em 1992, o bloco carnavalesco Baiacu de Alguém é responsável pela folia em Santo Antônio de Lisboa durante todo o ano. No verão, eventos com muita batucada são promovidos para receber os moradores e turistas, além de oferecer um dos carnavais mais tradicionais da cidade. Obtenha mais informações e confira a programação do bloco clicando aqui.

3. Feira das Alfaias

Aproveite o final de semana para curtir a Feira das Alfaias, realizada na primeira rua calçada de Florianópolis. Por lá você encontrará quadros, livros, artesanato, bijus, móveis, entre outros artigos tradicionais da região, e também uma boa e indispensável música ao vivo. Funciona na baixa temporada das 14h às 20h aos sábados, domingos das 14h às 19h, e na alta temporada aos sábados, domingos e feriados das 15h às 21h.

4. Casa Açoriana Artes e Tramoias Ilhoas

A galeria abrigada em um casarão colonial promove diversas exposições de arte contemporânea e naif, assinadas por artistas locais, e também comercializa peças artesanais de figuras do folclore regional. Além de conferir uma amostra da cultura de Santo Antônio de Lisboa, você ainda pode aproveitar para garantir umas lembrancinhas para a família. Aberta diariamente, das 10h às 20h.

5. Casarão Engenho dos Andrade

Se a ideia é conhecer um pouco mais da história de Santo Antônio de Lisboa, não deixe de incluir em seu roteiro o Casarão Engenho dos Andrade. Este edifício açoriano datado de 1860 abriga uma série de equipamentos utilizados na fabricação dos produtos que, por muitos anos, colaboraram com a economia da região, como a farinha de mandioca, açúcar mascavo e a aguardente de cana. A visitação só pode ser feita mediante autorização dos proprietários (você pode obter mais informações clicando aqui).

Publicidade

6. Museu O Mundo Ovo de Eli Heil

Eli Heil é uma artista plástica catarinense mundialmente conhecida e fundou em 1987 O Mundo Ovo de Eli Heil, com um acervo formado por todas as suas obras. São três salas de exposição e um jardim, que acomodam pinturas, esculturas, cerâmicas, tapeçarias e desenhos assinados pela artista. Clique aqui para saber sobre horários de funcionamento e ingressos.

7. Praia Santo Antônio de Lisboa

Aprecie a vista da Baía Norte e a ponte Hercílio Luz da estreita faixa de areia escura da praia de Santo Antônio de Lisboa. Por ali não existe o hábito de esticar a canga para se bronzear, e sim curtir a calmaria que o mar tranquilo e os pescadores com seus barquinhos proporcionam, e também os bares e restaurantes do entorno como bônus. Outra dica indispensável é apreciar o espetáculo do pôr do sol no local, que promete ser inesquecível.

8. Praça Roldão Rocha Pires

Quando Dom Pedro II anunciou que visitaria Santo Antônio de Lisboa pela primeira vez, toda a região se movimentou para receber o imperador. E isso incluiu construir uma pequena praça, a Roldão Rocha Pires. Sua importância histórica é de muita relevância para a freguesia e, apesar da simplicidade, vale a pena dar uma passadinha por lá para curtir os bares e restaurantes. O local abriga a Feira das Alfaias aos finais de semana.

9. Praia do Sambaqui

Uma prática muito comum entre os visitantes de Santo Antônio de Lisboa é caminhar da praia homônima até Sambaqui, a orla vizinha. Este tradicional vilarejo de pescadores proporciona a mesma tranquilidade, com mar calmo abraçado por um quilômetro de extensão de faixa de areia e muitos restaurantes especializados em frutos do mar pelas redondezas.

Onde comer em Santo Antônio de Lisboa?

O que não faltará em Santo Antônio de Lisboa serão opções deliciosas para você curtir uma bela refeição. Conheça algumas delas:

Restaurante Marisqueira Sintra

O restaurante oferece um cardápio inspirado na típica cozinha tradicional portuguesa, com pratos à base de frutos do mar, tudo servido em um ambiente aconchegante. Não deixe de provar o bacalhau, os medalhões de robalo e o polvo a lagareiro, indicados por quem já passou por lá.

Restaurante Chão Batido

O restaurante Chão Batido é aquele espaço que garante um ambiente familiar e casual, ideal para grupos grandes de famintos, que podem matar a fome com a especialidade da casa: peixes e frutos do mar. Que tal desfrutar de uma deliciosa refeição apreciando a praia de Santo Antônio de Lisboa?

Restaurante Rosso

Restaurante sofisticado e em ótima localização (na Rodovia Gilson Da Costa Xavier). A culinária refinada e descontraída é o ponto alto do estabelecimento, que oferece uma quantidade considerável de frutos do mar em seu cardápio. A estrela do chef, sem dúvidas, é o polvo.

Villa do Porto – Gastronomia e Bar

Se a ideia é curtir uma refeição mais simples, inclua o Villa do Porto em sua rota gastronômica. As iscas de peixe, petiscos e pizzas são as especialidades da casa, servidos em um ambiente descontraído de um casarão antigo, e com deck de frente para o mar para você apreciar a melhor vista da região.

Publicidade

Freguesia Bar e Restaurante

No Freguesia diversão não faltará. Com gastronomia variada, o estabelecimento se diferencia pelos shows musicais e de stand up comedy, com atendimento descontraído e com ampla área externa para todo mundo se acomodar com conforto e sem aperto.

Dá para curtir um restaurante por dia, não acha?

Onde ficar em Santo Antônio de Lisboa?

O que deixa a viagem ainda mais completa é escolher a dedo onde se hospedar. As opções a seguir variam de acordo com o estilo e orçamento de cada viajante:

1. Majestic Palace Hotel – $$$$

Localizado próximo da Praça Getúlio Vargas, o Majestic Palace Hotel faz jus as suas quatro estrelas. A piscina externa oferece a melhor vista da praia, e a estrutura ainda conta com restaurante, bar, sauna seca, entre outras opções de entretenimento.

Publicidade

2. Maria Do Mar Hotel – $$$

Os 85 quartos para não fumantes disponíveis no Hotel Maria do Mar garantem uma estadia bastante aconchegante. Isto sem contar com a vista para a praia que o edifício oferece. Conte ainda com piscina externa, quadra de tênis, sala de jogos com fliperama, e mais algumas opções diferenciadas de serviços.

3. Mercure Florianopolis Convention Hotel – $$

Esta é uma opção para quem deseja ficar também pertinho das outras atrações de Florianópolis. Durante a sua hospedagem, aproveite para curtir a piscina interna, os dois restaurantes, a academia e o wi-fi gratuito, além de serviços indispensáveis, como camareira diária, cofres, e aluguel de carros.

4. Pousada dos Artistas – $$

O ambiente familiar de uma pousadinha é sempre uma opção favorável para quem quer curtir o litoral. Com apenas 16 quartos, a Pousada dos Artistas garante uma atmosfera intimista ao hóspede, e ainda conta com cozinha equipada, piscina, wi-fi grátis, entre outras comodidades.

5. Pousada Mar de Dentro – $

Essa pousada confortável e familiar possui uma valor acessível e oferece serviços essenciais: Internet, TV a cabo, camareira e piscina. É a opção ideal para quem quer curtir o melhor da região com tranquilidade e sem gastar muito!

20 fotos de Santo Antônio de Lisboa que te arrancarão suspiros

Confira os registros a seguir e veja como a simplicidade deste bairro tradicional ganhará o seu coração:

1. A charmosa portinha da Igreja Nossa Senhora das Necessidades

2. O seu interior também é puro charme

3. Você conhecerá muitas histórias na Casa Açoriana Artes

4. E como bônus, poderá desfrutar desta vista incrível da praia

5. Aliás, qualquer horário vale a pena para aquecer os pés nessa areia

6. E o convite vale também para a praia vizinha, em Sambaqui

7. Aliás, a paisagem por lá é uma coisa de louco

8. Em Santo Antônio de Lisboa é fácil esquecer da vida

9. E se desligar dos problemas

10. Mesmo com o cair da noite, a vista continua contemplativa

11. Isso sem falar no pôr do sol

12. Olha como Santo Antônio de Lisboa é visto de cima

13. A charmosa porta azul da igreja

14. Contemplada mais de longe ela ainda é mais linda

15. Depois de um longo passeio, nada melhor que desfrutar de deliciosas ostras

16. A arte está fortemente presente na cultura do bairro

17. Apreciar este espetáculo nunca será demais

18. É só sentar aí, pedir uns bons drinks e curtir a vista para o mar

19. Este clique é sensacional, não acha?

20. É este o sentimento que você terá ao visitar Santo Antônio de Lisboa

Para sua viagem ficar ainda mais completa, não deixe também de conferir as 16 melhores praias de Florianópolis para curtir na Ilha da Magia. Você não vai se arrepender.