Rio dos Cedros: conheça a charmosa cidade do “Vale Europeu”

Escrito por Liz Santana

Rio dos Cedros (SC) é um local convidativo para quem precisa descansar e se reenergizar. A cidade foi colonizada por imigrantes alemães e italianos e, por isso, carrega alguns traços da cultura do velho continente. Então, se você ama descobrir novos lugares, confira as belezas dessa atraente cidade.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Rio dos Cedros

O destino está localizado a cerca de 42 km de Blumenau e 182 km de Florianópolis. Ele possui mais de 10 mil habitantes e, embora seja um local voltado para o ecoturismo e atividades na natureza, Rio dos Cedros não é muito conhecido pelos catarinenses e outros turistas brasileiros.

O que fazer em Rio dos Cedros

A região possui diversas atrações, como trilhas, banho de cachoeira e nos lagos que se formam pelas barragens. Além disso, o visitante ainda poderá pescar, andar a cavalo e conhecer as casas típicas e feiras comunitárias no Alto Cedros. Então, confira aqui as principais atrações dessa.

1. Parque Recreativo Águas de São Bernardo

O Parque Águas de São Bernardo é um grande complexo que oferece atividades voltadas para o ecoturismo. O local possui piscinas, lagos, trilhas para cachoeiras e montanhas. Ainda existe a opção de acampar por lá e desfrutar mais de perto esse lugar incrível. Caso vá passar o dia, você poderá almoçar no restaurante ou aproveitar a churrasqueira que fica disponível.

2. Pesque Pague Andreazza

Uma ótima opção de diversão é o Pesque Pague Andreazza. O local possui uma paisagem incrível para tirar fotos e curtir o dia, um lago onde é possível pescar e um restaurante para almoçar. Ou seja, esse é o lugar perfeito para passar o dia com com a família.

3. Cachoeira Formosa

Essa cachoeira é uma das mais bonitas da região e possui duas quedas d’água, com cerca de 40 metros. Ela fica localizada dentro de uma propriedade particular, a 40 km do centro de Rio dos Cedros, no Alto Palmeira. Além disso, o local possui fácil acesso, através de uma estrada bem conservada. Aliás, se quiser ficar mais tempo, poderá pagar uma taxa e acampar por lá mesmo.

4. Barragem do Rio Bonito

A Barragem do Rio Bonito tem como prioridade a geração de energia para a região e possui algumas casas e pousadas localizadas no seu entorno. A atração também é perfeita para passar uma tarde, fazer um piquenique e passeios de jet ski, lancha e caiaque. As paisagens são muito bonitas e você ainda poderá desfrutar das delícias do restaurante da família Cruz, bastante conhecida por lá.

5. Cachoeira e Gruta do Índio

Essa atração fica dentro de uma fazenda e, para ter acesso, é necessário pegar uma estrada de terra, que dura pelo menos 40 minutos. Para entrar, deve-se pagar o valor de R$ 7, que te dará o direito de desfrutar do banho de cachoeira e outros benefícios. Aliás, o local ainda possui restaurante com buffet livre por R$ 30. No entanto, tenha cuidado, pois as pedras são escorregadias.

Continua após o anúncio

6. Trilha Rio dos Cedros

Essa trilha é realizada através de estradas de chão e o caminho é cheio de paisagens, flores e diversas espécies de animais. O local é perfeito para fotos e admirar a natureza, porém é recomendado levar repelente, roupas leves e lanches, para caso você sinta fome.

7. Morro da Igrejinha

O Morro da Igrejinha possui uma linda vista para o Rio dos Cedros. O local possui estrutura com banheiros e um playground, que é perfeito para levar crianças. Para chegar, é necessário fazer uma trilha num caminho simples, sem mato, porém com algumas inclinações. É possível acampar no topo somente se a sua barraca não for grande.

8. Lago Pinhal

O Lago Pinhal fica localizado numa região com belezas naturais, num santuário ecológico com mais de 78 cachoeiras. A sua extensão é de 14 km de águas claras, onde é possível praticar esportes náuticos, andar de caiaque, lancha e até mesmo surfar. O local foi descoberto por pessoas que fazem viagens de ecoturismo e, hoje, desenvolvem algumas atividades voltadas para esse setor.

9. Morro São Bernardo

O passeio para o Morro São Bernardo costuma ser bem tranquilo e é possível fazê-lo numa tarde. O visitante poderá aproveitar a trilha, tirar fotos e também descansar na rampa que existe no local. Para os mais aventureiros, existe a possibilidade de fazer um salto de parapente. Na volta, dá para se refrescar no laguinho e se encantar com as hortênsias que estão pelo caminho.

10. Acampar na Fazenda Ventania

Aqueles que não viajam sem a sua barraca de camping, vão amar essa opção em Rio dos Cedros. O local funciona como uma fazenda com contato total com a natureza e oferece ao visitante chuveiros, pias comunitárias, bar, restaurante e outros espaços de convivência. Além de tudo, a fazenda possui algumas trilhas que nos levam a piscinas naturais, cachoeiras, riachos e outros pontos turísticos.

Aproveite também para visitar os museus locais, fazer passeios de bicicleta pelas estradas de terra e curtir as diversas atividades dessa cidade charmosa e das regiões vizinhas. Por isso, vá preparado para passar os dias mais tranquilos.

Hospedagem em Rio dos Cedros

Rio dos Cedros oferece alguns tipos de hospedagens, como pousadas, casas para alugar, cabanas e chalés. Os valores das diárias podem variar, mas você também pode optar por ficar nas áreas de camping, que também são ótimas opções para quem gosta de locais mais rústicos e contato com a natureza.

  • Ada Verde – $: essa hospedagem é muito confortável e disponibiliza churrasqueira, jardim e terraço. Além disso, o espaço é bonito e ainda possui vista para as montanhas.
  • Timbó Park Hotel – $$: já esse hotel possui quartos no estilo cinco estrelas, varanda com vista para os jardins e piscina ao ar livre. O local fica perto da rodoviária e disponibiliza café da manhã para os hóspedes.
  • Blue Hill Hotel – $$$: o Blue Hill possui café da manhã gratuito, sauna e banheira de hidromassagem. Além disso, o local fica bem perto de rotas de ciclismo e ecoturismo.
  • Casa Branca Pousada Boutique – $$$$: essa opção é mais luxuosa que as anteriores e fica numa área perfeita para realizar trilhas a pé. Lá ainda disponibiliza bar, restaurante e quartos para família.
  • Eco Locanda Tirolese – $$$$$: a Eco Locanda Tirolese é a opção mais luxuosa e cara dessa lista, porém oferece uma série de benefícios. O local possui serviço de concierge, parque infantil, piscina e estacionamento gratuito.

O interessante é que você pesquise todas as opções disponíveis antes de viajar, e o que cada hospedagem oferece. Se estiver com criança, priorize espaços que oferecem atividades ao ar livre e indicação de passeios seguros para fazer com a família.

Vídeos de Rio dos Cedros

Se você é daqueles que prefere buscar todas as informações acerca do local antes de viajar, então vai adorar os vídeos que separamos nessa lista. Veja as principais dicas dos viajantes que estiveram na cidade.

Conheça a Fazenda Ventania

Se você gosta de acampar no meio da natureza, sem dúvidas vai gostar de conhecer essa fazenda de Rio dos Cedros. O local possui muitas atrações perfeitas e trilhas próximas.

Visita à Península das Palmeiras

Confira outra atração turística de Rio dos Cedros e as variadas atividades que podem ser feitas no lago. Reserve pelo menos uma tarde para desbravar esse destino.

Opção de hospedagem: Vale dos Ventos

Está em busca de hospedagens confortáveis? Conheça aqui o Vale dos Ventos, hotel localizado na região dos lagos.

Rio dos Cedros e suas belezas

É hora de se apaixonar pelas imagens do alto, realizadas por um drone pela cidade. O lugar certamente vai te deixar maravilhado.

Agora, ficou mais fácil de montar seu roteiro e viajar para conhecer as paisagens deslumbrantes dessa cidade. Então, escolha as atrações que você gostar mais e chame a sua família para essa aventura.

12 fotos adoráveis de Rio dos Cedros

Realizar trilhas, tomar um banho de cachoeira e observar as flores e animais silvestres: é possível desfrutar dessas delícias em Rio dos Cedros. Agora, é hora de se apaixonar ainda mais por essa cidade cheia de graça. Conheça as paisagens e vistas incríveis que você poderá conhecer quando for à cidade.

1. Conheça Rio dos Cedros

2. O destino perfeito

3. De quem gosta de natureza

4. Lá é perfeito para relaxar

5. Admirar

6. E se divertir

7. O local possui cachoeiras

8. Com cenários incríveis

9. Locais para camping

10. Paisagens maravilhosas

11. E atividades de ecoturismo

12. Sem dúvidas você vai amar!

Preparado para sair mais relaxado dessa simpática cidade? Aliás, por falar em charme e tradição, separe alguns dias para conhecer Pomerode que fica bem pertinho de Rio dos Cedros.